Melhores Media Players

APLinhares

OpenSource
The best Linux media players


rhythmbox.png


Recently I have had a lot of people asking how to play various media files in Linux. Since most users are migrating over from either Mac or Windows, they are either used to one single application handling their media files or at least knowing exactly what apps handle each media type. When they migrate over all of a sudden there is no Windows Media Player or iTunes. And then comes the bombardment of different applications to choose from! All of this combined makes for some difficult usage.
And so…I thought it would be smart to write about the best tools to play certain media types. Understand that these are the best in my opinion. You might hear differently from every other user.
With that in mind, let’s take a look at the best audio and video viewing tools available.



Audio

XMMS. Call me a purist but for straight up audio you can not beat XMMS. No you will not be able to manage your iPod with this tool. But for pure music enjoyment, nothing beats it. And if you were a Winamp user you are in luck because it works the same way. There is one hiccup with using XMMS. If you plan on playing MP3 files, like everyone does, you’ll have to uninstall the XMMS installed on your distribution (if one was in fact installed), and make sure you install the player xmms-mp3 instead. Once installed you can enjoy: mp3, acc, ape, flac, icecase/shoutcast, ogg, shn, speex, tta, wav, wavpack, wma. XMMS is also themeable for all you desktop hipters ;-).

Rhythmbox
Of all the music managers, my favorite is Rhythmox. Rhythmbox was inspired by iTunes so, as you can imagine, it integrates well with iPods and other such devices. And although you can not use Rhythmbox with the iTunes store, you can download music from both Magnatune and Jamendo. Rythmbox also supports DAAP sharing which allows you to connect to a centralized server. Rhythmbox uses Gstreamer so it supports a wide range of audio formats.

Banshee
Banshee is another favorite that manages to one-up Rhythmbox by being the first Linux media manager to integrate with the Android-based G1 phone. Banshee offers all of the features of Rhythmbox minus the ability to download music from a “store”. Banshee does, however, include last.fm stream support. The list of audio files Banshee supports is smaller than that of XMMS mp3, acc, ogg, and wav.



Video

Mplayer
Mplayer is not usually the default video player in Linux nor is it the easiest to install or get running. But when you do get it installed and running it works flawlessly. There are some distributions (such as Elive Compiz) that install MPlayeras the default movie player which plays video files and DVDs perfectly.

VLC
VLC is typically the favorite “universal” media player. This little gem really can play it all. And the beauty of VLC is that it’s cross platform, so if you know VLC in Windows or Mac, you will know it in Linux. VLC supports MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4, DivX, mp3, ogg, as well as DVDs, VCDs, and streaming. VLC is not nearly the installation nightmare of most other video players. If your distribution does not default to VLC, you might want to give it a try before you resign yourself to the idea that Linux and video do not make good bedfellows.

XINE
When all else fails, XINE. XINE is one of the more well done, reliable, versatile of the media players. XINE plays CDs, DVDs, VCDs,? and decodes multimedia files like AVI, MOV, WMV, and MP3. You can also install support for mov and mp4 media as well as real player files. XINE is that media player I install when my current distro doesn’t play well with VLC or Mplayer.



Final Thoughts
Viewing media files doesn’t have to be difficult, even in the Linux operating system. Although this list isn’t exhaustive, it is the best of the best IMHO. Any of the above players should work well for you.
Fonte
Não sei como aqui falta o amaroK na categoria audio :D Ou o audacious (apesar de mal afamado).
 
Se calhar porque os autores desse texto não gostaram do Amarok 2. Para mim o Amarok 1.4.10 é o melhor player de música para GNU/Linux, o Amarok 2 nem se lhe chega aos calcanhares. Pelo que li este lançamento do Amarok (2.0.1 ou 2.0.2 nao sei) é só o começo e tal, mas tá mesmo muito mau, odiei usar aquilo. Agora uso o Songbird, mas é pesado e não é muito "agradável" de usar (comparando com o Amarok 1.4). O Rhythmbox não gosto e o Banshee também nem por isso.

Em termos de vídeo o VLC é realmente muito bom, só é pena precisar de umas quantas de bibiliotecas QT, mas vale a pena. Os outros só usei ocasionalmente e já há algum tempo.

Cumps.
 
Se calhar porque os autores desse texto não gostaram do Amarok 2. Para mim o Amarok 1.4.10 é o melhor player de música para GNU/Linux, o Amarok 2 nem se lhe chega aos calcanhares. Pelo que li este lançamento do Amarok (2.0.1 ou 2.0.2 nao sei) é só o começo e tal, mas tá mesmo muito mau, odiei usar aquilo. Agora uso o Songbird, mas é pesado e não é muito "agradável" de usar (comparando com o Amarok 1.4). O Rhythmbox não gosto e o Banshee também nem por isso.

Em termos de vídeo o VLC é realmente muito bom, só é pena precisar de umas quantas de bibiliotecas QT, mas vale a pena. Os outros só usei ocasionalmente e já há algum tempo.

