Melhor Programa 3d?

FredAsterr

Power Member
Boas gostaria de me aprofundar num programa 3d so que nao sei qual escolher... Qualidade / Dificuldade ?? Fico a espera das vossas opinioes... Ah ja dei uns toque no 3d max axei um pouco complexo...
 
Tens também o Blender que é Open Source, o Lightwave também tem muitos adeptos, isso do melhor é muito relativo, depende dos gostos de cada um, do que querem fazer e das carteiras de cada um.
 
Depende muito do que queres fazer em 3D, basicamente a minha opinião é a seguinte: (embora tenha alguns conhecimentos na área, mas nada de profissional ou académico)

Se pretendes trabalhar com importações de programas CAD, AutoCAD, TurboCAD, qualquer programa de CAD, aconselho-te a enveredares pelo 3D Studio Max, foi dito acima para não usares MAX, na minha opinião está errado, MAX, é um dos mais populares logo a quantidade de recursos de aprendizagem é monstruosa, ao contrário de outros software...
Pegando na questão por outro ponto a compatibilidade do MAX com motores de renders, sem ser o que vem por default no MAX (Mental Ray) é imensa, V-Ray, Brazil etc...

Cinema 4D, como já foi dito também, bastante intuitivo, uso por aqui, por ser multiplataforma, tanto funciona em OS X como em Windows, sempre usei C4D, e hoje em dia arrependo-me pois não sou capaz de evoluir deste, embora tenhas alguns recursos disponiveis, e consigas competir a nivel de qualidade com trabalhos de MAX, não tens uma ajuda tão grande em motores de render sem ser o Advanced Render... Hoje em dia V-ray, já se encontra implementado em C4D, mas os recursos de aprendizagem são bastante diminutos...

Se queres entrar para animação 3D, tens o Maya, o eleito por maior parte dos estúdios de animação a nível mundial, bastante complexo sim mas quando dominado, é uma ferramenta poderosissima! Se pretendes animação este é o que tens de aprender, bem a fundo... Recursos na net existem alguns, embora não em grande número....

Se quiseres entrar por um conceito diferente, de modelação 3D, e queiras criar apenas "caracters" em scenes paradas, podes sempre aprender Zbrush ou mesmo MudBox, embora, do pessoal que conheço e contacte, neste mundo, a maior parte faz o trabalho principal em MAX, e depois exporta o trabalho para Zbrush, aperfeiçoando-o ai... Existem também o MudBox, por este pertencer há AutoDesk, e por teoria a compatibilidade da Mesh deveria ser maior do que MAX to Zbrush...

Cumps!
 
Pois o meu medo é esse ... Aprender um programa que depois mais tarde se mostre limitado... Ja tive algum contaco com o cinema4D e achei bastante intuitivo so que pelo aquilo que me informei é um pouco limitado a nivel de animação...
 
Atenção que o Zbrush e o mudbox também são usados para animação, tendo o zbrush já ferramentas de rigging.
No entanto são mais usados fazer texturas, como mapas de difuse, bump, sss, ou displacement.
Em jogos como o Gear Of Wars, os modelos Hires produzidos no Zbrush ou Mudbox, são usados para que as texturas e os bumps sejam mais detalhados nos modelos low poly usados no jogo.

Tens outros programas também muito bons para começar a aprender 3d, como o Modo, ou o sketchup (este mais para elementos de arquitectura).

O meu conselho é pegares num e começares a aprendê-lo, depois dar o salto de uns para os outros não é assim tão dificil.

Eu trabalho muito com o 3dsmax, mas já trabalhei no maya, no C4d, no Vue, Modo. Pois todas as técnicas de modelação são facilmente aplicaveis em qualquer programa.

Quanto a motores de render, isso é outra conversa... Para o 3dsmax, o C4d e o Maya. Tens o Vray, o Maxwell, o Fryrender, o Mentalray, o Finalrender. Cada um com as suas vantagens e desvantagens... Mas isso é assunto para outro tópico...
 
Recomendo o Autodesk 3d max, por ser talvez o melhor existente no mercado e talvez aquele que te melhor servirá no futuro, só a quantidade de addons é algo abismal que te entrega imensos recursos e além disso é a aplicação que tem melhor suporte de importação de diversos tipos de ficheiros.

Para além de ser um ponto de referência para trabalho de animação como o Autodesk Maya, tem uma vertente demasiado boa para importação de projectos de arquitectura para render ou FMV, pois a autodesk criou maior compatibilidade com o Autodesk Revit Architecture em que podes importar através do formato FBX, ou seja tudo o que está á partida configurado, seja ele materiais, vistas etc fica devidamente reconhecido sem necessidade de perder tempo a criar vistas, aplicação de materiais, pois a nova versão do Revit já traz o mental ray e já se fala na possibilidade de vir trazer o V-Ray, mais uma vantagem.

Existem tb imensos add-ons no 3ds mas para diversas áreas, seja desde modelação de pessoas, animais, Flora 3D, Design, etc.

Como já aqui foi referido, Z-Brush é autêntica ferramenta Pura de Escultura Virtual :eek:
Tens tb o famoso Poser para criação de personagens que é bastante completo e em que podes importar para vários programas, 3ds max é um deles.

