1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Melhorar performance no XP

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por ExtremeGamer, 17 de Outubro de 2007. (Respostas: 17; Visualizações: 4416)

  1. ExtremeGamer

    ExtremeGamer What is folding?

    na revista exame informatica, na ediçao de Agosto deste ano, surgiu um topico de capa que me interessou bastante: 100 melhores dicas para acelerar o sistema :eek:
    decidi usar todas as dicas correspondentes ao XP e o resultado foi estrondoso... parecia ke tinha recebido 1gb de ram... (na verdade tenhu 768mb :007: )
    logo depois peguei no meu melhor amigo da internet (google xD) e fui logo procurar por mais dicas relacionadas... e encontrei este site:

    http://www.tweakxp.com/performance_tweaks.aspx

    contem muitas das melhores dicas (algumas repetidas) para melhor o performance do sistema...
    usei quase todas e recomendo!!!

    Cumps
     
  2. Pedrocas

    Pedrocas Banido

    Qual é o numero da revista, sabes dizer-me?

    Por acaso, esse site até tem umas boas dicas. Vou experimentar algumas que isto já se anda a arrastar...
     
  3. ExtremeGamer

    ExtremeGamer What is folding?

    é a nº 146... agora vou masé dormir xD

    já agora aproveito para sugerir que deixem tambem links de dicas para acelerar o xp que encontrem... sempre dá uma ajuda
     
  4. Salvador_

    Salvador_ Power Member

    eh o tipico... por exemplo o LastXP que eh va' um XP modificado por uma outra pessoa... incorpora dezenas de tweaks etc para o tornar mais leve...para dar exemplo a maquina do meu irmao com o XP normal nao funcionava...com o LastXP funciona e bem...eu com imensas apps agora ligadas...firefox que come ram e mais uns programas em background tou a consumir 297 MB de ram... saca lastXP para quem quer vista tambem existe LastVista
     
  5. Nuno Brito

    Nuno Brito Power Member

    Salvador_, "típico" é recomendar downloads de fontes duvidosas e ilegais ao invés de experimentar as alternativas legais e tentar mexer esses neurónios de vez em quando.

    297Mb de RAM ainda é um exagero na minha opinião - já fiz um projecto capaz de correr abaixo dos 18Mb de RAM mas isso também era um pouco dramático em termos de redução mas ao menos criava um windows que não ocupava mais de 14Mb de disco.

    http://www.911cd.net/forums//index.php?s=&showtopic=16528&view=findpost&p=110159
    http://www.boot-land.net/forums/project-NanoXP-t12.html
    http://www.msfn.org/board/How_ToNanoXP_t78287.html

    Talvez para tua informação, mas este "LastXP" não é nada mais que um windows a que adicionaram drivers e removeram componentes e que pode ser feito em pouquissimo tempo (na maioria dos casos) usando o Nlite: http://nliteos.com/

    Eu pessoalmente acho que é mais divertido criar o próprio CD/DVD de instalação do Windows juntamente com os programas e modificações que queremos. Usar o nlite e criar CD's como esse "LastXP" é coisa de crianças - acredita.

    Só a título de exemplo - criei um projecto chamado liveXP que usa pouco mais de 100Mb no disco e corre com 74Mb (incluíndo o Opera a correr - não gosto muito do firefox..)

    É baseado em Windows PE e usa qualquer CD de instalação do Windows XP - inclui também esses drivers "mágicos" que puseram a máquina do teu irmão a funcionar (SATA?), é bem mais rápido que qualquer windows que instales no disco porque tem muito menos serviços a correr e é obviamente à prova de viroses (a menos que consigam escrever num CD-R.. ;))

    Como estarás a criar a tua própria instalação é legal quanto baste e ao menos podes modificar à vontade para ficar como precisares.

    O Programa usado chama-se WinBuilder - também é gratuito, legal e simples de usar: http://boot-land.net/winbuilder e quando inicias o programa tens a opção de fazer o download do projecto liveXP.

    ---------

    [​IMG]

    Se colocares o desafio ainda se faz mais pequeno e mais rápido - não é dificil - o interesse está em despertar a curiosidade para perceber como funcionar e aprender a melhorar o computador - usar imagens de windows já feitos por outras pessoas não é uma prática muito saudável - confia em mim.
     
