Melhores empresas para trabalhar

Peço desculpa estar talvez a fugir um bocadinho ao tópico. Mas ainda esta semana fui a uma entrevista na qual expliquei as minhas razões de não querer tirar mestrado. Um dos entrevistadores parece que não concordou muito e disse-me que seria algo que me daria bases para o futuro como nada mais dá, e poderia ser importante. Estava bastante seguro da minha decisão mas confesso que isto me fez pensar novamente.
Afinal quem está certo? Como ficam os mestres em termos de salário e carreira? Ouço falar de recém mestres a receber salários de licenciados, e tenho quase a certeza que experiência profissional (na nossa área) vai me ajudar muito mais no futuro.
 
Peço desculpa estar talvez a fugir um bocadinho ao tópico. Mas ainda esta semana fui a uma entrevista na qual expliquei as minhas razões de não querer tirar mestrado. Um dos entrevistadores parece que não concordou muito e disse-me que seria algo que me daria bases para o futuro como nada mais dá, e poderia ser importante. Estava bastante seguro da minha decisão mas confesso que isto me fez pensar novamente.
Afinal quem está certo? Como ficam os mestres em termos de salário e carreira? Ouço falar de recém mestres a receber salários de licenciados, e tenho quase a certeza que experiência profissional (na nossa área) vai me ajudar muito mais no futuro.
Ele está errado porque não tem de dar a opinião dele sem a terem pedido.

De resto, ninguém está certo e ninguém está errado. Eu fiz mestrado porque queria, mas conheço muitas pessoas que só fizeram licenciatura e não foi por isso que perderam oportunidades na carreira. Também conheço pessoas que fizeram mestrado já só depois de terem uns anos de experiência porque lhes apeteceu.

Resumindo: se queres fazer mestrado, faz, se não queres, não faças. A única coisa que um dia pode dar um boost na carreira (e depende muito de qual o rumo que lhe queres dar) é um MBA ou algo relacionado com gestão.
 
Ele está errado porque não tem de dar a opinião dele sem a terem pedido.
Bom, a pessoa foi bastante educada e mencionou que seria um conselho mais ao nível pessoal do que profissional, mas deixou-me um bocado atordoado depois da entrevista e realmente não o devia ter mencionado. Mas é verdade que ainda posso voltar ao mestrado mais tarde.
 
Bom, a pessoa foi bastante educada e mencionou que seria um conselho mais ao nível pessoal do que profissional, mas deixou-me um bocado atordoado depois da entrevista e realmente não o devia ter mencionado. Mas é verdade que ainda posso voltar ao mestrado mais tarde.
Pediste-lhe a opinião? Então ele tem de estar caladinho e não se meter na tua vida. Isto é uma entrevista, é para as pessoas serem profissionais, não é para andarem a mandar bitaites sobre a vida pessoal da pessoa que está a ser entrevistada (e a pessoa que está a ser entrevistada também não tem de fazer o mesmo sobre o entrevistador, claro).

Ainda pareces muito verdinho no mercado (primeiro emprego depois de acabares a licenciatura?), mas não toleres estas coisas. Sê cordial, diz que não lhe pediste opinião e que o assunto fica por ali. Isso e risca logo essa empresa da lista.
 
Bom, a pessoa foi bastante educada e mencionou que seria um conselho mais ao nível pessoal do que profissional, mas deixou-me um bocado atordoado depois da entrevista e realmente não o devia ter mencionado. Mas é verdade que ainda posso voltar ao mestrado mais tarde.

Isso é mentalidade um bocado pequena, a pessoa que te entrevistou é dos recursos humanos correcto? Eu ingressei nesta área (web development) sem qualquer tipo de curso, tenho a minha irmã mais velha que é dos recursos humanos de uma empresa e entrevista candidatos até de it, e ela disse me que eu não iria conseguir desta maneira, que devia ir para a faculdade, que cursos "online" como eu tirei, tipo udemy, cs50, não servem, e após uma longa batalha, consegui arranjar trabalho na área, sem cunhas sem nada, e 2 semanas depois essa minha irmã pediu-me se lhe podia recomendar uns cursos online para ver se podia dar um salto na carreira...

Cheguei a ter uma entrevista com uma pessoa dos recursos humanos que me criticou por não ter ingressado num bootcamp de 7000€ (desisto na altura devido ao enorme valor e não conseguir trabalhar durante esse periodo), porque daria a bases necessárias para o meu futuro, em vez de andar a estudar pelo "youtube" como ela referiu.

As melhores empresas do mundo (facebook, google, microsoft, etc...) não querem saber se tens um doutoramento ou se fizeste o 12º à noite, querem saber o quanto to sabes e como és como pessoa, e as empresas portuguesas ( e muitas estrangeiras também) acham que é necessário para ter sucesso nesta área. O problema é que a malta dos recursos humanos não sabem avaliar as competências técnicas das pessoas, por isso avaliam aquilo que podem, estudos e curriculo.

