Melhor SLR para iniciante?

Sim, ela pode gravar os dois formatos ao mesmo tempo.

Epah, "RAW ou JPEG?" -> "Ser ou não ser?" estás a ver a ideia?! Depende da situação. Se forem fotos muito importantes, tira sempre em RAW, se forem fotos só para "brincar" um JPEG chega. Mas já sabes que se quiseres fazer algum pós-processamento, o RAW é muito melhor. No fundo é uma decisão tua, consoante a foto e o que queres fazer.

Se comprares o grip vertical, penso que consegues meter duas baterias na máquina. Pelo menos costuma ser essa uma das funções do grip vertical.
 
Eu quando comprei a minha 400D as baterias vinham tipo a 75% da carga(e demoram apenas 1h30m a carregar) o que ja dá para experimentar um pouco!
 
hum...acho que entao para começar (como vai ser mais a brincar por enquanto para ir testando as capacidades da maquina e para começar a evoluir) vou meter em JPEG, acho que a diferença de espaço ocupado pelas RAW's se calhar se inicio n vai compensar...

hum...tenho que ver isso do grip quando for ver da mala de transporte e do tripé :P
 
Sim inicialmente põe de lado o RAW para conheceres a máquina. Os JPEG podem ser suficientes para o que pretendes. De futuro se pretenderes maior amplitude na pos-produção ai podes investir tempo a editares o RAW e a veres as suas potencialides
 
A bateria extra dá muito jeito, não tanto pelo falta de carga da original mas por não saberes exactamente quando é que um sinal de carga te vai durar.
Mas atenção que uma bateria deve andar na ordem dos 500/600 disparos.
Uma de marca branca de 1000 ou 1500 então nem se fala. As originais tem 780 salvo erro.

Os 2Gb chega perfeitamente, se chegares a casa e descarregares as fotos logo. Em raw dá-te para ~200 fotos. Se precisares de mais, compra 2+2. E de 120x para cima ;)
 
pois, o problema é que afinal n sei por onde é que anda o tal cartao de 2gb...na compacta afinal so tenho um de 1gb e é de uma marca fraquita (o de 2gb era sandisk)...enfim, ja tive a experimentar a maquina (so meter a data lol) e reparei em duas coisas engraçadas: quando aproximo o olho da objectiva o lcd apaga-se ´(será que tem algum sensor? lol) e dps quando afasto a cabeça acende novamente. Quando desliguei a maquina apareceu la "cleaning sensor" e só depois de realizar isso é que desligou realmente a maquina. É pena n ter encontrado o cartao senao ja tinha mandado uns clicks :( A ver se amanha trato disso. Mas ate agora, os menus parecem ser mt intuitivos e a maquina é bem mais avançada que a compacta que tinha.

eu acho que o maior problema do RAW é caso queiras ver as fotos numa maquina que n tenha PS (ou software de ediçao de imagem parecido) nao consegues abrir as fotos correcto? Ou aquele picture viewer que vem com o Windows consegue abrir RAW?

PS: gosto bastante da "fita de pescoço" que veio com a maquina...com aquilo ao pescoço quase que vou parecer um profissional lol ^^
 
btw, uma "pequena" duvida de iniciante, tive a ver na wikipedia um artigo sobre lentes para SLR's, para tentar perceber melhor o significa dos mm's nas lentes e a diferença entre os varios tipos de lentes, e fiquei mais ou menos com a ideia de que por exemplo uma lente 28-200mm se quisermos tirar uma foto com zoom extendemos a lente ate aos 200mm, se quisermos tirar uma foto "mais ao perto" usamos por exemplo os 28mm. é assim? ou tá errado?

por exemplo a 450d que comprei traz uma 18-55MM, como só vai até aos 55mm supostamente irá tirar mas fotos com zoom certo? mas para por exemplo macro's ja dará +/- bem (devido aos 18mm), ou nada a ver?

eu sei que pode parecer uma pergunta estupida, mas sou noob :( (comecei agora a ler artigos sobre fotografia, mas acho que informaçoes nunca sao demais :P )
 
eu acho que o maior problema do RAW é caso queiras ver as fotos numa maquina que n tenha PS (ou software de ediçao de imagem parecido) nao consegues abrir as fotos correcto? Ou aquele picture viewer que vem com o Windows consegue abrir RAW?

