Dúvida Memória Ram 3600Mhz

TheViktor

Power Member
Boa tarde.
As memórias com frequência a 3600Mhz tem xmp para colocar a essa mesma frequência, ou tem de ser colocados os valores manualmente?
Se interessar, o Pc a usar é contituido por:
- Ryzen 7 3700X
- Asus Rog Strix B550 E-gaming
- Rx 6800
- WD SN750 1TB + Samsung 860 evo 500GB/1TB
- GSkill 16GB (2*8GB) 3200 CL16 (XMP activo para 3200)
- Seasonic Prime GX 650W 80+Gold

Desde já obrigado pela ajuda.
 
memory.png


Mas para que é que queres memórias a 3600MHz? Não vais notar diferença em termos de performance para as de 3200MHz!!!

 
Velocidade de memória dá um pouco mais de desempenho, em parte por causa da maior largura de banda mas também porque aumenta a velocidade do Infinity fabric.
Mas pode aumentar ainda mais se depois forem apertados os timmings, especialmente o trfc, cas, trp, tfaw, tec.

Esse vídeo é bastante mau, pois tem timmings mais relaxados a 3200 do que a 3600.
Basicamente tem as 3600 a correr a 10.6 ns, contra 2300 a 10ns. Isto no Cas.
O resto sabe-se lá que miséria de timmings usa.

Eu tenho as minhas a 3800, com timmings apertados. Há jogos onde a diferença é pequena. Mas noutros chega a 15% de diferença.
Tendo em conta que ele já tem as memórias, vale a pena puxar para os 3600 e meter os timmings manualmente.
Isso é fácil mom o DRAM Calculator for Ryzen (v1.7.3)
 
Sim, eu conheço o programa, mas não sei se é fácil de usar, por isso não indiquei!!!

E, para te dizer a verdade, eu nem precisava de um vídeo para saber que a diferença de 3200MHz para 3600MHz é pequena!!!
 
Última edição:
Velocidade de memória dá um pouco mais de desempenho, em parte por causa da maior largura de banda mas também porque aumenta a velocidade do Infinity fabric.
Mas pode aumentar ainda mais se depois forem apertados os timmings, especialmente o trfc, cas, trp, tfaw, tec.

Esse vídeo é bastante mau, pois tem timmings mais relaxados a 3200 do que a 3600.
Basicamente tem as 3600 a correr a 10.6 ns, contra 2300 a 10ns. Isto no Cas.
O resto sabe-se lá que miséria de timmings usa.

Eu tenho as minhas a 3800, com timmings apertados. Há jogos onde a diferença é pequena. Mas noutros chega a 15% de diferença.
Tendo em conta que ele já tem as memórias, vale a pena puxar para os 3600 e meter os timmings manualmente.
Isso é fácil mom o DRAM Calculator for Ryzen (v1.7.3)


Isto OP. Eu ao usar o drma calculator subi as minhas de 3000 cl 16 para 3466 cl 16-20-20-40 e notei ganhos significantes no cs:go e ate no userbencharmk bench.

Também aconselho isto para tirar todas as informações possíveis da ram para tirar o máximo partido do calculator.

Thaiphoon Burner - Official Support Website (softnology.biz)

Sim, eu conheço o programa, mas não sei se é fácil de usar, por isso não indiquei!!!

E, para te dizer a verdade, eu nem precisava de um vídeo para saber que a diferença de 3200MHz para 3600MHz é pequena!!!


Olha que a diferença não é nada pequena em ryzen, em jogos como cs:go a diferença é notória e em latência a diferença chega a ser enorme. (desci de quase 80ns para 65)(apesar de ainda ter que arranjar os meus timmings)
É sempre bom otimizar a memoria ao máximo em ryzen.
 
Achas que umas 2666MHz CL14 igualavam as tuas em performance?

2666 MHz CL 14 é uma media 10.5 ns.
3466 MHZ Cl 16 é uma media de 9.28 ns.

Em teoria a 3466 CL 16 é sempre mais rapida.

Agora o caso do OP:

3200 CL16 tem uma media de 10.08 ns.
Imaginemos que ele consegue dar OC á memoria para 3733 Mhz Cl16 (que é bem possível na board dele), passava a ficar com uma latencia media de 8.64 ns.
 
Velocidade de memória dá um pouco mais de desempenho, em parte por causa da maior largura de banda mas também porque aumenta a velocidade do Infinity fabric.
Mas pode aumentar ainda mais se depois forem apertados os timmings, especialmente o trfc, cas, trp, tfaw, tec.

Esse vídeo é bastante mau, pois tem timmings mais relaxados a 3200 do que a 3600.
Basicamente tem as 3600 a correr a 10.6 ns, contra 2300 a 10ns. Isto no Cas.
O resto sabe-se lá que miséria de timmings usa.

Eu tenho as minhas a 3800, com timmings apertados. Há jogos onde a diferença é pequena. Mas noutros chega a 15% de diferença.
Tendo em conta que ele já tem as memórias, vale a pena puxar para os 3600 e meter os timmings manualmente.
Isso é fácil mom o DRAM Calculator for Ryzen (v1.7.3)

Sabes onde posso encontar um tutorial, em como fazer manualmente?
 
Back
Topo