Melhores empresas para trabalhar

Curioso, em 2018 cheguei a estar em processo de recrutamento quase finalizado, na Novabase, e a proposta para lá eram 1250€ brutos + SA não fui porque optei por outra opção.
Passei as entrevistas todas e sem experiência
Sem licenciatura
 
Já agora uma dica: o que não estiver escrito em contrato vale zero
Good to know! Mas faz sentido, tem de ficar tudo escrito!
Desde que me lembro que praticam exactamente esses valores, não sei como conseguem atrair pessoal competente com a oferta que existe.
Por isso é que ou trabalhas com pessoal que nao é competente e nao quer saber ou estás la a fazer um bom trabalho, ganhas mal e nao es valorizado.
Sinceramente nao sei se deva aceitar pelo menos agora porque sim ou nao, porque isto com o covid nao sei como vai ser...
E nao é so a novabase, a everis tb os mesmos preços acho eu.

Curioso, em 2018 cheguei a estar em processo de recrutamento quase finalizado, na Novabase, e a proposta para lá eram 1250€ brutos + SA não fui porque optei por outra opção.
Passei as entrevistas todas e sem experiência
Sem licenciatura
Sem licenciatura? what? Epah, enfim...

Pois, é um bocado deprimente, anda uma pessoa a estudar 5 anos para depois ganhar uma maravilha.

Nao sei mesmo o que fazer... :/ dilemas da vida XD
 
Última edição:
A nova base oferece os mesmos valores a quem acaba o curso de 5 anos e a quem faz 6meses de iron hack, i.e., 1250 brutos, e pelo q sei, este valor tem sido constante nos últimos 5 anos
 
Última edição:
A nova base oferece os mesmos valores a quem acaba o curso de 5 anos e a quem faz 6meses de iron hack, i.e., 1250 brutos, pelo q sei, nos últimos 5 anos.
XD ahahahah
Dai tb nao saber se estar a fazer outro mestrado, + 2 anos, se compensa assim tanto ou nao.


Que outras empresas aconselham e que poderão estar a contratar?
 
Sem licenciatura? what? Epah, enfim...

Pois, é um bocado deprimente, anda uma pessoa a estudar 5 anos para depois ganhar uma maravilha.

Nao sei mesmo o que fazer... :/ dilemas da vida XD

Não disse que não estudei no ensino superior, disse que não tinha licenciatura ( completa).
Há muita gente excelente Dev que bem licenciatura tem.
 
Não disse que não estudei no ensino superior, disse que não tinha licenciatura ( completa).
Há muita gente excelente Dev que bem licenciatura tem.
Ah my bad... percebi mal. Mas mesmo assim, porque supostamente a mim estao a dar 1050 por ter licenciatura completa e ainda nao ter mestrado.

Sim, claro, acredito bem! Nao quis dizer que pessoas sem um curso superior não vao ser boas, de todo. Só acho mau é para as pessoas que têm... Daqui para frente, cada vez mais vai ser um bocado escolha e ver se fazer um curso superior é realmente importante e vantajoso ou nao.
 
Novabase: 1050€ brutos + subsidio de alimentaçao: 6.80 em cartao ou 4.87 em dinheiro; quando acabar mesmo o mestrado passa a 1250€ brutos.
Polarising: 1050€ liquidos + seguro de saude (primeiros 6 meses); 1100€ + seguro de saude + seguro de vida (segundos 6 meses); 1400+ liquidos depois do primeiro ano.

Porque dizes licenciatura e nao mestrado? Falei com alguem na mesma situaçao (mesmo curso) e pelo que me disse so teria que fazer 4 cadeiras de licenciatura + mestrado.
Na minha opinião , é na licenciatura que adquirem as bases. Mestrado é fixe para algum tipo de especialização. Por exemplo, se fosse hj, não tinha tirado mestrado

Mas lá está, minha opinião apenas.
 
Sou mais um que se fosse hoje tinha logo começado a trabalhar após a licenciatura. Na prática não é feita a distinção (e a meu ver com razão) a não ser em empresas que querem arranjar uma desculpa para pagar menos.

Doutoramento numa área muito especifica já seria outra história mas normalmente quem chega a essa fase sabe mesmo que é esse o caminho que quer seguir. E mesmo assim tenho ideia que em Portugal não é valorizado de todo, lá fora é que o caso muda completamente de figura.
 
