Melhores empresas para trabalhar

Se o trabalho nas consultoras fosse bom e de jeito, até nao haveria problema.
É que depois de ouvir esta proposta, à qual pedem que saiba francês fluente (ou seja, algo que tive de investir e que não é comum), fiquei completamente wtf. Vou fazer contra proposta e nao aceitar também nao aceito. Ainda ainda tenho tempo, nem acabei a tese/curso por isso logo se vê. Mas é pena, estava entusiasmado com a área apesar de não ser a minha, mas depois de ouvir a proposta perdi tudo xD

É triste, depois de estudar 5 anos, perder tempo com esta tese, pensar que vou ganhar mal e pocarmente. E sei que é assim para muitos. Também quero dizer que queria ganhar 3000 liquidos, não, mas que ao menos desse para pagar uma renda em lisboa e viver folgado.


Trabalho em regime de outsourcing nunca é bom. Consultoria a sério pode ser bom, mas outsourcing nunca é (ou é muito, muito raramente). É este o problema em Portugal nesta área e é algo que todos temos de combater.
 
Trabalho em regime de outsourcing nunca é bom. Consultoria a sério pode ser bom, mas outsourcing nunca é (ou é muito, muito raramente). É este o problema em Portugal nesta área e é algo que todos temos de combater.
Eu trabalhei em clientes finais e em consultoras (em outsourcing, e apenas em 2 projectos fechados) e, para mim, sempre foi praticamente a mesma coisa.
Em outsourcing é como se trabalhasse para o cliente, e é lá que sinto que "pertenço". A única diferença é que não vou a alguns eventos do cliente e, geralmente, recebo bastante mais que os colegas que são dos quadros.
Tirando uma consultora onde estive 8 anos (e sempre no mesmo projecto/cliente) e onde senti pertença porque até ajudei a levar aquilo para a frente, normalmente não chego a criar essa relação com eles. E passei por consultoras onde até gostei de trabalhar, e que considero sérias e justas. Mas depende sempre da experiência de cada um.
 
Pelo que li no tópico parece-me que trabalhar na área em Portugal gera algum descontentamento.

Tirando as ligações emocionais e familiares, o que vos impede/impediu de ir para o estrangeiro?
É muito difícil encontrar trabalho para fora? E que compense a mudança?
 
Esquece os estágios do iefp que miséria.
É mesmo! Já para não falar que andam a aproveitar-se dos impostos.
Tirando as ligações emocionais e familiares, o que vos impede/impediu de ir para o estrangeiro?
É muito difícil encontrar trabalho para fora? E que compense a mudança?
Eu ando a ver, mas por um lado não sei be procurar e/ou leva bastante tempo por outro não sei que países escolher o que ainda aumenta mais as possibilidades.
Por outro sinto que como quero uma área que não está diretamente ligada ao meu curso (fiz mestrado integrado em engenharia mecânica, mestrado é sistemas, controlo e automação e tive machine learning, neural networks, programaçao por objectos, base de dados(sql) etc etc) que parece estar a ser dificil, considerando que também ainda não tenho experiência profissional (estou a acabar a tese e vou começar entretanto a area profissional).

Outra maravilha é a burocracia que existem nas nossas universidades, tinha sido aceite num estágio na toyota belgium para algo bastante interessante e dentro dos meus interesses e não fui porque a universidade não assinava um papel para um estágio de 6 meses (só assinava 3) porque achavam que era muito tempo sem estar na universidade e que as coisas atrasavam-se. Sim, porque as coisas atrasam-se porque fazemos estágios, não é porque a cadeira é dificil e os profs uma maravilha.
 
Bem, fiz uma contra proposta, disseram que iam ver e que davam feedback ao final do dia.
Acham 1300€ brutos por mês muito para um primeiro emprego? Considerando que um dos requisitos era saber francês a nível fluente.
 
Bem, fiz uma contra proposta, disseram que iam ver e que davam feedback ao final do dia.
Acham 1300€ brutos por mês muito para um primeiro emprego? Considerando que um dos requisitos era saber francês a nível fluente.

Se calhar podias ter puxado para os 1500€ brutos apenas por causa do francês. Aliás, o meu conselho é sempre para negociar por cima e eles depois logo tratam de descer o valor e tu vês se fica aceitável.
 
Se calhar podias ter puxado para os 1500€ brutos apenas por causa do francês. Aliás, o meu conselho é sempre para negociar por cima e eles depois logo tratam de descer o valor e tu vês se fica aceitável.
Também é verdade... Mas achei que puxar para os 1500 brutos já seria recebido como "epah esquece, adeus!" XD o que seria whatever. Apesar de que 1500 não é nada de mais, mas como a oferta inicial era de 900, achei que 1300 ficava num bom intermédio, ou seja, quero mais mas também não estou a pedir uma quantia que para eles é estupida e nao faz qualquer sentido. Logo se vê...
 
Acham 1300€ brutos por mês muito para um primeiro emprego? Considerando que um dos requisitos era saber francês a nível fluente.
Depende da zona, mas eu ganhava um pouco mais que 1300€ brutos por mês no meu primeiro emprego, comecei em 2019. Se for Lisboa ou Porto, talvez ainda consigas um bocado mais.
 
