Melhorar sistema de arrefecimento, ideias?

Spartacuss

Power Member
Boas precisava de ideias para melhor o sistema de arrefecimento do meu portatil (ver fotos em baixo)

O que já fiz (fan nova que anterior estava com problemas) pasta termica grizzly kryonaut, termal pads novos entre o chip grafico intel e o dissipador.

Sistema de arrefecimento atual:

ErQ7uA.jpg

YtzK4R.jpg

Temperaturas que apresenta:

Cpu i7 3630qm: 84ºC
GPU 640m OC +375mhz +325mhz: 77ºC

Mesmo sem o OC da grafica o cpu atinge esses valores.

As temperaturas não seriam muito preocupantes se o cpu não entrasse em thermal throttling aos 85ºC, consegui na bios mudar para os 90ºC, mas mais não consigo, a troca de pasta e termal pad foram feitos a 2 dias, mais fresco não podia estar, no verão é capaz de chegar aos 90ºC.

Ideias?

Pensei em comprar este aparelho mas não sei até que ponto vai ajudar:
Laptop-font-b-optical-b-font-CD-font-b-drive-b-font-modified-cooling-Cooler-SATA.jpg


Pensei tambem em aquacolling mas parece me algo extremo e pouco portatil.

Posso sempre fazer um corte e aplicar uma rede como neste caso:
https://forum.zwame.pt/threads/laptop-mod-acer-aspire-5472g-colling-mod.967587/

Desta vez sem tapar abertura da ventoinha, mas fazendo esse corte, pode entrar mais pó e ter que limpar o interior mais vezes.


Infelizmente undervolting não é possivel neste cpu...
 
Última edição:
Em vez de comprares o aparelho sempre podes fazer tu essa experiência com material em casa.
Não tens por aí duas ventoinhas de cooling de portátil por perto? Um bocado de imaginação e deves conseguir montar alguma coisa :D
 
Em vez de comprares o aparelho sempre podes fazer tu essa experiência com material em casa.
Não tens por aí duas ventoinhas de cooling de portátil por perto? Um bocado de imaginação e deves conseguir montar alguma coisa :D
Duas nao, tenho uma, tenho 2 de uma placa de refrigeração que já não funciona.

A minha questão aqui é, como tornar eficiente este aparelho/solução.

Podia usar estes (imagem em baixo) para o watter colling, mas será que podia usa-los para "transportar o calor" até as ventoinhas da drive? depois há outra questão, essa parte passaria a ser fixa nao movível e tinha que selar essa parte nao ia ficar ao descoberto, mas tambem me cheira que seja por aqui o caminho.
 
Última edição:
Deixo aqui uma imagem esquemática feita a mão (isso não tenho muito jeito para isto mas foi o que se arranjou xD )
WAYBsq.jpg
O desenho está mal feito onde passa os 2 dissipadores de cobre seguindo a mesma linha está a entrada sata e não abaixo

Agora o que estive a pensar era fazer um sistema na direita igual ao da esquerda e se sobra-se espaço meter vaga para um m.2

Problemas:

1. Como transferir o calor do dissipador de origem para outro a implementar?
2. Como não tornar o dissipador fixo, mas ao mesmo tempo estar bem preso porque mais tarde ou mais cedo teria que mudar a pasta termica.
3. Como alimentar o dissipador (e o m.2) através de uma entrada? Como regular as velocidades do mesmo quando arranca e quando fica parado?


Ideia:
nmUpH6.jpg
O que está a lapis será tiras de cobre (não sei como chamar isto).
Problemas das tiras de cobre:
Condutividade suficiente?
Como "soldar" aos dissipadores?
Como fazer o L que preciso ou seja como cortar?

Problemas do dissipador e da fan extra:
Como prender a board de forma que depois seja possivel tirar? Ou seja nada de colas.

Dissipador usado para o desenho: Asus K52J
850969939_1_644x461_ventoinha-fan-e-dissipador-cooler-para-asus-k52j-covilh_rev002.jpg

Nota: Sei que as dimensões podem estar mal eu desenhei o cenario ideal agora é ver como transforma-lo em real.

Questão isto iria realmente facilitar a dissipação do calor e consecutivamente baixar a temperatura?
 
Última edição:
Problemas:
3. Como alimentar o dissipador (e o m.2) através de uma entrada? Como regular as velocidades do mesmo quando arranca e quando fica parado?

A nivel de alimentação e de conexão ao m.2 penso que já descobri como fazer.
  • 1 ligo este cabo a entrada sata
    2x-15-Pin-font-b-SATA-b-font-Male-to-2-font-b-SATA-b-font.jpg
  • 2 ligo o cabo de conexão de dados tambem a board
    SATA_Signal_Cable.jpg

  • 3 ligo o cabo de alimentação e de dados ao adaptador para m.2
    For-Sandisk-ADATA-SSD-M2-M-2-NGFF-SSD-to-SATA-2-5-7-15-22.jpg_640x640.jpg
  • 4 ligo o cabo restante de fornecimento de energia a este adaptador para ligar posteriormente ai as ventoinhas
    sata_power_distribution_pcb_6-way_3-pin_block_fan_hub_power_splitter__80545_zoom.jpg
Agora eu não preciso de 6 slots para ventoinhas, bastava 1 e queria esse botão cá fora ou seja que com o pc fechado pudesse accionar e desligar a ventoinha extra, se não vai estar sempre ligada.

Edit: Pelo que estive a ver estes 6 connectores são para fan's de desktop não laptop --'

A board aguenta fornecer energia para ambos os componentes?

Falta tambem verificar as dimensões e assegurar que ficam o mais longe possível dos dissipadores para não aquecerem
 
Última edição:
Back
Topo