Melhorar rede Wi-Fi e VPN

_TxT_

Power Member
Boa noite pessoal,

Tenho duas questões que gostaria que me esclarecem, antes de tentar entrar em contacto com o serviço técnico.

A primeira é: pode ser impressão minha, mas o router/modem da Nowo é absolutamente horrível. Ainda para mais, estando o router na sala, é difícil ter sinal Wi-Fi decente e consistente no quarto (não está muito longe mas tem bastantes paredes). Há alguma forma, que funcione mesmo, que permita aumentar o sinal Wi-Fi, sem ter grandes perdas de velocidade?

A segunda é: A Nowo tem algum tipo de bloqueador de ligação VPN ou tem essa opção desativada? Com todos os outros ISPs consigo ligar remotamente à rede da minha Faculdade por VPN, menos em casa.
 
A primeira é: pode ser impressão minha, mas o router/modem da Nowo é absolutamente horrível. Ainda para mais, estando o router na sala, é difícil ter sinal Wi-Fi decente e consistente no quarto (não está muito longe mas tem bastantes paredes). Há alguma forma, que funcione mesmo, que permita aumentar o sinal Wi-Fi, sem ter grandes perdas de velocidade?
Tenta alterar as configuraçoes da rede wifi do router através da pag interna, se nao melhorar tens que procurar uma soluçao como um router proprio, wifi extender ou power line wifi. A ultima soluçao é a melhor visto teres imensas paredes até ao quarto.

A segunda é: A Nowo tem algum tipo de bloqueador de ligação VPN ou tem essa opção desativada? Com todos os outros ISPs consigo ligar remotamente à rede da minha Faculdade por VPN, menos em casa.

A nowo não bloqueia nenhuma ligação vpn, se no mesmo pc consegues ligar a vpn da faculdade com outros isp, tenta desativar a firewall do router atraves da pag interna.
 
Obrigado, vou experimentar essa questão da firewall. Em relação à primeira pergunta, há redução significativa da velocidade usando essas soluçoes?
 
Com as soluções que apresentei acabas por ter maior potencia de sinal wifi, estabilidade e rapidez do que o router da NOWO. Eu por exemplo tenho router proprio da marca asus e powerline tambem da marca asus. Tenho valores por wifi através do router:


e atraves da power line no telemovel estando a 2 divisoes do dispositivo tenho:

 
Última edição:
Com as soluções que apresentei acabas por ter maior potencia de sinal wifi, estabilidade e rapidez do que o router da NOWO. Eu por exemplo tenho router proprio da marca asus e powerline tambem da marca asus. Tenho valores por wifi através do router:


e atraves da power line no telemovel estando a 2 divisoes do dispositivo tenho:


Obrigado pelas dicas. Vou experimentar. Se tiver mais dúvidas sobre o assunto, depois chateio ehehe obrigado
 
Com as soluções que apresentei acabas por ter maior potencia de sinal wifi, estabilidade e rapidez do que o router da NOWO. Eu por exemplo tenho router proprio da marca asus e powerline tambem da marca asus. Tenho valores por wifi através do router:


e atraves da power line no telemovel estando a 2 divisoes do dispositivo tenho:


E dispensaste o router da NOWO? Se sim onde ligaste o cabo coaxial?
(desculpem se as perguntas são muito básicas mas percebo pouco disto! )
 
E dispensaste o router da NOWO? Se sim onde ligaste o cabo coaxial?
(desculpem se as perguntas são muito básicas mas percebo pouco disto! )
És obrigado a ter sempre o Router da nowo, o que fiz foi ativar o modo Bridge no router da nowo e ligar o meu Router Asus para gerir toda a rede a partir do meu equipamento.
 
Ligeira correcção, ter o modem da NOWO. Não há em Portugal nenhum ISP que permita o uso de equipamentos de entrada (como o ONT ou modem DOCSIS). A excepção é para o ADSL que sacando as credenciais podes usar um router teu que seja ADSL.
 
Boas pessoal, ainda bem que voltaram a este tema. Eu na altura não explorei muito o assunto, mas a verdade é que continuo na mesma. Vi na página da Nowo que aparentemente eles têm uns routers novos ou vão. Alguém sabe se posso pedir a substituição do meu (acho que o router que tenho é muito fraquinho - acho que é o Sagecom F@st 3284) por um mais recente sem custos? ou terei que pagar? Alguém já experimentou?

Por outro lado, estou muito tentado a utilizar uma powerline (Devolo, parece ser a marca mais forte nesse campo), mas tenho algum receio dos possíveis complicações do sistema. westside, não tens tido qualquer problema em usar powerline?

Já agora, alguém sabe para que funciona a entrada USB no router que eles distribuem? Que posso fazer com aquilo?
 
Boas pessoal, ainda bem que voltaram a este tema. Eu na altura não explorei muito o assunto, mas a verdade é que continuo na mesma. Vi na página da Nowo que aparentemente eles têm uns routers novos ou vão. Alguém sabe se posso pedir a substituição do meu (acho que o router que tenho é muito fraquinho - acho que é o Sagecom F@st 3284) por um mais recente sem custos? ou terei que pagar? Alguém já experimentou?

Por outro lado, estou muito tentado a utilizar uma powerline (Devolo, parece ser a marca mais forte nesse campo), mas tenho algum receio dos possíveis complicações do sistema. westside, não tens tido qualquer problema em usar powerline?

