Melhorar a fonte. O que comprar?

magnat7

Power Member
Boas malta,

então é o seguinte, a semana passada comprei uns Sen HD380 pro, depois de ver os HD280 pro e os MDR V6. Apesar de ainda estarem a fazer burn in (4 horas de uso), sinto que o headphones não estou a dar o seu melhor. Os graves são fracos e o som parece algo plástico. Depois de ler muito sobre os headphones, resolvi comprar sabendo que me iam servir para o uso que lhe dou e quero dar.

Ora, com uns headphones profissionais como estes, convém ter uma fonte à altura. Neste campo estou completamente a zero, isto é a fonte é a simples placa onboard da mb, logo não posso esperar tirar o máximo de proveito dos 380 pro.

A minha dúvida é melhorar a fonte é comprar um placa de som dedicada, um amp ou um dac? Não sei ainda quanto tenho para gastar, pois neste momento fiz um grande investimento ( phones e 2 monitores) e vou ter que esperar algum tempo para poder melhorar a fonte. Mas na verdade queria ir vendo a melhor maneira de melhorar a fonte para ver valores, para ser mais fácil para mim saber quanto tenho que poupar.

De referir que a fonte para os headphones será a mesma fonte para umas colunas monitor de estúdio, que tenciono comprar futuramente.
 
O Fiio E10 parece ser uma boa aposta. O E7 também, e tem a vantagem de ser portátil. A maioria dos DACs de computador já é bastante bom, mas pelo preço a que compras tanto o E10 como o E7, fica mais barato que a maioria dos amplificadores decentes mesmo sem DAC.
Contudo não te garanto que isto te vá dar melhorias excelentes, pode acontecer que simplesmente não gostes muito dos headphones. Não conheço os HD380, mas o que descreveste parece um problema comum aos Sennheisers mais acessíveis (sennheiser veil). Para já podias experimentar um equalizador e tentar melhorar o som um bocado. Se usares o Foobar como leitor, o Electri-Q é um bom equalizador paramétrico.
 
O Fiio E10 parece ser uma boa aposta. O E7 também, e tem a vantagem de ser portátil. A maioria dos DACs de computador já é bastante bom, mas pelo preço a que compras tanto o E10 como o E7, fica mais barato que a maioria dos amplificadores decentes mesmo sem DAC.
Contudo não te garanto que isto te vá dar melhorias excelentes, pode acontecer que simplesmente não gostes muito dos headphones. Não conheço os HD380, mas o que descreveste parece um problema comum aos Sennheisers mais acessíveis (sennheiser veil). Para já podias experimentar um equalizador e tentar melhorar o som um bocado. Se usares o Foobar como leitor, o Electri-Q é um bom equalizador paramétrico.
Pelo que li no head fi, o mínimo que recomendam como DAC, é mesmo o E10, mas será que depois para ligar os monitores irá chegar?
Eu acho que uns headphones de 100€ não são os mais acessíveis, ainda por mais são usados para monitorização. Não são caros é verdade, mas pelo que li antes de os comprar, a sua qualidade pelo preço é bastante boa.
Eu tenho consciência que a minha fonte está a limitar os headphones, dai querer ouvir opiniões.
Não percebo muito de equalização, apesar de já ter mexido numa das mesas melhores e mais raras, foi tudo coisas básicas.
Relativamente ao player, uso o iTunes, pelo facto de ter iPod.

Como disse não percebo muito, pelo que a minha decisão irá ser tomada com base no que vou lendo e com o que vocês me irão dizer. Já li relatos de que realmente os HD380pro são "pobres" com uma fonte como a minha, dai querer ouvir opiniões.

With poor source like laptop sound is bit muddy and not so clear, there is also lack od high tones - headphones are bit bassy and not so special.
When I used sansa clip mp3 player sound was much better but still it was not it, despites clips linear response. Bass was almost perfect, especially low end, but mids were little too strong and high to weak.


Don’t forget about decent source because only with good sound card or dac they can play like professional headphones
 
A importância da fonte é muitas vezes exagerada. Eu acho que a diferença do portátil para um DAC/amp barato vai ser muito audível, mas um aumento por exemplo de 50€ nos headphones é sempre mais óbvio que num amp. Acho que qualquer uma das duas sugestões deve servir perfeitamente. O meu E7 tem um volume até 60, nunca usei acima do 10 com os CAL (e é com música gravada com níveis muito baixos, com electrónica passa a 3).

