1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Melhor Plataforma para e-commerce

Discussão em 'Web Development' iniciada por cs.oyen, 16 de Outubro de 2016. (Respostas: 37; Visualizações: 3840)


  1. Obrigada Keybi! Vou seguir o teu conselho. De facto, eu preferia usar um software opensource pela maior flexibilidade que estes oferecem. Estava com esperança que fosse mais simples e fácil de criar, mas vou contratar alguém para o fazer por mim e assim poupar tempo e dores de cabeça. É de facto a melhor solução.

    Cmps
     
  2. PT_User

    PT_User Power Member

    Olá a todos, para não estar a abrir um novo tópico vou aproveitar este...

    Quero abrir uma loja online e o objetivo é ter algo simples que possa ser totalmente parametrizável por alguém como eu que não tem conhecimentos de programação.

    Julgo que já analisei todas as opções existentes no mercado e a que me agradou mais foi sem dúvida o Shopify. É uma plataforma muito completa, em constante evolução e com muitas apps disponíveis. Mas, como sabem, tem um grande senão que são os fees de venda, que podem varia entre 1 a 2% consoante o plano que temos. Para mim é algo que não faz sentido nenhum, preferia pagar uma subscrição mensal mais elevada!

    Hoje, em mais umas pesquisas, "tropecei" na solução de e-commerce da Claranet/Dominios.pt denominada por DreamStore. Parece-me mesmo muito completa e dá resposta a tudo aquilo que pretendo. Alguém já trabalhou com isto e/ou tem alguma dica que me possa dar?

    Obrigado a todos pela ajuda
     
  3. serj_tankian

    serj_tankian Power Member

    Mais um juntar-se ao tema!
    Estou na mesma situação, já desenvolvi vários sites sem cms e atraves de cms (wordpress).
    Estava na dúvida/tentado para o wordpress +woocommerce, mas depois das vossas opiniões fiquei reticente.
    Estou a ver que o mais indicado será prestashop ou opencart pelo que tou a ver.
    Qual o melhor?
    Tendo em conta plugins, integração com métodos de pagamento, gestão de stock, segurança... tudo que uma loja online tem de ter!
     
  4. x_Byte_X

    x_Byte_X Power Member

    Entre Opencart e Prestashop, o Prestashop é mais completo no entanto o OpenCart é mais "simples de trabalhar"
     
  5. serj_tankian

    serj_tankian Power Member

    Nesse sentido vou me dedicar ao prestashop.
    Obrigado pelos esclarecimentos
     
  6. Eu trabalho com a Facestore, com clientes de várias áreas, e é uma plataforma simples e completa para qualquer tipo de loja B2C ou B2B.
     
  7. patascas

    patascas Power Member

    Boas pessoal.

    Nos últimos meses tenho feito um site em wordpress e até agora tudo ótimo. O meu patrão quer ter loja online e eu enveredei pelo woocommerce, pois pareceu-me até fácil e ficava tudo no mesmo sítio. Agora que estou a editar os produtos, os atributos não funcionam (entre outras coisas) e estou a ponderar sugerir ao meu patrão outra alternativa.
    Já vi que falam no OpenCart e PrestaShop. E o que me dizem do Shopify? Gostava de apresentar-lhe opções grátis e pagas. A loja não terá muitos artigos para venda, diria que serão 30 no máximo, e preciso que dê opção de em cada produto escolher o tipo de tecido e a cor.
     
    Última edição: 11 de Janeiro de 2018
  8. fantasma98

    fantasma98 Power Member

    Foge de Woocommerce. Quanto mais cedo melhor. É tudo muito bonito e simples até começarem a aparecer problemas ou se querer esticar funcionalidade para fazer mais x ou y

    Considera também Magento. Curva de aprendizgem maior, mas com uma grande base de utilizadores e suporte. Pensa no futuro. Neste momento são 30, e se forem 300? 3000? 30000? Provavelmente nessa altura já se justifica uma versão desenvolvida à medida. Quão fácil será migrar da BD de A, B, C? Quão fácil será adptar a solução? Pode-se manter a plataforma e escalar?
     
  9. Ytsigo

    Ytsigo Suspenso

    Já experimentei o wix ecommerce e era fácil por o site a funcionar na boa. Muito intuitivo.
     
  10. bruno3691

    bruno3691 Power Member

    Por experiência própria todos tem pros e contras, vou falar dos que uso no dia-a-dia.

    WP+WC é simples de funcionar, drag and drop, milhões de templates, traduções muito a cima da media.
    Plugins existem para tudo e mais alguma coisa. Sim se juntas muitos vai dar asneira porque vai ser pesado.
    Gestão de produtos não é grande coisa aviso já, bem como gerir encomendas e afins.
    Com muita coisa grátis consegues algo engraçado, precisas de imaginação apenas.

    Prestashop é fácil de usar, para mim é das aplicações mais simples para lojas online, intuitivo a cima de tudo.
    Problemas, templates com traduções fracas, existe sempre a solução de traduzires "palavra a palavra" das expressões mais viradas para o brasil. Plugins quase tudo pago.
    Actualizas o template ou algum plugin e o risco teres um erro é elevado. Podes sempre não actualizar, comprometes a segurança.
    Gestão de produtos e afins muito interessante.

    Magento
    Provavelmente o melhor, linha de aprendizagem muito, mas muito maior.
    Nada é facil no inicio. Não te aconselho a ires por aqui.

    É uma opinião, cada um gosta mais de uma ou outra plataforma.
     
  11. patascas

    patascas Power Member

    @fantasma98 obrigado pelo resposta. Pois já estou a ver que o WC a longo prazo não valerá a pena, é o que tenho lido. Magento ainda não fui ver, mas vou analisar. Também estão em cima da mesa plataformas pagas, não sei se recomenda alguma.