Sou mais um que se fosse hoje tinha logo começado a trabalhar após a licenciatura. Na prática não é feita a distinção (e a meu ver com razão) a não ser em empresas que querem arranjar uma desculpa para pagar menos.

Doutoramento numa área muito especifica já seria outra história mas normalmente quem chega a essa fase sabe mesmo que é esse o caminho que quer seguir. E mesmo assim tenho ideia que em Portugal não é valorizado de todo, lá fora é que o caso muda completamente de figura.
Eu não teria feito principalmente não acho que os conhecimentos que ganhei superassem 2 anos nas trincheiras.

Mas depois ya, entrei a ganhar o mesmo que malta com licenciatura. Por exemplo, entrei a ganhar o mesmo com licenciatura+mestrado contra malta que no mesmo período fez apenas licenciatura. Fui burro
 
Eu também pensei se devia fazer licenciatura, e apesar de ter equivalencia as matematicas, acho que fazer mestrado seria mais rapido e dava-me mais uma especializaçao. Nao querendo dizer as bases nao sao necessárias, obviamente que sim.
 
Em mestrados de engenharia ainda se têm cadeiras bastante interessantes e relevantes em termos de software engineering (machine learning, optimização, inteligência artificial, etc.), muito mais do q as cadeiras de licenciatura, em que há uma grande percentagem de cadeiras transversais, como cálculos, álgebra, física, química, etc
 
A Novabase paga um pouco a baixo da média para recém-licenciados, concordo. Mas nem tudo é horrível como pintam, têm um sistema de aumentos tabelado, que até pode ser visto como um pau de 2 bicos, mas a verdade é que em Setembro entrei a ganhar 1050€ brutos + 80€ ajudas e em Abril fui aumentado para 1325€ brutos + 100€ ajudas e recebi os retroactivos todos para os primeiros 3 meses do ano.

A novabase das 4 empresas que cheguei a fases finais era a que me pagava menos (só uma é que me pagava consideravelmente mais) mas tinha outros factores fortes para mim:
- proximidade de casa, estou a 20 min de transportes desde casa até à sede (agora vale o que vale, mas ninguém podia prever esta pandemia)
- projecto aliciante em IoT para a Vodafone Group. O projecto está a ser brutal, trabalhamos em microservices com as últimas tecnologias, 1/3 da equipa é estrangeira e está em Dusseldorf o que me permitiu ir lá 2x antes da pandemia e está a ajudar muito a desenvolver o inglês e soft skills em geral).

Choca-me um bocado ver pessoal que entrou na mesma altura que eu andar sempre a queixar-se que ordenado é baixo, até parece que não foram eles que aceitaram a proposta ou então que não sabiam os valores antes de assinar :-D
Mas o que ainda me choca mais é que muito desse pessoal assinou sem saber para que tipo de projecto ia, que tecnologias ia trabalhar, basicamente assinaram sem nenhuma noção do que iam fazer. Uns tiveram sorte e estão em projectos bons, outros estão em projectos "cocós" desde que entraram e alguns andam a saltar entre projectos e/ou POCs.
 
A Novabase paga um pouco a baixo da média para recém-licenciados, concordo. Mas nem tudo é horrível como pintam, têm um sistema de aumentos tabelado, que até pode ser visto como um pau de 2 bicos, mas a verdade é que em Setembro entrei a ganhar 1050€ brutos + 80€ ajudas e em Abril fui aumentado para 1325€ brutos + 100€ ajudas e recebi os retroactivos todos para os primeiros 3 meses do ano.

A novabase das 4 empresas que cheguei a fases finais era a que me pagava menos (só uma é que me pagava consideravelmente mais) mas tinha outros factores fortes para mim:
- proximidade de casa, estou a 20 min de transportes desde casa até à sede (agora vale o que vale, mas ninguém podia prever esta pandemia)
- projecto aliciante em IoT para a Vodafone Group. O projecto está a ser brutal, trabalhamos em microservices com as últimas tecnologias, 1/3 da equipa é estrangeira e está em Dusseldorf o que me permitiu ir lá 2x antes da pandemia e está a ajudar muito a desenvolver o inglês e soft skills em geral).

