Melhoramento Airflow da caixa

kiling

Portugal@Home Member
Boa noite a todos,

Desde ja as minhas desculpas mas nao sei onde deveria colocar isto, se nesta secçao de duvidas (ja que e uma duvida para mim) ou no modding (nao e propriamente modding mas pronto).
Possuo uma TT Xaser III (Desing descutivel mas que na epoca gostei) e para quem conhece a caixa possui 7 fans 8x8cm mas com um airflow mediocre. Agora que coloquei um Q6600 e o tempo começa a aquecer ligeiramente a caixa começa a ficar mt quente, e a grafica, 3 discos, placa de som, placa de tv... e nao consigo extrair bem o ar da caixa.
Se abrir a caixa as temperaturas caem abruptamente (10º processador, 5 graus board e grafica), mas nao posso ter isto sempre aberto para nao entrar po e degradar o sistema. Estava a pensar alargar o canal de saida de ar superior da caixa pois o ar la e mt "estrangulado" que mais parece que vem para tras o fluxo de ar, e na lateral substituir as duas 8x8 por duas 12x12 que ali tenho, uma que veio com o cooler ninja e uma silent X que tem um airflow fantastico como sabem, e ai faço umas modificaçoes na serralharia do vizinho que me deixa la passar umas tardes nas ferias, mas terei de fazer isto com mt cuidado pois soldar aluminio penso que nao se possa fazer.

Acham que posso melhorar assim o airflow o davam-me outras sugestoes?

Muito Obrigado! :):kfold:
 
Boas...

Por acaso conheça quem tenha uma caixa dessas e pela forma como as fans estão colocadas e pela forma da caixa em si vi logo que o arrefecimento não devia ser grande coisa...Mas coisa que eu achei estranho foi ela ter essas tais 7 fans de 80mm e pouco barulho fazer...mas pronto.

O principal problema pareceu-me as entradas de ar, principalmente as da frente, pois tem realmente 2 fans lá...mas buracos para o ar entrar está quieto...resolução: tirar as duas de 80 e adaptar 2 de 120 e depois tentar arranjar maneira de abrir buracos de ventilação...

Sobre a lateral...pareceu-me ter muita tralha...nomeadamente o plástico que suporta as fans laterais (caso a tua seja essa versão)...resolução...tirar esse dito suporte e as respectivas fans...acho que não servem de muito...(se achares que faz falta ventilação adicional podes sempre adaptar 1/2 fans mas aparafusadas directamente na lateral...mas penso que não valha a pena).

Depois com o espaço que fica disponível depois de se retirar o dito suporte...arranjar maneira de adaptar 1/2 fans de 120 na traseira e está feito...

Ah...e se há uma coisa que não serve para nada é a fan da parte de cima da caixa...só serve para fazer mais barulho e "ocupar espaço"...

Cumps ;)
 
O arrefecimento poderia ser bem melhor e certo mas as fans sao silenciosas, trabalham a baixa velocidade e logo poucos cfm's, consegue fazer mais barulho o zalman@2300rpm que o resto das fans acredita.
As fans da frente sao as que mais ar conseguem puxar, as entradas de ar fazem-se por baixo da tampa da frente e nao por aqueles buracos que la tem, tem um buraco em que cabe quase 1 mao, o problema esta por detras delas onde tem mt aluminio e o ar estagna ai um bocado logo.
Na lateral tambem tava a pensar da sumisso ao plastico, mas estou com um problema depois se nao colocar as 12x12 na lateral a meter ar, e que atras ja estive a medir e nao tenho espaço para colocar as 12x12 a retirar o ar... so uma e com mt mt jeitinho pois 12.5cm e a largura disponivel da lateral a board na parte posterior da caixa.
Entao a fan superior esta la a fazer feitio literalmente... hehe :)

Obrigado

Cumps
 
Então pronto...já disseste tudo.

Agora é tentares pôr as 2 de 120 na lateral e outras 2 na traseira...ficando as duas de 80 na frente para arrefecer os discos...

E isso tudo vai depender, claro, do dinheiro que tiveres para gastar em fans...eu aconselho as Noiseblocker Blacksilent XL2

Cumps ;)
 
Back
Topo