Nunca experimentei o iTunes, mas deve ter um equalizador decente integrado. Podes tentar mudar alguns valores, só a ver no que dá. Às vezes leio sobre pessoas que gastam uns 300$ em cabos para ter um som mais quente e depois dizem que os equalizadores deixam a música impura =) se não gostares podes sempre não usar. Por exemplo se notas poucos graves tenta deixar a zona dos 125Hz (penso que é um dos valores) onde está e baixar os outros valores em inclinação até uns -5dB, para criares um 'pico' nos graves. Não subas os graves, em vez disso baixa os restantes, se não o som começa a distorcer.
 
Eu inicialmente só queria gastar no máximo até 60€, estivepara ir para os CAL, mas depois acabei por comprar uns mais caros, quase 50€ a mais.
Quanto à fonte, o E10 é melhor que o E7 certo? Agora só não sei se compro um que seja portátil ou para ficar na secretária, isto porque já não uso o iPod à algum tempo( 5 meses). Na verdade , ainda tenho que experimentar os 380pro lá.

Vou ver isso do equalizador, tentar melhorar alguma coisa.
 
Os HDx80 não são conhecidos pela sua qualidade de som mas sim pela robustez e durabilidade.

Atenção que o E10 não é bom para edição de audio porque corta os primeiros milisegundos.
 
Já li relatos de que realmente os HD380pro são "pobres" com uma fonte como a minha, dai querer ouvir opiniões.
Pobre, pobre, é esse relato :)

Falar de "laptop sound" não faz sentido nenhum.

Por exemplo, não consigo utilizar uns IEMs com a placa de som onboard do portátil do trabalho: muito ruído, hiss elevado, etc.
Por outro lado, não consigo apontar qualquer falha à saída de auscultadores do Macbook que tenho em casa.

Tudo depende do que tens atualmente. Pode compensar um investimento (se a fonte for, de facto, fraca), ou não compensar (podes simplesmente não gostar do som dos auscultadores).



Daquilo que li, esses auscultadores são bastante equilibrados, pelo que os "graves fracos" podem ser feitio e não defeito.
 
Os HDx80 não são conhecidos pela sua qualidade de som mas sim pela robustez e durabilidade.

Atenção que o E10 não é bom para edição de audio porque corta os primeiros milisegundos.
Isso não sabia. A "luta" final foi entre os HD280pro, os 380 pro e os MDR V6, mas depois de falar com um amigo meu que é dj e percebe mais meti os sony de lado. Para já estes headphones vão ser usados mais para edição de vídeo um um pouco de som, mas também vão ter de dar para o resto ( música). Depois daqui a uns tempos, quando puder compro uns só para música.
Pobre, pobre, é esse relato :)

Falar de "laptop sound" não faz sentido nenhum.

Por exemplo, não consigo utilizar uns IEMs com a placa de som onboard do portátil do trabalho: muito ruído, hiss elevado, etc.
Por outro lado, não consigo apontar qualquer falha à saída de auscultadores do Macbook que tenho em casa.

Tudo depende do que tens atualmente. Pode compensar um investimento (se a fonte for, de facto, fraca), ou não compensar (podes simplesmente não gostar do som dos auscultadores).



Daquilo que li, esses auscultadores são bastante equilibrados, pelo que os "graves fracos" podem ser feitio e não defeito.
Não querendo meter as culpas em ninguém, mas na altura tive pouca ajuda na escolha dos headphones, depois decidi sozinho. Agora não há volta a dar, o que está feito, feito está. Sei que não comprei uns headphones high end, mas também não queria. Posso dizer que antes usava headset para gaming e a diferença para estes já é enrome!

Entretanto tive a ler mais sobre os Fiios, e têm um problema, não dá para ligar colunas. Como disse no primeiro post, a fonte tem de servir para os headphones actuais e para monitores de estudio, que irei comprar futuramente (não sei precisar quanto). Eu não quero estar a comprar agora um fonte nova, as que sirva só para os headphones, a comprar prefiro comprar já a contar com os monitores de estúdio. Mas não procuro material profssional.

Já usei os headphones no iPod Nano, e a qualidade de som melhora um bocado em relação à placa onboard.

A qustão é , melhorar fonte, procuro placa de som, amp ou dac?
 
