Melhor SLR para iniciante?

Mas o corpo e uma dessas lentes é muito mais caro. A outra não sei, mas a Tamron custa pelo menos 360€+portes. Ou seja, gastas logo 400€ na lente. Mais uns 525€ pelo corpo (400D), fica-te o conjunto em 925€. É uma lente muito melhor, é verdade, mas por 725€ podes ficar com um corpo mais recente (450D), uma lente que já é relativamente boa e mais 175€ no bolso para ajudar na compra da 55-250 IS (325€), que é uma lente premiada como melhor lente de entrada.

Ah e ao contrário do que as pessoas pensam, a 450D já tem algumas coisas que justificam o upgrade face à 400D. Além do disparo contínuo mais rápido e com possibilidade de tirar JPEGs a 3.5fps sem limites, a 450D acrescenta ainda o LiveView, um LCD de 3.0", um viewfinder melhor, o DIGIC III, AF ligeiramente melhor, spot metering e talvez a diferença mais relevante de todas, um sensor de 14bits.

O problema é que uma 400D com Tamron 17-50 f2.8 ou Sigma 17-70 f2.8-4.5 irá sempre tirar fotos com melhor qualidade do que uma 450D com a objectiva do kit...
 
Eu estaria entre Nikon D60 a 517€ ou Canon 450D a 666€. Ou ainda D60 mais 2 lentes VR 18-55 +55-200 por 698€

Seria uma questão de quanto dinheiro tivesse para gastar, mas assim por alto não acho que 150€ compensem a 450D porque não vai tirar fotos melhores. Falam em raws de 14bits mas para se notar a diferença entre 12 e 14bits também teriam de ter uma lente de jeito, não é com estas lentes de kit que se notam diferenças como essas.

No final é tudo uma questão de gostos. Continuo a aconselhar Nikon por causa do D-lighting activo.

De referir que são preços Digiwowo.
 
Última edição:
Lente e sensor são duas coisas separadas. As vantagens de um sensor melhor vais sempre ver com qualquer lente, assim como as vantagens de uma lente melhor vais sempre ver com qualquer sensor.
Há situações em que o sensor vai contar mais, há situações em que a lente vai contar mais (embora estas sejam, normalmente, mais frequentes).

Agora é assim, 2 bits de diferença, é pouco em termos de bits, mas é muito em termos de informação captada. O mundano já em tempos deixou aqui um post sobre a informação captada pelo sensor e como tirar o maior partido disso. E acreditem que faz a diferença. Notam-se fotos mais limpas e com gradientes melhores, seja com que lente for. Não é por acaso que as máquinas das gamas acima já são de 14bits há algum tempo.

Mesmo isso do D-Lightning activo, pelo que li, a máquina expõe a foto para não queimar highlights e depois puxa as sombras durante o processamento. É similiar ao que se pode fazer com o RAW, mas é feito na máquina.
Agora a ironia é que se tiveres um RAW de 14bits consegues fazer isto com mais qualidade que com um RAW de 12bits, e a máquina que faz isto é precisamente a que tem os conversores A/D de 12 bits e não de 14.

Com isto não estou a dizer que a D60 é má opção, não é e até tem um kit de lentes boas e relativamente barato. Mas por exemplo, desprezar os 14bits para dar ênfase ao d-lightning... Não sei se a 450D não valerá a diferença.
 
Última edição:
Num forum de users pentax (nao me lembro qual) havia um tipo (com K20D) a referir que ele e um amigo (com D3) tiraram fotos com os mesmos settings e nao conseguiram descenir diferencas relevantes entre as duas maquinas?
:confused:
Whats the catch?
A K20D tinha a prime FA31 Limited e a D3 estava com uma zoom Tamron...
Um exemplo de como as lentes contam.

MAS, a foto e a ISO6400... aqui se calhar os sensores ja tem uma grande influencia nao?

Bom, isto tudo para ilustrar o quao pouco cientificas as comparacoes muitas vezes sao (mesmo as mais serias acabam limitadas). E quao importante cada elemento pode ser. E preciso tomar as coisas com devida consideracao...
 
Eu aqui há tempos andei bem indeciso com a K10D, mas a 40D para o preço a que está (ainda por cima com o Cashback) é fulminante. Mesmo a nova K20D não tem hipótese (pelo menos pelas specs que estão no DPReview).

