Melhor Plataforma para e-commerce

cs.oyen

Power Member
Viva,

Estou a pesquisar sobre plataformas de e-commerce.

O que recomendam?

Já vi CMS dedicados ou plugins para CMS como Wordpress.

Pesquisei também empresas que vendem o serviço já pronto a funcionar (Loja9 por exemplo...).

O que recomendam? Não vai ter muitos produtos a loja mas queria algo relativamente fácil de configurar (já testei wordpress com pugin mas notei alguma dificuldade especialmente em criar o layout das páginas).

Cumprimentos.
 
Antes de mais esquece o wordpress + plugins, porque vais ficar com isso vulnerável com o passar do tempo e poderá correr mal...
Se estás a começar aconselhava-te sem dúvida alguma o opencart, caso já sejas um utilizador experiente no que toda a programação e cms aconselho-te o magento.

Fica a sugestão.
 
Antes de mais esquece o wordpress + plugins, porque vais ficar com isso vulnerável com o passar do tempo e poderá correr mal...
Se estás a começar aconselhava-te sem dúvida alguma o opencart, caso já sejas um utilizador experiente no que toda a programação e cms aconselho-te o magento.

Fica a sugestão.

Fiquei na dúvida entre Prestashop e OpenCart.

Qual aconselhas?
 
Fiquei na dúvida entre Prestashop e OpenCart.

Qual aconselhas?

Opencart é a melhor solução para começar, é muito simples trabalhar nele do que trabalhar no prestashop.
Prestashop é um pouco mais avançado, começa pelo Opencart sem duvida alguma e depois ponderas

O Magento ou Prestashop.
 
Viva,

Desde já obrigado pelas vossas ajudas.

Estou com um "meio problema", eu nunca trabalhei com CMS (além do WP) porém estou a dar-me muito melhor com o Prestashop do que com o OpenCart.

Porém como aconselharam o OpenCart eu estou a tentar inteirar-me de como funciona mas não está fácil no Prestashop já construi uma loja "demo" e com integração do PayPal sem problemas no OpenCart não consigo fazer mais nada além de inserir produtos.

Podem, se possível, dar-me algum link onde tenha tutoriais do OpenCart?

Cumprimentos.
 
Olá!

Como utilizador actual de Opencart e WooCommerce + Wordpress, apesar de tudo, recomendava este último.

Com o passar do tempo tenho sentido que tudo em Opencart é pago: queres um plug in para fazer x? Existe, mas é pago. Além disso, muitos dos plugins que provavelmente vais acabar por procurar são funções que já deviam estar implementadas. Para finalizar, a dificuldade que existe em, por exemplo criar uma página de informações para uma marca é parvamente alta. Foram estes alguns dos motivos que me fizeram passar para WooCommerce.
 
!up neste tópico, estou interessado em saber mais opiniões de quem tem experiência... :) (já agora, para não perder este tópico de vista, tagem o meu nome :P)

No entanto, será que Magento será uma boa aposta de todo? Do que andei a ler por aí, é um CMS bastante lento. É verdade?

Obrigado
 
Já fiz diversas lojas em Wordpress + Woocommerce inclusive com desenvolvimento próprio de temas e plugins.

O meu conselho ? Fujam a 7 pés. No início nem é mau, e faz o que precisa de fazer. O problema é quando começam a adicionar plugins novos tipo WPML e afins. O site começa a ficar extremamente lento. Já para não falar na complicação que é gerir centenas de produtos no Woocommerce.
Um exemplo, tenho um colega meu que tem uma loja online com bastantes visitas por mês. Tinha essas solução (WP+WC) e sempre que fazia uma promoção o site ficava um nojo. Alojado em servidores de topo. Escusado será dizer que o custo de manter esta solução era bastante alto.

Dei-lhe a dica para trocar para openCart ou Prestashop e ele assim fez. Contratou um serviço para migrar a BD e num mês poupou em custos de servidor o que pagou para fazer a mudança.

O meu conselho é, usem aquilo que acharem melhor, mas, sempre com consciência que sendo uma loja online, pode ser necessário escalar recursos.
 