Choca-me um bocado ver pessoal que entrou na mesma altura que eu andar sempre a queixar-se que ordenado é baixo, até parece que não foram eles que aceitaram a proposta ou então que não sabiam os valores antes de assinar :-D
Mas o que ainda me choca mais é que muito desse pessoal assinou sem saber para que tipo de projecto ia, que tecnologias ia trabalhar, basicamente assinaram sem nenhuma noção do que iam fazer. Uns tiveram sorte e estão em projectos bons, outros estão em projectos "cocós" desde que entraram e alguns andam a saltar entre projectos e/ou POCs.
Eu acho que cairia num desses que nao sabe bem para o que iria. Eu sei minimamente o que é o projeto, mas não sei exatamente o que vou fazer. Perguntei mas nunca me dizem o que vou fazer exatamente que por um lado é normal, porque até acredito que nao se saiba mesmo, mas por outro lado gostava de saber mesmo para o que vou. Mas acredito que nao possa fugir muito disso, senão é quase como ser outro projeto.
 
Boas. Em relação a Volkswagen Digital Solutions alguém tem opinião? Valores salariais para quem tem 3 anos como developer (full stack our backend apenas)?

Não sei se já vais muito avançado no processo de recrutamento para eles, mas atenção que antes do COVID eles eram muito inflexíveis com a forma de trabalhar, ou seja, não havia portáteis para ninguém, só tinham computadores de mesa, tinhas de fazer pair programming todos os dias, tinhas de falar sempre em inglês mesmo que o colega fosse português, a entrada era às X horas e a saída às Y horas e não me cheira que fossem flexíveis caso precisasses de chegar mais tarde ou sair mais cedo.

Agora com isto do COVID tiveram de mudar isto, mas não sei se não começaram já a voltar ao escritório e se daqui a uns tempos voltam à mesma rotina de antigamente.

Nao sei se faz sentido para mim, visto que nao sou de engenharia informatica, mas ando a procura de uma primeira experiencia na area de programaçao/data science e assim. Tirei engenharia mecânica com mestrado em sistemas e tive ate cadeiras de machine learning, sistemas inteligentes e programaçao por objectos. Estou até a ponderar se devia tirar outro mestrado (em informatica neste caso). Tenho uma oferta da novabase para trainne e outra da polarising para academia (aprender java, spring e angular), o salario é um bocado pronto coco, mas acho que é o normal para primeiro emprego + consultoras. Nao sei se devo aceitar porque tambem estamos em covid e é melhor que nenhum e para uma primeira experiencia ou dizer nao e ir mais para o segundo mestrado em informatica.

Estou aqui a escrever caso haja alguem que possa dar algum feedback para alguém que esteja a acabar o curso e vá começar.
Acham que aprender java, spring, angular é bom a long-term para ter como experiencia?

Na novabase nao tenho tanta certeza do que vou fazer, mas é na equipa de analytics e de acordo com o projeto diria que seja algo com python e cloud (o que tb gosto).

Eu queria algo que me ajudasse no long-term, quer em experiencia quer em conhecimentos, caso queira mudar de emprego e assim.

É assim, se queres trabalhar em data science então Python é o caminho a seguir. Java, Spring e Angular estão a preparar-te para te meter a fazer aplicações CRUD fullstack e não vai ser benéfico se mais tarde quiseres mudar para DS porque a experiência em Java não vai ser traduzida para essa área.

Mas isto é a minha opinião, alguém pode estar na área de DS e dizer que Java até ajuda e esclarecer-te melhor, mas se eu estivesse no teu lugar e quisesse ir para DS escolhia o projecto com Python.

Mesmo que seja algo que pague menos, a médio prazo pode ser o mais benéfico e podes conseguir aumentar bastante o teu salário (sim, eu sei que num país ideal não se tinha de escolher entre receber um salário adequado ou trabalhar com as tecnologias que queremos, mas não estamos num país ideal, infelizmente, por isso acho que ele deve escolher a tecnologia).
 
A Novabase paga um pouco a baixo da média para recém-licenciados, concordo. Mas nem tudo é horrível como pintam, têm um sistema de aumentos tabelado, que até pode ser visto como um pau de 2 bicos, mas a verdade é que em Setembro entrei a ganhar 1050€ brutos + 80€ ajudas e em Abril fui aumentado para 1325€ brutos + 100€ ajudas e recebi os retroactivos todos para os primeiros 3 meses do ano.

