1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Memórias com metade da capacidade

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por [BoB]Marley, 9 de Julho de 2003. (Respostas: 20; Visualizações: 1516)

1. [BoB]Marley

[BoB]Marley To fold or to FOLD?

Boas!!

Ontem aconteceu uma coisa que ainda nunca me tinha acontecido...
    Ao (tentar) aumentar a memória de um computador, independentemente dos modulos de memória, o que apresentava no arranque era sempre metade do que tinha realmente instalado.
    Exemplo:
    1 dimm 256Mb -> aparecia só 128
    2 dimm's 256Mb -> aparecia 256
    1 dimm 512Mb -> aparecia 256

Isto acontecia metendo a memória em qualquer dos bancos.
    As memória eram kingston pc133...

Já aconteceu isso a alguem?? Help, pleaseeeeeee!!!

2. Erbium

Erbium Power Member

Acontece com boards mais antigas, experimenta update à bios.

3. CyberX

CyberX Power Member

Se for uma board muito antiga (as primeiras PII para baixo) nao suporta DIMM's double-sided, dai' so' reconhecer metade das tuas memorias.
    Comigo aconteceu-me isso com varias, entre elas uma Asus P2B-F (slot1) e uma Shuttle 591P (socket7).

Se for esse o caso, nao ha nada que possas fazer com a bios, Mas podes tentar trocar o DIMM de 512MB double-sided por 2 DIMM's de 256MB single-sided [se existirem].

4. savanger

savanger Power Member

o ideal para essas motherboards são módulos de sdram com 16 devices double sided (atenção nem todas as mems double sided têm 16 devices...);
    normalmente estas mems só se encontram com o máximo de 256 MB

já testei várias boards 440LX com 6/7 anos a funcar com 256 mb dessa maneira.

5. Biker_

Biker_ Power Member

Eu até numa board bem antiga dos primeiros Pentium (socket 7) tive a funcionar com memória double-sided.
    Pelo que conheço é a única que permite compatibilidade com boards antigas.
    A minha era de 8 chips por cada lado, ao todo 16.

savanger, aproveito para dizer que existem dimm's de 512mb com 16chips.

6. G3-

G3- Power Member

Acho que trocaste isso elas n suportam é single-sided, eu tenho um P2 e acontecia-me isso com as single-sided.

7. Bart

Bart Power Member

experimenta memorias a 100

8. CyberX

CyberX Power Member

Talvez me tenha enganado mas nao trocado - no meu caso aceitavam todas memorias que eu tinha (PC66, PC100 e PC133) independentemente de serem single sided ou double-sided. Mas nas double so' reconhecia metade da capacidade, por isso assumi que fosse por serem double.
    Mas se calhar o savanger tem razao, prende-se mais com o numero de chips que com o numero de sides...

9. savanger

savanger Power Member

tens toda a razão, infelizmente nunca consegui apanhar nenhum desses de 512mb, já me fez bastante falta noutros tempos...

10. [BoB]Marley

[BoB]Marley To fold or to FOLD?

errrr....

Eskeci-me de mencionar ke o computador era um pentIII 667 (axo eu +-) com socket 370... e as dimms de 256 era single-sided e a de 512 era double-sided... :rolleyes:

11. Biker_

Biker_ Power Member

Então nem há mta razão para isso não funcionar...
    A minha namorada tem um P3 mas é a 733MHz e aqulo já teve 128MB sibgle-sided, dp levou com 256MB double-sided e por fim levou com um dimm de 512MB double-sided.
    Funcionou sempre às 1000 maravilhas! :D

12. Tafinho

Tafinho Power Member

Quando conseguires meter 16 chips num só lado do DIMM avisa...

Acho que é às vezes confundem dual-side com dual-bank, são coisas parecidas mas não são iguais...

13. Biker_

Biker_ Power Member

LOL!
    Percebeste mal o que ele disse!!
    Ele não quer por 16 chips apenas de um lado de um dimm...
    Ele disse foi que afinal parece que não é seguro dizer que basta ser double-sided, pq tb há dimm's double-sided com menos de 16 chips (acho que é com 12), mas que o correcto é dizer tem de ser double-sided COM 16 chips.
    Percebes a diferença do que ele disse? ;)

14. Tafinho

Tafinho Power Member

Com menos de 16 chips , só com 8...

mas também já vi doble-sided com 8 chips...

15. Biker_

Biker_ Power Member

Eu ia jurar que já tinha visto com 12... mas devo estar a fazer confusão.
    Mas pronto, entendeste o que ele queria dizer. :)

16. CyberX

CyberX Power Member

Este serve? :)
    Spare Part 330741-001 para Servidores Compaq PL6000

Ficheiros Anexados:

17. Chip

Chip Zwame Advisor

A mim aconteceu-me uma coisa parecida num celeron 366 que montei cá em casa, tava a dar em tolo, pq umas vezes recolnhecia tudo, outras vezes metade... após 27397 combinações entre os 3 simms lá consegui por aquilo a funcar... tinha 2 de 64 e 2 de 32... acho eu... lol, nem me lembro, mas depois posso ver

18. Tafinho

Tafinho Power Member

36 chips...
    alguma coisa com ECC ...

Hiper super non-standart...

19. ruymoreira

ruymoreira Power Member

hoje coloquei um KVR 256 SDR PC133 Single Side num P3 650 com chipset VIA!!!

nos Pentium's de Slot geralmente colocamos KVR 256 DoubleSide... k ficam kase ao dobro do preço hoje em dia!!!
    geralmente qd não funciona com SingleSide as maq's contam só metade da memória do Dimm 128 em 256 por ex.

Esse dimm Compaq tá demais!!! e já viram 1 Dimm com Chips soldados como nos Simm's (como estão nesse dimm)...
    akilo ia funcionando....

20. CyberX

CyberX Power Member

"Aquilo" funciona. Temos 4 do genero aqui num dos nossos servers, 2 GB no total. So' e' pena serem EDO e nao SDRAM :)

Partilhar esta Página