Eu sempre disse que o Wordpress não está virado para e-commerce, quanto mais plugins instalares mais o site fica lento e pesado como é obvio. Apesar do Woocommerce dar para fazer o que queremos, convem é usar para iniciantes e sites bem básicos, quando crescer o melhor a fazer é mudar para opencart ou prestashop.

São CMS preparadas para vendas online e criação de lojas online, comparar Wordpress com uma CMS de vendas online é sem duvida irreal e claro que o OpenCart e Prestashop dão 10/0 ao WP.
 
Eu diria mais 15-0 :D

Não sou hater de Wordpress, bem pelo contrário, mas pela experiência que tenho, posso dizer que Wordpress é fixe para sites básicos e blogs e mesmo assim quando se trata de milhares de entradas com traduções noutras línguas fica muito difícil de gerir, mesmo com plugins de cache e optimização de servers.
 
Não diria que existe uma solução que seja a "melhor" para toda a gente. Cada uma tem as suas vantagens, no caso das open-source a curto prazo pode-te ficar mais barato e permitir uma customização maior, no entanto é necessário estares continuamente a actualizar a plataforma, não existe um suporte 24h para te ajudar e o custo é muito alto se contabilizares as tuas horas.

Até um determinado volume de negócio (< 1M) acho melhor uma solução na cloud, tens integrações com N métodos de pagamento e de envio, softwares de facturação e inventários, redes sociais, vais ter um site mais optimizado em termos de SEO e performance (todos utilizam um CDN).

Se estiveres a começar tens várias soluções, se o teu mercado for o Português, sugiro o Jumpseller por estar estar um pouco mais adaptado ao mercado local (referências multibanco, ctt, invoiceexpress..), não aplicar comissões sobre as vendas, e teres acesso a alterar 100% do html/css/js.
 
Viva,

Eu também estou a pesquisar a melhor plataforma a utilizar para criar uma loja online. E tem sido uma dor de cabeça, sobretudo para quem é completamente leigo nestes assuntos, como é o meu caso.

Comecei a pesquisar e deparei-me com uma infinidade de possibilidades, que eu desconhecia que existissem sequer, e que veio tornar a decisão muito difícil e atrasado a criação da minha loja, que é cada vez mais urgente. Pensei que seria algo mais rápido e relativamente simples de criar, sinceramente. Como me enganei!

Primeiro, deparei-me com a opção de seguir por uma solução tipo self-hosted, com um software opensource OU com um software pago. São duas opções, cada uma delas com um número gigante de variáveis ( softwares: Prestashop, Magento, Opencart...) e de alojamentos (Hostingator, Bluehost, Sitegroud...). Qual deles escolher? Mas depois li algures que é necessário saber resolver questões de alojamento que irão volta e meia, inevitavelmente, surgir.

Acabei até nessa altura, por instalar o Wordpress+plugin Woocommerce localmente no meu comprador. Como não queria comprar alojamento antes de saber se conseguiria utilizar um sistema do tipo self-hosted, pesquisei se havia uma forma de usar o programa a partir do desktop e lá descobri que podia correr localmente e e instalei uma coisa, chamada Wamp ou lá o que é... Contudo, tive muita dificuldade em personalizar os templates e avançava muito lentamente. Percebi que era uma solução que iria requer muito tempo para configurar, pelo menos para mim. Acaba por ser muito frustante porque, em vez de estar a alocar o meu tempo para actividades mais lucrativas - vendas e marketing - estou a armar-me em developer, que é definitivamente areia a mais para a minha camioneta. :/

Comecei então a pesquisar soluções do tipo SaaS (Software as a Service), com alojamento e gestão incluídos, do tipo, Shopify, Squarespace, etc... E, dado ser ignorante e ao deparar-me com a complexidade disto tudo, achei que a minha solução passava por aqui. Mas será que conseguia integrar e configurar facilmente os métodos de pagamento MB e envios por CTT, essenciais para lojas em Portugal? E que pudesse colocar em várias linguas (espanhol, alemão, etc)? Ahhhg!!!

