Melhor SLR para iniciante?

Pure_Water

Power Member
Pretendia adquirir uma SLR, embora tire fotografias mas com uma maquina compacta, tencionava agora meter-me no mundo das slr's, como tal gostaria de saber as vossas opinioes de qual é a melhor SLR que está no mercado (à volta dos 500€ mais ou menos, n precisa de ser nada profissional) para um iniciante mas que tenha também bastantes funcionalidades e uma boa margem de evoluçao para o futuro? Segundo opinioes que vou ouvindo, julgo que as melhores serao Nikon (as serie D) e Canon (serie EOS), mas a nivel de D's e EOS's quais os modelos que mais se adequam à situaçao e que tenham qualidade? Como anda a Sony a nivel de SLR's?

Cumps
 
estive a dar uma vista de olhos no site da ***** e dei uma vista de olhos nestes duas:

Canon EOS 400D (que traz uma EF18-55mm) e a Nikon D40 (que traz AFS DX 18-55mm + 55-200mm ).

acham boas maquinas? sera que a D40 nao esta desactualizada, devido à existencia da D50?
 
A qualidade de uma SLR, na maioria das situações, depende da lente que tem.

Se queres um bom conjunto para te iniciares, és capaz de gastar um pouco mais de 500€. Uma Nikon D40 com a lente de kit (que até é boa) custa 390€. Mas depois uma teleobjectiva para completar custa pelo menos uns 200€. Tens o kit já com as duas lentes, que fica por +-500€, mas pelo que vejo o pessoal prefere comprar a VR por fora. É mais cara, mas tem VR e dizem ser melhor.

Depois tens outras opções, como a Canon 400D, a Nikon D60 e a Canon 450D, mas são mais caras e se queres gastar pouco dinheiro não sei se te compensa a diferença.

Edit:

A Nikon D40 é menos recente que a 400D da Canon, por isso também é mais barata, mas é uma boa máquina. A sua sucessora seria a D40x mas não teve sucesso nenhum e agora há é a D60. A D50 é uma máquina mais antiga.

Atenção também aos preços praticados pela *****. Normalmente é muito mais caro que em qualquer outra loja.
 
Por volta dos 500€ eu acho que compraria a D60 que tem D-lighting activo e sempre ajuda aos principiantes começarem logo com fotos que os entusiasmem a tirar ainda mais fotos. A lente de kit da D60 vem também já com VR o que ajuda a baixas velocidades.

A 400D vem com uma lente de kit fraquita em relação À competição, então em relação à 450D nem se fala, mas é uma máquina excelente aliada a uma lente de jeito (que passa normalmente por ser bem mais cara que o corpo).
 
Última edição:
Sim, passou-me isso. A 400D realmente trás uma lente bem fraca. A 450D parece que deu a volta a isso e bem por cima, com uma 18-55 IS, que dizer ser muito boa. Mas a Nikon D60 continua a ser uma opção mais acessível e, para mim, mais ergonómica.
 
tens a Pentax K200D que tras uma lente kit das melhores da gama.. a camara ja tem estabilizador de imagem no proprio corpo (ao contrario de canon e nikon que é nas lentes) e ja tem algumas caracteristicas que só se encontram nas gamas acima como corpo selado contra o clima "chuva, poeira, etc", chassis em metal, etc...
cumps
 
thkx a todos pelas opinioes. Portanto, a 450D é bem superior a 400D correcto? Se calhar vou mesmo para essa, se traz uma lente muito melhor...também a diferença de preço nao é assim tao grande quanto isso...

ja agora uma pergunta noob, estas slr's tipo a 450D aceitam cartoes sdhc correcto?
 
Por acaso ainda não olhei para a K200D, mas parece ser porreira. Só é pena o sistema estar pouco difundido.

acredita porque a nivel de maquinas de entrada penso que nenhuma lhe chega aos pés...

