Melhores empresas para trabalhar

Podes perfeitamente trabalhar menos de 40h e não rebentar com o sprint. Aliás, é uma das razões pelas quais cada vez mais se faz as estimativas em pontos e não em horas... Usar "homem-hora" para previsão de trabalho é muito complicado.

No local onde estou atualmente (techworks) não sinto que haja esse tipo de controlo. Pelo que ouço dizer, é uma característica que já existia na Critical Software, de olharem mais para os resultados do que para o tempo sentado à frente do patrão. Tb nos dias que correm, com o trabalho cada vez mais remoto, esse controlo fica mais difícil.
 
Boas, este é dos meus primeiros posts aqui no forum.

Termino a licenciatura este ano entao começo a poderar muito onde gostaria de trabalhar, sendo que tenho tido gosto e muita curiosidade por Java, que tipo de empresas recomendariam na zona de Lisboa?

Diria que dou preferencia a empresas que trabalhem com tecnologias recentes mesmo que para tal tivesse de abdicar um pouco da parte salarial... isto é, a ideia que tenho é que empresas grandes como as big 4 (pelo que sei, costumam pagar bem para quem esta a começar) têm muitos projetos cujas tecnologias ai usadas são algo antigas portanto podem nao dar primazia à inovação, assim sendo optar por uma empresa mais pequena mas que siga a ideia contraria e uma opção. (Se por acaso não estiverem de acordo comentem, estou aberto a novas opinioes)

Resumindo o que recomendam / o que "desrecomendam"? :D

Cumprimentos
 
É difícil recomendar uma empresa em específico pois o depende no projecto onde te meterem e dos teus futuros colegas.

O que te fará evoluir mais na fase inicial é ter colegas bons e já com bastante experiência que te guiem na direcção certa e que já tenham passado pelo que vais passar. Na minha opinião trabalhar como full stack é excelente para explorar um pouco de tudo e ajuda-te a ter um conhecimento bastante abrangente.

Quanto a tecnologias, desde que o stack não seja demasiado antigo acho que não é o aspecto a que deverias dar muita importância.

O importante é perceber os design patterns, pitfalls e tradeoffs de usar determinadas tecnologias. O resto são detalhes e se tiveres as bases facilmente saltas entre diferentes tecnologias e frameworks.
 
É difícil recomendar uma empresa em específico pois o depende no projecto onde te meterem e dos teus futuros colegas.

O que te fará evoluir mais na fase inicial é ter colegas bons e já com bastante experiência que te guiem na direcção certa e que já tenham passado pelo que vais passar. Na minha opinião trabalhar como full stack é excelente para explorar um pouco de tudo e ajuda-te a ter um conhecimento bastante abrangente.

Quanto a tecnologias, desde que o stack não seja demasiado antigo acho que não é o aspecto a que deverias dar muita importância.

O importante é perceber os design patterns, pitfalls e tradeoffs de usar determinadas tecnologias. O resto são detalhes e se tiveres as bases facilmente saltas entre diferentes tecnologias e frameworks.
Pois isso era algo que não queria, ficar com projetos com tecnologias antigas...
Tenho ideia que em empresas estilo big 4 é algo frequente, daí que esteja a pensar evitar e tentar algo mais recente e que seja tentar arranjar problemas de projetos super martelados..
 
Não quero acusar ninguém de nada mas achei o post acima bastante "estranho". Em primeiro lugar pois faz um quote a um post com mais de um ano usado como pretexto para falar da phc (com uma conta criada hoje) e em segundo lugar porque todo o post apenas reflete pontos positivos com uma postura bastante defensiva vistos de um prisma de alguém com uma visão bastante transversal ao funcionamento da empresa.

Surpresa não foi a minha quando verifiquei que o nome do CEO da phc é Ricardo Parreira, bastante similar ao username do utilizador acima. Acho no mínimo suspeito, visto que as reviews tanto no glassdoor e teamlyzer da phc não são as mais famosas e claramente algumas de 5 estrelas no glassdoor foram "damage control" para compensar as reviews bastante negativas que foram deixadas.