  6. Salvador_

    Salvador_ Power Member

    esse realmente ta mesmo muito baixo, muito bom mesmo...tambem n sei ate' q ponto uma propria pessoa modificar o windows e' legal...eu enunciei o lastxp pq e' o que eu uso e estou satisfeito e tem uma comunidade grande por traas pelo menos que eu tenha conhecimento...

    quanto ao pc do meu irmao, n me parece que fosse SATA nem sei se existia na altura quando aquele pc saiu:-D 10 gigas de dsico IDE, celeron 733 Mhz...é coisa boa pode-se dizer lol mas da' conta do recado (trabalhos escolares, etc) pa mim jogos nao é no PC nunca fui apologista nao sei porque nao me da "jeito"

    mas obrigado pela informaçao agora esses 75 MB de ram... bolas... mas isso eh em live cd ou instalacao no disco tmb eh possivel ?
     
  7. Nuno Brito

    Nuno Brito Power Member

    Existe um meio termo a nível do que podes modificar e que te permite modificar os ficheiros do teu CD para melhorar ou resolver certas situações como a falta de drivers por exemplo.

    Isto tem sido discutido desde 2003 e quer a microsoft goste ou não - a verdade é podes modificar desde que não distribuas o software deles. Por esse motivo é que existem este tipo de soluções.

    E no aspecto da partilha são mesmo intransigentes - a distribuição de imagens já preparadas são consideradas ilegais porque a microsoft não autoriza a sua distribuição a menos que seja de um modelo OEM autorizado para tal efeito.

    ----

    É possível usar estes liveCD's no disco - mas os passos manuais podem confundir-te um pouco.

    Existe uma ferramenta que está incluída no projecto que permite transferir o SO para uma pendisk.

    Chama-se PEtoUSB: http://gocoding.com


    Também tens a hipótese de carregar esta imagem na memória do computador e correr o windows por completo na RAM - e assim é rápido.. :-D

    Para o fazeres tens de adicionar os ficheiros de arranque do windows 2003. Encontras uma versão trial do Windows 2003 no site da microsoft que podes usar como base para fazeres um SO rápido e pequeno.

    http://www.microsoft.com/windowsserver2003/R2/trial/installinstruct.mspx

    Boa sorte! :)
     
  8. ExtremeGamer

    ExtremeGamer What is folding?

    pelos vistos eu ainda sou muito novo nisto xD

    alguem pode explicar de que estao a falar? que projectos é que voces estao a falar? e o que é isso do winbuilder, lastxp e etc?
     
  9. IceTapanho

    IceTapanho Power Member

    Eu também gostava de saber, especialmente acerca do WinBuilder. O nLite já conheço, mas o WinBuilder não consegui perceber o que faz, e lá no site não explica nada.
     
  10. Nuno Brito

    Nuno Brito Power Member

    Existem algumas informações aqui (inglês): http://boot-land.net/winbuilder/help/#Overview

    No fundo - é um programa e uma série de projectos para criar todo o tipo de sistemas operativos baseados em windows incluíndo o vista.

    -----

    Para quem conhece o bart's PE builder podem considerar isto uma espécie de bartPE musculado e sob efeito de esteróides.. ;)

    -----

    O interesse do winbuilder é saber ao certo qual o extremo a que se pode chegar quando removemos tudo o que não faz falta usando quase sempre um CD de instalação do Windows.

    Os projectos tornam os resultados mais "fáceis" para todos porque já automatizam todos os passos que dantes eram feitos com alguma perícia e horas de leitura.

    Encontram alguns dos projectos aqui: http://www.boot-land.net/forums/index.php?showforum=50

    E o site de discussões (Inglês): http://www.boot-land.net/forums


    Se tiverem alguma dificuldade digam que eu tentarei ajudar - se calhar era melhor abrir um tópico só para este tipo de discussões um dia destes.