Fui ver da K200D. Ainda não há review no dpreview, só lista de specs. No entanto pareceu-me uma máquina barata e com muitas features, mas não diria que "a nivel de maquinas de entrada penso que nenhuma lhe chega aos pés" como disse o kadeR.

Isso não é assim tão linear Rui. As únicas desvantagem aparentes da K20D em relação á 40D são uma focagem não tão rápida e não fazer tantas imagens por segundo. Em qualidade de imagem venha o diabo e escolha mas existe muita gente que prefere a Pentax. Vê este tópico no DPReview de um fotografo profissional de paisagens que diz que a Pentax é melhor no geral mas que a canon tb têm algumas vantagens. Outro que compara a a k20D com a Nikon D300 São dois utilizadores de outras marcas mas que tb usam Pentax
Em relação á análise do DPReview á Pentax K10D existe uma ressalva no fim do review que diz "UPDATE 23/Jan/07: Pentax has today released firmware verison 1.1 which fixes some issues and adds new functionality." Portanto alguns dos problemas que eles encontraram podem ter sido resolvidos
Está para breve o review á K20D pelo que tenho lido. Estou curioso para ver o resultado mas acho que se vai sair muito bem.

Falando da K200D acho têm algumas caracteristicas unicas no segmento em que se enquadra. Para mim vale bem mais do que dei por ela.
 
estou bastante inclinado para a 450D, mas tou a ver que nas lojas fisicas e a nivel de SLR's isto é tudo muito oscilante a nivel de preços...na ***** é 699€, na ***** 799€, e na ***** 925€...

ja agora, existe alguma forma de ver quantas exposiçoes é que uma maquina ja teve?
 
Canon não há maneira fidedigna de se saber, Nikon basta olhar para o exif da última foto.

Já agora eu aconselhava a ver as máquinas ao vivo e ver qual a que parece melhor na mão e depois comprar online porque é bem mais barato. E já agora ***** é mesmo loja a evitar porque metem sempre quase 200€ mais caro em tudo o que é material fotográfico.
 
Isso não é assim tão linear Rui. As únicas desvantagem aparentes da K20D em relação á 40D são uma focagem não tão rápida e não fazer tantas imagens por segundo. Em qualidade de imagem venha o diabo e escolha mas existe muita gente que prefere a Pentax. Vê este tópico no DPReview de um fotografo profissional de paisagens que diz que a Pentax é melhor no geral mas que a canon tb têm algumas vantagens. Outro que compara a a k20D com a Nikon D300 São dois utilizadores de outras marcas mas que tb usam Pentax
Em relação á análise do DPReview á Pentax K10D existe uma ressalva no fim do review que diz "UPDATE 23/Jan/07: Pentax has today released firmware verison 1.1 which fixes some issues and adds new functionality." Portanto alguns dos problemas que eles encontraram podem ter sido resolvidos
Está para breve o review á K20D pelo que tenho lido. Estou curioso para ver o resultado mas acho que se vai sair muito bem.

Falando da K200D acho têm algumas caracteristicas unicas no segmento em que se enquadra. Para mim vale bem mais do que dei por ela.

Acredita que as diferenças vão bem além de uma focagem mais rápida e mais imagens por segundo.
- A 40D faz RAWs a 14bits, a K10D a 12bits
- A 40D tem focagem mais rápida com 9 pontos cross type e o central ainda mais sensível, a K10D tem 11 pontos mas é mais lenta, só 9 são cross type e o central é igual
- A 40D tem um metering de 35 pontos, mais que o dobro dos da K10D
- A 40D tem 4 modos de metering, a K10D tem 3
- A 40D vai até ISO3200 e tem menos ruído que a K10D
- A 40D tem shutter speeds de 30-1/8000, a K10D tem shutters de 30-1/4000
- A 40D tem uma velocidade de sincronização mais elevada
- A 40D tem mais parâmetros de imagem ajustáveis
- A 40D apresenta mais informações pelo viewfinder
- A 40D tem um flash com guide number de 13, a K10D tem um flash de 11
- A 40D tem um LCD de 3.0" e 230.000px, a K10D tem um LCD de 2,5" e 210.000px
- A 40D tem liveview, a K10D não
- A 40D tem sensor de orientação, a K10D não
- A 40D tem possibilidade de GPS para marcar coordenadas no EXIF, a K10D não
- A 40D tem quase mais dois stops de alcance dinâmico que a K10D

Como podes ver há mais vantagens na 40D, uma mais relevantes que outras, mas ainda são muitas. E vantagens da K10D sobre a 40D? Estabilizador sensor-shift? O metering é meio stop mais sensível? Pah, são mesmo muito poucas.