    @Ytsigo não conheço esse. Podendo estar a errar, mas esse não será similar ao WC?

    @bruno3691 obrigado pelo feddback. De facto já tinha visto o PrestaShop mas tudo é pago, e não sei até que ponto vale a pena. Estou seriamente a pensar em alguma plataforma paga.
     
  12. Eu passei anos a desenvolver em Magento, só vai compensar se perceberem de programação e tiverem bastante tempo para investir ou tiverem muito dinheiro para gastar no desenvolvimento. Ao contrário de Woocommerce e afins os upgrades muitas vezes não são apenas clicar num botão, por vezes surgem problemas que é necessário corrigir e os temas são extremamente complicados de customizar.

    Se forem para Open-source com WooCommerce e Prestashop ficam bem servidos.

    Se não perceberem de programação, recomendo utilizarem uma plataforma na cloud como o Jumpseller que já estão pré-integradas com métodos de pagamentos, usam uma CDN para melhorar a performance do site, e não tem de se preocupar com upgrades, segurança, backups etc. Por vezes de se pagar o alojamento, paga-se uma mensalidade pelo serviço.

    Wix e Squarespace também servem se for um site simples e forem poucos produtos. Se fizerem algo mais avançado vão precisar de uma solução específica para e-commerce.
     
  13. FoxNinja

    FoxNinja Power Member

    Boas,

    Estou em processo de mudar o site da empresa onde trabalho para outra plataforma.

    Atualmente o site está desenvolvido numa plataforma própria o que não deu muito resultado visto que quem desenvolveu o site já não o faz o que nos deixou pendurados.

    Temos atualmente 2 propostas Magento Vs Wordpress.

    Quem me deu o orçamento para o Magento o valor foi o dobro de que Wordpress.

    Falei com quem vai trabalhar/desenvolver no Wordpress e garantiram me que é uma plataforma muito capaz. Temos quase 70k produtos e foi me dito que não teríamos problemas em gerir tal quantidade.

    Posso confiar? A equipa é profissional, não são amadores à descoberta.
     
  14. Olá,

    70k produtos, foge do WP+WC a sete pés. Quando os problemas começarem a surgir, e vão surgir, não vais conseguir resolver com a estrutura que está implementada no WC. Só recomendo para lojas muito pequenas (com poucos produtos e poucas vendas) e com orçamento muito reduzido. WP é uma plataforma desenvolvida para criar websites, a parte do e-commerce apareceu à posterior com uma legacy muito fraca para isso.
    Magento é caro porque tem custos de desenvolvimento mais acentuados, principalmente a versão 2 (já que agora não faz sentido irmos pela versão 1, uma vez que vai perder o suporte a partir de novembro deste ano), o que acontece é que um bom programador de magento tem de dominar várias vertentes, que às vezes demoram anos, no mínimo 1.
    Eu analisaria para uma loja assim soluções como PrestaShop, OpenCart, etc, ou seja, soluções profissionais desenhadas de raiz para e-commerce, e de fácil escalabilidade.
    Existe muito a ideia de que o Magento é bom, e na realidade é, é até muito bom, mas não precisamos, na maioria dos casos, de um canhão para matar um mosquito. Mas o cliente é que paga, se ele quer em Magento eu também faço em Magento, mas normalmente, após o primeiro briefing percebo que o exagero é só, e apenas só, fruto do desconhecimento.

    Boa sorte na escolha
     
  15. FoxNinja

    FoxNinja Power Member


    Quando dizes problemas que podem surgir, podes dar alguns exemplos?
     
  16. - Fraca integridade referencial na base de dados, e nenhum controlo de transações
    - Cache feita no sistema de ficheiros

    E muitas coisas mais, que quem programar todos os dias saberá tão bem quanto eu, ao ponto de não adoptar como solução para lojas online com um número significativo de produtos, que por consequência esperam um determinado número de acessos.

    É um problema de legacy. No WP utiliza-se muito os hook's, para atrelar funcionalidades, e o WC é pouco mais do que um hook.

    Só para sintetizar, a plataforma WP não é má, é até bastante boa para o fim que foi criada, talvez a melhor, e eu quando preciso e se adequa também uso. Basta nós pensarmos na preocupação adjacente à criação da plataforma. WP é para fazer sites com blog. Ninguém fica aborrecido se um post não é gravado (não vou falar de mais coisas porque como sabem tudo no WP é um post), devido à fraca concorrência do sistema, mas foi feito assim com o propósito de ser rápido, e acelerar o desenvolvimento de sites com ou sem blog. Agora se queres uma loja online, se vais querer, e só para começar integrar com métodos de pagamento, se queres integrar com sistemas de faturação, em que estás a lidar com o teu dinheiro e dos teus clientes, achas que vale a pena arriscar com uma plataforma que só tem popularidade? Tenho vários clientes que optaram por WC por ser a solução mais barata, e em pouco tempo se arrependeram, mas o dinheiro já estava gasto e não havia nada a fazer, ou gastavam novamente, ou viviam com o que têm. No fundo tem tudo a ver com a forma como valorizas o teu negócio. Mas atenção não é só a plataforma que conta, o tipo de alojamento, a disponibilidade do servidor, os backups, etc.

    Espero ter ajudado.
     
  17. FoxNinja

    FoxNinja Power Member

    Alguém pode recomendar empresas que façam desenvolvimento em Magento? Mais uma vez reforço a ideia que o projeto tem dimensão e dou preferência a trabalhar com empresas experientes e que saibam o que estão a fazer.

    Os contactos podem ser enviados via PM são não forem autorizados a serem colocados aqui.
     
  18. opencart or wordpress woocommerce
     

Partilhar esta Página