O RAW não é uma imagem, por isso não, o picture viewer não abre. O RAW é um conjunto de informação sobre a foto, que depois tens que "revelar" no PC para obteres uma imagem.
Procura aí o tópico sobre os RAWs, tens lá muita coisa. ;)

Quanto à distância focal, vai aí uma grande confusão. Lê um pouco sobre isso, mas já agora desabitua-te de dizeres "zoom". Zoom é o factor de multiplicação da lente.

Por exemplo:
A tua lente é uma 18-55mm, logo tem 3x de zoom, porque 3 x 18 = 55.
A 28-200mm tem +- 7x de zoom porque 28 x 7 = ~200.
A 100-400 tem 4x de zoom porque 4 x 100 = 400.

Percebeste? Mais zoom quer dizer que a lente tem uma gama de focais maior, mas não quer dizer que tenha mais alcance (ou telescópica) que as outras. Neste caso a que tem mais telescópica é a 100-400mm com apenas 4x de zoom. A que tem maior grande angular (o oposto) é a 18-55, porque é a que tem a distância focal mais baixa (distância focal é o nome dessas medidas em milimetros).
 
Última edição:
A parte do LCD desligar é mesmo assim, tem um sensor em baixo do OVF que com aproximação desliga o LCD.
O sensor cleaning é sistema de remoção de partículas a funcionar. Mas podes desactivar.

Existe um plug-in para windows para previsualizar o *.raw. Mas não funciona com thumbnails, logo a meu ver perde a utilidade.
 
A parte do LCD desligar é mesmo assim, tem um sensor em baixo do OVF que com aproximação desliga o LCD.
O sensor cleaning é sistema de remoção de partículas a funcionar. Mas podes desactivar.

Existe um plug-in para windows para previsualizar o *.raw. Mas não funciona com thumbnails, logo a meu ver perde a utilidade.

Com o vista consegues ver os RAW com esse plugin se não estou em erro.
Recomendo o Faststone Image Viewr http://www.faststone.org/
Programa Freeware que abre todos os formatos RAW. É muito rápido e têm mais algumas funções muito uteis
 
@ Pure_Water

Se deres uma vista de olhos por fóruns e reviews de fora da Tugalândia, chegarás á conclusão que para quem se quer iniciar o kit de duas lentes E510 + 14-42 + 40-150 da Olympus é uma excelente aposta em termos de qualidade em relação ao dinheiro que gastas, deve rondar +- os 500€. Agora se fores dar ouvidos aos experts aqui do burgo, então segue o farol Canikon e não ficarás mal servido certamente, penso que a 450D é uma excelente máquina, quanto á D40, está a um excelente preço, mas temos que ver á quanto tempo está no mercado e o porquê de estar a esse preço.

Pentrite, desculpa lá mas sou user noutros fóruns de fora da "Tugalândia" e acredita que não é só em Portugal que o pessoal aponta sempre para Canikon. Acredita que se é algo que acontece um pouco por todo o mundo, tem uma razão de ser.


Aqui estou de acordo com o Pentrite (será opinião exclusiva de possuidores de Olympus? hmm..), regra geral os conselhos dados por cá (em portugal, e em foruns portugueses) apontam sempre para Canon ou Nikon (gostei do "farol Canikon" :-D). Diria mesmo que a compra de outras marcas (Sony, Pentax e Olympus) acontece apenas quando quem está à procura sabe aquilo que quer e tem o conhecimento suficiente para fazer as comparações e tirar as suas próprias ilações (ou então aqueles casos de compras meio às cegas, aconselhadas por pessoal de Wortens, Vobis e afins).

Não digo que a restrição às duas principais marcas dê origem a más escolhas (não dá certamente), mas enfim... Não sei se isto se deve ao facto do nosso mercado ser tão pequeno, ou se há uma tradição "Canikon" enraizada por cá desde há muito tempo, não sei... Agora não tenho qualquer dúvida que lá fora o pessoal é bem mais open-minded, e sim isso nota-se principalmente em foruns estrangeiros (pelo menos aqueles pelos quais costumo andar: dpreview, thephotoforum, dcresource forums, entre outros..)