E no fim, em todas as fotos que vejo lado a lado, a 40D apresenta melhor qualidade de imagem. Aliás, no final da review do dpreview eles próprios admitiram que para achar um defeito na 40D tinha que ir ao "*****".

A isto junta-lhe todas as vantagens do sistema EOS da Canon. Por isso, acredita que já estive muito indeciso pela K10D, mas na minha opinião a 40D é uma máquina superior em muitos aspectos.

Mas isto já é offtopic por isso não vou prolongar mais.
 
Eu estava a falar da 40D em relação á K20D :)
Como disse são as duas (3) boas máquinas e depende mais do uso que lhe vão dar...

Uma frase de um dos tópicos que indiquei que resume bem o que quero dizer
"I also shoot both systems, but apparently for exactly the opposite reasons you do. My Canon cameras are far superior at high ISO, and AF is much, much quicker, especially in low light. But if subjects are relatively static and/or light is relatively good, I prefer my K20D for its greater resolution, lighter weight and better features over the Canon cameras."
 
Última edição:
Eu estava a falar da 40D em relação á K20D :)
Como disse são as duas (3) boas máquinas e depende mais do uso que lhe vão dar...

Pah, como já foi dito aqui muitas vezes, não há SLRs más. São todas boas. Há é SLRs melhores que outras...

Mesmo em relação à K20D, acredito que tenha melhorado, mas não o suficiente para competir com a 40D. Para mim a K10D tinha um grave problema com os JPEGs, que se calhar foi resolvido, mas isso só não chega. Eu ontem estive a ler extensivamente a lista das specs anunciadas para a K20D e pouco mais trás que a K10D, continua com quase todas as desvantagens face à 40D.
E atenção que também não me quero armar em fanboy, porque há máquinas melhores que a 40D, mas não nestes valores.

PS: Esse quote de outro fórum, que corpo é que ele tem da Canon? É que para estar a dizer "better features" não deve ser uma 40D.
 
A comparação dele é mesmo com a 40D. Dá uma vista de olhos aos tópicos que indiquei e vais ver muitos fotografos profissionais que usam várias marcas a enaltecer as qualidades da Pentax. A Pentax não é para todos...é uma marca de nichos e para conhecedores (que eu não sou diga-se)
 
Isso da Pentax ser uma marca para conhecedores (e realmente é) é um comentário que costumo ver associado às lentes, não às máquinas. Há certas lentes muito específicas que só encontras em certas marcas, a Pentax tem várias lentes dessas.

Mas de qualquer forma em relação aos comentários desse user, eu digo-te:
Ok a K20D tem mais resolução. E então? Também a 450D tem mais resolução, é mais leve e tem features interessantes para muitos. Vais-me dizer que é melhor que a 40D? Nem por sombras... Além de que a história das features, para mim, é mentira. Ainda não vi nada na K20D que indicasse melhores features que a 40D.

Aliás, a mesma pessoa que faz a comparação da 40D com a K20D, especificou logo que aquilo era só para fotografia selvagem e ainda por cima estava a usar vidro FA na Pentax. Não é uma comparação justa a partir do momento em que usas o melhor vidro possível numa máquina e na outra nem vidro profissional usas.
Mais, o próprio user que fez a comparação, uns posts mais abaixo disse:
"That was also clearly stated - that the Canon was better."

O da comparação com a D300 então, é mesmo hilariante. Boa, a máquina tem mais 2mp, consegue um bocado mais resolução. E a conclusão é essa mesma, a K20D tem mais resolução que a D300. Qual é a melhor? Alguém tem corajem de dizer que é a K20D?

PS: De qualquer forma, vamos parar com isto aqui porque isto são tudo menos SLRs para iniciantes. :p Se quiseres abre um tópico só para isso. :)
 
Última edição:
Epa não vale a pena...o que interessa é o pessoal estar feliz com o que têm. Qualquer uma delas é capaz de fotografias fantásticas desde que bem usadas...vamos mas é tirar umas fotos :P
 
Se querem reviews de material Pentax, o dpreview é o ultimo sitio onde devem ir (opiniao pessoal).

O pessoal que tem Pentax e expressa as suas opiniões, e que estas vao contra a nikon ou a canon no forum do dpreview são banidos sem qualquer explicação, e os seus tópicos apagados, vão ao pentaxforums.com e podem ver por lá a quantidade de pessoal que foi banido do dpreview.

