Memória RAM para portátil!

DT_fan

Power Member
Boas!
Vou comprar agora um portátil e estou na dúvida de quanta memória RAM hei-de por! O que acham melhor: "4Gb (2x 2Gb) DDR2 667 MHz" ou "2Gb (2x 1Gb) DDR2 667 CL5 (de marca Mushkin ou G.skill)"?
Há primeira vista eu teria presumido que 4Gb é bem melhor!!! Mas... os 2Gb (Mushkin ou G.skill) são mais caros (cerca de 30€) que os 4Gb!!! E isso despertou a minha dúvida! Como é que é possivel 2Gb serem mais caros que 4Gb?

Cumprimentos
 
Também acho muito estranho :wvsore:

De qualquer forma, a melhor escolha é sem dúvida as memórias de 4gb. Além de serem mais baratas e terem maior capacidade, o facto de ser "mushkin" ou "g.skill" não tem praticamente nenhuma vantagem em relação às "sem-nome".
 
Boas!
Vou comprar agora um portátil e estou na dúvida de quanta memória RAM hei-de por! O que acham melhor: "4Gb (2x 2Gb) DDR2 667 MHz" ou "2Gb (2x 1Gb) DDR2 667 CL5 (de marca Mushkin ou G.skill)"?
Há primeira vista eu teria presumido que 4Gb é bem melhor!!! Mas... os 2Gb (Mushkin ou G.skill) são mais caros (cerca de 30€) que os 4Gb!!! E isso despertou a minha dúvida! Como é que é possivel 2Gb serem mais caros que 4Gb?

Cumprimentos
Tens que ter em atenção qual o SO que vais utilizar. Se for um SO32bits só aproveitas até 3.2GB, ou seja, se optares por 4gb perdes quase 1gb. Se for um SO64bits já aproveitas os 4gb.
 
Não sei onde encontras memórias 4GB quase ao mesmo preço que 2 GB... Isso é um bocado estranho. Qual é o preço que tens em vista para isso?

Geralmente costumo ver preços de memórias no site da crucial (não quer dizer que seja o mais barato mas serve para dar uma referência e um kit de 4GB é bem mais caro que um de 2 GB.

Seja como for actualmente 2 GB é o sweetspot descansado e portanto tendo 2 GB ficava por aí até 4 GB estarem ao preço da uva mijona.
 
Sim, eu compreendo isso! O que não compreendo é como os 2Gb de marca são mais caros que os 4Gb sem marca! Será que os 4Gb são tão fatelas ao ponto de prejudicar na performance?
 
Sim, eu compreendo isso! O que não compreendo é como os 2Gb de marca são mais caros que os 4Gb sem marca! Será que os 4Gb são tão fatelas ao ponto de prejudicar na performance?
Onde consegues arranjar os 4gb mais baratos que os 2gb? Por acaso estou interessado...
 
Bem parece-me que tao a fazer confusao:

Isto é assim:

http://www.*****.pt/detalhe_configurador.aspx?ido=8107

entras aqui vais as memorias, logo vês, tao la os preços, memorias certificadas e memorias nao certificadas.

Fiquem bem
 
Bem parece-me que tao a fazer confusao:

Isto é assim:

http://www.*****.pt/detalhe_co....aspx?ido=8107

entras aqui vais as memorias, logo vês, tao la os preços, memorias certificadas e memorias nao certificadas.

Fiquem bem

Foi exactamente nesse site que vi! Em configuraçoes para portateis estao la os preços... e os 4Gb sem marca sao mais baratos que os 2Gb de marca:rolleyes:
 
pois eu sei, a questao aqui é so a de ser memoria certificada e memoria nao certificada.


memorias certificadas --> + Cara; + Fiavel:)
memorias nao certificadas--> + Barata; - Fiavel:(

Fica bem
 
Última edição:
Boas

Também estou para comprar um IFL90 na ***** e escolhi os 4GB. Assim que houver melhorias nos drivers/software no geral para x64 planeio ir para os 64 bits.

Mesmo que os chips usados nas gskill sejam melhores(latencias mais baixas(?)), vale mais a pena a meu ver investir nos 4GB. Esse possivel(?) decrescimo nas latencias não é suficiente para provocar uma diferença significativa a olho nu. Talvez em benchs.

A meu ver obtem-se um maior acréscimo de desempenho a nivel geral(sistema/jogos) com os 4GBs pois tal capacidade permite desactivar o page file com segurança(4GBs tem muita margem de manobra...). Assim a RAM fica a cargo do que tem a fazer e deixa o disco rigido livre para acesso/escrita de ficheiros.

Isto é a minha humilde opinião, no entanto com um comparativo ficavamos melhor esclarecidos(não conheço a diferença de latencias entre ambas)

;)
 
pois eu sei, a questao aqui é so a de ser memoria certificada e memoria nao certificada.


memorias certificadas --> + Cara; + Fiavel:)
memorias nao certificadas--> + Barata; - Fiavel:(

Fica bem

Em termos de fiabilidade podes estar descansado...

As linhas OEM já não são o que eram... utilizam chips de boa qualidade fabricados pela Micron, Elpida e Samsung, que tb são usados nos produtos de alta gama.

Já vi muitas kingston value ram com o PCB e chips iguais a OCZs que custavam mais do dobro. Tudo isto com mexidas no JEDEC. Ainda se podia por a questão de pré selecção dos chips com maior desempenho mas tal foi anulado quando se comparou o desempenho das duas em OC.

No entanto as escolhas são de cada um!

Fica bem
 
É relativo. Em muito tempo de PCs (o primeiro foi um AMSTRAD PC512, por isso vejam) já tive muitos módulos de memória.

Em termos de SDRam, tive um módulo de 128MB da IBM que ao fim de muito pouco tempo deixou de funcionar bem. Nunca avariou por completo, mas do nada, tornou todo e qualquer sistema instável. Por outro lado, esse enquanto bom e outro IBM de 64MB foram dos melhores módulos SDRAM PC133 que tive, aguentando 150fsb CAS2. Também um Kingstone de 256MB PC133 queimou (esse de um momento para o outro morreu mesmo).
Tive muita memória OEM, a ultima um modulo de 512DDR266 que já conta com uns 4 anos. Todas as memórias OEM que tive e tenho, são miseráveis em OC, mas fazem o que dizem (são estáveis na velocidade padrão). Acho que é uma questão de sorte.

Logo, pessoalmente, já que se trata de um portátil que não vai levar OC, tenta saber se os timings são muito maus ou se são aceitáveis, se forem aceitáveis eu ia para os 4GB.
Se mesmo assim não estiveres convencido, durante 15dias se houver problemas, a troca é imediata no espaço da CE. Logo, chegas a casa e corres o memory test (dá para fazer o boot a partir do CD de uma série de distribuições de Linux) para te certificares que está tudo Ok. Se tiveres problemas, pedes a troca

cump.
 
Tens que ter em atenção qual o SO que vais utilizar. Se for um SO32bits só aproveitas até 3.2GB, ou seja, se optares por 4gb perdes quase 1gb. Se for um SO64bits já aproveitas os 4gb.

que barbaridade que acabaste de dizer.

um processador a 32 bits pode endereçar até 4.294.967.296 bits de memória que é o mesmo que dizer 4Gigabytes
 
E o MacPRO com 4 GB/Ram também desperdiça isso? E o ubuntu ? Essa limitação é imposta pelo SO ou pelo processador?
 
Última edição:
Back
Topo