Melhores empresas para trabalhar

boas, existem empresas de IT neste país dispostas a apostar em licenciados fora da área? ou seria sempre preciso alguma xp? é que fui chamado à bold para uma entrevista há 2 meses e achei estranho.
 
boas, existem empresas de IT neste país dispostas a apostar em licenciados fora da área? ou seria sempre preciso alguma xp? é que fui chamado à bold para uma entrevista há 2 meses e achei estranho.

Não faltam empresas a fazer isso, no entanto normalmente são os vulgos "talhos" que mais o fazem como por exemplo a Bold que referes. Era bom haver relatos de pessoas nessa situação que eu pessoalmente não conheço bem nenhum caso em concreto, apenas uma menina que conheci que tinha uma licenciatura/mestrado? em Economia e agora estava na Bold em machine learning ou algo assim num projeto interno penso eu, não fiquei com muitos detalhes da situação.
 
boas, existem empresas de IT neste país dispostas a apostar em licenciados fora da área? ou seria sempre preciso alguma xp? é que fui chamado à bold para uma entrevista há 2 meses e achei estranho.

Quando te referes sem xp, estás a falar só sem experiência profissional, certo? Desde que tenhas projetos para provar o que sabes e que o conhecimento básico de engenharia de software esteja em ti, podes até sofrer um pouco no inicio da procura mas penso que eventualmente encontras empresas que o fazem.
 
Bom dia a todos,

Já li alguns comentários sobre o tema que vou falar mas gostaria de mais opiniões.

Quem trabalha em Braga na área de Development e IT como esta está o mercado? Podem dar algum feedback sobre algumas empresas?

Neste momento trabalho em Lisboa mas como sou do Norte gostaria de me mudar para Braga.

Obrigado desde já ;)

Tem vindo a melhorar, com as empresas a subir os salários. Também algumas empresas grandes estão a recrutar para cá, pelo que tem havido oportunidades. Já tive vários contactos através do linked'in.
 
Quando te referes sem xp, estás a falar só sem experiência profissional, certo? Desde que tenhas projetos para provar o que sabes e que o conhecimento básico de engenharia de software esteja em ti, podes até sofrer um pouco no inicio da procura mas penso que eventualmente encontras empresas que o fazem.

nop, 0
 
Tem vindo a melhorar, com as empresas a subir os salários. Também algumas empresas grandes estão a recrutar para cá, pelo que tem havido oportunidades. Já tive vários contactos através do linked'in.

Muito Obrigado pelo feedback. Pela tua experiência, essas empresas grandes de que falas estamos a falar de outsourcing ou produto? Consegues dar algum exemplo?
Pelo que conheces, qual a média de salário / anos de experiência?
 
Muito Obrigado pelo feedback. Pela tua experiência, essas empresas grandes de que falas estamos a falar de outsourcing ou produto? Consegues dar algum exemplo?
Pelo que conheces, qual a média de salário / anos de experiência?

As empresas da antiga DELPHI/Blaupunkt, por exemplo. A APTIV anda a recrutar, e Já tive vários contactos da Bosch, para pessoal sénior (eu tenho 10 anos de experiência), ofereciam a rondar os 2200/2400 brutos. (edit: no último contacto iam aos 2500)
Isto para a área de embedded, para alto nível creio que a coisa ande com valores um pouco abaixo. Pelo menos sempre que respondo a uma empresa com valores superiores, nunca tenho resposta positiva, nem contra-proposta.
De qualquer forma os valores oferecidos têm vindo a subir, até porque há bastantes ofertas no Porto, nomeadamente para a área da banca, mas o meu feedback é limitado, já que, devido à minha experiência profissional, raramente avanço nos processos de recrutamento para linguagens de alto nível.
 
Última edição:
isto a uns 8 anos atras pelo menos era muito normal, recrutarem pessoal de eng.civil, eng.quimica etc e darlhes umas aulinhas de ABAP (a linguagem de programacao do SAP) e toca a metelos nos clientes.

Suspeito que ainda devem fazer isso, é algo ralativamente simples de aprender e é uma area bem paga. (mas as consultoras é que ficam com a fatia maior...)
 
Pessoal, alguém tem opiniões sobre a Multicert e a PHC?