@ ontopic

Pure_Water parabéns pela aquisição :)
 
Última edição:
Lol Por acaso também achei piada à do farol. :p

É complicado fazer uma má escolha no que toca a SLRs. Mas o pessoal limita-se a recomendar os sistemas que preferem (caso contrário também seria hipócrita). E atendendo à força de mercado que a Canon e Nikon têm, não só pelos bons corpos, como pelas boas e variadíssimas lentes. A ajudar isto tudo ainda há um marketing, que só é batido pela Sony.
Por fim ainda temos que contar que Portugal é um país "pequeno", onde as lojas são igualmente pequenas, em que não há nem dá para haver investimentos mais "inseguros" em fotografia, logo as próprias lojas enchem a prateleira com as duas marcas mais fortes (Canon ou Nikon) e a única marca "fraca" mas que trata de si própria (a Sony).

Depois ainda há a questão do "tamanho" das marcas. A Olympus e a Pentax têm investido com calma no mundo das SLR, enquanto Canon e Nikon investiram logo em força e continuam a fazê-lo. Têm material em todas as prateleiras e do mais variado que pode haver. E os corpos quando saem é raro não serem dos melhores ou mesmo os melhores.
 
http://www.tamron.com/lenses/learning_center/tools/focal-length-comparison.php

Isso deve ajudar-te a perceber melhor. E os mm não estão directamente ligados à função macro. Há objectivas de 60mm, 90mm e outras a partir de 200mm com macro. Podes considerar que o macro é condicionado pela distância minima a que objecto pode estar da objectiva numa determinada distância focal (os "mm").

ok, thkx a lot pelo link, vou dar uma vista de olhos para me informar ;)
 
bom fui comprar um cartao Sandisk Extreme II de 2gb e n sei se terá influencia mas as fotos sao tiradas a um ritmo alucinante (nada a ver com a espera entre cada foto na compacta)...parece uma metralhadora lol é sempre a dar click click :D

um agradecimento especial à ***** que n tinham malas da canon (nem em loja nenhum tinham), mas ofereceram-me uma mala que oferecem com as 400D, ptt o meu obrigado porque a mala é excelente ;)

comecei com muito cuidado a tirar as protecçoes e meter a objectiva, tipo ritual, e tava cheio de medo com as poeiras, mas la consegui :P dps começou logo com momento à noob (voces vao-se rir mas fui mesmo parvo lol), liguei a camera em full auto para brincar so um bcdinho e quando tava com o olho na objectiva e ia clickar para tirar foto, plim, salta aquela "peçinha" do flash e levo com aquilo no sobrolho (cagaço que apanhei Lol). Depois so andei a tirar fotos aos carros que passavam na varanda e afins, e é brutal a rapidez com que da para tirar cada foto, e a forma como os carros ficam definidos considerando a velocidade a que passam.

aproveitei e tentei tirar uma pseudo-macro e acho que n ficou nada mau:



eu sei que n ta nada de especial, mas foi em full auto e em jeito de brincadeira (com a lente de kit)

estou sinceramente surpreendido com a nitidez e qualidade das imagens, muito boa mesmo.


PS: desculpem o discurso um bcd exaltado - eu sei que a maquina nao é de topo nem nada disso, mas estou realmente surpreendido com ela, e principalmente com adiferença que se nota para a compacta que tinha.

PS2: e agora vou fazer mais uns clicks... é brutal isto :D
 
:lol:

É normal a excitação. A primeira SLR é sempre a primeira SLR. Além disso, o que é que tem não ser de topo? Tens aí qualidade para dar e vender. Aliás, para um amador, só tens as SLR amadoras e com jeitinho as semi-profissionais. Tudo o resto já é um completo "overkill" em relação às necessidades.

Já agora, uma dica, habitua-te a usar a máquina em Av (prioridade à abertura). É quase o mesmo que o "Auto" mas és tu que defines a abertura, a máquina trata do resto. Assim já brincas mais um bocado e a máquina dá-te uma mãozinha. ;)
 
Back
Topo