Boas ppl, quero monta uma RAID 0 stripping mas não consigo decidir qual os discos para tal !!! A escolha é entre os Hitachi 80 GB SATA II e os Seagate 80 GB SATA que penso que só existe de 1.5 Gbps, ou seja, "SATA I" se assim posso chamar para voces entenderem melhor! As dúvidas são então: 1- existe Seagate 80 GB SATA II ? 2- qual o melhor em performance/desempenho/fiabilidade de entre os dois se existir SATA II no Seagate ? eu questiono a fiabilidade no que diz à longevidade do disco e não da segurança que a RAID 0 oferecerá !!! 3- se não existir 80 GB SATA II na Seagate, acham que o desempenho do SATA II "vale mesmo a pena" ? a sua diferença para os SATA I é algo quantificável ou será um ganho de poucas % ? malta fico à vossa espera ... Thanks
A diferença de performance de SATA pra SATAII é brutal... Disso não tenhas duvidas... Quanto a Seagate SATAII realmente não conheço, mas os Hitachi SATAII são bastante fiáveis um amigo meu duma loja diz k em 100 voltam 10 para trás, e esses 10 normalmente já chegam mortos (provavelmente por causa do transporte)
thanks, os 2 discos são para uma board a8n-sli que penso que suporta o SATA II mas andei a pesquisar e encontrei isto: http://www.amdzone.com/modules.php?op=modload&name=Sections&file=index&req=printpage&artid=134 em que na tabela as diferenças relativas ou em percentagem não são o dobro como seria de esperar pois a interface passa de 1,5 Gbps para 3 Gbps o que não se reflecte no bench feito na tabela do anterior link. gostava de ouvir mais opiniões sobre quem tem SATA e/ou SATA II e se sabe se a diferença de desempenho é pequena como na tabela ! thanks
A diferença é mesmo pequena, como na tabela, porque os discos têm limites macanicos e a velocidade do interface não é o factor limitativo da sua performance.
rapaz, mete Seagate ....eu tenho 2 Seagate 500 GB 16 mb de cache em raid 0 e são 100 % fiaveis, silenciosos, rapidos e n aquecem mto. Se puderes mete a nova geração Seagate Sata II com NCQ. Cumps
Bem qd falaste em dois discos, suponho k fossem pra Raid0... E aí venham lá os Seagates todos mas parece-me k nenhum deles foi tão falado devido á sua performance como os Hitachi, será por algum motivo em especial...?
pois eu penso mais em adquirir os Seagate por causa da fiabilidade/longevidade dos discos mas andei pelo site da Seagate e na listagem de produtos SATA apenas aparece discos para interface 1.5 Gbps o que não corresponde ao post do Zaruco! eu não consigo encontrar uma review que demonstre mais do dobro nem lá perto em performance do SATA II .vs. SATA. as diferenças são "muito" pequenas tendo em conta que a interface é duplicada! conhecem algum review ? sei que a geração Seagate 7200.8 tem o NCQ mas a interface continua a ser os 1.5 Gbps ??? Certo ou Errado ? já agora Zaruco onde adquiriste os teus Seagate SATA II ? thanks
JCmendes, n existem não. Existem com NCQ, mas o NCQ não faz de um disco um SATA2. Kelvin Klein: Nenhum SATA2 tem o dobro da performance de um SATA porque, como já disse, não é a velocidade do interface que os limita. Nenhum disco usa os 1.5gb/s do sata muito menos os 3 do sataII. São, quando muito, marginalmente mais rápidos. Se procuras performance pura, pelo que tenho lido, os hitachi em raid são os melhores. Mas a diferença para seagates ou qualquer outra marca não é do dobro, não será + 10 ou 15% sequer.
tive a ver na ***** e na ***** e encontrei lá os Seagate SATA II com NCQ e esta combinação faz a geração 7200.9 da Seagate em que tem um modelo de 500 GB não fazem por menos ... mas estou a pensar em adquirir os de 80 GB, 120 ou 160 GB no máximo! para quem estiver interessado assim como eu aqui está um review: http://www.cluboverclocker.com/reviews/hard_drives/seagate/7200.9/ já agora e por ultimo tenho uma motherboard A8N-SLI Nforce 4 (sem ser Deluxe) e para esclarecer uma pequena dúvida de última hora, esta placa suporta o SATA II (3Gbps) certo ??? thanks
Sim essa asus suporta! -> Link Link pra o seagate 7200.9 sataII NCQ ***** Aí está o disco com NCQ e interface sata2, se bem que pra mim a diferença em sata1 pra 2 é que irrelevante.
Pah, tive os meus discos em SATA1 muito tempo pq n me lembrei de activar o SATAII e digo-vos já k a diferença é grandita em testes ao disco... Na Burst Speed passei dos 145 pros 245... E mesmo em taxa de transferencia aumentou ligeiramente, dos 57 prós 64... Isto só com o mudar o MESMO disco de SATA1 pra SATA2...