Melhor Versão Linux

Ze21038

Power Member
boa tarde,

eu tenho um acer aspire 5738z e estou farto dos erros do windows ja me fez perder dados mais que uma vez, entao decidi optar pelo linux tenho vindo a usar o ubunto mas tenho reparado que existem imensas versões , entao gostaria que me dessem uma opinião, qual é a melhor versão para o dia a dia? navegar, ver uns filmes e afins, nada de especial? e que seja rapidita tambem dava jeito :)

obrigado pessoal e um bom dia
 
1º o post está na secção errada , eu vou reportar para mudar para a certa ;) era uma categoria a baixo :P

2ºMelhor versão de linux:
-Não há melhores nem piores , por exemplo muita gente adora o ubunto e eu não posso com aquilo por nada.Não significa que seja pior do que as distros que eu uso (Debian e ArchLinux) o conselho que eu dou sempre é , testa vários distros nem que seja em máquina virtual e escolhe com qual te identificas melhor ;).
 
Boas, optima decisão!
Eu costumava usar o Linux Mint que é derivado do ubuntu, mas as novas versões vêm com uns Desktop Manager que não me agradam muito (bugs, crashs, lentidão), os meus PCs não gostavam muito..
Depois descobri outra distro baseada no ubuntu que até ao momento não me tem dado problemas: ZorinOS -> http://zorin-os.com/

Tem uma interface agradavel (identica à do windows), varios programas pré instalados, não é muito pesado, etc..
Se te quiseres informar melhor vai ao site terás lá mais informação.

Mas como o _Kenshin_ diz, nada melhor que instalares várias distros numa Máquina Virtual e escolher qual a que melhor te agrada!

Cumpz
 
tentei testar o opensuse , e a conclusão foi que me deu cabo do disco rigido :) mas ja o conseguir recuperar com muito trabalho, ps gostei mais do aspecto e funcionalidade que o ubunto :)
 
Deu-te cabo do disco como assim ?
OpenSuse é porreiro , Ubunto desde que inclui o Unity tornou-se uma distro um pouco infuncional , isto na minha opinião como é claro. Mas felizmente é possivel instalar outras interfaces e isso ajuda na adaptação.Por exemplo o KDE é mt windows like e muito pessoal que vem do windows gosta dessa porque se sente mais a vontade. =)
 
Deu-te cabo do disco como assim ?
OpenSuse é porreiro , Ubunto desde que inclui o Unity tornou-se uma distro um pouco infuncional , isto na minha opinião como é claro. Mas felizmente é possivel instalar outras interfaces e isso ajuda na adaptação.Por exemplo o KDE é mt windows like e muito pessoal que vem do windows gosta dessa porque se sente mais a vontade. =)

basicamente formatou o disco de uma maneira que nunca mais dava, ate tirei o disco para caixa externa e afins e nada, não sei o porque mas ficou maluco, mas ao fim de muitas horas la conseguir fazer um format no disco :) ja esta funcional, eu queria algo parecido com windows:) o opensuse era por acaso =)
 
basicamente formatou o disco de uma maneira que nunca mais dava, ate tirei o disco para caixa externa e afins e nada, não sei o porque mas ficou maluco, mas ao fim de muitas horas la conseguir fazer um format no disco :) ja esta funcional, eu queria algo parecido com windows:) o opensuse era por acaso =)

Das duas uma ou estava a usar um formato ext que é do linux ou usaste algum tipo MacOs :P . Se for o ext e tiveres a tentar aceder ao disco a partir do Windows não vai dar.Infelizmente o windows não suporta mts formatos de partições.
 
Das duas uma ou estava a usar um formato ext que é do linux ou usaste algum tipo MacOs :P . Se for o ext e tiveres a tentar aceder ao disco a partir do Windows não vai dar.Infelizmente o windows não suporta mts formatos de partições.

exacto ele ficou bastante esquesito, porque apos instalacao do linux tudo impecavel, bastava reiniciar e puff, ficava tudo aos bocados e tudo desfocado :S
 
Vou te por isto assim e aqui vou dar a minha opinião pessoal:
-Visto que não tens muita prática com linux eu recomendava o Linux Mint Debian é uma distro baseada na versão de testes do Debian(eu uso a versão de testes e digo-te é mais estavel que muitas versões finais)
-Ao usares esta tens hipotese de escolher entre XFCE e Cinnamon , eu escolhia o Cinnamon que é um ambiente baseado no gnome3 que está em constante desenvolvimento e está muito bom.
-Programas para o que precisas recomendo google chome/Firefox , banshee/amarok para música , vlc para videos =) , para cliente MSN/FB/Gtalk etc usa o pidgin.Para bitorrent deluge e transmission.

