1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Memória em Dual Channel

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por ACM, 10 de Julho de 2006. (Respostas: 4; Visualizações: 1048)

1. ACM

ACM

Olá,
    Gostava que alguém me informasse sobre o seguinte:
    Tenho um Pentium 4 2.8 Prescott, com HT e uma Motherboard Asus P4P800-E Deluxe com 1 GB de memória em Dual Channel, com o Windows XP HE. Várias vezes tenho situações em que o PC bloqueia e se comporta estranhamente. Por exemplo se estou a abrir um DVD de dados com o gravador de DVD (TDK 1616N) o PC reinicia automaticamente, outra s vezes quando estou na Internet e acontece a Internet bloquear, o PC também bloqueia e só desligando ele volta a arrancar, dando a mensagem que "ocorreu um erro grave etc...". Assim, experimentei colocar os os pentes de memória seguidos, isto é, sem estarem em Dual Channel. O que eu queria saber é:
    1-O que acontece ao PC se a memória não estiver em Dual Channel? será que não estou a usufruir dos 1GB da memória?
    2-Será que não estou a usar completamente os 2.8 GHz do processador que tem um FSB de 800?
    3-Parece-me que o PC assim está mais estável, pelo menos até agora ainda não bloqueou, será por não estar em Dual Channel?
    4-Qual a vantagem do Dual Channel, uma vez que há motherboards para Pentium 4 Prescott com HT e FSB de 800 que não têm Dual Channel?será que com estas Motherboards o PC não trabalha no máximo rendimento?
    5-Onde é que se nota a diferença entre a memória estar ligada em Dual Channel ou não?
    Obrigado a todos
    António Monteiro

2. WindWalker

WindWalker Power Member

Dual Channel, teoricamente, duplica a largura de banda da memória RAM. Algumas motherboards não têm por causa do chipset ou porque a mboard não foi projectada para isso (algo deste género :X)

No caso de PC3200 em Dual Channel, ficaria 6400MB/s. (64-bits => 128-bits)

Logo existe maior aproveitamento do cpu, apesar de ele nos dois casos trabalhar à mesma frequência.

Mas claro que tens na mesma 1GB para ocupar.

Os módulos de memória são iguais?

3. santosru

santosru Power Member

Verifica se as latencias da memoria nao diferem muito, em sistemas dual channel é altamente recomendado que se use memorias da mesma marca e com latencias identicas.

4. jfred-silva

jfred-silva Power Member

è verdade, sempre que quiserem usar dual channel tentem comprar as duas placas iguzinhas, pois assim tem a certeza que ira funcionar

5. cusca

cusca Power Member

dual

acho que esses rebbots têm essencialmente a ver com calor - tens um prescott e neste verão....- deixa as memes em dual que é bem melhor .

Partilhar esta Página