Melhorar temperaturas no Insys Gameforce

Leite28

Power Member
Olá a todos!

Eu passei para o 11º de Informática e Tecnologias Multimédia, e como tal cada vez mais vai-me dar jeito andar com um portátil em vez de usar os computadores da escola, e como levar o meu MBP é impensável, estava a pensar dar uso ao meu antigo computador do eescolas.

Como sabem estes bichos são mais fornos ambulantes, aquecem demasiado e fazem uma barulheira tremenda, o que não é muito bom num laboratório de informática com 15 computadores...

Estava a pensar em fazer-lhe uma limpeza ao pó e trocar as massas térmicas por uma melhor (tenho aqui uma seringa de Artic Cooling MX-4 e um frasco de produto de limpeza que comprei para o meu G5 mas nunca cheguei usar). Outro passo seria fazer o famoso undervolt, mas eu não percebo muito bem o processo e não quero estragar o computador. Outra coisa que vejo falar que tem reduzido o ruído destas torradeiras são os updates às BIOS, mas pelo que sei é um processo perigoso, correcto?

Já agora, sabem como posso espremer mais um pouco daquela bateria? É que ela só dura ±50 minutos, o que é mau, pois já fiquei sem bateria a meio de apresentações...

E os drivers dos chipset Intel fazem alguma diferença nas temperaturas? Se sim, sabem onde posso arranjar a versão mais recente para este computador?

Desculpem estas perguntas todas, mas sou um pouco novato na parte do hardware, e em portáteis muito mais.

Já agora, o modelo em questão é o Insys GameForce W9761TUN, com a BIOS da Phoenix revisão 1.02.23IN com o KBC/EC Firmware (não faço a mínima do que isto seja) revisão 1.00.14. Nunca foi aberto, por isso nunca levou nenhum upgrade nem nunca brinquei com os clocks dele.

Obrigado. Cumprimentos! :)
 
Última edição:
Bios para os Insys Gameforce, sinceramente nunca ouvi falar de nenhuma que baixa-se as temperaturas :/
O truque está em manter a gráfica em idle o máximo possível, a culpa do sistema aquecer tanto é sem duvida da GPU da Nvidia (Tenho um também há já 3 anos, embora de outro modelo (8761SU)). Sinceramente, agora de verão é quando se nota mais, de inverno ele não aquece assim tanto. Limpar a grelha, e colocar uma pasta térmica mesmo MUITO boa, do género Arctic MX-4 ou se possível melhor ainda, é mesmo a melhor forma de o sistema não chegar aos 90ºC. Antes em Furmark o PC de verão ia aos 105ºC onde inicia o throttling, desde que meti MX-4 não passa dos 87ºC em Furmark, estando em "aero" (trabalho ou a ver filmes / vídeos) entre 60 a 80 graus na GPU +/- (o processador está sempre fresco).

O ideal é mesmo trocares a pasta térmica, e limpar a grelha de exaustão. Se não tiveres muitos problemas, podes sempre tentar fazer underclock ao GPU e CPU, embora, o PC em si já não é dos mais rápidos (especialmente o meu modelo que tem um ecrã de 1600 pixeis), com underclock fica ainda mais lento. Desactivar o Aero ajuda bastante a gráfica a arrefecer mesmo.
 
O que eu vi a falar da BIOS é que ajudava a manter as ventoinhas caladas, pequeno problema nestes computadores é que elas não trabalham até já ser quente de mais e aí é que disparam. Não sou muito fã do undervolt, mas não será que com os drivers mais recentes da Intel ele tem suporte aquela tecnologia que 'ajusta' os clocks conforme o uso? Eu também só uso este computador mesmo para correr as ferramentas da Microsoft e de vez em quando jogar rFactor com o mod do Fia GT3 com os carros do campeonato português...Já agora, é mesmo verdade que abrir uns 'rasgos' extra na base do portátil o ajuda a arrefecer?
 
Os rasgos sinceramente, na minha opinião, só vão piorar, pois vão deixar o airflow dentro do computador "atrofiado", aquecendo ainda mais o computador. A tecnologia a que te referes, o portátil já por si sozinho faz, chama-se Speed Step. O CPU em idle abranda a sua velocidade para 1 Ghz, ou seja, se só estás na internet e isso ele anda a 1 Ghz até que essa velocidade não seja suficiente. A Placa Gráfica faz o mesmo, mas devido a ser tão fraca, ela passa maior parte do seu tempo em Load, daí o grande aquecimento que estás a sentir. A velocidade das ventoinhas, pelo menos no meu, varia de acordo com a temperatura. Mas, mais uma vez, como a placa gráfica aquece bastante por estar praticamente sempre em modo "load", está grande parte do tempo com a fan em médio ou no máximo. Tens um botão no topo do portatil, do lado esquerdo (terceiro a contar da esquerda) que faz a ventoinha ficar "calada", que faz o computador baixar as suas velocidades ligeiramente. Agora, ele também irá ficar um pouco mais quente, um pouco mais lento mas nada de muito preocupante. Se é mesmo silencio absoluto que procuras, podes sempre testar o botão como disse.

Estes portáteis não há mesmo grande coisa a fazer sem ser mudar a pasta térmica e / ou deixa-los mais lentos para aquecerem mais. A única solução que seria 100% eficaz seria mesmo arranjares um computador novo, visto que os novos aquecem bem menos, e são bem mais rápidos. Para mim, mantendo-o pois o Insys até hoje tem-se portado bem, e faz o que necessito (também, coisas pesadas tenho o desktop para usar).
 
O meu também tem o botão de 'silêncio' mas faz o computador aquecer mais, por isso não me parece uma boa ideia...

Eu não preciso de um computador potente para já, ainda estou no 'básico' a nível de programação, e quando chegar à fase de programação web tenho sempre os meus Macs, que têm ferramentas superiores ao Windows...

Vou ver se depois arranjo um bocado de tempo para trocar a massa térmica. Em relação ao undervolt, alguma vez o fizeste? Sabes se resultaa nível de temperatura e bateria como dizem?

E quando dizes 'desactivar o Aero', referes-te ao efeito de transparência ou usar o tema básico?
 
Sinceramente, a única vez que fiz undervolting, ou melhor, underclock (GPU), só notei diferenças nas temperaturas e não foi mesmo muito por aí além. Não sei mesmo até que ponto um underclock compensa neste portatil em particular tendo em conta que o computador em si já não é dos melhores.

Sim, refiro-me a usar o Aero sem transparência, ou mesmo se quiseres deixar o sistema ainda mais rápido, e mais fresco, usar o básico. Isso sim faz ainda uma boa diferença na bateria e em especial nas temperaturas ;)
 
Boas a todos, eu também tenho um insys e quanto à temperatura pouco à a fazer..... tenho o cuidado de o limpar de 4 em 4 meses de resto é sempre a rolar!!!!
 
Back
Topo