Com isto não quero dizer que a licenciatura não serve de nada, em condições normais eu hoje era licenciado, e teria 3 anos de estudo e seria muito mais fácil arranjar trabalho. Não te preocupes que com uma licenciatura vais ter muitas portas abertas, o resto vai depender do quanto aprendes no trabalho e fora dele.
 
Peço desculpa estar talvez a fugir um bocadinho ao tópico. Mas ainda esta semana fui a uma entrevista na qual expliquei as minhas razões de não querer tirar mestrado. Um dos entrevistadores parece que não concordou muito e disse-me que seria algo que me daria bases para o futuro como nada mais dá, e poderia ser importante. Estava bastante seguro da minha decisão mas confesso que isto me fez pensar novamente.
Afinal quem está certo? Como ficam os mestres em termos de salário e carreira? Ouço falar de recém mestres a receber salários de licenciados, e tenho quase a certeza que experiência profissional (na nossa área) vai me ajudar muito mais no futuro.
O mestrado depois de entrares no mercado de trabalho vale zero, não é um nem dois é ZERO. Se tens mestrado, doutoramento ou licenciatura não interessa. O importante é o conhecimento que tens, o valor que acrescentas à empresa, as tuas soft skills e o teu potencial. Claro que um bom mestrado te pode dar boas bases e conhecimento em diversas áreas mas, falando por experiência própria, se voltasse atrás no tempo em vez de ter tirado o mestrado tinha começado logo a trabalhar no fim da licenciatura. Para mim os dois anos de mestrado não dão mais traquejo e conhecimento do que dois anos a trabalhar, sobretudo se for numa empresa que invista e valorize o crescimento dos mais novos (no mundo profissional).
Sim, há empresas que te vão oferecer mais dinheiro no primeiro trabalho se tiveres mestrado vs. alguém que tenha licenciatura, mas primeiro essas empresas regra geral nem são as melhores para se trabalhar e segundo o mais importante no primeiro trabalho não é quanto se ganha em dinheiro mas quanto se ganha em conhecimento. Nesta área conhecimento = dinheiro (não considerando lambe botices nem favores em cadeia) pelo menos na área técnica, de Dev a Tech Lead/Arquitecto, na área de gestão talvez não tanto.
 
Pediste-lhe a opinião? Então ele tem de estar caladinho e não se meter na tua vida. Isto é uma entrevista, é para as pessoas serem profissionais, não é para andarem a mandar bitaites sobre a vida pessoal da pessoa que está a ser entrevistada (e a pessoa que está a ser entrevistada também não tem de fazer o mesmo sobre o entrevistador, claro).

Ainda pareces muito verdinho no mercado (primeiro emprego depois de acabares a licenciatura?), mas não toleres estas coisas. Sê cordial, diz que não lhe pediste opinião e que o assunto fica por ali. Isso e risca logo essa empresa da lista.
Não pedi opinião, fui questionado sobre o porque de não ir para mestrado e tivemos essa troca de impressões. Quanto à segunda parte sim tens razão sou novo no mercado. Mas estando na zona que estou e tendo a experiência que tenho não posso ser muito esquisito no que escolho, e não vou também julgar a empresa apenas por um comentário que até veio em forma de conselho e creio (ou espero) que a pessoa tenha tido boa intenção. Já para não falar que a empresa tem fama de ser grande empregador na zona. Espero no futuro quando for mais senior ter o poder e as balls para fazer como dizes, e farei-lo.

Isso é mentalidade um bocado pequena, a pessoa que te entrevistou é dos recursos humanos correcto?
Por acaso não. Era uma espécie de lead mas não necessariamente a pessoa mais técnica na entrevista. Mas já vi que Portugal deve andar cheio de boomers com uma mentalidade diferente. Para qualquer outra área eu provavelmente concordaria com ele, mas na nossa área torci o nariz.


Enfim, obrigado pelas opiniões pessoal
 
Não pedi opinião, fui questionado sobre o porque de não ir para mestrado e tivemos essa troca de impressões. Quanto à segunda parte sim tens razão sou novo no mercado. Mas estando na zona que estou e tendo a experiência que tenho não posso ser muito esquisito no que escolho, e não vou também julgar a empresa apenas por um comentário que até veio em forma de conselho e creio (ou espero) que a pessoa tenha tido boa intenção. Já para não falar que a empresa tem fama de ser grande empregador na zona. Espero no futuro quando for mais senior ter o poder e as balls para fazer como dizes, e farei-lo.


Por acaso não. Era uma espécie de lead mas não necessariamente a pessoa mais técnica na entrevista. Mas já vi que Portugal deve andar cheio de boomers com uma mentalidade diferente. Para qualquer outra área eu provavelmente concordaria com ele, mas na nossa área torci o nariz.


Enfim, obrigado pelas opiniões pessoal

Isso é realmente muito estranho porque se era uma pessoa técnica deveria saber melhor do que ninguém exactamente o que já foi dito aqui: mestrado vale zero no mercado de trabalho. E mesmo licenciatura vale o que vale, o que conta realmente é o que se demonstra saber em entrevista.