Nessa altura, equacionei inclusive encomendar a criação de uma loja e gastar umas centenas ou mesmo mil e poucos euros, e assim poupar tempo e dores de cabeça. Mas, se conseguisse poupar este dinheiro para marketing ou encomenda de stock era o ideal. O que fazer?

Última opção: encontrar algo do tipo Shopify, mas em Portugal. E encontrei... vários! Mas, mais uma vez, qual escolher? Estes são aqueles que descobri e que estou a tentar decidir qual usar:

- Jumpseller;
- Shopkit;
- Facestore;
- Shopy/criarloja.pt;
- Amen (têm pacotes de ecommerce).

Alguém por aqui tem experiência com estes fornecedores? São fiáveis?

Resumindo, o que é que aconselhavam para alguém na minha situação e dado o contexto acima descrito?

PS: desculpem o testamento, mas acho que estava a precisar de exorcizar a frustração LOL
 
A melhor coisa a fazer é contratar um profissional que ja tem experiência. Entra num site de freelance e vê os custos de projetos semelhantes.
Depois publica o teu pedido em portugues, para teres um gajo tuga a fazer que ja tem noçao do que é MB e CTT.

A verdade é a seguinte, a meu ver e se não queres gastar toneladas de dinheiro em vão, então começa pelas redes sociais. Ja vais ganhando alguma experiência. Crias pagina e vais postando produtos, arranjando clientes etc. O facto de teres um site so te vai trazer maiores despesas no inicio, do que propriamente lucro. Mas epah, depende da tua situação. Tambem ninguem te proibe de usar OLX ou CustoJusto para vendas...

Em termos de platforma, a meu ver é indiferente quase. Coisas que são realmente necessarias ter é:
1 - Ser uma platforma conhecida que tem profissionais na area. Quantos mais profissionais na area, mais facil sera arranjar um profissional no caso de surgir um problema e menos despendioso sera a resolução.
2 - Exportação de dados e importação de ficheiros compativeis com excel ou semelhantes.
3 - Perfeitamente seria um plug-in que faz a tradução da descrição do teu produto para outras línguas. Se não vais gastar no mínimo 2-3 horas so para fazer o post de um produto...

Ja vi ai pessoal a recomendar Jumpseller, mas la esta, será que compensa? Imagina daqui a 2 anos, queres meter um upgrade nas cenas, vai ser facil encontrar alguem que te faça isso? Ou teras de passar para OpenCart e gastar guito para desenvolvimento outra vez? Vais ser tu a fazer? Hmm... distribui as tarefas para obter melhores resultados.

Eu sou sempre a favor de cenas mais globais, do tipo opencart ou wordpress. Porque? Porque tem muitos especialistas e são open source. O que permite fazeres os plugins ou modificações que necessites a vontade. Alias, MB e CTT têm API, por isso qualquer programador, com noções basicas, ate junior, poderá fazer um plugin. Para alem do facto que o OpenCart tem plugins de CTT e MB, um que custa 20 dollares, outro 30 se não me engano. (não sei se são bons, nunca usei)

https://www.opencart.com/index.php?...sion/info&extension_id=4197&filter_search=ctt
https://www.opencart.com/index.php?...n_id=11776&filter_search=multi banco portugal

Mas vamos a ver como vão as despesas:
1 - Precisas de design;
2 - Precisas de SEO;
3 - Precisas de PlugIns;
4 - Precisas de por tudo a funcionar na plataforma;
5 - Dominio + Hosting etc;
6 - Marketing que queres ser tu a fazer.

E vamos ver o opencart nessas despesas:
1, 3, 4, 5 - Tudo junto vai te custar menos de 400-500 euros;
2 - SEO em area comercial nem sei quanto sera, mas sera caro sem duvida, mas ja que curtes marketing então podes gastar tempo a aprender SEO para poupar, e tambem sera util para futuro.

Com outros serviços duvido que sera mais barrato, antes dizia que sera uns 250 euros mais caro na sua maioria.

O que quero dizer é que tudo ja feito não vais encontrar. Vais precisar gastar dinheiro e vais, por isso escolhe algo que te compensa em preço e no futuro.
 
Back
Topo