Melhores empresas para trabalhar

Digo-te o mesmo que disse noutro tópico: essas clásulas existem também para proteger a empresa quando paga milhares de euros em formação certificada num trabalhador, para ele mal acaba a formação sair da empresa.
No teu caso, essa informação é muito escassa. Devias solicitar que te indiquem qual é a formação, onde e horas, e que tipo de certificação te dá. Só assim consegues avaliar se realmente valerá a pena.

A formação é dada na sede da Altran das 9h-18h. Eu tentei perguntar o tipo de formação mas não me disseram.

Isso da formação e da penalização se saíres antes figura (ou vai figurar) do contrato?

Não sei, porque tentei pedir o contrato antecipadamente para ler e disseram que não tinham acesso aos contratos, mas que antes de assinar teria tempo para ler.
 
A formação é dada na sede da Altran das 9h-18h. Eu tentei perguntar o tipo de formação mas não me disseram.



Não sei, porque tentei pedir o contrato antecipadamente para ler e disseram que não tinham acesso aos contratos, mas que antes de assinar teria tempo para ler.

Formação na sede? Isso é provavelmente a formação que é necessária para fazeres o trabalho! lol
Nesses moldes não aceitaria. Ou trata-se de formação a sério, dada por entidade certificada e que tenha algum valor acrescentado para a carreira, ou então é a formação que todos temos no dia-a-dia para fazer o nosso trabalho. Não faz sentido que fiques preso à empresa por isso.
 
@BasilioOrtigas
A cláusula deve ser similar a esta (esta é de 2017 mas eles não a devem ter mudado muito):

Cláusula 8.
(Formação Profissional e Pacto de Permanência)

1. A Primeira Contratante poderá promover a realização de acções ou cursos de formação profissional,
de elevado nível técnico, destinadas ao(à) Segundo(a) Contratante, em Portugal ou no estrangeiro.
2. Os cursos e acções de formação profissional e todos os custos inerentes à sua frequência serão
sempre suportados pela Primeira Contratante.
3. Como contrapartida dos investimentos e despesas extraordinárias e avultadas feitas pela Primeira
Contratante na formação e aperfeiçoamento técnico e profissional do(a) Segundo(a) Contratante,
este(a) obriga-se a permanecer ao serviço da Primeira Contratante por um período até 24 (24)
meses a contar do termo das acções ou cursos de formação extraordinárias que venha a frequentar.
4. Durante as acções ou cursos de formação profissional extraordinárias referidas nos números
anteriores, a retribuição do(a) Segundo(a) Contratante manter-se-á inalterável.
5. O(A) Segundo(a) Contratante poderá desonerar-se da sua obrigação de permanência em virtude do
disposto nesta cláusula, reembolsando a Primeira Contratante das importâncias por esta
despendidas com a acção, ou acções, de formação extraordinária, devendo, neste caso, ser
apresentado ao(à) Segundo(a) Contratante um documento comprovativo do valor das mesmas.
6. As acções ou cursos de formação profissional que fazem operar a aplicação do regime previsto na
presente cláusula, serão sempre precedidas de uma declaração assinada pelo(a) Segundo(a)
Contratante reconhecendo o carácter especializado da formação e prevendo o montante da
correspondente despesa extraordinária a cargo da Primeira Contratante.
7. A obrigação prevista no no. 5 da presente cláusula mantém-se ainda que o(a) Segundo Contratante
denuncie o contrato de trabalho durante o período experimental. Se a Primeira Contratante
denunciar o contrato de trabalho durante o período experimental, não exigirá ao(à) Segundo(a)
Contratante o reembolso das importâncias despendidas com os cursos e acções de formação
ministradas durante esse período.

Ou seja, pelo que percebo dos pontos 5 e 6 (e específicos a esta redação do contrato), antes de começares uma formação que te possa ser cobrada és informado dos custos estimados da formação. Caso não o façam, não te podem cobrar porque não foste previamente informado de acordo com o contrato.
E atenção ao ponto 7.


