Memória RAM Corsair Vengeance LPX 32GB (2x16GB) DDR4-3200MHz

makfrois

Membro
Boa tarde eu tenho um processador AMD ryzen 2700x e uma board prime B450M-A

Alguém sabe-me dizer se o meu equipamento é compativel com a Memória RAM Corsair Vengeance LPX 32GB (2x16GB) DDR4-3200MHz. É que eu tenho uma 2x8 gskill aegis ddr4-2666 mhz e consigo comprar a Corsair a um ótimo preço.

Obrigado!
 
Vai ao google ver nas especificações da board, caso não tenhas o manual dela contigo
 
Última edição pelo moderador:
Em principio dá, mas não tem QVL

https://pangoly.com/en/review/asus-prime-b450m-a/compatibility/ram



Pelo que vi o padrão desta RAM DDR4 é de 2133 Mhz, mas com o perfil XMP 2.0 dá para aumentar a frequência.

Eu consigo fazer isso com a minha board? e na AMD, alguém sabe como se faz?
 
Última edição pelo moderador:
É só ires à BIOS e activares o perfil XMP.

Mas antes de gastares dinheiro considera se precisas mesmo de mais RAM. Isso só te vai fazer diferença se actualmente já esgotares os 16GB em algum cenário, o que não deve ser muito provável. Caso contrário, não vais ter diferenças de performance práticas a mudares do que tens para essa.
 
Eu na realidade estou a ponderar comprar devido aos Mhz, queria aumentar de 2666 mhz para os 3200 mhz e encontrei esta a um preço bom! também porque o meu processador estranhou sempre a memória que tinha...mas acha que não ia ver diferença por exemplo no FPS dos jogos?

E se sim, a minha board é mesmo compatível com o XMP?

Obrigado pela resposta!
 
Última edição pelo moderador:
Se acrescentares esses 16gb aos que já tens, os 4 pentes vão funcionar a 2666mhz. E não vale a pena trocares a ram.
 
Última edição pelo moderador:
Os AMD são meio esquisitos com velocidades de memória altas, por isso cuidado!
Estava a ler e parece que os AMD, mais que os intel, necessitam de mais memoria com menos latência porque segundo li "o AMD usa nativamente a frequência da memoria". O que eu sempre reparei é que o meu PC nunca esteve muito estável (como quando tinha o INTEL) e sempre pensei que era da memória RAM e da frequência.

Eu também achava, talvez erradamente, que a frequência iria melhorar o desempenho.

Por outro lado como estão a chegar jogos (AC Valhalla) que pedem 16 gb de memória ficava já com o o PC preparado...mas agora não sei.

Se acrescentares esses 16gb aos que já tens, os 4 pentes vão funcionar a 2666mhz. E não vale a pena trocares a ram.
Era para substituir os meus 16gb por 32 gb.
 
Bom, tu tens a memória actual a 2666, para começar? Porque se não sabias como activar o xmp na 3200, talvez também não o tenhas activo nessas...
 
Eu acho que sim, pelo menos no CPU Z aparece essa frequência. Mas quando chegar a casa confiro. Mas na tua opinião achas que não vale a pena fazer esse upgrade?
 
Última edição pelo moderador:
Boas, em título de curiosidade já estive a ver na bios e tenho efectivamente os 2666mhz activados. Também já vi onde seleccionar o OC da memória, na AMD chama-se D.O.C.P.. mas está desabilitado e nem me permite habilitar, essa opção só deverá estar disponível quando estiverem instaladas memórias com frequência maior.

Obrigado!
 
Última edição pelo moderador:
Bem fui teimoso e acabei por comprar a ram.

Mas surgiu um novo problema, instalei a memória e o PC corre e detecta a memória, quando esta está a 2133 mhz, mas quando activo o D.O.C.P./XMP, automaticamente o CPU core ratio passa para 40.00 a DRAM voltage passa para 1.35v e a latência 16-18-18-18-36.

O pc reinicia e não arranca!

Já andei a procurar em fóruns e no youtube e não encontro solução.

Alguém sabe solucionar isto? ou indicar um site onde posso encontrar a solução?
 
Tenta o DRAM Calculator for Ryzen do 1usmus, procura na Internet, está no TechPowerUp, eu não posso meter links porque tem publicidade. Quanto à utilização do programa, não te posso ajudar, há aqui users que sabem mais disso do que eu. Mas vê se consegues desenrascares-te sozinho, eu nunca testei o programa mas basicamente, pelo que li, dá-te os parâmetros optimizados para obteres a máxima velocidade possível das RAM's.
 
vai ao site da tua board e verifica se essas RAMS estão na lista de memorias certificadas pelo fabricante...se não é meio caminho para que o XMP não funcione de forma estavel.... nesse caso faz reset a bios, ativa o xmp, mas em seguida baixa manualmente a velocidade das mesmas para 3000MHz e vê se assim já arranca
 
Estão instaladas em que slots as memórias?
A2, B2

vai ao site da tua board e verifica se essas RAMS estão na lista de memorias certificadas pelo fabricante...se não é meio caminho para que o XMP não funcione de forma estavel.... nesse caso faz reset a bios, ativa o xmp, mas em seguida baixa manualmente a velocidade das mesmas para 3000MHz e vê se assim já arranca

Não estão certificadas, já vi. Vou tentar então. Mas basta baixar a velocidade e deixar a latência e os Voltes como estão ou meto no auto?


Ontem tentei sem fazer reset à bios ir baixando, mas como não percebo nada de overclock, deixei sempre tudo no auto e só funcionou com 2666MHZ, pareceu estável.


Vi muita gente a queixar-se da compatibilidade destas memórias com a AMD e boards Asus...

Vi um vídeo que dizia que havia um bug na Bios e que a solução era aumentar a voltagem na potência de arranque de memoria permitida, qualquer coisa como "ram boot" mas como tenho uma versao da bios mais recente, não aparece ou tem outro nome.
 
Última edição pelo moderador:
Experimenta mudar, A1 b1
Também já experimentei e nada. Vou tentar fazer reset à bios.
Já n sei que fazer...
Ou vendo e fico com as antigas de 2666 mhz ou uso esta com a mesma velocidade mas fico com 32mb em vez de 16mb.

Ao colocar estas em 2666mh o cl=16, tRCD=18, tRP=18,tRAS=44,tRC=62, CR=1T, 1.20v, as antigas eram CL 19-19-19-43 1.20v.

Os valores acima são aceitáveis? Ou é mesmo melhor ficar com a antiga?
 
Back
Topo