Melhores empresas para trabalhar

Ajudas de custo parece que passou a ser um padrão e algumas aplicam mais engenharia que outras.

É habitual fazerem a proposta a 12 meses para parecer que o valor é maior do que na realidade o é.
Tive uma que disse explicitamente mais do que uma vez, olhe que não quero receber em duodécimos.
Dizem o número redondo que já não é uma coisa do outro mundo e depois quando enviam os detalhes, tem de se partir pedra para ver que é por 12 meses, ou seja, já parecem os contratos dos bancos em letra miúda.

A próxima que tenho de fazer é pedir logo os detalhes, vamos inverter o trabalho para eles.
Se não quiserem, mais um filtro.
Nem me fales, a última que recebi proposta era uma confusão. ordenado, ajudas, subsidio, um seguro qq. Só que depois era umas coisas x12 outras x11, outras só pagavam nos dias de trabalho, ... Foi logo para canto.
A posição e empresa para onde me iam enviar até era interessante, e cheguei ao ponto de perguntar se não me queria contractar como freelancer, mas não aceitaram. :)
 
talvez tenha de aplicar a regra de negociar pelo bruto anual mas gosto de saber o líquidos x14
Negoceia sempre pelo bruto anual para não haver surpresas no final. Faz tu as tuas contas ao líquido x14, pois é algo que vai sempre depender da tua situação. Tens várias calculadoras online para te ajudar com as contas e teres uma ideia. Nem que as faças de antemão, até obteres um "líquido a 14 meses" que te seja aceitável e veres qual o bruto que lá colocaste para ser esse a pedir ao negociar :)
 
Boas, tenho o 12ºano com idade entre 30-40anos e estou a acabar um curso de 1 ano pelo IEFP na universidade Portucalense e que me da a qualificação de Programador, acaba em Abril e depois tenho que fazer um estagio de 1 mês e 3 semanas, o IEFP arranja o estagio mas aconselharam-me a ser eu a arranjar porque senão podem me por numa worten ou algo do género só porque e de informática,

tenho receio e então gostaria de saber se conhecem empresas no Porto que aceitavam um estagio destes e claro com hipóteses de ficar depois por la a trabalhar,

aprendi visualg, pascal, C++, visual basic, MySQL, SQLserver, estou a acabar de aprender Java, C#, e ainda vou ter PHP e ASP.net, e também aprendi redes, como cisco, servidores etc..

chega para eu poder trabalhar numa empresa como programador? sei que a licenciatura e o melhor mas não tenho possibilidades, e pelo IEFP pagaram me para tirar o curso senão tinha que trabalhar porque mesmo assim foi um sacrifício porque tenho contas para pagar,

adoro esta área e alem de ser o melhor da turma e ter quase 20 a tudo eu imagino me a trabalhar nisto o resto da minha vida.
 
Boas, tenho o 12ºano com idade entre 30-40anos e estou a acabar um curso de 1 ano pelo IEFP na universidade Portucalense e que me da a qualificação de Programador, acaba em Abril e depois tenho que fazer um estagio de 1 mês e 3 semanas, o IEFP arranja o estagio mas aconselharam-me a ser eu a arranjar porque senão podem me por numa worten ou algo do género só porque e de informática,

tenho receio e então gostaria de saber se conhecem empresas no Porto que aceitavam um estagio destes e claro com hipóteses de ficar depois por la a trabalhar,

aprendi visualg, pascal, C++, visual basic, MySQL, SQLserver, estou a acabar de aprender Java, C#, e ainda vou ter PHP e ASP.net, e também aprendi redes, como cisco, servidores etc..

chega para eu poder trabalhar numa empresa como programador? sei que a licenciatura e o melhor mas não tenho possibilidades, e pelo IEFP pagaram me para tirar o curso senão tinha que trabalhar porque mesmo assim foi um sacrifício porque tenho contas para pagar,

adoro esta área e alem de ser o melhor da turma e ter quase 20 a tudo eu imagino me a trabalhar nisto o resto da minha vida.
Se ainda não tiveres cria um linkedin e envia invite para tudo o que for recruiter. Vais inevitavelmente ser contactado para entrevistas.