Pessoalmente rejeitaria uma empresa na qual soubesse que fazem filtragem/distinção apenas por ter ou não um grau académico. Pretendo trabalhar com as pessoas mais qualificadas independentemente do seu background e uma politica dessas demonstraria que o processo de recrutamento é mau de qualquer maneira.

Diria que a mesma coisa se aplica a empresas que nem entrevistas técnicas fazem mas até estou curioso para saber como correu a quem se tenha juntado a uma empresa sem entrevista técnica.
 
Como pessoa com alguma experiência, tenho a dizer que se puderes tirar mestrado, tira.
Muitas empresas ( e já para não falar do estado) têm tabelas salariais indexadas ao grau academico. E muitas, principalmente internacionais, perguntam isso.
 
são opções de vida. Isto depende de cada um, não há resposta correta.
Exacto, são opções de vida. E a opção dele é não tirar o mestrado. E garanto-te que vai continuar a ter as oportunidades todas que uma pessoa com mestrado tem (e eu tenho mestrado, por isso contra mim falo).

Se há empresas que valorizam o canudo e não as capacidades técnicas então não se deve é trabalhar para essas empresas, ponto.
 
Última edição:
Exacto, são opções de vida. E a opção dele é não tirar o mestrado. E garanto-te que vai continuar a ter as oportunidades todas que uma pessoa com mestrado tem (e eu tenho mestrado, por isso contra mim falo).

Se há empresas que valorizam o canudo e não as capacidades técnicas então não se deve é trabalhar para essas empresas, ponto.
Estás a distorcer o que eu disse.
Para te candidatares a algumas posições, especialmente na função pública e algumas empresas (internacionais) podem exigir o mestrado.
Agora depende de cada um. A mim nunca me pediram nada, nem um certificado de habilitações. Mas se me quisesse candidatar a alguns empregos tinha que o apresentar.
 
Oportunidades nesta área é o que não falta.
Agora, há umas melhores e outras piores e o mestrado pode ajudar a encontrar essas oportunidades melhores. Dizer que empresas como Microsoft, Google e afins não querem saber do mestrado...não é bem assim.
 
Estás a distorcer o que eu disse.
Para te candidatares a algumas posições, especialmente na função pública e algumas empresas (internacionais) podem exigir o mestrado.
Agora depende de cada um. A mim nunca me pediram nada, nem um certificado de habilitações. Mas se me quisesse candidatar a alguns empregos tinha que o apresentar.
Sim, há empresas que ligam a isso. E há muitas mais que não ligam, por isso é tranquilo. Sabes quando é que as empresas internacionais pedem o mestrado (no que tenho visto na minha carreira, por isso é de uma forma muito geral)? Quando têm de patrocinar vistos porque fica mais fácil de o fazer se a pessoa tiver mestrado (ou até doutoramento).

Em relação ao distorcer o que disseste, não o fiz. Apenas aproveitei a tua resposta para expandir o assunto.

Oportunidades nesta área é o que não falta.
Agora, há umas melhores e outras piores e o mestrado pode ajudar a encontrar essas oportunidades melhores. Dizer que empresas como Microsoft, Google e afins não querem saber do mestrado...não é bem assim.
Empresas como a MS e a Google às vezes até só contratam se tiveres doutoramento. Depende muito da área. Se vais trabalhar com coisas como IA, reconhecimento de voz, reconhecimento de imagem, etc. é pouco provável que uma licenciatura apenas baste. Se calhar nem o mestrado chega. Mas, de uma forma geral, até seres auto-didata pode ser suficiente para entrar numa FAANG.
 
Oportunidades nesta área é o que não falta.
Agora, há umas melhores e outras piores e o mestrado pode ajudar a encontrar essas oportunidades melhores. Dizer que empresas como Microsoft, Google e afins não querem saber do mestrado...não é bem assim.

Do you need a masters degree to work for Google?

Tens feedback de pessoas que trabalham como recrutadores na Google neste link que contradizem o que dizes.
 
Do you need a masters degree to work for Google?

Tens feedback de pessoas que trabalham como recrutadores na Google neste link que contradizem o que dizes.
Depende da área. Não precisas de mestrado para trabalhar na Google, porque há lá oportunidades para todas as qualificações. Mas há áreas em que só contratam pessoal com determinada qualificação.

Exemplo: https://careers.google.com/jobs/res...e=DOCTORATE&distance=50&hl=pt_BR&jlo=pt_BR&q=
 
Depende da área. Não precisas de mestrado para trabalhar na Google, porque há lá oportunidades para todas as qualificações. Mas há áreas em que só contratam pessoal com determinada qualificação.

Exemplo: https://careers.google.com/jobs/res...e=DOCTORATE&distance=50&hl=pt_BR&jlo=pt_BR&q=
A oportunidade que colocaste diz experiência equivalente, em lado nenhum que tem que ter determinado curso, mas claro que qualquer empresa diz que gostaria de ter pessoas qualificadas e que mesmo nestas empresas é mais fácil ter a dita entrevista com determinadas qualificações, os patrões podem dizer que não lhes interessa as formações, mas quem responde aos e-mails de candidatura são puras pessoas que podem ter uma visão diferente.
 
Back
Topo