1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Melhor software 3D para arquitectura

Discussão em 'Design e Multimédia' iniciada por bartotaveira, 11 de Junho de 2012. (Respostas: 14; Visualizações: 2295)

1. bartotaveira

bartotaveira Power Member

Boas.

Gostaria de saber a vossa opinião em relação ao software que devo escolher para me iniciar no 3D.

Sei que existem tópicos sobre o assunto, mas são antigas e como o software tem evoluído rápido podem estar desactualizadas.

O objectivo principal seria transformar projectos 2D em 3D, para efeitos promocionais.

Qual seria a melhor opção? Não queria investir tempo sem ter a certeza de que vale a pena.

As opções seriam o Revit o Archicad ou o Sketchup, embora ache que este último chegue a um ponto que seja limitado...

De notar que sei trabalhar no Autocad, talvez isso faça diferença na aprendizagem.

Fico agradecido por qualquer opinião.

Fiquem bem.

2. M@ster

[email protected] Power Member

Boas, tenta modelar primeiro no AutoCad para ver como te sais, eu prefiro.
    Para animação, materiais, etc, o Max é o que gosto mais.

3. bartotaveira

Mas Autocad Revit ou Autocad "Autocad"?

Eu sei trabalhar em autocad 2D, mas em 3D muito pouco.

4. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Para arquitectura, usando soluções Autodesk tens AutoCAD Architecture (e Revit Architecture, para modelação).
    Outra solução bastante popular (e bem mais barata) é o ArchiCAD da GraphicSoft.
    Este último tem uma maior curva de aprendizagem, a meu ver, com os enúmeros guias.

5. Alexdj

Alexdj Power Member

X2

Mais o sketchup pro com os plugins do SuPodium, Vray...e afins...

6. bartotaveira

Boas.

Obrigado pelas respostas.

Como estou familiarizado com o Autocad, vou testar o Autocad Arquitecture, embora seja uma confusão: Autocad Arquitecture, Autodesk Revit Arquitecture, qual escolher?

A minha principal intenção será transformar um projecto 2D em 3D com e conseguir fazer plantas e cortes a partir do modelo, aplicar materiais e tornar o modelo minimamente realista.

Estou mesmo perdido nesta questão, tenho receio de investir horas e depois perceber que foi a escolha errada...

Fiquem bem.

7. _coelhinha_

_coelhinha_ Power Member

podes sp tentar utilizar objectos de um repositório. O google tem um porreiro :)

8. bartotaveira

Sei que o Sketchup tem montes de objectos disponíveis, e quanto aos outros (Autocad e Archicad)?

Mas a nível de construção de um edifício, o Autocad e Archicad são mais completos, certo?

9. _coelhinha_

_coelhinha_ Power Member

Vou-te ser muito sincera, eu sei que existem repositórios e quando trabalhei com autocad usei alguns objectos mas era tudo sacado da net mas pouco ou nada domino autocad. Não sei qual dos 2 deves de optar, sei que um engº civil usa autocad, por exemplo. Recentemente trabalhei com o blender para construir um edificio em 3D e fui ao google 3D Warehouse buscar uns candeeiros e umas cercas.

10. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Para fazeres alçados/cortes/plantas a partir do modelo a melhor solução da Autodesk julgo ser o Revit. O Revit julgo ser o 'verdadeiro' software BIM da Autodesk.
    Tem curva maior de aprendizagem comparando com o AutoCAD se já sabes AutoCAD, mas no final julgo que é mais eficiente para modelar e depois até fazer medições/mapas de quantidades.
    Depois de teres o modelo feito e para fazeres os cortes consegues pormenorizar mais.

Na área da arquitectura costumam também usar o ArchiCAD para fazer tudo a partir do zero logo em 3D e depois 'sacar' os desenhos em 2d.
    Depois a passar para as especialidades é que acho que é um pouco mais chato porque muitas vezes depois a conversão para dwg fica meio manhosa. Mas até funciona bem.

O Sketchup é um bocado limitado, se fosse só para 'bonecos' 3d se calhar até era o melhor, é simples e rápido, mas para trabalho mais rigoroso com 2d etc e tal... não.
    Nem sequer cheguei a experimentar a exportar ficheiros de sketchup para dwg - requisito para as especialidades - mas suspeito que não funcione muito bem.

Edit:
    Para renderização mais realista, convém arranjar software externo..

Última edição: 11 de Junho de 2012
  11. _coelhinha_

_coelhinha_ Power Member

Só agora é que reparei que li mal e estava-te a responder uma coisa nada a ver. Peço desculpa se te baralhei mais, my bad! :(

12. bartotaveira

Ok.

Neste momento descartei o Sketchup! :)

Ainda estou indeciso com o Archicad, porque no youtube existem vídeos em que quase parece simples modelar... De qualquer maneira vou sacar a versão de teste do Autodesk® Revit® Architecture 2013 e arranjar uns tutoriais para começar, como já estou ambientado com o software da Autodesk deverá ser um pouco mais fácil.

Para a renderização deverá ser mais fácil usar o Autodesk® 3ds Max® Design com o Revit devido à maior integração por ser também da Autodesk.

Mas penso que é melhor começar pelo Revit e deixar a renderização com o 3Ds para mais tarde, que até será mais dificíl de dominar do que a própria modelação...

Fiquem bem.

13. zozzy

zozzy Power Member

Boas,

Eu uso o Archicad 15, para fazer o 3d, cortes, alçados, etc.
    Para os renders, simplesmente abro o ficheiro do archicad, com o programa Artlantis 4.0

;D

14. rogerio58

rogerio58 Power Member

Google Sketchup ou AutoCad, sem dúvida.

15. Alexdj

Alexdj Power Member

Limitado? Nos USA o sketchup está a ser tão usado como outro programa qualquer para Arquitectura! (não só pela sua versatilidade mas tb pelo seu custo...bem mais reduzido, tal como dos plugins!)
    Nota: Exportas tão bem do Sketchup para DWG como do archicad! ou até melhor, pois os layers vão intactos!!!

Faltou referenciar o melhor amigo do estudante de arquitectura, o Adobe Photoshop!!!
    Com ele até os 3D sem textura do sketchup ganham vida!!! Sendo q nestas coisas o limite é mesmo a imaginação!

Agora se aquilo que pretendes mesmo é o Fotorealismo, então é com 3DMAX ou Cinema 4D...Maya...Blender...e afins q tens de trabalhar!

Cumps.

Última edição: 12 de Junho de 2012

Partilhar esta Página