Ao mesmo tempo vai-te candidatando a tudo o que for posições junior para empresas de software. Provavelmente vais ser rejeitado de muitas e chamado para entrevistas noutras.

O que realmente interessa é ir a bastantes entrevistas para conhecer os processos e partir de uma certa altura quase todas correm bem.

E não te vendas por pouco mas ao mesmo tempo tem expectativas razoáveis visto que é o primeiro emprego na área.
 
Negoceia sempre pelo bruto anual para não haver surpresas no final. Faz tu as tuas contas ao líquido x14, pois é algo que vai sempre depender da tua situação. Tens várias calculadoras online para te ajudar com as contas e teres uma ideia. Nem que as faças de antemão, até obteres um "líquido a 14 meses" que te seja aceitável e veres qual o bruto que lá colocaste para ser esse a pedir ao negociar :)
Eu quando entrei para o mercado de trabalho fiz estas contas todas, de forma a não apanhar contratempos. Assim como perceber como funciona o subsídio de alimentação, dinheiro vs cartão.
 
Eu quando entrei para o mercado de trabalho fiz estas contas todas, de forma a não apanhar contratempos. Assim como perceber como funciona o subsídio de alimentação, dinheiro vs cartão.
Fizeste tu muito bem. É importante perceber minimamente as contas para não se levar com surpresas desagradáveis e sabermos com o que estamos a contar. [emoji106]
 
A diferença entre empresas portuguesas, na sua maioria as de outsourcing, e estrangeiras é gritante. Nessas estrangeiras, na primeira entrevista presencial ou não, o pacote salarial era sempre abordado, grande parte das vezes por iniciativa deles. Nas do tugão, parece assunto tabú
 
Porque as portuguesas sabem que se dizem os valores vergonhosos logo na primeira as pessoas fogem logo. Assim metem as pessoas nas entrevistas e tentam aliciar com os projetos e a empresa ser buedá fixe e jovem e dinâmica para os nabos cairem na esparrela
 
Alguém tem alguma experiência/opinião do ku@nto kusta?
Salários com ajudas de custo? ambiente? evolução?
 
Última edição:
Boas, tenho o 12ºano com idade entre 30-40anos e estou a acabar um curso de 1 ano pelo IEFP na universidade Portucalense e que me da a qualificação de Programador, acaba em Abril e depois tenho que fazer um estagio de 1 mês e 3 semanas, o IEFP arranja o estagio mas aconselharam-me a ser eu a arranjar porque senão podem me por numa worten ou algo do género só porque e de informática,

tenho receio e então gostaria de saber se conhecem empresas no Porto que aceitavam um estagio destes e claro com hipóteses de ficar depois por la a trabalhar,

aprendi visualg, pascal, C++, visual basic, MySQL, SQLserver, estou a acabar de aprender Java, C#, e ainda vou ter PHP e ASP.net, e também aprendi redes, como cisco, servidores etc..

chega para eu poder trabalhar numa empresa como programador? sei que a licenciatura e o melhor mas não tenho possibilidades, e pelo IEFP pagaram me para tirar o curso senão tinha que trabalhar porque mesmo assim foi um sacrifício porque tenho contas para pagar,

adoro esta área e alem de ser o melhor da turma e ter quase 20 a tudo eu imagino me a trabalhar nisto o resto da minha vida.

Chega sim, como disseram cria um perfil no linkedin e aconselho-te a colocares com a àrea onde queres trabalhar (ex. front/back end, mobile, QAE etc.), e apostares também nessa área ao nível de projectos pessoais. Assim mostras que não têm de te ensinar tudo e que tens vontade de aprender e autonomia.

Se calhar vais ter de ganhar pouco (<1k €) durante para ai um anito, mas a partir dai se fores minimamente bom começam a olhar mais para a tua experiência do que para o percurso académico.

