1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Melhor S.O. para file server caseiro

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por Paulo L Santos, 14 de Julho de 2009. (Respostas: 13; Visualizações: 1784)

1. Paulo L Santos

Paulo L Santos Power Member

Boas a todos,
    Qual acham o melhor S.O. para instalar num servidor caseiro,vai servir sobretudo para back ups,storage/partilha,e torrents.O intuito é gerir por RDP.

Hardware:

Board micro atx Gigabyte com vga on board
    [email protected]
    2Gb de ram
    3x WD green 1TB

PS:Não estou interessado em distros Linux.

2. Blitzer_#

Blitzer_# Power Member

Windows Server 2008 ??

3. Paulo L Santos

Estás a perguntar??é que dúvidas já tb eu tenho...:rolleyes:.
    De qq maneira justifiqem minimamente a escolha.

4. syqe

syqe Power Member

Se é só esse o intuito então Server 2008 não é aconselhado por ser poderoso demais.

Aconselharia então o Home Server.

5. Paulo L Santos

vou então reformular, a minha dúvida era mais um Server 2003 ou um xp

6. syqe

syqe Power Member

Vais levantar dominio? O server vai ser dhcp, dns?

7. Paulo L Santos

Nem uma nem outra,o intuito é para partilhar /mapear pastas nos desktops e tb usar o menos recursos possivel.

8. syqe

syqe Power Member

9. Paulo L Santos

Obrigado aos intervenientes.

10. kasteybah

kasteybah Power Member

Porque não o Windows Home Server (WHS)?

É barato, baseado no Windows 2003 Server, não tem problemas com a maior parte do hardware e permite gerir 10 users e 10 PC's. Faz backups's automáticos desses 10 PC's (se as partições forem NTFS), gerir pastas partilhadas, media server, é escalável, existem uma série de add-ins interessantes (torrent, nzb, gestão do sistema, etc), etc.

Eu usei o FreeNAS e mais tarde o OpenFiler, mas acho que o WHS é uma excelente solução do tipo "instalar e esquecer que está lá".

11. petersaints

petersaints Power Member

Basicamente XP se queres um ambiente familiar. Falam muito bem do Windows Home Server mas nunca usei... mas deve fazer tudo o que precisas e muito mais.

Depois também não posso deixar de aconselhar Linux para aquilo que tu queres.

Mas em suma: XP e se achares que não chega mudas!

12. Paulo L Santos

Andei a tentar o freenas mas não consegui adicionar os discos de 1TB que la tenho,instalei na pen com partição para Data e fiz o mount point nessa partição,agora os discos é que não me aparecem na rede.

13. o paulo ja me conheçe eu acho q com base tb no server 2003 , o xp64 é mesmo o mais estavel...
    e é o q tenho a funcionar de momento.

mas tb lá está nao veria com maus olhos o freenas ...

14. Paulo L Santos

Home Server rula...:003:

Partilhar esta Página