1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Melhores fonts/cores

Discussão em 'Web Development' iniciada por dsk, 29 de Dezembro de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 868)

  1. dsk

    dsk Power Member

    Olá,
    Quais são as melhores fonts/cores para um site?
     
  2. skullrazor

    skullrazor [email protected] Member

    penso que isso depende do gosto de cada pessoa, acho que nao existem fontes nem cores preferenciais, apenas o gosto que cada um tem por essa fonte/cor ;)

    cumps
     
  3. Rach n' Roll

    Rach n' Roll Power Member

    site interessante, hei-de explorar mais...

    respondendo ao autor do tópico: não existem receitas 100% eficazes, ou receitas padrão, depende do tema/do que se trata o site e o seu público alvo. Não é aconselhada a tipografia serifada, ou seja, convém usar fontes como Arial, Verdana, Helvetica, Trebuchet... E não deves ultrapassar as 8/10 palavras por linha.

    Ainda em relação às cores, eu tenho preferência em colocar cinzento escuro ou preto sobre o branco, ou vice versa. Normalmente utilizo cor na tipografia em títulos, menus, links...ou seja, apenas para destacar.

    Espero que te tenha ajudado ;)
     
  4. RicAlmeida

    RicAlmeida Power Member

    pessoalmente costumo utilizar VERDANA como tipo de letra

    as cores normalmente utilizo tons de cizento

    mas isso e uma questao de gosto
     
  5. Squillace

    Squillace Power Member

    Em termos de cores não há regras definidas, embora haja regras no que diz respeito a CONJUNTOS de cores. Há cores que só funcionam bem com determinadas outras cores e é isso que tens que ter em conta. Pesquisa no Google por esse assunto, há dezenas de sites que te ajudam com isso.

    Já relativamente às fonts, há aqui dois casos de figura:

    - Quando se trata de texto puro não deves (não podes) fugir ao convencional. E o convencional é, como disse o Rach n' Roll: Verdana, Arial, Trebuchet MS, Tahoma e Georgia. Ponto. É isso que vais encontrar em 99% dos sites. Porquê? Porque não podes usar uma font mais exótica sob pena de quase ninguém a ter e consequentemente não ser capaz de a mostrar. Não te esqueças que os sistemas Windows (a maioria dos computadores) vêm com um número de fonts comuns que toda a gente tem, mas a maior parte das fonts existentes no mundo quase ninguém as tem.

    - Quando se trata de imagens, que fazem ou não parte do design do teu site, aí sim, podes dar largas à tua imaginação e usares o que bem te apetece. Sendo uma imagem, o texto fica gravado lá e toda a gente o vê, seja em que condições for.

    Espero ter esclarecido.
     
  6. fil79

    fil79 Power Member


    o mesmo se aplica também para trabalhos em flash, onde é possivel embeber a fonte no swf
     
  7. Rach n' Roll

    Rach n' Roll Power Member


    Squillace
    , o que disseste está muito correcto, mas permite-me apenas 2 ressalvas:

    A Rach n' Roll :P
    2º O que eu disse no meu post é mais em relação ao design em si... tu abordaste a questão das fontes de uma forma (e ainda bem que o fizeste, porque é muito importante)... enquanto que a minha abordagem foi mais em relação à usabilidade do utilizador. A tipografia mais usada em ecrã não deve ser serifada, de forma a permitir o utilizador ler com mais facilidade a informação escrita.
    Julgo que as fonts fantasia podem ser permitidas, quando assim se justifica, numa óptica mais lúdica do que informativa, logo num site/aplicação de carácter mais informal...
     
  8. Squillace

    Squillace Power Member

    Claro, mas parto do princípio que isso é um dado adquirido, que é óbvio, e que ele não se vai armar em parvo ao escolher a font. É uma questão de lógica, mas enfim, já vi de tudo. :D

    Quanto ao outro ponto, realmente eu desconfiei, mas não o suficiente. As minhas desculpas :p
     

Partilhar esta Página