Procura mais um sítio onde aches que possas aprender e evoluir do que a primeira coisa que te apareça à frente.
 
Obrigado pelas respostas, já tenho um perfil no linkedin mas ate agora não me disseram nada, vou começar a enviar envite para os recrutadores, mas nem sei por onde começar, que empresas podem ser melhores para um iniciante como eu..

ou seja que tenham mais paciência e menos exigência, eu ao inicio não me importo de trabalhar nem que seja pelo ordenado mínimo só para ganhar experiência e conhecimentos, depois claro quero receber mais.
 
Tenho dias que faço menos. Mas também tenho dias que faço mais!
Uns dias vai compensando outros.
Mas porquê a pergunta?
Porque vou negociar aumento em breve com a minha empresa e gostava de saber se era um caso extremamente raro reduzir as horas de trabalho em vez de aumento.
 
Quantos de vocês (ou conhecidos vossos) nas empresas onde trabalham fazem menos de 8 horas diárias de trabalho?

Eu não faço as 8. O trabalho é das 9h as 18h com 1h para almoçar entre as 12h e as 13h.

Chego pelas 9h30, ao meio dia e meia vou almoçar e só as 14h15m é que volto ao serviço. Saio entre as 18h e as 18h20... Muito raramente (nos ultimos 4 meses aconteceu 2/3 vezes) fiquei ate as 19h.
 
Se for uma empresa como deve de ser, que parece que é, paga-lhe para fazer o trabalho e não para passar horas na empresa a olhar para o tecto.
Quantas vezes trabalhei bem menos que 8h, tipo 5h. Ou daquelas vezes que passei uma manhã a tratar de assuntos pessoais ou outra coisa qualquer e só trabalhei 4h da parte da tarde. Sem problemas em ambos os casos. Simplesmente porque trabalhamos por objectivos e não por horas.

És bom no que fazes? És competente e produtivo? Ajudas as pessoas e garantes que o teu trabalho e o da tua equipa é sempre entregue nos prazos estipulados de acordo com o plano de entrega? Então sai 1h mais cedo ou mais se quiseres. Ninguém te vai chatear. :)

Sim, não há muitas empresas assim. Mas essas é que estão mal e agarradas a pensamentos retrógrados que não os levam a lado nenhum.
 
Atenção que não estou. Dizer nada contra é sou totalmente a favor de trabalhar por objectivos e não por horas.
Contudo, sou da opinião que os objectivos devem ser adequados às horas. Se tiver a exigir trabalho que demore 4h não vou pagar 8h só porque sim. Se acabo o meu trabalho sempre antes da hora espero receber mais trabalho e uma promoção dado que estaria a exceder as expectativas.

Só estava a tentar perceber.
 
Agora confesso que fiquei curioso...

Segundo percebi, trabalhas cerca de 45min / 60min a menos do que a empresa te paga. Nunca tiveste nenhuma reação a isso?

como disseram a seguir, a empresa paga para fazeres o trabalho, não pelas horas que estás la.

Eu nem acrescentei ali em cima que temos PlayStation na empresa e a hora do lanche passo lá meia hora facilmente.

nunca ninguém me disse nada porque todas as semanas estipulamos um target a cumprir e todas as semanas cumpro com a minha parte. E toda a malta na empresa igual.

e e assim que tem que ser. Eu chego às 9h20 e sou dos primeiros, temos cá pessoal que vive a 50 km e tem que ir por os filhos na escola la na cidade deles, chegam as 10-10h30. O trabalho aparece feito, ninguém reclama.

a empresa há uns 8 anos atrás não era tanto assim. Começaram a dar mais liberdade, os funcionários começaram a ser mais produtivos, a empresa cresceu. hoje para além do à vontade com os horários de trabalho, temos comida grátis, aulas de inglês, massagens a cada duas semanas, etc

infelizmente conheço empresas que ainda nos dias de hoje obriga te a entrar ao ponto, picar o cartão e pousar o telemóvel num cacifo. Não há salário no mundo que me pagasse para ir para um sítio desses :facepalm:
 
Back
Topo