Sim. A PHC é a empresa onde trabalho e estou a gostar bastante. Tem um ambiente muito bacano, cool para profissional. Ordenado dentro da média e aprendizagem contínua. É uma espécie de empresa para crescer e aprender, já que têm muita experiência dentro da área e estão na melhor fase da empresa... internacionalização, recordes de venda, prémios, novas instalações, etc. Aliás, é a única empresa em Portugal que consta no top10 dos quatro maiores rankings de recursos humanos... não pode ser assim tão má como diz o megumi.

Aliás vi um comentário do megumi (que não conheço) a dizer mal, mas sabes como é a vida das empresa... há sempre pessoal que sai frustrado e depois diz mal (e isso percebe-se no comentário dele). É a opinião dele, mas é diferente da minha. Não sei se ele acredita mesmo no que diz ou se tem alguma desonestidade intelectual. A nível de organização é das melhores que já vi (e já passei por dois grandes do mercado), com metodologias seguidas com rigor ao nível da gestão de projecto, scrum e inovação. Depois, estranho que tenha falado das linguagens usadas como o vb.net e o fox, que são usadas para atualizar as versões mais antigas de software, mas tenha ocultado do comentário o uso de Angular ou IONIC nos projetos recentes, por exemplo. (aliás, se vires a página devsummit.pt , que é a conferência que organizamos para developers, consegues ter uma ideia do que ele diz não é inteiramente verdade).

A nível de progressão profissional é interessante porque é uma empresa onde se mostrares o teu valor és reconhecido. Tem muita formação e iniciativas de desenvolvimento pessoal. O problema é que algumas pessoas não se adaptam a ambientes de inovação e adaptação permanente e depois queixam-se que não são eles que estão mal, mas o sítio onde estão. Mas isso é a vida...

Se me perguntares se recomendo, a resposta é sim. Mas depende muito do que procuras. Se queres um sítio para fazer os mínimos e ganhar uns trocos, mais vale procurar noutro lado. É que a PHC tem boas oportunidades, mas com uma exigência que nem todos acompanham...
 
Não quero acusar ninguém de nada mas achei o post acima bastante "estranho". Em primeiro lugar pois faz um quote a um post com mais de um ano usado como pretexto para falar da phc (com uma conta criada hoje) e em segundo lugar porque todo o post apenas reflete pontos positivos com uma postura bastante defensiva vistos de um prisma de alguém com uma visão bastante transversal ao funcionamento da empresa.

Surpresa não foi a minha quando verifiquei que o nome do CEO da phc é Ricardo Parreira, bastante similar ao username do utilizador acima. Acho no mínimo suspeito, visto que as reviews tanto no glassdoor e teamlyzer da phc não são as mais famosas e claramente algumas de 5 estrelas no glassdoor foram "damage control" para compensar as reviews bastante negativas que foram deixadas.

Dito isto, não conheço de todo a empresa em si e como tal não sei se é boa para trabalhar ou não. O que posso dizer é como já mencionei num post passado andavam a recrutar um FE dev para angular e o range que me foi dito andava entre os 2600€-2800€ brutos + SA, o que me pareceu interessante no entanto não me compensaria de todo devido à localização (lagoas park). Fiquei também de pé atrás devido ao feedback negativo nos sítios de já mencionei, mas como é óbvio a experiência varia de pessoa para pessoa e uma empresa que era má há X tempo atrás pode ser hoje um excelente sítio para trabalhar.

Por essa razão acho que a melhor política é a transparência e honestidade com potenciais candidatos, o que começa por não deixar reviews encomendadas nem usar o zwame para fazer controlo de danos.

Seria no entanto interessante uma discussão por quais as razões existem as tais reviews negativas e quais os passos que foram tomados para reduzir o turnover e tornar a empresa mais apelativa.
 
Não quero acusar ninguém de nada mas achei o post acima bastante "estranho". Em primeiro lugar pois faz um quote a um post com mais de um ano usado como pretexto para falar da phc (com uma conta criada hoje) e em segundo lugar porque todo o post apenas reflete pontos positivos com uma postura bastante defensiva vistos de um prisma de alguém com uma visão bastante transversal ao funcionamento da empresa.

Surpresa não foi a minha quando verifiquei que o nome do CEO da phc é Ricardo Parreira, bastante similar ao username do utilizador acima. Acho no mínimo suspeito, visto que as reviews tanto no glassdoor e teamlyzer da phc não são as mais famosas e claramente algumas de 5 estrelas no glassdoor foram "damage control" para compensar as reviews bastante negativas que foram deixadas.

