Melhores máquinas digitais com função macro!

Bom dia a Todos

Estou interessado em adquirir uma máquina digital (entre 200 e 400 euros) para fotografias macro. Uma vez que pretendo fotografar objectos com 1-2mm de tamanho, gostaria de saber, na vossa opinião, o que de melhor existe no mercado com função macro. Com os prós e contras associados, claro!

Obrigado pela vossa atenção

Genesiseye
 
1-2mm? O que tu queres é um microscópio, não uma máquina... lol

Sobre macro não te sei dizer grande coisa. Da minha posso dizer que foca a 1cm de distância do objecto e que apanha bom detalhe mas o flash é inútil em macro.

Também já ouvi dizer que macro é a especialidade da Ricoh, por isso...
 
existem macros muitos boas no site www.mindat.org

Estou mais inclinado para uma Canon Powershot A720IS. Tem macro de 1 cm e estabilizador de imagem o que é muito bom. 8 Mpx parece-me bem, mas tenho receio que a lente perca alguma qualidade para a A710IS (que só tem 7,1 Mpx)!
No reino das macros a Sony parece perder pontos para a Canon...
 
A lente da A710IS era muito boa, mas a da A720IS penso que é rigorosamente igual. O estabilizador não sei se é muito util para macro mas também raramente faço macro.
Já os 8Mp vs 7Mp... Epah, mais 10cm num poster de 2 metros fazem-te muita diferença??? Em termos de macro, ter mais 1Mp de resolução é pouco ganho em termos de zoom digital. Devemos estar a falar de coisas na ordem das décimas de milimetro.
Quanto à Sony, não é só no reino das macros que perde para a Canon (e para muitas outras marcas).

A Fuji S6500 não é uma má opção como máquina mas tenho ideia de não ser grande coisa em macro. Por comparação a Fuji em modo de super macro (que é o máximo) apanha uma área de 40x30mm, enquanto a A710IS apanhava uma área de 21.9x16.4mm, que é praticamente um quarto da área, logo 4x mais ampliação.
A A720IS deve fazer o mesmo, e tem mais 2Mp que a Fuji S6500fd. Ainda há a Canon A640 que faz uma macro identica mas tem 10Mp de resolução (mais 4Mp que a Fuji e mais 3Mp que a A710IS). Esta ultima já é capaz de fazer alguma diferença em termos de zoom digital, mas mesmo assim não sei.

Podes econtrar testes de macro aqui:
Fuji S6500fd
Canon A710IS
Canon A640
 
Última edição:
Rui n te esqueças que a fuji tem a possibilidade de levar filtros. se a ideia é fotografar objectos estáticos então a focagem manual da fuji será substancialmente maelhor e mais precisa do que qq AF
uma fuji com uma lente close-up de algumas diopetrias pode fazer milagres.

só para teres uma noção deixo esta foto tirada com uma lente feita em casa e com uma bridge

canetalh2.jpg


quero acreditar que uma lente feita por alguem que se dedica a isso oferece bastate mais qualidade, alem de que pode sempre mudar de lente conforme precise de mais ou menos ampliação
 
Pois... Eu ainda fiquei naquela "Só se a Fuji com os teus filtros ficar melhor" mas a Canon também pode montar filtros e conversores de 58mm. E também tem focagem manual, que embora não tenha a vantagem de focar por anel, a precisão não é má.
 
focagem atraves de anel é outro mundo. a canon tem a possibilidade de usar filtros SE comprar o tubo adaptador para ela, o que envolve mais 30€ +/-
 
É um pouco menos de 30€, no entanto só a diferença de preços das máquinas cobre logo isso.

Quanto à focagem por anel, é outro mundo, numa SLR. A focagem da S6500fd não é como numa SLR, apesar de ser controlada por anel. O anel é electrónico e acaba por ser pouco mais preciso que um butão (claro que também depende de quantos passos tem o butão). É só por dizer que é bastante mais agradável de se usar.
 
Então, para fotografar objectos estáticos (o que eu pretendo!) até um máximo de 2-3 cm de dimensão devo ter uma máquina preferencialmente com focagem manual? A A710S tinha focagem manual, mas penso que a A720S já tem focagem automática. A SX100 é que herdou a focagem manual da A710S...
Entre a S6500 com as lentes close-up até 8 diopetrias e a A710S com filtros e conversores de 58mm, quem fica a ganhar?
 