Dito isto, não conheço de todo a empresa em si e como tal não sei se é boa para trabalhar ou não. O que posso dizer é como já mencionei num post passado andavam a recrutar um FE dev para angular e o range que me foi dito andava entre os 2600€-2800€ brutos + SA, o que me pareceu interessante no entanto não me compensaria de todo devido à localização (lagoas park). Fiquei também de pé atrás devido ao feedback negativo nos sítios de já mencionei, mas como é óbvio a experiência varia de pessoa para pessoa e uma empresa que era má há X tempo atrás pode ser hoje um excelente sítio para trabalhar.

Por essa razão acho que a melhor política é a transparência e honestidade com potenciais candidatos, o que começa por não deixar reviews encomendadas nem usar o zwame para fazer controlo de danos.

Seria no entanto interessante uma discussão por quais as razões existem as tais reviews negativas e quais os passos que foram tomados para reduzir o turnover e tornar a empresa mais apelativa.


O que acho estranho nisto é se achar que quem fala bem é um cartilheiro e quem fala mal é um santo puro que só dá a sua opinião.
Como em todas as empresas, há pessoal que não sai satisfeito e fala mal (muitas vezes com intenção de dolo).

Olha, eu trabalho na PHC e gosto de lá trabalhar. É uma empresa que trata bem os colaboradores e tem muito internal advocacy - não fazendo apologia do post anterior, é possível que seja verdadeiro e é possível que não seja. Como muitos dos posts que estão por essa Internet fora.


Três notas rápidas:
- espero que não penses que este meu post como fake ou encomendado, até porque sou um user antigo mas não muito ativo. Vejo o forum de tempos a tempos, mas não tenho por hábito recente participar.

- Conheço o Ricardo e não me parece que ande por aqui, muito menos faça qualquer post daquele género sem se identificar.

- Sobre quem diz que estão sempre a contratar e que isso só podem estar a crescer. É verdade... passou de 160 colaboradores para 200 em três anos... (sim, trabalho na empresa)
 
Estive agora num processo com a PrimeIT para a Oracle Retail no Porto que não chegou a bom porto por questões financeiras mas aqui fica o meu feedback:
  • primeiro contacto via Linkedin, depois telefone e skype, normal
  • queriam que preenchesse o dossier de competências deles, eu disse que sem haver nada mais em concreto não o fazia
  • tive reunião via skype com o cliente e gostaram muito. De seguida avisei a PrimeIT que só mudaria se fosse financeiramente interessante, já que iria aumentar as minhas despesas mensais em 200€ e gastar 1h de viagem diária ao invés de 15 min.
  • passado +-1mês disseram-me que estariam interessados em avançar e enviaram-me uma proposta fraca
  • respondi que como tinha dito tinha de compensar, e com esta até perdia dinheiro
  • Enviaram uma nova com valor mais alto mas ainda não chegava aonde queria
  • marcaram reunião com 2 pessoas a tentar mudar a minha cabeça (mas o cliente é bom, o projecto é excelente, etc) em que eu ao fim de 10 min disse que senão chegasse ao valor que pedi não valia a pena continuar e acabou ali!
Já agora o pacote salarial era salário bruto + AC + tickets infância + subs almoço + qq coisa.

Está visto que eu devia ter emigrado à muito tempo!
 
Estive agora num processo com a PrimeIT para a Oracle Retail no Porto que não chegou a bom porto por questões financeiras mas aqui fica o meu feedback:
  • primeiro contacto via Linkedin, depois telefone e skype, normal
  • queriam que preenchesse o dossier de competências deles, eu disse que sem haver nada mais em concreto não o fazia
  • tive reunião via skype com o cliente e gostaram muito. De seguida avisei a PrimeIT que só mudaria se fosse financeiramente interessante, já que iria aumentar as minhas despesas mensais em 200€ e gastar 1h de viagem diária ao invés de 15 min.
  • passado +-1mês disseram-me que estariam interessados em avançar e enviaram-me uma proposta fraca
  • respondi que como tinha dito tinha de compensar, e com esta até perdia dinheiro
  • Enviaram uma nova com valor mais alto mas ainda não chegava aonde queria
  • marcaram reunião com 2 pessoas a tentar mudar a minha cabeça (mas o cliente é bom, o projecto é excelente, etc) em que eu ao fim de 10 min disse que senão chegasse ao valor que pedi não valia a pena continuar e acabou ali!
Já agora o pacote salarial era salário bruto + AC + tickets infância + subs almoço + qq coisa.