Bom isso é só uma opinião curta e generalista ;)

http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/home?siteID=123112&id=129446

Cumpr´z
 
Exacto. TUdo depende do que chamas 3d... Na minha área de engenharia mecânica, o que uso mais é:
SolidWorks, CATIA, Pro engineer wildfire,IDEAs, Rhinoceros3D.
Se é para renderings, animações, design industrial, design de equipamento, MAYA, complementado com 3DSMax.
Nesta área convém dominares mais que um software, já que podes importar qs tudo de uns para os outros porque uns são melhores que outros neste ou naquele aspecto.
 
tens também o blender que é open source e bastante poderoso ...e tem um paralelismo interessante com a linguagem python...a comunidade deve ser das melhores.
Mas a curva de aprendizagem é um pouco dificil, e pouco intuitivo trabalha com muitas hotkeys, mas sem duvida pratico e rapido para quem se dê ao trabalho de ultrapassar a fase inicial
 
Programas 3d

Em relação a este topico, um bom programa é o softimage|xsi já vem com o motor mental ray, integrado, o vray está breve a rebentar, e cada vez á mais compatibilidade com outros produtos.

Se ñ kiseres tens sempre o maya, um dos mais usados agora, em relação a qualidade e a metodologia de trabalho.

Studio max o ultimo esta engraçado, mas.....pronto.
 
ja la vão 5 anos desde que usei pela primeira vez o 3D studiomax ( versão 3.0 na altura XD) e embora ja experimentei o MAYA preferi ficar-me pelo 3D studio max por enquanto, por isso por mim o 3D max é o melhor ( mas isso é a minha opinião e nunca usei o Cinema 4D).

ja agora para quem usa 3D max aconselham-me dar uma espreitadela no cinema 4D ou sera uma perda de tempo?
 
ja la vão 5 anos desde que usei pela primeira vez o 3D studiomax ( versão 3.0 na altura XD) e embora ja experimentei o MAYA preferi ficar-me pelo 3D studio max por enquanto, por isso por mim o 3D max é o melhor ( mas isso é a minha opinião e nunca usei o Cinema 4D).

ja agora para quem usa 3D max aconselham-me dar uma espreitadela no cinema 4D ou sera uma perda de tempo?

Depende do que faças em 3D. O C4d tem um sistema de NURBS muito melhor que o do Max e um sistema de particulas também mais intuitivo.
O Bodypaint3D também uma ferramenta brutal para UVW...

Mas se estás habituado ao Max, aprofunda os teus conhecimentos de Max até ao máximo, depois se sentires alguma limitação dar o salto para outra plataforma também não é assim tão complicado...
 
Depende do que faças em 3D. O C4d tem um sistema de NURBS muito melhor que o do Max e um sistema de particulas também mais intuitivo.
O Bodypaint3D também uma ferramenta brutal para UVW...

Mas se estás habituado ao Max, aprofunda os teus conhecimentos de Max até ao máximo, depois se sentires alguma limitação dar o salto para outra plataforma também não é assim tão complicado...

hehe não percebi bem o que querias dizer com mais intuitivo, podias ser mais claro por favor?
 
Eu já dei uns toques no Lightwave e pareceu-me ser porreiro, são dois programas distintos, um para modelar e outro para compor a cena, animações, etc.

Podem ver aqui os projectos em que o Lightwave foi usado, impressionante.
 
Última edição:
hehe não percebi bem o que querias dizer com mais intuitivo, podias ser mais claro por favor?

O sistema de particulas e programação do max é muito poderoso, mas obriga tb a ter um conhecimento bastante profundo da sua linguagem.

Enquanto no C4D quase não se programa, é feito á base de menus e regras. Á semelhança do Thinking Particles, alias, acho faz parte do C4D, mas não tenho a certeza.

Nada como explorares por ti o software.

Já para não falar que o preço do C4D, não tem nada a ver com o 3dsmax...
 
O sistema de particulas e programação do max é muito poderoso, mas obriga tb a ter um conhecimento bastante profundo da sua linguagem.

Enquanto no C4D quase não se programa, é feito á base de menus e regras. Á semelhança do Thinking Particles, alias, acho faz parte do C4D, mas não tenho a certeza.

Nada como explorares por ti o software.

Já para não falar que o preço do C4D, não tem nada a ver com o 3dsmax...

ha estou a ver sim, embora no 3D max não se pode chamar "porgramar" porque não é realmente programação, mas tem que se fazer uns valentes esquemas para conseguir um efeito muito bom, lembro me de uma tutorial em que eu tinha que fazer colidir um meteor em cima de uma sphere que epresentava um planeta, e ao impacto do meteor, este desaparecia ( ate aqui tudo bm) e começava a criar particulas na zone de impacto em form de espera que se ia propaganado a volta da esphera, enquanto que outras particulas saltavam fora da orbita da esphera na zona de impacto, tinha mais algumas quantas coisa, claro que consegui fazer o tutorial, mas depois voltar a faze-lo sem a ajuda do mesmo, ta bem ta :p, nunca mais voltei a fazer por acaso, mas hei de chegar um dia em que irei saber mais sobre isso. acho que mais vale ficar com o 3D max por enquanto, penso que deve ser mais completo que o C4D não é?
 
Back
Topo