A novabase das 4 empresas que cheguei a fases finais era a que me pagava menos (só uma é que me pagava consideravelmente mais) mas tinha outros factores fortes para mim:
- proximidade de casa, estou a 20 min de transportes desde casa até à sede (agora vale o que vale, mas ninguém podia prever esta pandemia)
- projecto aliciante em IoT para a Vodafone Group. O projecto está a ser brutal, trabalhamos em microservices com as últimas tecnologias, 1/3 da equipa é estrangeira e está em Dusseldorf o que me permitiu ir lá 2x antes da pandemia e está a ajudar muito a desenvolver o inglês e soft skills em geral).

Choca-me um bocado ver pessoal que entrou na mesma altura que eu andar sempre a queixar-se que ordenado é baixo, até parece que não foram eles que aceitaram a proposta ou então que não sabiam os valores antes de assinar :-D
Mas o que ainda me choca mais é que muito desse pessoal assinou sem saber para que tipo de projecto ia, que tecnologias ia trabalhar, basicamente assinaram sem nenhuma noção do que iam fazer. Uns tiveram sorte e estão em projectos bons, outros estão em projectos "cocós" desde que entraram e alguns andam a saltar entre projectos e/ou POCs.
Podes dar mais detalhes do projecto de iot e porque é que está a ser brutal? Em q é que consiste?

Em relação a saber o que vais fazer, depende muito de empresa para empresa. Se tiverem projectos longos, e/ou de manutenção, podes saber mais ou menos que vais ficar a fazer isso anos, mas noutros casos em 6 meses já podes estar num projecto completamente diferente daquele em q começaste.
 
É assim, se queres trabalhar em data science então Python é o caminho a seguir. Java, Spring e Angular estão a preparar-te para te meter a fazer aplicações CRUD fullstack e não vai ser benéfico se mais tarde quiseres mudar para DS porque a experiência em Java não vai ser traduzida para essa área.

Mas isto é a minha opinião, alguém pode estar na área de DS e dizer que Java até ajuda e esclarecer-te melhor, mas se eu estivesse no teu lugar e quisesse ir para DS escolhia o projecto com Python.

Mesmo que seja algo que pague menos, a médio prazo pode ser o mais benéfico e podes conseguir aumentar bastante o teu salário (sim, eu sei que num país ideal não se tinha de escolher entre receber um salário adequado ou trabalhar com as tecnologias que queremos, mas não estamos num país ideal, infelizmente, por isso acho que ele deve escolher a tecnologia).
Exato, eu compreendo!

Por outro lado, não sei bem do que quero para a vida XD ahahah
Basicamente quero algo que me me dê estabilidade durante a minha vida, algo que me permita mudar de trabalho caso seja necessário e arranjar facilmente e ganhar bem. Mas acredito que com ambas as carreiras: DS ou Java (spring, angular) dêm estabilidade.
 
Exato, eu compreendo!

Por outro lado, não sei bem do que quero para a vida XD ahahah
Basicamente quero algo que me me dê estabilidade durante a minha vida, algo que me permita mudar de trabalho caso seja necessário e arranjar facilmente e ganhar bem. Mas acredito que com ambas as carreiras: DS ou Java (spring, angular) dêm estabilidade.

É pá, eu diria que convinha tomares essa decisão, porque ao escolheres ir para Java e mais tarde quereres mudar para DS vais ter alguma dificuldade e podes ter quase de começar do zero ou vice-versa.

Normalmente, ou pelo menos do que tenho observado, quando alguém muda de área (Java Developer para Data Science, por exemplo) e não tem propriamente de começar do zero é quando faz uma mudança lateral dentro da mesma empresa. Aí as pessoas já sabem como trabalhas, sabem que aprendes rápido, já estás integrado na empresa e então dão-te essa oportunidade mais facilmente e não exigem que comeces como júnior. Agora quando tentas mudar de área mudando de empresa pode ser muito mais complicado.


