Melhor NAS preço / qualidade

p lopes

Power Member
Boas,

Queria comprar um NAS, 2 baías (iria usar 1Tb em cada baía), para usar em RAID 1 mirroring.

Será principalmente para backup de fotos e filmes, e vai ser ligado a um Zon Hub.

Já pesquisei bastantes, mas quando parecia decidido a comprar a Iomega IX2-200, um artigo que li fez-me mudar completamente de ideias...

Quando comecei a ler que as Nas's teriam de ter programas de terceiros para correr e pra fazer transcoding (presumo que seja pra transmitir na perfeição :( ) de 1080p teriam de ser Nas's específicas... depois lá fui ter a um site do PLEX (programa de streaming pra por a correr numa NAS), mas só aceitam NAS's com processador intel Core 2 a 2,6ghz e quando fui ver preços... ui ui...

Pedia aos caros membros que me indicassem, claro, se conhecerem,

-NAS's que suportem outros programs de streaming que corram os filmes em 1080p
-e outros programas que eu desconheça por completo para instalar numa NAS para a função acima indicada


Agradecido, desde já pelas sugestões / informações.

Abraço
 
Afinal queres um nas para backups ou para fazer de servidor de multimedia? é que estar a ver filmes ou o que seja de uma coisa de backup não é boa ideia, backup é para se fazer e estar quietinho no seu canto. para usar usas a fonte principal dos dados.
 
Penso que uma coisa não invalida a outra. Claro que quero para backup, mas se fosse só para isso deixava-me estar só com um disco externo normal... A solução que procuro é essencialmente para poder disponibilizar pela minha casa os videos e fotos que tivesse na NAS. Mais de metade dos filmes que tenho são em MKV e com DTS (e com legendas) daí que tenha dúvidas sobre qual NAS comprar...

Existe algum membro que consiga ver filmes em 1080p com legendas a partir de uma NAS?

Estava a pensar num IOMEGA IX2-200, mas queria saber se algum membro vê filmes em 1080p com legendas a partir desta NAS e se estão contentes com ela?

Agredcido
 
Última edição:
Não sei se para ti é opção mas e que tal construires tu um?
Este material custa aproximandamente 125€ só faltam os discos. A parte do raid podes fazer por software o próprio windows 7 já faz isso na boa.
Este material é apenas um exemplo pois podes fazer com outro qq.

Intel Mini ITX D2500HN Intel Atom D2500 Dual-Core -
Cooler Master Elite 120 Advanced - Mini-ITX
Kingston SODimm 2048MB DDR3/1333
 
Boas. Queres comprar pela net ou ir a uma loja? Eu tive a ver NAS na amazon e achei o bom preço, o maior problema é os discos. Saiu uns discos muito bons para NAS que sao o Western Digital NAS. Em portugal existe uma loja barata que se chama *****. Pesquisei 1 bocado pelo NAS e encontrei este produto
Caixa Externa NAS Conceptronic 2-Bay Network Storage - CH3HNAS - 72€ agora se queres discos aconselho-te este Disco Western Digital NAS SATAIII 1TB 64Mb Red 6Gb/s - 89€.
Abraço
 
Eu estava mais indeciso entre a Iomega ix2-200 e a Synology DS212j... Alguém que tenha alguns destes modelos pra dar umas dicas das vantagens e desvantagens de cada uma?

@kasmafan obrigado pela dica.. mas pretendia mesmo comprar uma NAS já "feita", mas obrigado pelas dicas!!!
 
Eu tive o Iomega e aquilo é uma miséria. Vai para o synology sem sequer pensares duas vezes. É uma outra liga.

O synology tem ainda a vantagem de poderes intalar o serviio, que faz stream directamente do ficheiros para TVs, sejam mkv ou outros, bem como as respetivas legendas. Nem sonhes estas coisas com o Iomega.
 
Obrigado @MonkSP Sem ser na *****, nao existe outra loja que comercialize esta NAS mais barata?E em relação ao disco? Estive a ver o wd red próprio pra NAS, mas nao queria estar a gastar mais de 60€ para 1tb... Uma vez que esta ds212j dá pra levar discos de 2,5 ou 3,5.. Qual aconselham de 1tb até 60€?
 
Existe uma loja que comercializa esse modelo por 192,00€. Mas acho que nas novas regras não se poode indicar lojas porque é entendido como publicidade, por isso ainda me dão um ban definitivo por não cumprimento das regras.....

Tens que procurar tu no google.
 
Disco, deverá ser de 3,5. Os de 2,5 são mais caros e ainda vao necessitar de adaptador.

Em termos de discos, prefiro sempre WD. Já fiquei mais vezes mal com seagate que WD, mas a minha experiência vale o que vale...
 
hehehe! obrigado pela sinceridade... acabei por adquirir o disco dito pelo amigo @nunofcporto, pois desconhecia que havia discos próprios para NAS's.

Synology DS212j com Disco Western Digital NAS SATAIII 1TB 64Mb Red

Um dia destes ponho aqui a minha 1.ª impressão!

Obrigado a todos pelas dicas!
 
hehehe! obrigado pela sinceridade... acabei por adquirir o disco dito pelo amigo @nunofcporto, pois desconhecia que havia discos próprios para NAS's.

Synology DS212j com Disco Western Digital NAS SATAIII 1TB 64Mb Red

Um dia destes ponho aqui a minha 1.ª impressão!

Obrigado a todos pelas dicas!

Desculpa o desenterro, mas... e então?
 
Última edição:
Boas,

Recomendo vivamente o HP N54L.
Instalei o WHS2011 nele, meti 16GB de Ram e 4 discos de 2TB em Raid 5.
Impecável.
Faço tudo com ele (Plex a 1080p sem problemas, NAS, Torrents, backup dos portáteis, etc, etc...).
Gasta pouquíssima enegia (45-60w medidos por mim em tempo real com carga máxima).
Pela ordem de preço, poupança energética perante outras soluções e liberdade de escolha (pode colocar o que quiser: windows, linux, Esxi e depois um par de vm's, etc, etc...) recomendo este equipamento.

Cumprimentos.
 
Esse hp e exelente escolha para quem tem o minimo de formacao e sabe configurar para tirar o maximo de partido dele. Essa maquina a correr freenas fica qualquer coisa. Pessoalmente tb era a minha escolha, no entanto tive de escolher uma nas synology, por outro motivo.

Para quem nao precisa de tanto, uma sonology ds213j, e uma boa maquina.
 
Back
Topo