O meu amigo que tinha este contrato entrou para uma academia Pharma e nunca ninguém lhe apresentou nada com valores para a formação que ia ter. E a verdade é que saiu de lá antes até de fazer um ano e ninguém lhe cobrou nada.
 
Boas,
Gostaria de aproveitar este tópico para procurar um novo colega para trabalhar comigo num produto web que estou a desenvolver numa empresa com características semelhantes a uma Startup/PME/software house com ambiente familiar.
O produto está em fase de desenvolvimento e temos a total liberdade de escolher as tecnologias que queremos usar para desenvolver. Todos os produtos da empresa são criados de raiz e vendemos somente as licenças para empresas multinacionais e lideres na industria onde a minha empresa opera.

As tecnologias que usamos são maioritariamente da Microsoft (ASP.NET MVC 5 , SQL SERVER, AZURE etc...) , em termos de frontend usamos sempre as versões mais recentes de javascript, css , bootstrap e jquery ,php no entanto, no meu caso como gosto que estar sempre actualizado com as novas tendências, estou a ponderar usar frameworks mais recentes como react.js ou angular.js , as possibilidades de uso de novas tecnologias na empresa onde estou a trabalhar são infinitas.

Se alguém quiser conhecer melhor esta empresa podem mandar um PM para mim que eu agendo uma entrevista informal e sem compromissos com o CTO, a empresa situa-se no centro de Lisboa.
Adianto que em termos salariais pagam acima da média das grandes consultoras (com ou sem xp) e infinitas opções de formação( coisa que as consultoras não fazem)...
 
É normal a Mindera, após tech interview e a hr interview, dizer-vos por e-mail que vão receber feedback sobre se ficaram com a posição até ao fim da semana e passarem-se 1, 2, 3 semanas e nada?

Pergunto isto, porque os recrutadores vendem uma imagem, aparentemente, incongruente com a realidade.
 
É normal a Mindera, após tech interview e a hr interview, dizer-vos por e-mail que vão receber feedback sobre se ficaram com a posição até ao fim da semana e passarem-se 1, 2, 3 semanas e nada?

Pergunto isto, porque os recrutadores vendem uma imagem, aparentemente, incongruente com a realidade.

Sim, é normal. Manda-lhes um email a referir isso que eles devem-te responder.
 
Sim, é normal. Manda-lhes um email a referir isso que eles devem-te responder.

Já o fiz há algum tempo, mas nada lol. Vai de encontro ao que várias pessoas que já lá estiveram me disseram.
Enfim, há mais marés do que marinheiros, mas acho difícil entender como é que uma empresa que não tem a melhor fama no mercado de trabalho, nem paga particularmente bem, se dá ao luxo de não fazer nada para corrigir a imagem do seu processo de recrutamento.

Obrigado aos 2.
 
Alguém tem feedback sobre a Critical Software? Escritórios de Entrecampos
Já lá estive. Para ser sincero não recomendo. Tudo é muito bonito quando te calas. Não é de longe um ambiente aberto, tudo é muito camuflado e quanto menos saibas do que estas a fazer melhor. Cortam-te as pernas, não sei se por algum medo mas é o que acontece.
Para falar de fiabilidade e organização, estou desde Abril deste ano, mês que decidi me despedir e basar, a espera que me entreguem um documento e ligo para lá quase todos os dias a pedir.
 
Eu acompanho este forum a algum tempo e ainda não vi ninguém a falar bem de uma empresa em particular, ainda não comecei a exercer a profissão então não tenho a experiência de nenhuma empresa, mas cada um diz mal de um empresa em que esteve, mas nunca dizem onde realmente é uma boa empresa.

Uma das empresas que ate achava interessante era a critical, tanto a software, manufacturing como a TechWorks.
Vão dizer que é tudo mau aqui e que lá fora é que é bom?
Eu acredito inocentemente que há empresas com que me possa identificar e que receba para viver "bem"
 
Eu acompanho este forum a algum tempo e ainda não vi ninguém a falar bem de uma empresa em particular, ainda não comecei a exercer a profissão então não tenho a experiência de nenhuma empresa, mas cada um diz mal de um empresa em que esteve, mas nunca dizem onde realmente é uma boa empresa.