Cumps.
Na questão do amarok tb partilho essa opinião :S além de muito limitado, tb detestei o seu uso. Agora songbird, é agradável, mas a ultima vez que testei era pesado demais para o meu gosto, apesar de muito completo :S
 
Na questão do amarok tb partilho essa opinião :S além de muito limitado, tb detestei o seu uso. Agora songbird, é agradável, mas a ultima vez que testei era pesado demais para o meu gosto, apesar de muito completo :S


O Songbird não é mau, de todo, mas o Amarok deixa-o a milhas:P. Além disso o Songbird dá-me uns erros no "núcleo de mídia" de vez em quando (deu agora mesmo). E é bem pesadote e lento quando comparado com o Amarok, mesmo correndo este ultimo em Gnome. Ainda o usei alguns dias no Ubuntu 9.04 (com os repos do 8.10) mas uma actualização "quebrou-me" as dependencias e puff... bye bye 1.4.10:(

Cumps.
 
uso o mplayer, mplayer "filename" e antes de clikar em enter já o filme ta a dar... que mais quereria eu... que pusesem luzes de natal a toda a volta?...

nas vezes raras que ouço musica uso o xmms pra ter uma playlist "visivel", ver as id3 tags..
pah é o unico que abre rapidamente, não keima os recursos do sistema e abre como deve ser o que quero abrir, por isso enquanto num falhar nem me xatear como outros me xatearam continuo com ele. Poderia era ver players em modo ncurses ou kalker cena assim.. mas.. pra fazer isso era dar importancia a musica que é coisa que nao dou.
 
O Songbird não é mau, de todo, mas o Amarok deixa-o a milhas:P. Além disso o Songbird dá-me uns erros no "núcleo de mídia" de vez em quando (deu agora mesmo). E é bem pesadote e lento quando comparado com o Amarok, mesmo correndo este ultimo em Gnome. Ainda o usei alguns dias no Ubuntu 9.04 (com os repos do 8.10) mas uma actualização "quebrou-me" as dependencias e puff... bye bye 1.4.10:(

Cumps.

Para o amarok 1.4.10 no Jaunty tens este PPA https://edge.launchpad.net/~bogdanb/+archive/ppa

Discutido aqui no ubuntuforums se tiveres problemas http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1084971&page=10

Boa sorte! :)
 
Ao menos no Mint 6 o amarok por defeito é o 1.4.10 :p é o que eu mais gosto. É excelente, usei também o Rhythmbox mas não gostei.
 
O meu audio player é o Amarok ! Aquele plug-in de letras das músicas e o wiki das bandas está excelente !
O Amarok 2 está em desenvolvimento, culpa do KDE4 :D, mas há-de chegar o dia em que estará no ponto e 100% funcional.
 
Boas

Em relação ao Amarok 2, fiz o update e achei muito bom. Não tou a ver os motivos de ser pior do que a versão anterior. Para tem funcionado perfeitamente.
 
Eu para ouvir musica tipo MP3 utilizo o audicious e também o songbird porque até tem uma lista porreira de rádios para ouvir, embora seja um pouco lento! Para videos utilizo o VLC ou Gnome Player!
 
Gosto muito do Amarok, e da versao 2 acho que esta muito boa, apesar de algumas vezes fritar com o formato wma....
Quanto a video o Totem nao e mau, mas nao tem todos os codecs instaldos, enquanto que o Mplayer ja os traz, por isso Mplayer sem duvida...
 
Boas,

Nunca ninguém experimetou Songbird, o music player Desenvolvida pela Mozilla, sim é do estilo biblioteca, conta já com muitos addons e temas, é ua exelente player, o melhor que já experimetei até hoje (olhem que já experimentei muitos xD).

Bem, chega de treta, aqui fica link official para testarem,
http://getsongbird.com/
Deêm a vossa opinião :D

Cumprimentos,
MasterKorp
 
Boas,

Nunca ninguém experimetou Songbird, o music player Desenvolvida pela Mozilla, sim é do estilo biblioteca, conta já com muitos addons e temas, é ua exelente player, o melhor que já experimetei até hoje (olhem que já experimentei muitos xD).

Bem, chega de treta, aqui fica link official para testarem,
http://getsongbird.com/
Deêm a vossa opinião :D

Cumprimentos,
MasterKorp

Como disse mais acima, usei-o durante algum tempo, até o InforMed me dar aquela excelente ajuda:D. Não desgostei, mas é lento, muito lento, come recursos que nem um animal e se meteres alguma extensão pipi então.... Mas acho que tem muito potencial;)

Cumps.
 
Boas,

Nunca ninguém experimetou Songbird, o music player Desenvolvida pela Mozilla, sim é do estilo biblioteca, conta já com muitos addons e temas, é ua exelente player, o melhor que já experimetei até hoje (olhem que já experimentei muitos xD).

Bem, chega de treta, aqui fica link official para testarem,
http://getsongbird.com/
Deêm a vossa opinião :D

Cumprimentos,
MasterKorp

Como o LCTN já te disse e se leres os poucos tópicos em cima, existem muitas pessoas que utilizam o songbird tal como eu! ;)
 
Última edição pelo moderador:
Eu utilzo o Gmusicbrowser há uns tempos e tou contente, não faz trinta mil coisas, mas é interessante e n consome mtos recursos
 
Audio: Totem
Video: Totem
Ja testei o VLC e nao gosto da qualidade de som.
Em casa uso uma placa de som usb Plantronics DSP v4 e a qualidade de som no VLC ficava ranhosa mesmo quando metia o AGC ligado. Com o totem as coisas voam, só é pena demorar +/- 5 segundos a abrir um video T_T
 
Por aqui usa-se o audacious para áudio e o vlc para vídeo. Completamente satisfeito. No entanto, vou experimentar esse songbird da Mozilla.
 
Back
Topo