Melhores empresas para trabalhar

No meu caso pode ser diferente porque tenho pouca experiencia, mas os exercicios foram: inverter uma string (fiz com um for loop e depois pediram-me para fazer com metodos de javascript para ser mais facil de ler), um exercicio de closures simples, tive que explicar o que são closures e fazer um algoritmo para aceitar parametros e fazer uma soma desses parametros, criar um metodo para javascript onde repetia o texto de uma string o numero de vezes introduzido como parametro, como 'text'.repetify(3) e tinha que devolver 'texttexttext', havia outro exericio que fiz mas não me recordo qual era, mas era em linha de dificuldade destes, já foi em março e foi a unica entrevista do genero que tive :).

Espero ter ajudado um bocado.
Obrigado.

Também já não participo neste tipo de processos há uns 3 anos mas pelo que vejo continua idêntico. Claro que agora, com 5 anos de experiência já espero que aumentem o nível de dificuldade. Vamos ver! Eu acho estranho haver pessoas que não passam por entrevistas práticas. Em todos os processos que estive, houve sempre parte prática.
 
É impressão minha ou há bastantes empresas estrangeiras a entrar em Portugal?

As empresas portuguesas vão ver-se à rasca com os salarios, a inflexibilidade e microgestão irritante que praticam.
 
Não surpreende ninguém. Que sirva para aumentar os salários e abrir caminho para outras áreas seguirem o mesmo. Começar a nivelar por cima.
Honestamente, não estou a ver empresas portuguesas conseguirem suportar este tipo de custos. Vocês já viram o que uma empresa desconta pelo salário de um colaborador? As nossas empresas não conseguem acompanhar. Eu, neste momento recebo 3k brutos. Sabem quanto é que me cai na conta ao final do mês? Não me estou a queixar, longe disso, mas são mesmo muito poucas as empresas que conseguem praticar estes valores cá em Portugal. Se alguém souber de empresas assim, diga. Eu agradeço.


Eu estou num dilema se mais vale trabalhar para uma consultora a ganhar 1100 liquidos mais 800 eur em ajudas de custo ou se vou trabalhar diretamente para um cliente a ganhar 1300 liquidos. Porque o que tenho tido de ofertas de empresas portuguesas é isto. Trabalhar para empresas no estrangeiro, a meu ver não traz grande estabilidade. Na maioria delas só vamos conseguir trabalhar a recibos verdes (corrijam se disse algo errado, mas é o que me tem aparecido).

E sim, quero mudar porque o dinheiro não é tudo e a situação atual no meu trabalho está a tornar-se insustentável. A minha sanidade mental vale mais que isto.
 
Honestamente, não estou a ver empresas portuguesas conseguirem suportar este tipo de custos. Vocês já viram o que uma empresa desconta pelo salário de um colaborador? As nossas empresas não conseguem acompanhar. Eu, neste momento recebo 3k brutos. Sabem quanto é que me cai na conta ao final do mês? Não me estou a queixar, longe disso, mas são mesmo muito poucas as empresas que conseguem praticar estes valores cá em Portugal. Se alguém souber de empresas assim, diga. Eu agradeço.

Primeiro é preciso definir o que é exatamente uma "empresa portuguesa". Apenas empresas a vender para o mercado português? E se venderem para fora? Têm que ter apenas empregados portugueses?

Se o custo de desenvolvimento de software é alto, também conseguem vender o mesmo a um valor mais elevado. Obviamente que empresas que apenas se foquem no mercado português estão logo limitadas à partida e nunca serão tão competitivas. Mas isso é assim tanto em Portugal como em qualquer outro país.

42k para um senior não é nada de especial. Vê no teamlyzer/glassdoor/levels.fyi para perceber em que empresas consegues esses e valores bem superiores.

Eu estou num dilema se mais vale trabalhar para uma consultora a ganhar 1100 liquidos mais 800 eur em ajudas de custo ou se vou trabalhar diretamente para um cliente a ganhar 1300 liquidos. Porque o que tenho tido de ofertas de empresas portuguesas é isto. Trabalhar para empresas no estrangeiro, a meu ver não traz grande estabilidade. Na maioria delas só vamos conseguir trabalhar a recibos verdes (corrijam se disse algo errado, mas é o que me tem aparecido).