Uma das empresas que ate achava interessante era a critical, tanto a software, manufacturing como a TechWorks.
Vão dizer que é tudo mau aqui e que lá fora é que é bom?
Eu acredito inocentemente que há empresas com que me possa identificar e que receba para viver "bem"

Isso é como andares num fórum de carros.

Só vês gente a dizer que carro x dá problemas. Porque ninguém que tem um carro direito vem ao fórum dizer “olha hoje correu tudo bem”
 
Isso é como andares num fórum de carros.

Só vês gente a dizer que carro x dá problemas. Porque ninguém que tem um carro direito vem ao fórum dizer “olha hoje correu tudo bem”

Sim, mas o mais engraçado é que o titulo é "Melhores empresas para trabalhar" ahaha
Ha pessoal aqui que se calhar até estão com 5 anos de experiencia ou mais, foram so empresas más?
Ou pode ser tambem uma maneira de afugentar as pessoas para a empresa x dizendo mal :lol:
 
É sempre mais fácil apontar o negativo, porque é aquilo que te marca mais, por norma.
De qualquer forma, eu vejo todas as empresas como boas para trabalhar, desde que tu te sintas bem lá.
O eu dizer que a empresa A ou B são péssimas, nunca deve ser um factor decisivo para riscares do teu leque de possibilidades.
Vou dar um exemplo, o caso da PrimeIT há gente super satisfeita lá, mas na minha opinião não serve porque lá fui e a proposta e conversa / projecto não me convenceu, é um talho porque te abandona no cliente, mas é a minha opinião apesar de ser partilhada por imensa gente, mas não deve invalidar que vás lá ver.
Uma consultora que eu digo a quem me perguntar "Não recomendo", porque tive má experiência e não te respeitam, a Kwan. Respeito e ambiente saudável são as duas coisas que mais valorizo, acima do salário. Volto a reforçar, mas isto é para mim.

Natixis, Farfectch, Novabase, etc... tenho imensa gente numa ou noutra, uns falam mal outros maravilhas, se isso me impedia de lá ir? Nunca, tanto que estive para ir para duas delas.
@fabiouds tens de ver o que dás mais valor. O salário não é tudo, acho que vale mais a experiência que vais ter e adquirir, os projectos, as pessoas com quem vais trabalhar directamente, etc...

Só mais uma coisa, nas empresas que se surgiram da separação da Critical, posso dizer que na Manufacturing tive uma entrevista que foi em modo ironia de início ao fim, quem lá está que eu conheço, gosta mas queixa-se da falta de reconhecimento. Critical SW, falta de oportunidades e pagam pouco, segundo um amigo. Techworks, tenho um colega que vive para aquilo e diz maravilhas.
 
É sempre mais fácil apontar o negativo, porque é aquilo que te marca mais, por norma.
De qualquer forma, eu vejo todas as empresas como boas para trabalhar, desde que tu te sintas bem lá.
O eu dizer que a empresa A ou B são péssimas, nunca deve ser um factor decisivo para riscares do teu leque de possibilidades.
Vou dar um exemplo, o caso da PrimeIT há gente super satisfeita lá, mas na minha opinião não serve porque lá fui e a proposta e conversa / projecto não me convenceu, é um talho porque te abandona no cliente, mas é a minha opinião apesar de ser partilhada por imensa gente, mas não deve invalidar que vás lá ver.
Uma consultora que eu digo a quem me perguntar "Não recomendo", porque tive má experiência e não te respeitam, a Kwan. Respeito e ambiente saudável são as duas coisas que mais valorizo, acima do salário. Volto a reforçar, mas isto é para mim.

Natixis, Farfectch, Novabase, etc... tenho imensa gente numa ou noutra, uns falam mal outros maravilhas, se isso me impedia de lá ir? Nunca, tanto que estive para ir para duas delas.
@fabiouds tens de ver o que dás mais valor. O salário não é tudo, acho que vale mais a experiência que vais ter e adquirir, os projectos, as pessoas com quem vais trabalhar directamente, etc...

