Melhor S.O. para file server caseiro

Paulo L Santos

Power Member
Boas a todos,
Qual acham o melhor S.O. para instalar num servidor caseiro,vai servir sobretudo para back ups,storage/partilha,e torrents.O intuito é gerir por RDP.

Hardware:

Board micro atx Gigabyte com vga on board
E4200@1200mhz
2Gb de ram
3x WD green 1TB

PS:Não estou interessado em distros Linux.
 
Se é só esse o intuito então Server 2008 não é aconselhado por ser poderoso demais.

Aconselharia então o Home Server.
 
Porque não o Windows Home Server (WHS)?

É barato, baseado no Windows 2003 Server, não tem problemas com a maior parte do hardware e permite gerir 10 users e 10 PC's. Faz backups's automáticos desses 10 PC's (se as partições forem NTFS), gerir pastas partilhadas, media server, é escalável, existem uma série de add-ins interessantes (torrent, nzb, gestão do sistema, etc), etc.

Eu usei o FreeNAS e mais tarde o OpenFiler, mas acho que o WHS é uma excelente solução do tipo "instalar e esquecer que está lá".
 
Basicamente XP se queres um ambiente familiar. Falam muito bem do Windows Home Server mas nunca usei... mas deve fazer tudo o que precisas e muito mais.

Depois também não posso deixar de aconselhar Linux para aquilo que tu queres.

Mas em suma: XP e se achares que não chega mudas!
 
Andei a tentar o freenas mas não consegui adicionar os discos de 1TB que la tenho,instalei na pen com partição para Data e fiz o mount point nessa partição,agora os discos é que não me aparecem na rede.
 
o paulo ja me conheçe eu acho q com base tb no server 2003 , o xp64 é mesmo o mais estavel...
e é o q tenho a funcionar de momento.

mas tb lá está nao veria com maus olhos o freenas ...
 
Back
Topo