Dito isto, não conheço de todo a empresa em si e como tal não sei se é boa para trabalhar ou não. O que posso dizer é como já mencionei num post passado andavam a recrutar um FE dev para angular e o range que me foi dito andava entre os 2600€-2800€ brutos + SA, o que me pareceu interessante no entanto não me compensaria de todo devido à localização (lagoas park). Fiquei também de pé atrás devido ao feedback negativo nos sítios de já mencionei, mas como é óbvio a experiência varia de pessoa para pessoa e uma empresa que era má há X tempo atrás pode ser hoje um excelente sítio para trabalhar.

Por essa razão acho que a melhor política é a transparência e honestidade com potenciais candidatos, o que começa por não deixar reviews encomendadas nem usar o zwame para fazer controlo de danos.

Seria no entanto interessante uma discussão por quais as razões existem as tais reviews negativas e quais os passos que foram tomados para reduzir o turnover e tornar a empresa mais apelativa.

Isto realmente foi true detective work e o senhor é mesmo ignorante. Especialmente que até parece ter escondido o seu perfil do pessoal.
 
@ultrauploader
Não precisas de só "achar" estranho. Podes ter a certeza. :D
Não percebo o interesse em vir criar um registo e imediatamente fazer posts daquele género só a florear tudo. Num fórum tecnológico é apanhado em menos de nada. Ou é desespero ou é burrice :facepalm:
Ao menos podia apontar 10 prós e 2 ou 3 contras, tinha parecido mais verosímil...

Até o meu primo via a tendenciosidade daquele post... e ele é cego.
 
No caso onde trabalho, há alguma flexibilidade mas obviamente também requer bom senso. Horário oficial é das 09:00 às 18:30. Há tolerância de 10 mins de manhã e 5 mins à hora de almoço. No entanto, o sistema de picagem de cartão, simplificando, só olha as 8h diárias. Ou seja, se entrares 30 mins mais tarde de manhã, só tens que garantir que durante o dia compenses esses 30 mins ou à hora de almoço ou à saída. Eu por norma, o que faço é apenas 1h de almoço (temos 1h:30) e às sextas, ocasionalmente saio os mesmo 30 mins mais cedo.
 
Não percebo essa necessidade de controlo. Se as coisas não aparecerem feitas é fácil de perceber. Obrigar às 8h para depois estar a ver as notícias não serve de nada.
 
Pelo que me tenho apercebido, as melhores empresas não fazem qualquer tipo de controlo.
O que faz todo o sentido pois demonstra que existe confiança em quem contratam e estão realmente focados em resultados em vez de aparências.

Onde estava anteriormente, apesar de não existir uma rigidez com os horários, não havia sequer a possibilidade de trabalhar de casa graças a decisões da gestão (empresa portuguesa). Existia muito a questão das aparências e mesmo assim a desorganização era imensa e vi colegas a trabalharem horas (e até noites) para fazerem entregas.

Atualmente não tenho qualquer tipo de controlo e posso trabalhar de casa se desejar. Resultado? Praticamente toda a gente trabalha no escritório, uns entram um pouco mais cedo outros um pouco mais tarde. Se não fizer as 8 horas não há problema, eu sei que responsabilidades tenho.
Funciona tudo muito melhor quando o processo de recrutamento é mais rigoroso o que possibilita que ninguém tenha de ser tratado como uma criança.

Na minha opinião é um excelente indicador para perceber se uma empresa é boa para trabalhar na fase de entrevistas. Existem sempre excepções à regra mas acredito que as empresas que não se adaptem a esta nova realidade fiquem para trás num futuro não muito distante.
 
Pelo que me tenho apercebido, as melhores empresas não fazem qualquer tipo de controlo.
Sim e não, as melhores empresas usam SCRUM e apesar de nao andarem a ver se estás sentado 8h na cadeira, acabas por ser controlado com as tuas tarefas.

Tens que trabalhar na mesma as 40 horas semanais, ou rebentas com o sprint, mas escusas de estar 8horas numa cadeira a ver vídeos para ocupar o tempo.

Outra coisa que as grandes empresas já perceberam é que alem do controlo das 8h, é também importante deixar os empregados trabalharem ao seu ritmo. Não precisas de trabalhar 8h seguidas, nem sequer tens que estar sempre sentado, muitas vezes as grandes ideias surgem quando se levantam e estão 20min a jogar ping/pong ou consola.

O mais importante é que não se deve tratar os empregados como maquinas, nem mesmo achar que todos se devem comportar da mesma maneira.
 
Back
Topo