Está visto que eu devia ter emigrado à muito tempo!

E de que valores estamos a falar?
 
E de que valores estamos a falar?
Eu pedi 2150€ liq mais subsidio alimentação, eles ofereceram +-1900€ com subsidio alimentação já incluído. Não te sei dizer a divisão pela várias parcelas, mas lembra-me de de ordenado era só 1450€ liq o resto era as artimanhas do costume.
 
Eu pedi 2150€ liq mais subsidio alimentação, eles ofereceram +-1900€ com subsidio alimentação já incluído. Não te sei dizer a divisão pela várias parcelas, mas lembra-me de de ordenado era só 1450€ liq o resto era as artimanhas do costume.
Por curiosidade, tens quantos anos de experiência?
 
Eu pedi 2150€ liq mais subsidio alimentação, eles ofereceram +-1900€ com subsidio alimentação já incluído. Não te sei dizer a divisão pela várias parcelas, mas lembra-me de de ordenado era só 1450€ liq o resto era as artimanhas do costume.

Pois... Nessas artimanhas é que depois "levam" o pessoal. É que depois esses extras só são pagos a 11 meses e a qualquer momento podem retirá-los. E depois ainda há a questão dos subsidios de férias e natal.
Provavelmente na proposta que te fizeram já estavam a diluir esse valor no liquido que te estavam a oferecer.
Por isso é que sou apologista de negociar um valor bruto anual. Aí não há dúvidas para ninguém.
 
O que acho estranho nisto é se achar que quem fala bem é um cartilheiro e quem fala mal é um santo puro que só dá a sua opinião.
Como em todas as empresas, há pessoal que não sai satisfeito e fala mal (muitas vezes com intenção de dolo).

Olha, eu trabalho na PHC e gosto de lá trabalhar. É uma empresa que trata bem os colaboradores e tem muito internal advocacy - não fazendo apologia do post anterior, é possível que seja verdadeiro e é possível que não seja. Como muitos dos posts que estão por essa Internet fora.


Três notas rápidas:
- espero que não penses que este meu post como fake ou encomendado, até porque sou um user antigo mas não muito ativo. Vejo o forum de tempos a tempos, mas não tenho por hábito recente participar.

- Conheço o Ricardo e não me parece que ande por aqui, muito menos faça qualquer post daquele género sem se identificar.

- Sobre quem diz que estão sempre a contratar e que isso só podem estar a crescer. É verdade... passou de 160 colaboradores para 200 em três anos... (sim, trabalho na empresa)

O post é claramente encomendado, nem sequer vamos fingir o contrário. E sempre que vir esse tipo de posts irei dizer exactamente o que vejo pois acho esse tipo de tácticas bastante prejudiciais para quem procura informação honesta sobre uma determinada empresa.
O glassdoor já está infestado delas há muito tempo e no teamlyzer já vi uma ou outra suspeitas. Vamos tentar não trazer essas práticas para aqui também.
 
O post é claramente encomendado, nem sequer vamos fingir o contrário. E sempre que vir esse tipo de posts irei dizer exactamente o que vejo pois acho esse tipo de tácticas bastante prejudiciais para quem procura informação honesta sobre uma determinada empresa.
O glassdoor já está infestado delas há muito tempo e no teamlyzer já vi uma ou outra suspeitas. Vamos tentar não trazer essas práticas para aqui também.

só acho que isso é igualmente válido para quem diz mal das empresas, muitas vezes injustamente e que nalguns casos até foram dispensados por incompetência.


Fui ver a conversa toda e, com conhecimento de causa, até te digo que o comentário original adultera mais a verdade do que o post que defende a empresa.

Vale o que vale, e é só a minha opinião.
 
Back
Topo