Memória 3D XPoint já em produção pela Intel e Micron

Após ver algumas reviews chego à conclusão que isto foi a melhor coisa que já inventaram, parece-me a mim que quem precisar de muito espaço em disco a melhor opção neste momento é definitivamente HDD + Optane.

Vamos lá ver se os SDD's vão começar a baixar de preço.
 
Há uns 4 anos, comprei um SSD de 128GB por 100€, e os de 960 custavam acima de 500€. Agora arranjam-se os de 128GB por metade disso, e em promoção tens 960GB por 200€ + portes. Diria que os custos têm baixado bem nos SSD. Quanto a esta tecnologia, se removerem a RAM da equação, pode ser interessante. Senão, é mesmo esperar pelas baixas que um dia acontecerão. Até lá, SSD Sata e NV hão de dar conta do recado :)
 
SSD's abaixaram muito de preço, pode não ter sido ao ritmo que todos queríamos.

Entre 2012 e 2016 o preço de um SSD de 128 compras um de 512, já não é mau de todo e se recupar mais era o preço de um de 32...
 
Já para não falar que, hoje em dia quase todas as semanas existem promoções, se não é numa loja, é noutra.

O Crucial MX300 750GB por exemplo, frequentemente anda na casa dos 150€.

Claro que não é o SSD mais rápido do mercado, mas isso para a generalidade dos consumidores é irrelevante.
 
O custo/benefício face aos actuais SSDs não será o mesmo que foi na transição HDD»SSD (excepto se como dizem tornar obsoleta a memória RAM)....mas como disse, uns já andam faz 10 anos a desfrutar e outros continuam a pedir rebaixas de preço.
 
Nem é discutível que um SSD transforma qualquer pc. Os preços actuais são mais do que razoáveis.

Só quem nunca experimentou é que não entende, nem entenderá visto que não quer acreditar.
 
Nem é discutível que um SSD transforma qualquer pc. Os preços actuais são mais do que razoáveis.

Só quem nunca experimentou é que não entende, nem entenderá visto que não quer acreditar.

Depende muito da utilização que sê dê ao PC, se for para jogos não pesados e web browsing, não notas diferença útil de um HDD para um SSD
 
Com todo o respeito, não sabes o que estás a dizer. Notas toda a diferença do mundo.
Qualquer PC utilizado numa base regular beneficia imenso de um SSD. Independentemente do tipo de utilização, se é leve ou pesada. A performance na tarefa final até pode ser semelhante, mas a experiência de utilização não tem absolutamente nada a ver.
Como exemplo, o meu portátil tem perto de 10 anos, não o uso para muito mais do que o tal web browsing e ver uns videos. Teoricamente ter um HDD ou SDD daria no mesmo, para esta utilização. Na prática o SSD é a diferença entre ter uma experiência de utilização agradável ou desesperante.
 
Concordo, um Sdd mesmo que só para browsing é muito mas muito melhor, depois do browser aberto acredito que seja igual mas até lá...
Depois queres abrir qualquer outra aplicação e voltas a sentir a diferença.
Eu para o portátil velhinho que tenho ligado a tv correr Ubuntu que só serve para kodi, browser e uma ou outra aplicação meti um ssd chinoca (drevo) de 60 gb e posso dizer que melhorou de longe a experiência.
Já no outro portátil mais recente meti há uns anos um sandisk de 240gb e não podia estar mais contente.
Claro que continuo a ter um disco externo mecânico para meter tralha
 
Depende muito da utilização que sê dê ao PC, se for para jogos não pesados e web browsing, não notas diferença útil de um HDD para um SSD
De certeza que nunca usaste ssd para dizeres isso.

Qualquer pessoa que use um PC com ssd por 5 minutos nota bem a diferença.
 