Mas ao mesmo tempo também não vão ver reviews ao pentaxforums, pk lá é só fanboys pentax :D

Eu para vidro costumo visitar o photozone.de, para maquinas sinceramente não sei algum site que seja relativamente isento, mas de uma coisa tenho a certeza, os do dpreview não sao isentos com a pentax (mais uma vez, opinião pessoal).


Mas concordo com a afirmação em que cada um é feliz com o que tem, e isso é que é preciso.

Para a maior parte do pessoal aqui, a Canon e Nikon sao as melhores, e para mim é a Pentax, única e exclusivamente porque satisfaz os meus gostos, e gostos não se discutem.

Quanto à D300 vs K20d , ainda existe uma diferença de preço considerável entre elas, é normal que a mais cara tenha mais algumas vantagens, a D300 penso que ta a volta de 1500€ e a K20 arranja-se por um pco menos de 1000€ .


Cumprimentos
 
Última edição:
O site com as reviews mais imparciais que conheço é o Luminous-Landscape, mas costumam fazer mais reviews de Canon e Nikon, porque são os sistemas que usam. Não que o sistema da Pentax seja mau, que não é, mas como não tem máquinas high-end como a D3 ou 1Ds, para eles não deve ser tão interessante.

Das restantes reviews, normalmente o que eu faço é ver as fotos e tirar as minhas próprias conclusões. E aí vou a vários sites para ter uma avaliação menos subjectiva (por vezes apanham-se aqueles que não sabem usar as máquinas, ou fazem que não sabem).

Mas yah, no fim a questão é bastante simples: Seja com que SLR for todos nós tiramos boas fotos, se não tirarmos a culpa é principalmente nossa.
 
Eu quando comprei DSLR escolhi Pentax por uma unica razao, o preço.

Mas com o tempo aprende-se a gostar, e depois com todo o vidro que se arranja na net em 2ª mão....ui.

Em PT é mt dificil ver Pentax à venda, tanto novo como usado :S
 
Eu quando comprei DSLR escolhi Pentax por uma unica razao, o preço.

Mas com o tempo aprende-se a gostar, e depois com todo o vidro que se arranja na net em 2ª mão....ui.

Em PT é mt dificil ver Pentax à venda, tanto novo como usado :S

O preço das Pentax é realmente muito apetecível. Lá está, cada um deve escolher a SLR de acordo com o que precisa. No meu caso dá-me jeito uma que seja boa em desporto e estúdio, por isso a opção iria recaír sempre nas 40D, A700, S5 ou D300. Como a Fuji S5 é lenta, não quero o sistema da Sony (menos lentes e muito caras), nem tenho dinheiro para a D300, a escolha ficou pela 40D.

Por acaso o mercado de usados da Pentax é muito interessante. Acho que é a única marca em que a 70-210 faz macro, o que é uma cena brutal. E tenho ideia de já ter visto a 70-210 a cerca de 200€, que é um preço... bem... incrível mesmo.
 
Bom ja tenho ali a 450D :D 1ªs impressoes: o lcd de 3'' é bastante grande, e parece-me que vai dar bastante jeito, o obturado desta maquina é muito mais suave do que o da compacta que tinha, basta pressionar levemente e suavemente ao contrario da compacta em que tinha que carregar com um bcd de força e dps por vezes as fotos ficavam tremidas por causa disso; a maquina tb fica muito bem nas maos, e é bastante leve (para o tamanho dela).

meti agora a bateria (que tb da mt jeito) a carregar, e amanha é clickar :P (a ver se entretanto compro é uma bolsinha/estojo para guardar a maquina e a(s) lente(s).

thkx a todos pelas opinioes ;)
 
pois :P e da jeito ter 2 assim enquanto tenho uma em uso, a outra ta a carregar ou fica de reserva :D

tive a ver e acho é que um cartao de 2gb n vai dar para muita coisa (era o que tinha na compacta), mas ainda tou na duvida se tiro as fotos em Jpeg ou RAW. A vantagem do RAW é a imagem ficar no seu estado mais puro correcto? e ser melhor para trabalhar dps na pos-produçao right? para o começo mais vale ser ainda apenas no JPEG e dps mais tarde passar para o RAW?

btw, o que é o RAW + JPEG? ele grava as fotos nos dois formatos ao mesmo tempo? lol


PS: e o raio da bateria que nunca mais acaba de carregar lol queria experimentar a maquina ainda hoje :(
 
Back
Topo