Melhores empresas para trabalhar

.... fazer code review em pair programming, ou seja, estás a rever o código com ela e a dizer o que ela pode fazer de diferente ou melhorar.
Também concordo. Confesso que sou um entusiasta de pair propramming mas só na definição original (code review em pair programming). Tudo o resto é uma má interpretação do que deve ser o pp.

Verdade seja dita, tenho a ideia que o pp é mais eficiente em empresas de IT puro e não em empresas ou departamentos cujo ramo de negócio é outro. No último caso terás sempre que estar sujeito à regras que não se aplicam sequer em IT. Na industria em particular acham que o pp é o recriar da antiga relação mentor/aprendiz mas não é.
 
Também concordo. Confesso que sou um entusiasta de pair propramming mas só na definição original (code review em pair programming). Tudo o resto é uma má interpretação do que deve ser o pp.

Não concordo que tudo o resto é uma má interpretação. Pair programming pode ser útil se for utilizado com conta, peso e medida. Já fiz pair programming em alturas em que estava a trabalhar numa story que influenciava outra story de um colega e assim esse meu colega conseguiu ficar a perceber como eu fiz as coisas e conseguiu dar-me dicas para depois facilitar a story dele. Isto durou para aí meio-dia, talvez.

Verdade seja dita, tenho a ideia que o pp é mais eficiente em empresas de IT puro e não em empresas ou departamentos cujo ramo de negócio é outro. No último caso terás sempre que estar sujeito à regras que não se aplicam sequer em IT. Na industria em particular acham que o pp é o recriar da antiga relação mentor/aprendiz mas não é.

Acho que pp pode ser implementado em qualquer empresa, independentemente do seu ramo, desde que tenha um departamento de IT dedicado e com uma boa cultura de desenvolvimento de software.
 
Uma coisa é o guia de retorno, outra são diretivas da DGS.
Sim, as empresas decidem inspiradas pelas directivas da DGS, mas eu estava a dizer que a "moda" tem sido essa. Na 1a fase do desconfinamento não me recordo o que dizia a DGS sobre trabalho e reuniões, em concreto, mas os ajuntamentos de pessoas eram fortemente desencorajados.
 
malta obrigada pelo feedback mas isso é da outra tech unit deles. que usam XP como metodologia. eu aqui queria sobre a man digital hub, que usa scrum, onde o pair programming já não é uma coisa obrigatória. já agora, só para esclarecer

Tanto quanto sei o Pair Programming não é uma característica da XP (eXtreme Programming) e abordei essa metodologia de desenvolvimento na minha Tese de Mestrado... É sim uma prática opcional da XP quando bem aplicado.
Pair Programming obrigatório 100% do tempo é uma má aplicação desta prática e subentender que a XP defende isso é uma má interpretação da metodologia de desenvolvimento.
 
Última edição:
Sim, as empresas decidem inspiradas pelas directivas da DGS, mas eu estava a dizer que a "moda" tem sido essa. Na 1a fase do desconfinamento não me recordo o que dizia a DGS sobre trabalho e reuniões, em concreto, mas os ajuntamentos de pessoas eram fortemente desencorajados.

Honestamente, acho que há empresas que querem ir mais além das diretivas da DGS sem qualquer acordo com o trabalhador/representantes (necessário) com o intuito de desmotivar qualquer um de ir para o escritório. Objetivo final? Redução dos custos operacionais decorrentes de ter o escritório aberto.
 
Eu tenho ideia que o pair programming é algo feito nalgumas entrevistas técnicas. Até pensei que o seu principal uso fosse nesse âmbito.
 
Eu tenho ideia que o pair programming é algo feito nalgumas entrevistas técnicas. Até pensei que o seu principal uso fosse nesse âmbito.

Nas entrevistas não é pair programming, ou pelo menos não lhe deveriam chamar isso.

Nas entrevistas tu estás lá a programar e o entrevistador dá-te o problema e o que tens de resolver e vai fazendo umas questões e pode adicionar mais profundidade à questão.

Em pair programming normal uma das pessoas programa, a outra vai revendo o que está a ser escrito, diz-lhe como pode fazer e melhorar certas coisas e relembra de algumas regras de negócio que podem ser esquecidas ou bocados de código que no futuro podem dar problemas. É o chamado "driver and navigator" e os dois devem trocar frequentemente de papel numa sessão de pair programming.
 
Conheço várias empresas que já deram como opção aos trabalhadores de regressarem só a partir de 1 de setembro , senão quem não quiser pode manter-se até final do ano em casa. Como outras que deram instruções que os trabalhadores devem manter o trabalho desde casa até final do ano. Outras ainda que já retomaram de forma quase normal a actividade nos escritórios.
 
Conheço várias empresas que já deram como opção aos trabalhadores de regressarem só a partir de 1 de setembro , senão quem não quiser pode manter-se até final do ano em casa. Como outras que deram instruções que os trabalhadores devem manter o trabalho desde casa até final do ano. Outras ainda que já retomaram de forma quase normal a actividade nos escritórios.
Eu tenho o feeling que grande maioria até início de setembro irá manter a malta em casa. Aproximam se períodos de férias, e muitas vezes já se tem equipas a meio gás e tal. Junta-se o útil a agradável
 
Aparentemente, a Talkdesk vai fechar os escritórios em PT até final de 01/2021, passando a ser fully remote.
Tinha curiosidade em trabalhar lá quando acabasse o curso, mas é um bocado turn-off para mim isto.
 
Conheço várias empresas que já deram como opção aos trabalhadores de regressarem só a partir de 1 de setembro , senão quem não quiser pode manter-se até final do ano em casa. Como outras que deram instruções que os trabalhadores devem manter o trabalho desde casa até final do ano. Outras ainda que já retomaram de forma quase normal a actividade nos escritórios.

Quais é que já voltaram de forma quase normal à actividade? É uma granda red flag.
 
Obrigado.
Falei com eles há pouco tempo. É muito desmotivadora essa informação. Segundo eles, um dos unicórnios portugueses, ter este tipo de atitudes e a falta de palavra demonstra muito sobre a empresa e os valores.

Se vais a escolher uma empresa pelos valores e se protegem os empregados em tempos de crise vais ficar com uma lista muito reduzida...
 
Back
Topo