@Pure_Water se optares pela 450D, espera um bocado que agora com a chegada da 1000D é natural que ela baixe um pouco o preço.

cumps
 
@ Pure_Water

Se deres uma vista de olhos por fóruns e reviews de fora da Tugalândia, chegarás á conclusão que para quem se quer iniciar o kit de duas lentes E510 + 14-42 + 40-150 da Olympus é uma excelente aposta em termos de qualidade em relação ao dinheiro que gastas, deve rondar +- os 500€. Agora se fores dar ouvidos aos experts aqui do burgo, então segue o farol Canikon e não ficarás mal servido certamente, penso que a 450D é uma excelente máquina, quanto á D40, está a um excelente preço, mas temos que ver á quanto tempo está no mercado e o porquê de estar a esse preço.

Eu defendi o kit da Olympus porque é o que eu tenho e foi o unico que usei até agora, se quiseres ver bons exemplos do que ela é capaz de fazer não visites a minha galeria aqui na TZ, mas sim a do MaxDamage.

Tenta ver um pouco para além da mentalidade: "Windows é que é bom porque é o que toda a gente usa" e lembra-te que nem eu, nem tu, nem ninguém neste fórum é dono da fotografia, ela existe para ser disfrutada e se o equipamento que tu usas faz tudo aquilo que tu pretendes, isso é o que importa. Eu não tiro a fotos para serem vistas num monitor a 1:1 nem para imprimir cartazes de 1 metro de lado, tiro fotos porque gosto e porque me dá prazer e se toda a gente se concentrar nisto, este fórum irá ver menos posts em tópicos sem sentido nenhum e muitos mais comentários de quem tira fotos e coloca exemplos nas suas Galerias da TZ.

Desculpa pelo longo off-topic, mas hoje é um dia especial para mim e isto era algo que eu já tinha vontade de dizer á algum tempo.

Rui Silva
 
Pentrite, desculpa lá mas sou user noutros fóruns de fora da "Tugalândia" e acredita que não é só em Portugal que o pessoal aponta sempre para Canikon. Acredita que se é algo que acontece um pouco por todo o mundo, tem uma razão de ser.

Não que esteja a discordar do que estás a dizer, porque também acho que a Olympus tem muito boa qualidade/preço nos seus kits. Mas além de tudo o que eu (pessoalmente) não gosto nesse sistema, e mais outras coisas que não vou repetir, acho que só é bom se for para ficar apenas com o corpo e as duas lentes do kit. A partir daí se quiseres um set mais completo, tens que abrir (bem) os cordões à bolsa.
 
Por acaso ainda não olhei para a K200D, mas parece ser porreira. Só é pena o sistema estar pouco difundido.

A Pentax só começou recentemente a investir a sério nas DSLR e isso reflecte-se no material disponivel nas lojas fisicas mas é possivel encontrar, em quantidades menores claro do que Nikon/Canon. Mas online oferta não falta. Acreditem que esta máquina vale mesmo a pena considerar. Tenho uma á poucas semanas mas estou espantado com a máquina....e aquela qualidade de construção é do outro mundo
 
Eu aqui há tempos andei bem indeciso com a K10D, mas a 40D para o preço a que está (ainda por cima com o Cashback) é fulminante. Mesmo a nova K20D não tem hipótese (pelo menos pelas specs que estão no DPReview).

Fui ver da K200D. Ainda não há review no dpreview, só lista de specs. No entanto pareceu-me uma máquina barata e com muitas features, mas não diria que "a nivel de maquinas de entrada penso que nenhuma lhe chega aos pés" como disse o kadeR.
 
A Pentax tem uma grande problema em termos de visibilidade e logistica de distribuicao.
Isso tem-lhe custado nas vendas.
A companhia em si, sendo pequena comparada com Canon e Nikon, investiu mais tardia e timidamente no digital.