Isso da A720IS já não ter focagem manual é um mito que se gerou devido a um erro no site www.dpreview.com. Se fores ao site da Canon está lá a dizer que tem focagem manual.

2-3cm ou mm? É que no inicio tinhas dito mm. 2-3cm já é grande o suficiente para não caber todo na imagem da A710IS quando usas o macro ao máximo.

S6500 com lentes close-up e a A710IS com filtros e conversores de 58mm? Não percebeste bem a ideia. Tanto uma como a outra dão para montar filtros, conversores e lentes de close-up. Aliás, a lente de close-up é uma espécie de conversor.
Os 58mm é o diametro de encaixe da A710IS, na S6500 ou é igual ou é 62mm, não tenho a certeza. A única coisa que difere é o tamanho dos acessórios.

Qual ganha? Acho que ganha a A710IS porque para objectos desse tamanho é mais que suficiente, não precisas de acessórios rigorosamente nenhuns. Quanto muito o flash anelar por questões de iluminação, mas isso precisas em quase todas as máquinas.

No entanto não te fiques por estas duas máquinas! No mercado há milhentas máquinas entre os 200 e os 400€. Eu dei a minha como exemplo de uma máquina que faz bons macros, porque é a que me lembro mais facilmente, mas pode haver máquinas melhores.
Como eu disse no primeiro post, sempre ouvi dizer que macro era a especialidade da Ricoh, só que ainda não encontrei nenhuma review.
 
2-3 cm é a dimensão máxima dos objectos. 2-3 mm é a dimensão mínima. Por acaso, a iluminação é uma questão que me preocupa. Há objectos que "espelham" muito e tenho receio que o flash promova esse "espelhar". Um pano preto a servir de base a objectos claros e uma luz de candeiro tapada com uma folha de papel é a solução artesanal que me aconselharam...
 
Já agora sem dúvida porquê? É que o que não falta por aí são máquinas a focar a 1cm. Até tens máquinas a focar virtualmente a 0cm. E olha que não tenho lido reviews favoráveis à S5700...
 
Acho que já me decidi! Vou para uma Canon A720IS. Admite pilhas, o que é mt importante. Se só funcionasse a bateria, daqui a uns anos podia arrenpender-me quando a bateria fosse para o lixo. :( Aceita todo o tipo de cartões de memória "vulgares" o que também é uma vantagem. Tem a possibilidade de a qualquer momento poder colocar lentes close-up, conversores, etc. Tem macro de 1cm e tem um "parente" cuja critica foi muito positiva, a Canon A710IS. E caso a compre lá para o fim do ano, é possível que só gaste 200 euros.

Alguém conhece uma compacta superior em modo macro na relação qualidade/preço?
 
1-2mm? O que tu queres é um microscópio, não uma máquina... lol

Sobre macro não te sei dizer grande coisa. Da minha posso dizer que foca a 1cm de distância do objecto e que apanha bom detalhe mas o flash é inútil em macro.

Também já ouvi dizer que macro é a especialidade da Ricoh, por isso...
O flash em macro pode ser utilizável, claro que é preferível não usar, mas dependendo do objecto e condições. Tem que estar regulado para baixa intensidade para não sobre expor.

eis um exemplo de macro com flash que ficou bom.
venda3.jpg


eu tenho uma canon que da para meter um adaptador e depois uma lente de macro e ate ha uns flashes de LEDS anelares:)

Podes mostrar fotos e info deste flash de LEDS anelares?

focagem atraves de anel é outro mundo. a canon tem a possibilidade de usar filtros SE comprar o tubo adaptador para ela, o que envolve mais 30€ +/-
O preço do tubo é o mal menor, pior são as lentes que custam uns 150 € (ou seja, 2/3 da maquina :mad: ) Embora tenho que ver se arranjo este tubo e uns filtros...

Eu recomendo era investires um tempo para construir uma caixa de luz, que é o ideal para macros de objectos estáticos.
 
Última edição:
Back
Topo