Memórias a preço de água?

Trocando por miúdos, aquele teste significa que se meterem 3 Gb de Ram, podem usufruir de cerca de 2,5? Para não falar na quebra de desempenho provocada na GMA 950, é isso?

Pela lógica disto significa que até 4Gb posso meter, mas aí irá afectar a performance e acabarei por ter pouca memória efectivamente utilizavel?
 
Basicamente é isso. Enquanto que com duas memórias 2*1GB utilizas o Dual-Channel do Macbook, desde que as memórias sejam iguais, enquanto que com 1GB+2GB tens mais quantidade, mas ela nunca é usada de forma eficiente.

Meje disse:
Trocando por miúdos, aquele teste significa que se meterem 3 Gb de Ram, podem usufruir de cerca de 2,5? Para não falar na quebra de desempenho provocada na GMA 950, é isso?
The integrated GMA950 graphics chipset runs at it's fastest when it has matched memory, because it can address RAM using it's dual-channel memory controller.

Sox disse:
Por essa lógica porque não dizer que o MBP C2D suporta 4Gb?
Os últimos modelos suportam 4GB. Sim, pela lógica o MBP suporta 4GB.

Vejam também este link: http://eshop.macsales.com/Reviews/MacBook/Testing/Memory_Benchmarks
 
Última edição:
Não é o que o site da apple diz... Estranho não acham?

Por causa do Dual Channel, e também por causa de suportar 4GB e apenas serem endereçados 3GB, devido ao limite de hardware do chipset intel.

Como não é possivel 2x2GB (aqui teriamos o dual channel o dobro da bandwidth na RAM) a Apple diz que só é possível 2GB, para não haver desempenho inferior.

É também por isso que a apple mete 2x512 e 2x256 nos portateis.

É isto mais ou menos o que se passa.. :lol:
 
Ya, ja tinha visto esse site antes.
Eles colocaram 2x2GB, mas não encontras lá a dizer que foram endereçados os 4GB.

É um limite de hardware, não são endereçados mais que 3GB, já li muitos comments acerca disso.

Não sei se reparaste nesta nota:

"NOTE: A 4.0GB (2GB x 2 Pair) configuration was also tested by 'popular demand'. Although the Core 2 Duo Macs are limited to 3.0GB addressed, the 4GB Set (2GB x 2 Pair) does appear enable 128 Bit addressing. While there does seem to be a small performance benefit gained with the 4.0GB vs. 3.0GB config, we'd recommend sticking with 3.0GBs max (in Core 2 Duos) unless you absolutely are seeking every last trickle of performance boost possible."
 
Última edição:
Endereçados ou não, eles obtiveram melhores desempenhos com 4 Gb do que com 3 Gb em todos os aspectos testados!

Edit: Vi agora a edição que fizeste ao post. Dizem que o ganho é baixo.
 
Que estupidez esta a da Apple! Sempre me revoltou...

Onde já se viu colocar um limite de RAM "impar" que nunca permitirá usar o dual channel? Nunca tinha visto um limite assim tão sem lógica (tirando a "lógica" de diferenciar diferentes modelos... óbvio!)!

Cambada de %&$%$#!!
 
Última edição:
Endereçados ou não, eles obtiveram melhores desempenhos com 4 Gb do que com 3 Gb em todos os aspectos testados!

Edit: Vi agora a edição que fizeste ao post. Dizem que o ganho é baixo.

Aquilo são testes da própria marca, não te esqueças que puxam sempre a corda para o lado deles! Segundo os comments que li, 2GB tens mais performance.
 
Que estupidez esta a da Apple! Sempre que revoltou...

Onde já se viu colocar um limite de RAM "impar" que nunca permitirá usar o dual channel? Nunca tinha visto um limite assim tão sem lógica (tirando a "lógica" de diferenciar diferentes modelos... óbvio!)!

Cambada de %&$%$#!!

O limite não é da Apple, mas sim da intel.
 
Eu com esses limites não me governo... muito possivelmente dentro de alguns anos o máximo irá ser superior ao anunciado... esperem até virem chips de 2 GB, mais generalizados...
Tenho alguns exemplos, nomeadamente o PowerBook G3, que inicialmente tinha um limite de 512 MB, e agora é 1 GB... (porque na altura não havia, ou não estavam generalizados os chips de 512 MB...)

Salvo erro, o MBP tem 1 GB na board, e mais dois slots livres, cada um comportanto 1 GB, não é?
 
Salvo erro, o MBP tem 1 GB na board, e mais dois slots livres, cada um comportanto 1 GB, não é?

Não tenho a certeza, mas pelo que me lembro, quando foi discutido isso aqui no forum chegou-se à conclusão que vem uma slot ocupada e outra livre, nada na board.
 
Eu com esses limites não me governo... muito possivelmente dentro de alguns anos o máximo irá ser superior ao anunciado... esperem até virem chips de 2 GB, mais generalizados...
Tenho alguns exemplos, nomeadamente o PowerBook G3, que inicialmente tinha um limite de 512 MB, e agora é 1 GB... (porque na altura não havia, ou não estavam generalizados os chips de 512 MB...)

Salvo erro, o MBP tem 1 GB na board, e mais dois slots livres, cada um comportanto 1 GB, não é?

O primeiro MBP tem 2 slots. Um deles vem já com 1 Gb e está livre. Já no primeiro MacBook são também 2 slots e estão ocupados por 2 sticks de 256 Mb.

As configurações actuais não sei. Só costumo informar-me sobre hardware quando estou para comprar alguma coisa.
 
Back
Topo