1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Melhor marca discos P/ RAID

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Kelvin Clein, 4 de Janeiro de 2006. (Respostas: 12; Visualizações: 671)

1. Kelvin Clein

Kelvin Clein Power Member

Boas ppl,

quero monta uma RAID 0 stripping mas não consigo decidir qual os discos para tal !!!:rolleyes:
    A escolha é entre os Hitachi 80 GB SATA II e os Seagate 80 GB SATA que penso que só existe de 1.5 Gbps, ou seja, "SATA I" se assim posso chamar para voces entenderem melhor! :o

As dúvidas são então:

1- existe Seagate 80 GB SATA II ?
    2- qual o melhor em performance/desempenho/fiabilidade de entre os dois se existir SATA II no Seagate ? eu questiono a fiabilidade no que diz à longevidade do disco e não da segurança que a RAID 0 oferecerá !!!
    3- se não existir 80 GB SATA II na Seagate, acham que o desempenho do SATA II "vale mesmo a pena" ? a sua diferença para os SATA I é algo quantificável ou será um ganho de poucas % ?

malta fico à vossa espera ... :D
    Thanks

2. God_Lx

God_Lx Folding Member

A diferença de performance de SATA pra SATAII é brutal... Disso não tenhas duvidas... Quanto a Seagate SATAII realmente não conheço, mas os Hitachi SATAII são bastante fiáveis um amigo meu duma loja diz k em 100 voltam 10 para trás, e esses 10 normalmente já chegam mortos (provavelmente por causa do transporte)

3. Kelvin Clein

thanks,

os 2 discos são para uma board a8n-sli que penso que suporta o SATA II mas andei a pesquisar e encontrei isto:

http://www.amdzone.com/modules.php?op=modload&name=Sections&file=index&req=printpage&artid=134

em que na tabela as diferenças relativas ou em percentagem não são o dobro como seria de esperar pois a interface passa de 1,5 Gbps para 3 Gbps o que não se reflecte no bench feito na tabela do anterior link.

gostava de ouvir mais opiniões sobre quem tem SATA e/ou SATA II e se sabe se a diferença de desempenho é pequena como na tabela !

thanks

4. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

A diferença é mesmo pequena, como na tabela, porque os discos têm limites macanicos e a velocidade do interface não é o factor limitativo da sua performance.

5. Zaruco

Zaruco Banido

rapaz, mete Seagate ....eu tenho 2 Seagate 500 GB 16 mb de cache em raid 0 e são 100 % fiaveis, silenciosos, rapidos e n aquecem mto.

Se puderes mete a nova geração Seagate Sata II com NCQ.

Cumps

6. God_Lx

God_Lx Folding Member

Bem qd falaste em dois discos, suponho k fossem pra Raid0... E aí venham lá os Seagates todos mas parece-me k nenhum deles foi tão falado devido á sua performance como os Hitachi, será por algum motivo em especial...?

7. Kelvin Clein

pois eu penso mais em adquirir os Seagate por causa da fiabilidade/longevidade dos discos mas andei pelo site da Seagate e na listagem de produtos SATA apenas aparece discos para interface 1.5 Gbps o que não corresponde ao post do Zaruco! :005:
    eu não consigo encontrar uma review que demonstre mais do dobro nem lá perto em performance do SATA II .vs. SATA. as diferenças são "muito" pequenas tendo em conta que a interface é duplicada!
    conhecem algum review ?

sei que a geração Seagate 7200.8 tem o NCQ mas a interface continua a ser os 1.5 Gbps ???

Certo ou Errado ? :D

já agora Zaruco onde adquiriste os teus Seagate SATA II ?

thanks

8. JCmendes

JCmendes Power Member

9. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

JCmendes, n existem não. Existem com NCQ, mas o NCQ não faz de um disco um SATA2. ;)

Kelvin Klein: Nenhum SATA2 tem o dobro da performance de um SATA porque, como já disse, não é a velocidade do interface que os limita. Nenhum disco usa os 1.5gb/s do sata muito menos os 3 do sataII. São, quando muito, marginalmente mais rápidos.

Se procuras performance pura, pelo que tenho lido, os hitachi em raid são os melhores. Mas a diferença para seagates ou qualquer outra marca não é do dobro, não será + 10 ou 15% sequer.

10. Kelvin Clein

tive a ver na ***** e na globaldata e encontrei lá os Seagate SATA II com NCQ e esta combinação faz a geração 7200.9 da Seagate em que tem um modelo de 500 GB:002:
    não fazem por menos ... mas estou a pensar em adquirir os de 80 GB, 120 ou 160 GB no máximo!

para quem estiver interessado assim como eu aqui está um review:

http://www.cluboverclocker.com/reviews/hard_drives/seagate/7200.9/

já agora e por ultimo tenho uma motherboard A8N-SLI Nforce 4 (sem ser Deluxe) e para esclarecer uma pequena dúvida de última hora, esta placa suporta o SATA II (3Gbps) certo ???

thanks

11. MadOnion

MadOnion Folding Member

Sim essa asus suporta!
    -> Link

Link pra o seagate 7200.9 sataII NCQ *****
    Aí está o disco com NCQ e interface sata2, se bem que pra mim a diferença em sata1 pra 2 é que irrelevante.

Última edição: 5 de Janeiro de 2006
  12. God_Lx

God_Lx Folding Member

Pah, tive os meus discos em SATA1 muito tempo pq n me lembrei de activar o SATAII e digo-vos já k a diferença é grandita em testes ao disco...

Na Burst Speed passei dos 145 pros 245... E mesmo em taxa de transferencia aumentou ligeiramente, dos 57 prós 64... Isto só com o mudar o MESMO disco de SATA1 pra SATA2...

13. Swat

Swat I Folded Myself

Aconteceu-me exactamente o mesmo... tenho um Hitachi 160GB SATA2 e só posso dizer bem dele:D :D

Partilhar esta Página