Não sei quanto tempo tens de experiência e qual o teu nicho mas se já tiveres alguns anos disto estás a ser bastante mal pago.

Trabalhar para empresas estrangeiras não significa trabalhar a recibos, existe de tudo. Tanto podes estar a trabalhar com contrato pt e todos os benefícios típicos por cá bem como a contractor (onde tem que existir um premium face a um contrato mais estável para compensar).

Estabilidade é mais mito que outra coisa. A melhor forma de a conseguir é teres boas competências de modo a seres desejável para qualquer empresa na tua área.

Não digo com isto que não seja preciso ter cuidado com algumas startups e empresas em certos ramos (crypto por ex.) pois a coisa têm maior probabilidade de dar para o torto.

Mas diria que um risco ainda maior que esse é ficar parado a ganhar os tais 1300 líquidos para o resto da carreira.
 
Claro que em muitos casos, o problema é os patrões não terem a mesma margem de lucro e não a impossibilidade de oferecer um contrato melhor aos funcionários.
 

Não sei quanto tempo tens de experiência e qual o teu nicho mas se já tiveres alguns anos disto estás a ser bastante mal pago.


Trabalho com várias tecnologias e linguagens, maioritariamente backend. Java, node, vários tipos de bds. Temos uma infraestrutura toda montada em AWS com Kubernetes. Arquitetura em microserviços, event-driven. TDD. Enfim, o bolo completo. Faço tudo de 1 ponta a outra. Tenho 4 anos de experiência e ganho 3k brutos. E conheço quem tenha 10 anos disto a ganhar 1200… por isso, considero que, para uma empresa portuguesa até não ganho mal. Talvez para a quantidade e qualidade do que faço esteja a ganhar mal. Mas por comparação com outros que conheço não acho.

Mas agradeço o teu feedback. Neste momento estou a planear a minha estratégia de procura. Porque gostava de encontrar algo onde gostasse de trabalhar e onde pudesse aprender ainda mais e crescer. Cansei-me de ser o apaga-todos-os-fogos e não poder contar com uma equipa para o fazer. Desculpem o desabafo, mas por algum motivo projetos complexos precisam de 1 equipa e não apenas de 1 pessoa para os concretizar.

Vamos ver que oportunidades o mercado me traz.
 
Honestamente, não estou a ver empresas portuguesas conseguirem suportar este tipo de custos. Vocês já viram o que uma empresa desconta pelo salário de um colaborador? As nossas empresas não conseguem acompanhar. Eu, neste momento recebo 3k brutos. Sabem quanto é que me cai na conta ao final do mês? Não me estou a queixar, longe disso, mas são mesmo muito poucas as empresas que conseguem praticar estes valores cá em Portugal. Se alguém souber de empresas assim, diga. Eu agradeço.


Eu estou num dilema se mais vale trabalhar para uma consultora a ganhar 1100 liquidos mais 800 eur em ajudas de custo ou se vou trabalhar diretamente para um cliente a ganhar 1300 liquidos. Porque o que tenho tido de ofertas de empresas portuguesas é isto. Trabalhar para empresas no estrangeiro, a meu ver não traz grande estabilidade. Na maioria delas só vamos conseguir trabalhar a recibos verdes (corrijam se disse algo errado, mas é o que me tem aparecido).

E sim, quero mudar porque o dinheiro não é tudo e a situação atual no meu trabalho está a tornar-se insustentável. A minha sanidade mental vale mais que isto.
As empresas portuguesas ainda estão muito longe de pagar valores brutos perto do que outras empresas estrangeiras pagam.

O problema não são os impostos, são os salários baixos mesmo.
 
Obviamente, se os salários começarem a ser demasiados competitivos com o resto da Europa, pode-se perder a atratividade. E aí beneficia quem tem as melhores skills que o mercado procura.
 
