Artigo/Análise Melhorar a rede wifi

Pr0zIn

Power Member
Bom dia,
Diversas vezes já li neste forum os utilizadores a queixarem-se da cobertura da rede wifi e como a podiam melhorar. Este tutorial é destinado a quem não tem grande orçamento para comprar um AP/router/Powerline/whatever mas que tem ao seu dispor um raspeberry pi/um portatil velho/uma torre velha e um cabo de rede a chegar ao local onde desejaria ter melhor cobertura de wifi...
Os unicos requisitos são :
-Cabo ethernet
-Possuir placa de rede para ethernet
-Possuir uma placa wifi
(Se utilizarem um RPI3 ou um Portatil à partida já tem as 2 placas necessárias integradas).

É importante salientar que a cobertura wifi irá depender da qualidade da vossa placa wifi/antena, no entanto, se a intenção for melhorar o sinal para os vossos dispositivos moveis no quarto por exemplo, então ficarão bem servidos.

Este tutorial serviu numa máquina velha durante um evento, com 4Gb de ram dual-core com ubuntu 14 e uma placa WIFI TP-LINK de aprox 10€.
No entanto, os passos para debian/raspeberrian são os mesmos. Para fedora/centos a logica é a mesma, porem os pacotes poderão ser diferentes.

1º passo : apt-get install isc-dhcp-server hostapd iptables-persistent

2º passo: (deverão ver o nome da vossa interface wireless antes deste passo: ifconfig -a)

Editar /etc/hostapd/hostapd.conf

interface=wlp7s1
driver=nl80211
ssid=AP-ZWAME
hw_mode=g
ieee80211n=1
channel=1
wpa=1
wpa_passphrase=ZWAME123
wpa_key_mgmt=WPA-PSK
wpa_pairwise=TKIP CCMP
wpa_ptk_rekey=600

3º passo: Editar /etc/dhcp/dhcpd.conf

ddns-update-style none;
default-lease-time 600;
max-lease-time 7200;

subnet 10.1.1.0 netmask 255.255.255.0 {
range 10.1.1.5 10.1.1.240;
option domain-name-servers 8.8.8.8, 8.8.4.4;
option routers 10.1.1.1;
}

4º passo: Editar /etc/default/isc-dhcp-server
INTERFACES="wlp7s1"

5º passo: Editar /etc/network/interfaces

auto wlp7s1
iface wlp7s1 inet static
address 10.1.1.1
netmask 255.255.255.0
wireless-mode Managed

6º passo: Anotar o MAC address da vossa placa wifi e substituir o XX:XX:XX:XX:XX:XX pelo MAC:
Editar /etc/NetworkManager/NetworkManager.conf
unmanaged-devices=mac:XX:XX:XX:XX:XX:XX

7º passo: /etc/default/hostapd

RUN_DAEMON="yes"
DAEMON_CONF="/etc/hostapd/hostapd.conf"
DAEMON_OPTS="-dd"

Ultimo passo:
echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

#Deverao substituir o eth0 pela vossa interface eth (ifconfig -a novamente)
iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE

sudo /etc/init.d/iptables-persistent save
sudo systemctl enable isc-dhcp-server
sudo systemctl restart networking
sudo systemctl enable isc-dhcp-server
sudo systemctl enable hostapd

PS- A sala não tinha nenhuma cobertura Wifi, com isto atingimos os +- 50Mbps via wifi
 
Desculpem a minha intromissão.
Eu acho que a melhor solução continua a ser um repetidor exterior de sinal wifi de longo alcance.
Instalei um no exterior da minha casa e fiquei com cobertura em toda a propriedade, estava farto de repetidores de tomada que para ser sincero têm um alcance bastante limitado.
 
Repetidores de tomada?

O que existe são powerlines que garantem percas mais reduzidas face aos "repetidores" de sinal.

A partir de uma powerline pode-se optar por um qualquer router para difundir o sinal, caso as soluções powerline com wireless não sejam satisfatórias (o que para interior de casa é difícil que não cheguem).

Para exterior, há soluções específicas, daí a confusão e a não obtenção dos resultados pretendidos.
 
Desculpem a minha intromissão.
Eu acho que a melhor solução continua a ser um repetidor exterior de sinal wifi de longo alcance.
Instalei um no exterior da minha casa e fiquei com cobertura em toda a propriedade, estava farto de repetidores de tomada que para ser sincero têm um alcance bastante limitado.
Repetidores de tomada?

O que existe são powerlines que garantem percas mais reduzidas face aos "repetidores" de sinal.

A partir de uma powerline pode-se optar por um qualquer router para difundir o sinal, caso as soluções powerline com wireless não sejam satisfatórias (o que para interior de casa é difícil que não cheguem).

Para exterior, há soluções específicas, daí a confusão e a não obtenção dos resultados pretendidos.


" Este tutorial é destinado a quem não tem grande orçamento para comprar um AP/router/Powerline/whatever mas que tem ao seu dispor um raspeberry pi/um portatil velho/uma torre velha e um cabo de rede a chegar ao local onde desejaria ter melhor cobertura de wifi"

Penso que fui bastante claro no tutorial....
Claro que é muito melhor ter 1 powerline que quase nao ocupa espaço do q ter 1 caixote a fazer de access point..
isto destina-se a quem tem material à disposiçao e nao tem verbas para adquirir algo melhor.
Obrigado
 
ja agora é de salientar que não convem nada usar um desktop ou portatil velho prolongadamente, o consumo de energia em menos de dois meses é suficiente para pagar um AP dedicado.
 
Back
Topo