Só mais uma coisa, nas empresas que se surgiram da separação da Critical, posso dizer que na Manufacturing tive uma entrevista que foi em modo ironia de início ao fim, quem lá está que eu conheço, gosta mas queixa-se da falta de reconhecimento. Critical SW, falta de oportunidades e pagam pouco, segundo um amigo. Techworks, tenho um colega que vive para aquilo e diz maravilhas.

Sim, realmente o importante é mesmo o projeto que vou desenvolver e o que vou aprender nesta fase inicial, porque ainda não vou estar a pagar contas nem tentar constituir familia, se bem que tambem tenho um salario minimo, nao quero trabalhar e ganhar fortunas para ser rico, mas não vou começar a trabalhar e receber como uma pessoa com 12º ano.

O que mais gostava era de ver feedback de pessoas que dizem bem de alguma empresa e o porquê.
"Gostei de estar na Critical, ambiente porreiro e projetos bons".
 
Uma consultora que eu digo a quem me perguntar "Não recomendo", porque tive má experiência e não te respeitam, a Kwan. Respeito e ambiente saudável são as duas coisas que mais valorizo, acima do salário. Volto a reforçar, mas isto é para mim.

Engraçado, os gajos tentam vender um peixe muito diferente dessa ideia que passas.

Por acaso até cheguei a mandar para lá CV quando os gajos vieram cá à Universidade do Minho este ano, mas nem me responderam e ainda bem, porque quando soube que eram consultoria, eh... passo.

No ano anterior ironicamente, também eram para vir cá à Universidade, mas amuaram no dia e não puseram cá os pés. Isto aconteceu mesmo :lol:

Pá da experiência de colegas que tenho consultorias é mesmo de evitar, também sei de gente que não gostou da experiência na primeIT, mas principalmente sei de gente que detestou a experiência na Accenture. Apesar de haver um ou outro caso de sucesso lá (gente que já entrou há alguns anos e está com muito boa vida), pessoal que entrou de 2018 para a frente muitos têm queixas. Tive colegas a contarem coisas tipo contratarem montes de gente e depois deixarem-nos lá no escritório o dia inteiro, durante semanas, sem nada para fazer.

O salário é muito bonito mas se um gajo não tem nada para fazer o dia todo entra em desespero.
 
Eu acompanho este forum a algum tempo e ainda não vi ninguém a falar bem de uma empresa em particular, ainda não comecei a exercer a profissão então não tenho a experiência de nenhuma empresa, mas cada um diz mal de um empresa em que esteve, mas nunca dizem onde realmente é uma boa empresa.
Penso que o objectivo seja alertar o pessoal para não repetir os mesmos erros (ou pelo menos para reflectir).


Vão dizer que é tudo mau aqui e que lá fora é que é bom?
Uma das questões que o pessoal sempre se queixa é sobre o reconhecimento do trabalho, porque infelizmente no nosso país parece que existe sempre alguém a ganhar mais com o teu trabalho. Cá fora nunca me olharam de lado por sair às horas que devo sair. Sou responsável pelo meu trabalho e sou julgado por isso ao passo que em PT muitas vezes era chamado a "dar uma mãozinha" noutros projectos com malta a ganhar mais do que eu (sem mais remuneração para mim). Em PT aprendi que não vale a pena acabar os projectos (ou a parte que te corresponde) antes do prazo, mais vale engonhar.

Eu acredito inocentemente que há empresas com que me possa identificar e que receba para viver "bem"
Também acredito, mas quando perceberes que um cliente paga 5k por ti e a tua consultadora paga-te 1k e tal e o cliente fica tão satisfeito com o teu trabalho que te dá um prémio mas a tua empresa pura e simplesmente finge que não sabe de nada então mudas logo de opinião.

Boa Sorte e nãp fiques preso a um contrato qualquer para a vida.
 
