1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Memória esquisita: não aceita Cas 2.5

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por cantara, 30 de Novembro de 2006. (Respostas: 13; Visualizações: 714)

1. cantara

cantara Power Member

Isto é muito estranho. Basicamente o meu kit 2x512mb Patriot XBLK não aceita Cas 2.5 nem Cas 3. Mesmo com tudo em default, se ponho uma dessas opções na bios, o boot fica a meio, ou quando está a carregar o windows, aparece um ecrã azul.
    Na altura, pensava que era um defeito da board, mas entretanto tenho aqui outra, a continua a não aceitar cas 2.5 ou 3, sem ter problemas.

Há uns dias tinha contactado a Patriot para pedir um RMA, porque as memórias não me deixavam instalar o windows (provavelmente estavam com cas 2.5). Só que entretanto cheguei à conclusão que se deve ao Cas Latency
    Suponho que este problema seja razão para accionar a garantia, ou não? É que ter umas TCCD que não dão Cas 2.5 é um pouco chato. Neste momento, e tendo o cpu em oc, só consigo meter as memórias a 200mhz...

2. atlante

atlante Power Member

Eu nao consigo adivinhar quais sao as tuas memorias e os seus timmings.

Elas nao dao DDR400 a CL2.5?

3. cantara

cantara Power Member

Sorry, elas estavam na minha descrição aqui ao lado. É um kit dual channel 2x512mb da patriot XBLK PC3200 (TCCD).

Basicamente sim. As memórias, por exemplo, estão a 200mhz (valor no cpu-z), o que não é muito, com timings agressivos (2-2-2-5 1T), mas se 'relaxo' o Cas Latency para 2.5 ou 3, não consigo completar o boot. Faz um freeze, e de vez em quando a board emite uma série de beeps... nem o memtest consigo correr. mas se meto 2 na bios novamente, faz o boot, corre programas de stress (S&M, super pi, etc), e no memtest não dá erros.

Dantes pensava que era problema da board que tinha (Asrock dual-sata II), mas agora tenho uma asus a8n-sli SE e o problema mantém-se.
    Alguém sabe o que pode ser? É que tenho andado a trocar mails com um gajo do departamento técnico da Patriot, e das duas uma, não está a perceber o problema, ou está a tentar dar a volta à coisa...

4. atlante

atlante Power Member

Bom, já sabes que se elas fizerem os timmings de fábrica, nao quer dizer que funcionem com outros timmings ou maior velocidade de relógio.

Muitas memórias nao fazem outros timmings, tipo CL's mais elevados ou mais agressivos.

O que me parece é que queres aumentar a velocidade delas e como com CL2 nao te safas queres relaxar os timmings para ver até onde elas podem ir.

Se o fabricante as apresenta como PC3200 2-2-2-5 e elas fazem isso nao tens razao nenhuma para RMA.

Nao deixa de ser estranho mas elas nao sao obrigadas a mais.

5. cantara

cantara Power Member

Essa não sabia. Julgava que os fabricantes, ao darem por garantido determinados timings, os timings mais relaxados estariam também garantidos.

No entanto, no autocolante das memórias tenho lá duas configurações que, suponho eu, são as garantidas pela Patriot:
    400Mhz (2-2-2-5)
    533Mhz (3-4-4-8)

Ora a 400 tudo bem, não me queixo. Mas já experimentei a 533mhz e não consigo com estes timings. Aliás, não consigo com qualquer tipo de timings, mesmo puxando a voltagem até aos 2.9. E é aqui que acho que o Cas Latency está a falhar, porque é o único que falha a DDR400, já que os outros timings mudo-os e não tenho problemas.

Aqui já tenho razão para RMA?

Ps- E sim, não quero que as memórias fiquem a 200mhz. Tenho o HTT a 310, e tenho meter um divisor DDR266 (CPU/14) em vez do DDR400 . Se meter a DDR333 (não faço a mínima ideia qual é o divisor, mas devo ficar com as mems entre os 240-260) não consigo. Julgo que umas TCCD fariam isso facilmente, relaxando os timings.
    Não sei quais são os divisores porque o raio da board (Asus A8n-Sli SE) tem os divisores na bios como DDR266, DDR333, DDR400 and so on and so on... ando aqui a fazer contas, mas não consigo achar qual o divisor da opção DDR333

6. steelballzz

steelballzz Folding Member

já vi esse sintoma em tccd várias vezes

todos os casos que vi tiveram k ir para RMA

boa sorte

7. cantara

cantara Power Member

Bom, estou a ver que isto não é um caso assim tão insólito quanto isso. Enviei agora mais um email ao gajo da Patriot a explicar tudo como se ele tivesse 5 anos! Espero que desta vez perceba o problema.

[email protected], obrigado pela info, mas infelizmente o resultado foi o mesmo.

8. ok...
    Entao mete 7 e ve...
    agora nao me lembro, mas paraconfigurar isso, acho que tinha que se somar o Tras ao Cas, e depois ao total somar mais 2, e era o valor que tinha que se meter em Cycle time....
    Penso eu que era assim, se estiver enganado, peço desculpa...
    Agora tenta ajustar esses valores ate teres o isso tudo conforme a conta que te dei Tras+Cas+2=Cycle time.
    Em caso de valor decimal, o cycle time deve ser arredondado por excesso.

9. cantara

cantara Power Member

Nop. Nada. Fazendo esse teu cálculo, todas as variações funcionam, desde que não use Cas 2.5 ou 3. Com Cas 2, funciona... enfim...

10. WindWalker

WindWalker Power Member

RMA.

As minhas TCCD aceitam 2.5-3-3-x até 256MHz pelo menos.

11. atlante

atlante Power Member

Se a Patriot diz que elas fazem 533Mhz (3-4-4-8) entao t°em que fazer, caso contrário RMA

cumps

12. cantara

cantara Power Member

Yep, o gajo já me respondeu, reconheceram o problema e já me deu um número de RMA para enviá-las para lá.
    Tks a todos pelas dicas.:x2:

Partilhar esta Página