Disse o que disse porque tenho um SSD, e posso comparar com um HDD 3.5 7200rpm. Ou seja a experiencia é baseada num desktop.
Eu falei em diferença útil, talvez não tenha sido a melhor palavra, por isso vou explicar
SSD vs HDD, windows carrega mais rápido, é um facto, mas na prática faz falta a todos os utilizadores?
O browser abre mais depressa, mas isso é apenas uma vez, depois de começarem a abrir tabs o browser carrega-as na RAM, alternar entre elas é rápido. Pode ser útil para quem por motivos laborais por ex. Tenha que iniciar o PC sempre com varias tabs já abertas.
Abrir aplicações do office é mais rápido. Mas quem é que está constamente a abrir aplicações do office? Mais uma vez não é o comum dos utilizadores.
Jogos mais leves, com alguns E-Sports, se o jogo demorar mais algum tempo a carregar não é por ai que arruinam completamente a experiência. A não ser joguem MMO RPGs, ou outros jogos que andem sempre a mudar de mapas por ex. onde os loadings se tornam muito aborrecidos.

Os exemplos foi para como eu referi anteriormente para uma base de utilizadores, que não tem uma necessidade especial de grandes velocidades de transferência/acessos a ficheiros.
A estes, se comprarem um disco para o SO, dê preferência a um SSD e vejam as promoções, porque fora delas os preços estão elevados. Claro que a experiência é sempre melhor, agora a questão que depende de cada um, é se compensa.
Claro que para o 3D xpoint a diferença no custo é maior ainda.
 
Daqui a 20 anos continua a não compensar para alguns...

Para além da realização que factualmente é mais rápido num uso leve (ligar, browser, um ou outro programita, desliga), falta outro ponto: a deterioração de performance do software (SO) ao longo do tempo num HDD, que não acontece num SSD.
 
Tem 4 maquinas que eu uso, 3 delas com HDD, e uma com um SSD de 500 GB.

A diferença de fluidez e usabilidade é enorme. Então a maquina do meu irmão tive a instalar uma placa grafica nova o tempo para reiniciar, instalar os drivers... dasss!
 
eu nao tenho um SSD na minha maquina de jogos ... sei que é um componente importantissimo , mas estou naquela fase, enquanto nao tiver nao preciso. Quando comprar o 1º nao vou conseguir largar.
Mas o que é isto tudo tem a ver com a Intel e o optane ? (olha eu armado em moderador :D )
do que percebi este optane sao discos pequenos com uma velocidade tremenda para usar numa especie de cache ... isto vai ser sempre assim ou no futuro veem substituir os SSD ?
 
Disse o que disse porque tenho um SSD, e posso comparar com um HDD 3.5 7200rpm. Ou seja a experiencia é baseada num desktop.
Eu falei em diferença útil, talvez não tenha sido a melhor palavra, por isso vou explicar
SSD vs HDD, windows carrega mais rápido, é um facto, mas na prática faz falta a todos os utilizadores?
O browser abre mais depressa, mas isso é apenas uma vez, depois de começarem a abrir tabs o browser carrega-as na RAM, alternar entre elas é rápido. Pode ser útil para quem por motivos laborais por ex. Tenha que iniciar o PC sempre com varias tabs já abertas.
Abrir aplicações do office é mais rápido. Mas quem é que está constamente a abrir aplicações do office? Mais uma vez não é o comum dos utilizadores.
Jogos mais leves, com alguns E-Sports, se o jogo demorar mais algum tempo a carregar não é por ai que arruinam completamente a experiência. A não ser joguem MMO RPGs, ou outros jogos que andem sempre a mudar de mapas por ex. onde os loadings se tornam muito aborrecidos.

Os exemplos foi para como eu referi anteriormente para uma base de utilizadores, que não tem uma necessidade especial de grandes velocidades de transferência/acessos a ficheiros.
A estes, se comprarem um disco para o SO, dê preferência a um SSD e vejam as promoções, porque fora delas os preços estão elevados. Claro que a experiência é sempre melhor, agora a questão que depende de cada um, é se compensa.
Claro que para o 3D xpoint a diferença no custo é maior ainda.

Não entendo toda essa argumentação.

Um SSD faz falta a todos os utilizadores na medida em que ligações à internet de banda larga também o fazem.
Não acrecestam nada de novo, mas fazem TODA a diferença na utilização.

SSD é o update a fazer em qualquer situação e o componente obrigatório em qualquer novo setup.
Inúmeros são os casos que conheço em que um SSD transformou completamente a experiência em PC's com 5 anos para cima, adiando em muito a mudança de computador. Muitas vezes nem SATA 3 têm.

Não vou voltar a insistir porque não é o tópico e muitos outros já disseram o mesmo.
 
Back
Topo