Aqui há algum tempo houve um user aqui do fórum que estava numa empresa a desenvolver software e quis mudar para uma área mais de data (Data Engineer foi o que ele arranjou) e ainda demorou uns bons tempos até encontrar uma empresa que lhe desse uma oportunidade mesmo ele não tendo experiência.
 
A Novabase paga um pouco a baixo da média para recém-licenciados, concordo. Mas nem tudo é horrível como pintam, têm um sistema de aumentos tabelado, que até pode ser visto como um pau de 2 bicos, mas a verdade é que em Setembro entrei a ganhar 1050€ brutos + 80€ ajudas e em Abril fui aumentado para 1325€ brutos + 100€ ajudas e recebi os retroactivos todos para os primeiros 3 meses do ano.

A novabase das 4 empresas que cheguei a fases finais era a que me pagava menos (só uma é que me pagava consideravelmente mais) mas tinha outros factores fortes para mim:
- proximidade de casa, estou a 20 min de transportes desde casa até à sede (agora vale o que vale, mas ninguém podia prever esta pandemia)
- projecto aliciante em IoT para a Vodafone Group. O projecto está a ser brutal, trabalhamos em microservices com as últimas tecnologias, 1/3 da equipa é estrangeira e está em Dusseldorf o que me permitiu ir lá 2x antes da pandemia e está a ajudar muito a desenvolver o inglês e soft skills em geral).

Choca-me um bocado ver pessoal que entrou na mesma altura que eu andar sempre a queixar-se que ordenado é baixo, até parece que não foram eles que aceitaram a proposta ou então que não sabiam os valores antes de assinar :-D
Mas o que ainda me choca mais é que muito desse pessoal assinou sem saber para que tipo de projecto ia, que tecnologias ia trabalhar, basicamente assinaram sem nenhuma noção do que iam fazer. Uns tiveram sorte e estão em projectos bons, outros estão em projectos "cocós" desde que entraram e alguns andam a saltar entre projectos e/ou POCs.

Cuidado com essa ilusão de aumentos tabelados.... A minha empresa também tem aumentos tabelados, que depois na prática nunca se veem (há aumentos, mas não são a utopia que eles tem no papel). Mas concordo contigo na tua maneira de pensar, um colega meu aceitou uma proposta por mais 100 euros que eu, e em 2 anos eu fui aumentado 300 euros e ele 0... Em dois anos, a minha escolha compensou mais.

Relativamente ao assinar sem saber o projecto, isso é extremamente comum em empresas tipo a Novabase e deverias era sentir-te afortunado em vez de criticar quem teve de se sujeitar ao que havia. Aliás, sei de um caso da Novabase que assinou para ir programar numa tecnologia, e acabou a trabalhar numa coisa que não gosta, exatamente para a vodafone. Já não falo com ele desde a passagem de ano, mas do que sei, a empresa precisa dele nessa posição e não o deixa mudar, andam simplesmente a subi-lo salarialmente para o reter.
 
É pá, eu diria que convinha tomares essa decisão, porque ao escolheres ir para Java e mais tarde quereres mudar para DS vais ter alguma dificuldade e podes ter quase de começar do zero ou vice-versa.

Normalmente, ou pelo menos do que tenho observado, quando alguém muda de área (Java Developer para Data Science, por exemplo) e não tem propriamente de começar do zero é quando faz uma mudança lateral dentro da mesma empresa. Aí as pessoas já sabem como trabalhas, sabem que aprendes rápido, já estás integrado na empresa e então dão-te essa oportunidade mais facilmente e não exigem que comeces como júnior. Agora quando tentas mudar de área mudando de empresa pode ser muito mais complicado.


Aqui há algum tempo houve um user aqui do fórum que estava numa empresa a desenvolver software e quis mudar para uma área mais de data (Data Engineer foi o que ele arranjou) e ainda demorou uns bons tempos até encontrar uma empresa que lhe desse uma oportunidade mesmo ele não tendo experiência.
Faz sentido! Por acaso acho que na minha cabeça não seria tanto do genero de passado 5/10 anos querer mudar completamente de DS para java ou vice-versa, mas mais 1/2 anos, de forma a também perceber como é trabalhar com essas tecnologias. Apesar de que em 1/2 anos não se consegue ter uma grande amostra do que se pode realmente fazer, mas já é algo i guess.
Obrigado :)
 
Back
Topo