1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Melhor opção Backup Online - Prime Photos Amazon?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Meje, 27 de Junho de 2018. (Respostas: 25; Visualizações: 601)

1. Meje

Meje Power Member

Boas

Tenho cerca de 500 GB de fotos (raw e jpg) com tendência a crescer e uso um NAS Synology DS218play para backup (embora ainda não me tenha entendido totalmente com aquilo ainda). Acho que aquilo que tenho de mais precioso em formato digital são mesmo as minhas fotos e apesar de ter ainda um disco onde esporadicamente faço backup adicional das fotos, não gosto muito deste terceiro nível de segurança, gostava mais de um serviço on-line.

Uma coisa que acabei por desistir também on NAS foi de partilhar fotos com uma cloud pessoal, por questões de segurança. Decidi usá-lo apenas para a minha rede interna e que não ia estar a abrir acessos para o exterior, tornando a minha rede de casa mais vulnerável.

Por acaso, ao subscrever a Amazon Prime inicialmente apenas por 30 dias gratuitos, para poupar uns 5 euros numa pequena compra que ia fazer, apercebi-me que o serviço prime dá direito a uma data de coisas, nomeadamente armazenamento ilimitado de fotos (incluindo raw) com funções de partilha em grupos, individual e mais não explorei ainda.

A minha pergunta é: O serviço Prime Photos da Amazon é bom? Alguém o usa? Que outras opções usam para esta finalidade?

Pelo que percebi, custa 20 €/ano???? Na Amazon.com falam em cerca de 120 $ por ano, mas no Amazon.es que tem acesso ao Amazon Prime Photos, fala em 19,95 €/ano.

2. xukuru

xukuru Power Member

Eu resolvi passar para a BackBlaze. O modo de funcionamento não é bem o mesmo da Amazon. Não serve para partilha de ficheiros, nem para armazenares lá coisas "a mais".
    O espaço que tens para backup é o mesmo que tens em discos físicos ligado ao computador. Ou seja, se tiveres 3 discos (não interessa o tamanho deles), ele faz o backup deles todos. Se mais tarde ligares um quarto disco, ele também faz backup.
    O restauro do backup não fica disponível logo na altura. Podes ter que aguardar uns minutos ou horas (dependendo do volume do backup) até ficar disponível o link para download.
    Faz backup de discos externos, mas se estiverem mais de 30 dias sem estarem ligados ao PC, o backup vai à vida.
    Julgo que ele guarda um histórico de backups, para o caso de teres feito cagada puderes ir buscar um backup mais antigo.

Em relação ao NAS, eu ACHO que também faz backup disso. Mas não tenho a certeza.

Fica por 50 dólares por ano.

3. jjmaia

jjmaia What is folding?

4. xukuru

xukuru Power Member

Eu andei bastante tempo à procura dum serviço para backup. Apesar de não achar perfeito, este pareceu-me o serviço com melhor relação oferta/preço.
    Para mim, o maior ponto negativo é a velocidade de upload. O máximo que consegui foram uns 20 ou 25mbps, quando tenho 100mbps de upload.

5. jjmaia

jjmaia What is folding?

Mas isso evera ser devido 'a distancia.

Eu tenho 25mbps de upload mas ao fazer backup para o NAS em Portugal nao consigo mais do que 16.

6. xukuru

xukuru Power Member

Isso não é justificação. Para "qualquer lado" consigo os 100mbps, só para ali é que não. Entretanto contactei o suporte deles, mandaram-me fazer uns testes mas ainda não peguei naquilo.

7. Meje

Meje Power Member

Algumas dúvidas em relação ao que foi dito:

@xukuru
    Não percebi bem, chegaste a usar o Prime Photos da Amazon? Mudaste porque alguma coisa não funcionava bem ou porque querias um serviço de Backup que não fosse apenas para fotos?

@jjmaia
    Pelo que percebi usas os NAS remotamente. Usas acesso por https?

EDIT: Já percebi que o Backblaze que usas não serve para NAS (existe um serviço especifico para backup de unidades de rede) que é pago por upload e download. Eles argumentam que em rede podes montar 10 ou 20 PC e identificá-los como discos de rede e pagar apenas uma subscrição... Faz sentido.