    :)
     
  11. ExtremeGamer

    ExtremeGamer What is folding?

    isso quer dizer que é possivel ter um sistema operativo dentro de um sistema operativo? :eek:
    so tinha ouvido falar do Windows XP no Mac OS X... então... quer dizer que com o Winbuilder posso ter um Windows Vista no XP ??? pelo menos foi o que eu entendi...
    de qualquer dos modos o melhor era fazer um topico aqui sobre o Winbuild, tal como o Nuno sugeriu

    voltando para o assunto do topico (lol), dou-vos algumas pequenas dicas que consegui obter para melhorar o XP:
    Uma maneira de deixar o computador mais limpo é usar programas que num clique limpe ficheiros temporários, erros de registo e outros ficheiros completamente NAO NECESSARIOS que se vão acumulando... como o CCleaner!
    Um óptimo programa grátis e capaz de limpar tudo isso em questao de poucos segundos: http://www.ccleaner.com/

    Outra maneira de aumentar a rapidez do acesso aos programas e pastas é desfragmentando...
    Neste momento devem estar a pensar que nao sao capazes de fazer uma desfragmentação por demorar bastante tempo... bem, o Desfragmentador do Windows talvez. Mas o Desfragmentador da Auslogic é bem mais rapido, leve e excelente no trabalho que faz:
    http://www.auslogics.com/disk-defrag/

    Mais logo arranjo mais dicas xD
    Cumps
     
  12. IceTapanho

    IceTapanho Power Member

    Vou experimentar esse desfragmentador. Estou farto do do windows :o
     
  13. voces falam do xp...
    e como posso melhorar a performance no vista?
     
  14. Pedrocas

    Pedrocas Banido

    Desinstalando-o e instalando o XP. :-D
     
  15. ExtremeGamer

    ExtremeGamer What is folding?

    na mesma revista que falei no inicio do post (exame informática nº146) também menciona como melhorar o performance do vista...

    eu cá nao gosto muito do vista ainda, por estar cheio de erros, mas cá vai:

    alguns (poucos xD) tweaks para melhorar performance do vista:
    http://www.tweakvista.com/VistaPerformanceTweaks.aspx

    o CCcleaner e o Auslogics DiskDefrag também têm compatibilidade com o Vista por isso recomendo-os:
    http://www.ccleaner.com/
    http://www.auslogics.com/disk-defrag/


    Alguns conselhos mencionados na revista:

    - Manter os drivers actualizados (placas gráficas, placas de som)

    - Remover funcionalidades desnecessarias (Painel de Controlo -> Remover Programas -> Activar ou desactivar funcionalidades do Windows)

    - Para aqueles que querem mais performance e menos imagem:
    Desactivar a transparência (Right Mouse -> Personalizar -> Cor e Aspecto das Janelas -> "Deschecar" a opção Activar Transparência)
    Desactivar o Aero (Right Mouse -> Personalizar -> Cor e Aspecto das Janelas -> Abrir as propriedades clássicas de aspecto para mais opções de cor -> Esquemas de Cores -> Windows Vista Basic ou Padrão do Windows)
    Desactivar efeitos especiais (Painel de Controlo -> Sistema e Manutenção -> Utilizar ferramentas para melhorar o desempenho -> Ajustar efeitos visuais)

    - Desactivar serviços (Menu Iniciar -> Digitar na caixa de pesquisa "services.msc" e pressionar Enter -> Desactivar alguns serviços como:
    Serviço de Relato de Erros do Windows
    Serviço de Entrada do Tablet PC (se NAO estiver a usar um Tablet PC)
    Procura do Windows (Windows Search) (desactivar apenas no caso de nao ter o hábito de usar o Windows para pesquisar ficheiros no PC) (aumenta bastante o performance desactivando este)


    -----------
    Finito! espero que tenha ajudado

    Sim também recomendo isso xD

    Cumps
     
    Última edição: 19 de Outubro de 2007
  16. whitelines

    whitelines Power Member

    Basicamente o nlite e o winbuilder fazem a "mesma" coisa ? Criar um windows a nossa medida apenas com o que precisamos? Ou percebi mal..
     
  17. brock

    brock Folding Member

    O objectivo é basicamente "Software que o ajuda a escolher componentes para serem removidos durante a instalação do Windows 2000/XP/2003".
    Ou seja tudo aquilo que não tem grande "proveito" remove-se para tornar o SO (sistema operativo) mais leve e consequentemente mais rápido.
    cump's.
     
  18. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Na grande maioria dos casos os teus grandes "ganhos" vêm de tirar o System Restore Service, o Indexing Service e passar para Classic Mode (em termos de performance). O resto é troquitos aqui e ali. Ok, ajuda, mas não é muito...
     

Partilhar esta Página