A K20D sofre do problema de suceder a K10D, que para a marca e para o mercado foi e e' uma maquina fenomenal. Por comparacao, e K20D nao se demarca o suficiente para haver o mesmo entusiasmo. A maquina e boa, muito boa, nao haja duvidas. Mas boas maquinas nao faltam por ai... Dai que uma falta de specs aqui ou ali ou falha (hot pixels, firmware disponivel para o corrigir) deitem abaixo uam maquina.

A K200D e mais do que upgrade a K100D, mas fica um pouco aquem da K10D, tenta demarcar-se um pouco acima do nivel mais baixo das DSLRs.
 
Pois, eu na altura vi que apesar de a K10D ser muito rica em features, a 40D tem características bastante melhores. Mesmo em qualidade de imagem, a K10D recebeu apenas um 7.5 no dpreview, enquanto a 40D recebeu um 9. Ontem fui comparar e estava à espera que a K20D ainda me fizesse pensar duas vezes, mas não. Sinceramente não vi grande evolução da K10D para a K20D e continuo a achar que a 40D é de longe superior.

A K200D até pode ser uma oferta boa para o preço. Como disse, achei-a barata. Mas também pelas specs não achei que fosse superior à concorrência.
Por exemplo, uma coisa que me fez bastante confusão na K200D é o disparo continuo ser tão lento. Cerca de 4 RAWs a menos de 3fps e 1.1fps até encher o cartão parece-me extremamente mau para uma SLR acabada de sair. A 450D tira a 3.5fps até 6/7 RAWs e não tem limite para os JPEG. Só em RAW+JPEG é que baixa para 2.5fps, mas ainda assim continua muito mais rápida que a K200D.

Pah e depois a Canon e a Nikon são duas grandes empresas que já evoluíram muito no digital. Ambas têm um extenso line-up de boas lentes, quase todas, ou mesmo todas, já optimizadas para o digital, aos preços mais baixos e disponíveis em qualquer loja de fotografia.
 
Última edição:
Ainda não percebi porque é que a 400d foi excuida?
Eu no teu caso comprava uma 400d e com a diferença que pagas pela 450d compras uma teleobjectiva, para começar é muito bom.
 
A 400D não foi excluída. Focámos mais na 450D porque como foi dito ali em cima, apesar de mais cara, trás uma lente de longe melhor. Aliás, acho que só pela diferença de qualidade nas lentes, já vale a diferença entre o kit da 400D e da 450D.
 
A 400D não foi excluída. Focámos mais na 450D porque como foi dito ali em cima, apesar de mais cara, trás uma lente de longe melhor. Aliás, acho que só pela diferença de qualidade nas lentes, já vale a diferença entre o kit da 400D e da 450D.

O ideal seria mesmo comprar só o corpo e uma objectiva já melhorzinha (Tamron 17-50 f2.8, Sigma 17-70 f2.8-4.5, etc).
As 18-55 só têm alguma qualidade quando usadas com aberturas mais baixas ( > f8.0 )

Até está só o corpo de uma 400D à venda aqui no fórum e tudo :D
 
Mas o corpo e uma dessas lentes é muito mais caro. A outra não sei, mas a Tamron custa pelo menos 360€+portes. Ou seja, gastas logo 400€ na lente. Mais uns 525€ pelo corpo (400D), fica-te o conjunto em 925€. É uma lente muito melhor, é verdade, mas por 725€ podes ficar com um corpo mais recente (450D), uma lente que já é relativamente boa e mais 175€ no bolso para ajudar na compra da 55-250 IS (325€), que é uma lente premiada como melhor lente de entrada.

Ah e ao contrário do que as pessoas pensam, a 450D já tem algumas coisas que justificam o upgrade face à 400D. Além do disparo contínuo mais rápido e com possibilidade de tirar JPEGs a 3.5fps sem limites, a 450D acrescenta ainda o LiveView, um LCD de 3.0", um viewfinder melhor, o DIGIC III, AF ligeiramente melhor, spot metering e talvez a diferença mais relevante de todas, um sensor de 14bits.
 
Última edição:
Back
Topo