Melhorar performance Windows 10

diogovans

To fold or to FOLD?
Boas,

Tenho em mãos um portátil (Samsung) que já tem uns bons anos e que desde o início (vinha com Windows 8 ou 8.1, atualizei para 10) que sempre achei a performance do computador muito deficiente. Inicialmente o computador também vinha com um disco rígido mas entretanto estragou-se e coloquei um SSD.

O computador é usado para tarefas muito básicas: Office e web browsing ligeiro (exceto uma ou outra ocasião em que se vê um stream).

Especificações do computador:
  • Processador: Intel(R) Celeron(R) CPU 847 @ 1.10GHz, Dual Core, 2MB Cache
  • Disco rígido: SSD 250GB KINGSTON SA400S37240G
  • RAM: 4GB DDR3 1333MHz
  • Gráfica: Intel(R) HD Graphics 4000

Pelo pouco que percebo de hardware, parece-me a mim que o "bottleneck" do computador é o processador. Nas últimas semanas tive de usar este pc para correr UiPath Academy e a performance era péssima. Então fui investigar umas definições e reparei que nas definições avançadas do plano de energia, o "Estado de desempenho máximo do processador" estava abaixo dos 100%. Coloquei 100% e agora a utilização do processador vai mesmo aos 100% que é o que se quer. Também reparei que o computador estava em "Modo de silêncio" nas definições da Samsung. Ao desligar o mesmo o brilho do ecrã aumentou, pelo que deduzo que o pc reduz a performance quando esse modo está ativo. O pc está ligado à corrente 95% do tempo portanto não me interessa poupar bateria diminuindo a performance.

Posto isto, chego às dúvidas:
  • Como é que posso fazer para que o computador mantenha o mesmo plano energético, com e sem o carregador ligado?
  • Que outro tipo de definições posso alterar para tentar aumentar o desempenho do computador? Se calhar até pode haver algo fora das definições que se pode tentar.
  • Uma vez que sou o detentor da conta de administrador desde pc, as alterações que faço na minha conta também se aplicam nas outras contas?

Obrigado.
 
As definições de energia normalmente agora nos portáteis com W10, altera-se o plano de energia no "Windows Mobility Center" ao invés do painel de controlo convencional.

Respondendo aos teus tópicos.

- Mesmo que definas o perfil de energia de "máximo desempenho" no Windows, não sei com são agora os Samsung, mas dantes ao nível da BIOS eles também faziam a gestão de energia, não sei aos dias de hoje que opções tem e se dá para alterar.
- A forma de aumentar o desempenho é remover componentes do Windows que não precises e desativar serviços que não usas, adicionalmente podes alterar os efeitos visuais para melhor performance e no painel de controlo da gráfica Intel se tens a opção também de coloca-la em "Maximo Desempenho", mudar de AV para o Avast ou Avira e não usar o Defender da MS.
- Tudo o que são definições globais do sistema (normalmente tem aquele escudo e pede permissão) vão ser aplicadas á maquina e não apenas utilizador, logo a maioria das sugestões de desempenho possíveis que poderia sugerir vão afetar todas as contas.

Por muito que espremas esse PC, dificilmente vais um dia considera-lo rápido...Eu tenho um mini-portátil da Asus também com um Dual Core e a solução passou por colocar-lhe o Manjaro Linux XFCE, com o Windows 10 ficou sempre lento por muito que mexesse (com o Window 7 Home era bem melhor), agora nele com o Linux consigo ver as minhas series (480p e 720p) no Kodi ou no VLC sem quebras, sem cortes, a navegação Web é lenta só naquele momento em que está a carregar a página (depende do site), depois é normal, inclusive o miúdo até tem instalado Retroarch e joga os joguinhos de Arcade sem soluços (coisa que no Windows era um pesadelo).
 
Obrigado pelas dicas Genjuro. Como este computador é usado por pessoas que não percebem nada do assunto não vou mudar o SO. Cada vez que muda uma vírgula ficam confusos, quanto mais se mudar o SO lol.
 
Obrigado pelas dicas Genjuro. Como este computador é usado por pessoas que não percebem nada do assunto não vou mudar o SO. Cada vez que muda uma vírgula ficam confusos, quanto mais se mudar o SO lol.

A melhor coisa que podes fazer nesses PCs antigos é desligar as proteções spectre e meltdown, têm um impacto gigante nesses cpus antigos.
 
Back
Topo