Quando tiveres mais prática ou quiseres arriscar mais eu recomenda-va o seguinte:
-Instalação do Debian 7 por netinstall em que só instalavas o que precisavas e ficas com um sistema rápido.O meu debian com o openbox está me a consumir entre 150 a 240mb no arranque o que não é nada.E já esta a arrancar alguns programas.

É assim eu recomendo debian-based distros porque já todas elas deram provas do que valem e alem disso vais ter facilidade em encontrar software em .deb ou mesmo nos repos.Nas outras tb consegues mas tal como Google disse a uns dias prefere o ubunto por causa de ser um sistema popular e porque o apt-get dá uma real coça ao yum e outros. =)

P.S:De referir que todas as distros são boas ,e umas são melhores nuns pontos que outras.
 
boas,

vi o post do manipulo, que recomenda zorin, mas é pago em certas versões, embora seja um valor simbolico deverei fazer o pagamento e escolher alguma versao premium?

obrigado
 
boas,

vi o post do manipulo, que recomenda zorin, mas é pago em certas versões, embora seja um valor simbolico deverei fazer o pagamento e escolher alguma versao premium?

obrigado

ja agora o que as versões premium trazem de diferente da free? fico com funcionalidades limitadas?

obrigado
 
Eu vi o site deles muito por alto e sinceramente não achei nada de especial a distro.Se formos bem a ver o DM é o KDE ou cinnamon , aplicações que vem por defeito é as do custume.Na minha opinião não vale a pena investires dinheiro .
 
Vou te por isto assim e aqui vou dar a minha opinião pessoal:
-Visto que não tens muita prática com linux eu recomendava o Linux Mint Debian é uma distro baseada na versão de testes do Debian(eu uso a versão de testes e digo-te é mais estavel que muitas versões finais)
-Ao usares esta tens hipotese de escolher entre XFCE e Cinnamon , eu escolhia o Cinnamon que é um ambiente baseado no gnome3 que está em constante desenvolvimento e está muito bom.
-Programas para o que precisas recomendo google chome/Firefox , banshee/amarok para música , vlc para videos =) , para cliente MSN/FB/Gtalk etc usa o pidgin.Para bitorrent deluge e transmission.

Quando tiveres mais prática ou quiseres arriscar mais eu recomenda-va o seguinte:
-Instalação do Debian 7 por netinstall em que só instalavas o que precisavas e ficas com um sistema rápido.O meu debian com o openbox está me a consumir entre 150 a 240mb no arranque o que não é nada.E já esta a arrancar alguns programas.

É assim eu recomendo debian-based distros porque já todas elas deram provas do que valem e alem disso vais ter facilidade em encontrar software em .deb ou mesmo nos repos.Nas outras tb consegues mas tal como Google disse a uns dias prefere o ubunto por causa de ser um sistema popular e porque o apt-get dá uma real coça ao yum e outros. =)

P.S:De referir que todas as distros são boas ,e umas são melhores nuns pontos que outras.

estive a analisar a tua proposta e realmente tem um optimo aspecto :D


acho que talvez va mesmo aceitar a tua proposta visto que a do manipulo a versão melhor é paga :)
 
http://www.linuxmint.com/edition.php?id=99 para 32bits
http://www.linuxmint.com/edition.php?id=100 para 64bits(so no caso de o teu pc suportar )

Do link que puseste nenhuma é directamente debian based , essas são baseadas em ubunto que por sua vez é baseado em Debian :p

ahh obrigado :)

o meu portatil é o acer aspire que pus no primeiro post, ele aguenta os 64 bits so que não sei ate q ponto ficará rapido com 64 bits :) mas tambem tem 4gb de ram preciso do 64 bits para tirar o maximo proveito :)
 
boas,

vi o post do manipulo, que recomenda zorin, mas é pago em certas versões, embora seja um valor simbolico deverei fazer o pagamento e escolher alguma versao premium?

obrigado


A unica diferença da versão free das versões premium é o Numero de aplicaçoes pre-instaladas, que posteriormente podes instalar manualmente..

Por isso, a não ser que queiras poupar trabalho e precises mesmo de tanta aplicação, basta instalar a versão CORE.

Eu uso o Zorin e Recomendo!
 
Back
Topo