Alguém me consegue dar feedback de boas empresas para estagiar na zona norte, preferencialmente Porto/Braga/Guimarães.

Estou no último ano de licenciatura em Engenharia de Sistemas Informáticos e procuro estágio a começar em Fevereiro do próximo ano.

Obs: Mandei candidatura para estágio para a empresa Mindera. Acham que poderá ser um bom ponto de partida?

Muito obrigado.
 
Alguém me consegue dar feedback de boas empresas para estagiar na zona norte, preferencialmente Porto/Braga/Guimarães.

Estou no último ano de licenciatura em Engenharia de Sistemas Informáticos e procuro estágio a começar em Fevereiro do próximo ano.

Obs: Mandei candidatura para estágio para a empresa Mindera. Acham que poderá ser um bom ponto de partida?

Muito obrigado.
Do que ouvia dizer, a Mindera costumava ser uma boa empresa para aprender, e trabalhar. Trabalham com tecnologias TOTE e o ambiente diz-se que era bom. Neste momento, não sei como está. Conheci quem lá trabalhasse há 2 anos e queixou-se do nível de pressão elevado. Mas cada caso é um caso e tenho ouvido bem da mepresa no geral. Penso que no Porto tens N boas opcões sem ser a Mindera (Zuhlke é uma delas). Eu evitaria a Farfetch.
 
Do que ouvia dizer, a Mindera costumava ser uma boa empresa para aprender, e trabalhar. Trabalham com tecnologias TOTE e o ambiente diz-se que era bom. Neste momento, não sei como está. Conheci quem lá trabalhasse há 2 anos e queixou-se do nível de pressão elevado. Mas cada caso é um caso e tenho ouvido bem da mepresa no geral. Penso que no Porto tens N boas opcões sem ser a Mindera (Zuhlke é uma delas). Eu evitaria a Farfetch.

Porque evitarias a Farfetch?
 
Porque evitarias a Farfetch?
Honestamente, era a empresa onde eu idealizava trabalhar. Achava que eram o máximo quando acabei a licenciatura, que tinham uma conduta humana e que iria aprender imenso com eles. Fiz processo de recrutamento com eles (3 fases). Cheguei à última fase e aí comecei a ver o tipo de pessoas. Para começar, discriminaram-me (abertamente) por causa da idade. Não interessa ter bons conhecimentos técnicos e saber responder a tudo corretamente. Não, a idade, na altura 35 anos, é que era 1 problema. Atenção que estamos a falar de um estágio interno, nem havia negociação de valores aqui. Depois achei-os super arrogantes durante a 3a fase da entrevista. Ficamos por aí e o processo não andou. Passado uns tempos começo a ouvir relatos de assédio e discriminação por parte de outras pessoas. Liguei a uma rapariga que trabalhava como team leader na altura para eles, e ela contou-me como estava infeliz e queria sair de lá. Ela estava no último mês, já se tinha despedido porque não estava para aturar a arrogância, humilhação e nível de pressão a que estava sujeita. E dei graças por na altura eu não ter sido escolhido por causa da “idade”. Mais recentemente também vi notícias sobre o assunto do assédio algures na net. Havia muitas queixas. E é por isto que evitaria a Farfetch. Posso até ter tido azar com quem me entrevistou, é uma empresa grande. Mas pelos vistos são práticas comuns e onde há fumo costuma haver fogo.
Também tens a Blip no Porto. Do que sei de quem lá trabalha, parece porreiro. Até estou tentado a candidatar-me para lá também.
Não sei se te interessa o mod full remote mas há boas empresas que operam nesses modos. A Fuze, em Aveiro é uma delas.
 
Alguém me consegue dar feedback de boas empresas para estagiar na zona norte, preferencialmente Porto/Braga/Guimarães.

Estou no último ano de licenciatura em Engenharia de Sistemas Informáticos e procuro estágio a começar em Fevereiro do próximo ano.

Obs: Mandei candidatura para estágio para a empresa Mindera. Acham que poderá ser um bom ponto de partida?

Muito obrigado.
O grupo do OLX é porreiro, não sei é se aceitam estágios
 
Back
Topo