Última edição:
E queres aceitar já essa em vez de explorar mais o mercado? Acho que conseguias facilmente pelo menos 2 ou 3 propostas e depois podias escolher.
Nao, pelo que me estao a propor nem por isso... Apesar de a area das telecomunicaçoes ate me interessa (nao sendo de todo a minha area).

EDIT: Disseram-me que nao podiam dar mais, visto que nao acabei o mestrado (vou acabar agora em dezembro) e que nao sou da area das telecomunicações. Existe uma reavaliação depois de 6 meses e possivel incremento no valor bruto consoante a avaliação.
 
Nao, pelo que me estao a propor nem por isso... Apesar de a area das telecomunicaçoes ate me interessa (nao sendo de todo a minha area).

EDIT: Disseram-me que nao podiam dar mais, visto que nao acabei o mestrado (vou acabar agora em dezembro) e que nao sou da area das telecomunicações. Existe uma reavaliação depois de 6 meses e possivel incremento no valor bruto consoante a avaliação.

Eu acho que devias pensar bem, caso não tenhas pressa. Até porque essa desculpa do "Não acabaste o mestrado!" quando estás prestes a acabar é só ridícula.

Pergunta-lhes então se podes começar só daqui a 2 meses, depois de acabares o mestrado e assim eles já te pagam mais.
 
Eu acho que devias pensar bem, caso não tenhas pressa. Até porque essa desculpa do "Não acabaste o mestrado!" quando estás prestes a acabar é só ridícula.

Pergunta-lhes então se podes começar só daqui a 2 meses, depois de acabares o mestrado e assim eles já te pagam mais.
É mesmo... enfim. Não aceitei e vou continuar à procura. Aqui e lá fora. Mas não tem sido fácil...
 
Aproveita para aprenderes algumas coisas por ti.
Lê, e se possível faz mesmo código e mete no github.
O tempo que se está em casa aproveitas.
 
Olá a todos, recentemente terminei a licenciatura em Engenharia Informática e tenho andado a enviar currículos faz 2 meses, não sei se é por causa do COVID tenho ficado quase sempre na base de dados (não passo da 1º entrevista).

Esta semana recebi uma oferta de 1250 brutos (dos quais 1010 iliquidos e 240 por isenção do horario, ambos x14), seguro de saúde, telemóvel, PC e cartão refeição 7.50 EUR para a função de Salesforce Developer.

Acham que é uma boa oferta para primeiro emprego e considerando a situação atual do país, ou devo aguardar mais algum tempo por ofertas melhores? eu estava mais inclinado para uma tecnologia que me abrisse portas futuramente e desse jeito ter anos de experiência, como JAVA, por exemplo, que é bastante usado.

Obrigado desde já.
 
Olá a todos, recentemente terminei a licenciatura em Engenharia Informática e tenho andado a enviar currículos faz 2 meses, não sei se é por causa do COVID tenho ficado quase sempre na base de dados (não passo da 1º entrevista).

Esta semana recebi uma oferta de 1250 brutos (dos quais 1010 iliquidos e 240 por isenção do horario, ambos x14), seguro de saúde, telemóvel, PC e cartão refeição 7.50 EUR para a função de Salesforce Developer.

Acham que é uma boa oferta para primeiro emprego e considerando a situação atual do país, ou devo aguardar mais algum tempo por ofertas melhores? eu estava mais inclinado para uma tecnologia que me abrisse portas futuramente e desse jeito ter anos de experiência, como JAVA, por exemplo, que é bastante usado.

Obrigado desde já.

A proposta em si não me parece nada de especial, caso seja na zona de Lisboa.

Em relação ao Salesforce, é uma tecnologia que te vai restringir muito e o que aprenderes não vai dar para usar noutras linguagens de programação, basicamente. Ou seja, um dev que trabalhe com Java consegue transitar para C# facilmente e a sua experiência com Java é tida em conta, mas caso queiras transitar de Salesforce para Java, por exemplo, a maioria das empresas nem sequer considera a experiência com Salesforce e é como se começasses do zero.

Se estás mesmo à rasca para arranjar emprego, então aceita mas sai daí o mais rápido possível. Se não, espera e envia mais uns currículos e vê o que aparece.
 
Em relação ao Salesforce, é uma tecnologia que te vai restringir muito e o que aprenderes não vai dar para usar noutras linguagens de programação, basicamente.

Concordo, trabalhei com Salesforce por quase um ano e meio e desisti por esse motivo. Ficamos restritos a certas tecnologias, e o mercado não para de se atualizar.
 
Concordo, trabalhei com Salesforce por quase um ano e meio e desisti por esse motivo. Ficamos restritos a certas tecnologias, e o mercado não para de se atualizar.

Exacto. E é perigoso ficar preso a uma tecnologia destas porque uma carreira tem entre 40 a 45 anos e quem me garante que Salesforce existirá esse tempo todo? Depois para fazer a transição para uma outra linguagem de programação pode ser complicado e pode-se ter de começar num patamar muito baixo.
 
Back
Topo