1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Memória RAM

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por margarida46, 8 de Julho de 2007. (Respostas: 6; Visualizações: 1251)

1. margarida46

margarida46 Power Member

Boa tarde a todos.

Tenho um iMac G5, processador a 2 GHz, com 1 GB de RAM. Está distribuída por duas slots, com 512 MB em cada.
    Gostava de lhe acrescentar mais memória RAM.
    O que venho perguntar é o seguinte :

Para pôr mais memória, tenho que substituir as duas memórias duma vez, ou seja tenho que pôr um Giga B em cada slot? Não posso pôr um Giga numa e deixar na outra os 512 MB que já lá estão? Têm que ser as duas iguais?
    Perguntei na FNAC a um rapaz que me disse que assim é, que as memórias têm que ser as duas iguais.
    Mesmo que o Mac eventualmente até aceite as duas diferentes, uma das memórias deixa de ser utilizada.

Será que há maneira e dar a volta a isto?

Aproveito para perguntar onde é que se compram memórias mais barato. Tenho a ideia de que a FNAC não é careira, mas quem sabe, alguém aqui conhece um sítio mais barato, e de confiança também.

Desde já obrigada a todos.
    Cumprimentos,
    Uma boa semana.

2. RaaR

RaaR Power Member

Podes ter memórias de tamanhos diferentes e ambas são usadas. É assim em todos os computadores que já usei, incluindo Macs. Não vejo motivo para o iMac G5 ser diferente mas alguém que tenha um poderá dar maior certeza.

Quanto a preços, a FNAC é, no geral, do mais caro que há em hardware. Se souberes exactamente o que procuras, há dezenas de lojas muito mais baratas. Se precisares que os empregados da loja percebam de Macs, vai a uma MacZone.

3. lidador

lidador Power Member

O meu mini tem uma pastilha de 1 giga e uma de 0,25, somando 1,25 no "Monitor de Actividades" e ainda não fundiu, nem a quente nem a frio.

4. Fonzi

Fonzi Power Member

Não há problema algum.... o único senão é que quando não se usam memórias exactamente iguais, não se pode usufruir do dual-channel, que, dizem eles, duplica a largura de banda do sistema, e dá, alegadamente, um desempenho muito superior.

Na prática, nunca notei diferença alguma.....

Francamente não sei se o iMac suporta dual channel...

Resposta prática: mete a memória que quiseres, na proporção que quiseres...
    :)

Fonzi

5. Romani48

Romani48 Power Member

é como o Fonzi disse, podes por diferentes, mas não ficas com Dual Channel, ao contrário do que ele disse, a performance perdida ainda é alguma.. podem não notar com programas mais básicos, mas para edição multimédia, jogos (se tiveres algum) ou alguma aplicação que use frequentemente a RAM o ideal é ter dualchannel

outra coisa, caso não utilizes em dual channel, tenta por a quantidade maior de ram na primeira ranhura..

6. Viriat0

Viriat0 Power Member

Pode fazer diferença se a ram de maior quantidade estiver instalada na 2ª slot?

cumps

7. Romani48

Romani48 Power Member

pela experiencia de um PC mais antiguito que um colega meu tinha, com a RAM na 1ª slot conseguia menos uns segundos de loading quer de windows quer de jogo..

talvez porque como a 1ª Ram estivesse no 1º slot tinha mais espaço de "manobra"

MAs posso dizer que não é nada cientificamente testado, mas pela experiencia sei que se consegue um ou outro melhoramento ;)

já agora o PC era um P4 a 2000Mhz com 512Mb+256Mb...

Partilhar esta Página