Eu acompanho este forum a algum tempo e ainda não vi ninguém a falar bem de uma empresa em particular, ainda não comecei a exercer a profissão então não tenho a experiência de nenhuma empresa, mas cada um diz mal de um empresa em que esteve, mas nunca dizem onde realmente é uma boa empresa.

Uma das empresas que ate achava interessante era a critical, tanto a software, manufacturing como a TechWorks.
Vão dizer que é tudo mau aqui e que lá fora é que é bom?
Eu acredito inocentemente que há empresas com que me possa identificar e que receba para viver "bem"



Em relação e posso dizer que já estive em 3 delas.(Comecei na Software, fui para a Manufacturing e agora Techworks)

Não são más empresas. O salário não é excelente e a progressão é lenta. No entanto, talvez excluindo a Software, não são extremamente exigentes(neste momento) e o pace é bastante agradável(Na manufacturing até demais, na minha opinião). Claro que vai depender do projeto e equipa que estás inserido.

Se procuras um bom ambiente de trabalho e aprender o que NÃO se faz em software, diria Critical Manufacturing.
Se procuras projectos minimamente interessantes mas com bastantes "*****" a trabalhar contigo, Critical Software.
Se procuras um decente ambiente de trabalho e projetos interessantes, Critical Techworks.

Posso te dizer que como eu, muitos antigos trabalhores de ambas as empresas estão a dar o salto.

Para esclarecer, Critical Manufacturing já não faz parte do Grupo Critical desde o ano passado.


Posso te dizer que se a Techworks não me tivesse feito uma proposta tão apelativa, eu já estaria fora de Portugal neste momento.
O progresso é lento, muitas vezes é baseado em feedback de colegas(que por vezes, de forma errada, são teus "concorrentes") e o lamber botas é real!
O salário nas Software e Manufacturing é abaixo do expectável e até podes dizer que não te importas muito com isso mas se pretendes ficar nessas empresas alguns anos, é fundamental começar com um bom salário ou muito dificilmente o vais ver subir.

Na minha opinião, são boas empresas para se começar a trabalhar ou para se estacionar quando já quiseres uma vida estável sem grandes complicações.
 
Em relação e posso dizer que já estive em 3 delas.(Comecei na Software, fui para a Manufacturing e agora Techworks)

Não são más empresas. O salário não é excelente e a progressão é lenta. No entanto, talvez excluindo a Software, não são extremamente exigentes(neste momento) e o pace é bastante agradável(Na manufacturing até demais, na minha opinião). Claro que vai depender do projeto e equipa que estás inserido.

Se procuras um bom ambiente de trabalho e aprender o que NÃO se faz em software, diria Critical Manufacturing.
Se procuras projectos minimamente interessantes mas com bastantes "*****" a trabalhar contigo, Critical Software.
Se procuras um decente ambiente de trabalho e projetos interessantes, Critical Techworks.

Posso te dizer que como eu, muitos antigos trabalhores de ambas as empresas estão a dar o salto.

Para esclarecer, Critical Manufacturing já não faz parte do Grupo Critical desde o ano passado.


Posso te dizer que se a Techworks não me tivesse feito uma proposta tão apelativa, eu já estaria fora de Portugal neste momento.
O progresso é lento, muitas vezes é baseado em feedback de colegas(que por vezes, de forma errada, são teus "concorrentes") e o lamber botas é real!
O salário nas Software e Manufacturing é abaixo do expectável e até podes dizer que não te importas muito com isso mas se pretendes ficar nessas empresas alguns anos, é fundamental começar com um bom salário ou muito dificilmente o vais ver subir.

Na minha opinião, são boas empresas para se começar a trabalhar ou para se estacionar quando já quiseres uma vida estável sem grandes complicações.

A software era uma das que gostava de concorrer, quem sabe se não ajustava o salario para algo que ficasse satisfeito.
O que queria era mesmo aprender para saltar para outra passado um tempo, entao acho a software uma boa empresa para isso, correto?
 
Back
Topo