Última edição: 27 de Junho de 2018
  8. xukuru

xukuru Power Member

Eu usei o serviço de fotos, mas não me chegava. Precisava também para vídeo. Na altura cheguei a passar para o serviço "unlimited", mas entretanto acabaram com ele. E a alternativa é demasiado dispendiosa.

Edit: e o serviço de fotos não aceitava os *.psb do photoshop.

Última edição: 28 de Junho de 2018
  9. Finkel

Finkel Power Member

Um serviço tipo dropbox ou onedrive não dá? Eu subscrevo o Office 365 Home. 99€ ano (és capaz de conseguir descontos) e dá 1TB x 5 users (além de teres o Office todo).

10. xukuru

xukuru Power Member

Eu neste momento tenho lá 4TB. Isto só tende a aumentar. Para mim é claramente insuficiente a onedrive. Até podem ter alguma opção com mais espaço, mas nem quero imaginar os valores. Já para não falar que só sincroniza o que está na pasta d onedrive/Dropbox.

11. Meje

Meje Power Member

Quer o Backblaze por 50€/ano ilimitado, quer o prime photos 20€/ano com espaço ilimitado para fotos me parecem melhores para que não precisa de uma licença de Office.

12. Feiticeiro

Feiticeiro Power Member

Vi agora na Amazon:

• 1 TB for $59.99 per year
    • Storage for photos, videos, music, documents, and more
    • Back up and view your content from your phone, tablet, and computer using the Amazon Drive or Prime Photos apps
    • Safe and private with Amazon security

13. Meje

Meje Power Member

Isso é o preço apenas da contratação do Amazon Drive na Amazon Americana. O que falei no inicio foi da contratação do serviço Amazon Prime (que inclui o drive), por 20€/ano na Amazon Espanhola.

14. Finkel

Finkel Power Member

Sim claramente compensa para quem quer o office. O expaço extra é $0.20/GB/mês. Nao é barato.

15. Finkel

Finkel Power Member

Um serviço tipo 500px fazia sentido? Tens planos com Lightroom e Photoshop incluídos e penso que não tem limite de espaço.

16. Meje

Meje Power Member

Não serve. Tenho conta 500px e Flickr. Não quero partilhar as minhas fotos em galerias para consulta livre online . Quero fazer backup de todos os meus ficheiros de fotos, jpg e raws, edições e poder partilhar por exemplo uma pasta que tem as fotos do Natal com o resto da família ou de um jantar de amigos com esses amigos. No fundo o ideal era um Dropbox ilimitado.

Tenho estado com algumas dificuldades em fazer o quero com o serviço da Amazon, mas pelo sim preço ridiculamente baixo vou continuar a tentar.

17. migueloliv

migueloliv Power Member

Venho tarde na conversa, mas e o Flickr? Conta gratuíta dá direito a 1TB de espaço...os planos pro não sei, mas é uma questão de pesquisar

18. Meje

Meje Power Member

Não se está aqui a falar de galerias online para divulgação de fotos, mas sim de backups de discos de computadores e se possível partilha de pastas e acima de tudo, algo totalmente privado e seguro. É algo do tipo Cloud/Drive e não host de photos. Do que eu sei, nem posso meter raws no flickr. O principal objectivo é fazer backup de toda a minha biblioteca de fotos, e um 1 TB vai dar apenas para mais uns 2 ou 3 anos acho eu.

19. Drackey

Drackey Power Member

Bem não tinha reparado que o amazon.es já tinha o prime disponível. Há um ano andava a tentar fazer o prime de UK mas lá descobri que não o podia fazer... mas os 20 euros são apetecíveis apesar de não incluir vídeos... sabem se grava raws com xmp? ou apenas fotos? É que a organização / alteração das fotos dá jeito ter guardadas. hehehe

20. Meje

Meje Power Member

Os raws e jpg grava no espaço ilimitado, para o resto dos ficheiros tens 5 gb disponíveis. Quando fazes upload ele reconhece os tipos de ficheiro e quantifica quanto estas a usar do ilimitado e quanto estás a usar do restante.

Partilhar esta Página