Já agora, alguém sabe para que funciona a entrada USB no router que eles distribuem? Que posso fazer com aquilo?
Ficas melhor servido com o sagem fast 3284 e optar por comprar um Router próprio, a powerline da nowo é da marca tplink e são muito boas, até a data estão a funcionar bem sem qualquer problema, mas isso depende também da qualidade da tua rede eléctrica. Os devolos são excelentes também recomendo.
 
Ficas melhor servido com o sagem fast 3284 e optar por comprar um Router próprio, a powerline da nowo é da marca tplink e são muito boas, até a data estão a funcionar bem sem qualquer problema, mas isso depende também da qualidade da tua rede eléctrica. Os devolos são excelentes também recomendo.

A questão é que o Wi-Fi vai sempre ser um problema, penso eu. A não ser que os routers recentes sejam realmente muito melhores em termos de Wi-Fi do que o Sagem. Portanto terei sempre que utilizar uma outra opção. Não sabia que a Nowo disponibilizava Powerlines. Quanto custaram, se não for indiscrição?
 
A questão é que o Wi-Fi vai sempre ser um problema, penso eu. A não ser que os routers recentes sejam realmente muito melhores em termos de Wi-Fi do que o Sagem. Portanto terei sempre que utilizar uma outra opção. Não sabia que a Nowo disponibilizava Powerlines. Quanto custaram, se não for indiscrição?
O wifi não será problema se optares por um bom Router próprio que não fica caro, entre 50€ a 65€ compra se um bom equipamento. O novo router da nowo não é assim tão bom, eu nunca utilizei mas o pessoal aqui do fórum que tem pode te informar a performance do mesmo. Não tive que pagar nada pela power line.
 
O wifi não será problema se optares por um bom Router próprio que não fica caro, entre 50€ a 65€ compra se um bom equipamento. O novo router da nowo não é assim tão bom, eu nunca utilizei mas o pessoal aqui do fórum que tem pode te informar a performance do mesmo. Não tive que pagar nada pela power line.

Mas quando dizes um router próprio, dizes ligar o router diretamente ao modem da Nowo certo? Ou seja, mante-lo na mesmo sitio do modem. A não ser que o Wi-Fi seja realmente muito melhor que o Wi-Fi do modem da Nowo, então não sei se poderá melhorar. Eu ja liguei um router extra ao modem da Nowo, mas era antigo, e a situação mantinha-se.
 
Eu resolvi o problema do wifi com um router novo, colocando o sagem em modo bridge. À partida um router novo resolveria o problema, mas se não quiseres arriscar liga para o apoio ao cliente e pede para te instalarem umas powerlines.
 
Eu resolvi o problema do wifi com um router novo, colocando o sagem em modo bridge. À partida um router novo resolveria o problema, mas se não quiseres arriscar liga para o apoio ao cliente e pede para te instalarem umas powerlines.

Colocar o router em modo bridge não tem o mesmo efeito de wi-fi repeaters? ou seja, cortar para metade a velocidade da ligação? Já agora, que router adquiriste, e a que distância está do Sagem?
 
Nop. Em modo bridge passas a fazer tu a gestão da ligação e não existe o problema de double nat, QoS, etc...

Tenho o Asus AC750 RT-AC51U e está mesmo ao lado do sagem.
 
Mas quando dizes um router próprio, dizes ligar o router diretamente ao modem da Nowo certo? Ou seja, mante-lo na mesmo sitio do modem. A não ser que o Wi-Fi seja realmente muito melhor que o Wi-Fi do modem da Nowo, então não sei se poderá melhorar. Eu ja liguei um router extra ao modem da Nowo, mas era antigo, e a situação mantinha-se.
Sim, ligar o Router próprio diretamente ao sagem em modo Bridge. Eu tenho um router Asus a fazer a gestão de toda a rede, a minha residência é um t3 duplex e tenho sinal de rede wifi em todas as divisões nem preciso das powerline para aumentar o sinal. Pedi instalação da power line porque não queria passar cabo de rede até a box.
 
Gosto dessa opção. E se necessitar de melhorar a rede, posso sempre complementar com o uso de uma powerline. Tenho o modem praticamente num canto da casa, no segundo piso (a casa tem três) e no quarto, praticamente no outro canto, a net é miserável. Só para terem uma ideia, contratei 100 Mbs, por cabo consigo 90/95 Mbs (depende das alturas), mas no quarto recebo (quando recebo) uns míseros 0.3 Mbs, uma tristeza. Isto para uma casa aprox. 10 x 10 m. Achas que simplesmente adicionando um router decente ligado ao Sagem em modo bridge consigo que cheguem pelo menos 50 Mbs? Já agora: isso do modo Bridge, é o que mesmo? Tentei procurar mas confesso que não consegui entender o conceito.

PS: encontrei um link sobre DD-WRT, que pelo que percebi, é fazer bridge por Wireless usando um router antigo. Eu tenho de facto um router bastante antigo que não dou uso neste momento, acham que é viável? Perde-se muito em termos de velocidade?
 
Última edição:
preciso que me expliquem como faço para colocar o meu sagem em modo bridge, para ligar um router meu com maior alcance wi-fi. o software do sagem é - CABOVISAO_2.0.2

obrigado
 
Back
Topo