Eu vi ajuda suficiente e com opiniões sensatas, mas tens de compreender que não podemos estar constantemente a escrever CAL! de 2 em 2 posts. Mas não fizeste uma má compra para o propósito que querias, os HD380 certamente vão durar muito tempo para as tuas tarefas planeadas. Mais tarde compras uns auscultadores que te permitam desfrutar doutra forma da música.

O Fiio E10 podes ligar a colunas sem qq tipo de problema. Tens de ver quais as entradas que vais utilizar as colunas. Caso precises da saída RCA, podes utilizar o Fiio E10 com o Fiio D03K (atenção às falsificações!) através da saída coaxial. A anterior alternativa barata era o uDac, mas já não é assim tão barato e não sei se será superior ao Fiio.

Cumprimentos
 
Última edição:
Novamente, atenção ao E10. Se precisares de sincronizar audio com ele vais dar em maluco.
Parece-me que o que queres é um amplificador com saida de auscultadores, não? Ou esses monitores terão amplificação própria?
 
Eu vi ajuda suficiente e com opiniões sensatas, mas tens de compreender que não podemos estar constantemente a escrever CAL! de 2 em 2 posts. Mas não fizeste uma má compra para o propósito que querias, os HD380 certamente vão durar muito tempo para as tuas tarefas planeadas. Mais tarde compras uns auscultadores que te permitam desfrutar doutra forma da música.

O Fiio E10 podes ligar a colunas sem qq tipo de problema. Tens de ver quais as entradas que vais utilizar as colunas. Caso precises da saída RCA, podes utilizar o Fiio E10 com o Fiio D03K (atenção às falsificações!) através da saída coaxial. A anterior alternativa barata era o uDac, mas já não é assim tão barato e não sei se será superior ao Fiio.
Como tinha dito não me estava a referir a ningué em especial, eu na altura só estava a espera de mais respostas. Já conhecia os CAL! e até os indiquei, mas depois do que li do seu isolamento meti-os logo de lado. E nisso os 380pro são o melhor que experimentei. É como dizes, não são os melhores para ouvir música, mas tinha que ser razoavelmente bons para monitorização, mais tarde compro uns só para ouvir música.

Cumprimentos

Novamente, atenção ao E10. Se precisares de sincronizar audio com ele vais dar em maluco.
Parece-me que o que queres é um amplificador com saida de auscultadores, não? Ou esses monitores terão amplificação própria?

No que diz respeito aos monitores, ainda não sei quando os vou compra e quais os vou comprar, mas ando a namorar monitores da KRK(RP5G2/RP6G2) e da Adams (A3X/A5X). Se são amplificados ou não, não sei, ainda pouco li sobre cada um deles, mas uma passagem rápida pelo site do fabricante, não vejo nada que indique tal coisa, mas posso estar errado.

Quanto à fonte, estive a navegar ontem por um outro fórum tipo zwame, e vi que havia malta que usava AVR's. A minha questão é ,até que ponto é que não me compensa mais comprar um em relação às fontes indicadas?
Em termos de AVR vi malta a usar Denon AVR 1312 ( custa quase 200£).

Depois fui ao site da marca, e estive a investigar e reparei que eles têm amplificadores( só para música), a começar nos 170£ novos. Fiquei a pensar nisto, até que ponto não me compensa mais comprar um avr ou um amplificador de entrada? É possível fazer a ligação entre AVR/amp -> pc?
 
Enquanto não definires o teu problema não vais encontrar solução para ele. Começas por colocar a hipótese da fonte, agora da amplificação...Tens também que determinar desde já que tipo de colunas vais adquirir; colunas activas dispensam amplificação, colunas normais necessitam de amplificação que também pode vir a ser utilizada com os auscultadores.
 
Enquanto não definires o teu problema não vais encontrar solução para ele. Começas por colocar a hipótese da fonte, agora da amplificação...Tens também que determinar desde já que tipo de colunas vais adquirir; colunas activas dispensam amplificação, colunas normais necessitam de amplificação que também pode vir a ser utilizada com os auscultadores.
Comrpreendo, mas também é difícil dizer o que vou comprar daqui a um ano.
Pelo que estive a ler das colunas que indiquei, as KRK RP5 G2 são bi amplificadas. As restantes ainda não consegui ver.
 
Back
Topo