Memórias e ventilação

Noeljunior

I fold therefore I AM
Boas

1. Tenho de ir para os 2GB de RAM ou mesmo 4GB se o preço estiver a olhar para mim.

De momento, consigo ir com as minhas Gskill 512NT de 667 até 900MHz com um erro passado 1h, depende. Queria, como dito, um kit de 2X1 ou 2X2GB no máximo dos máximos por 100€ e que me overclockassem um pouco mais. O problema é que estas overclockam assim aos 2.1V (1.8V de origem) e a maior parte das memórias que vejo com timmings melhores que as minhas (5-5-5-15 de origem) fazem esses melhores timmings com 800/1066Mhz mas aos 2.2V
Logo preciso de umas memorias que até 2.1V me deixem fazer mais overclock ao processador.
Prefiro 2GB bons do que 4GB menos bons. Porque mais tarde posso comprar igual/equivalente/pouco melhor mais 2X1GB e faço à mesma o mesmo overclock. Como não uso vista nem estou a pensar usar...



2. Estou com dúvidas na disposição das ventoinhas...

Tenho duas Revoltec e outras duas Arctic PST (pwm). Embora os valores sejam praticamente iguais, noto que as Arctic mandam muito mais ar que as Revoltec por isso uma das Arctic vai para o Sonic Tower (cooler do CPU passivo de origem) e uma das Revoltek vai para o S1 (além das X1950 se portar bem sem nenhuma ventoinha nao tem espaço - por causa das PCIs - para ter uma Arctic que são bem maiores).
A dúvida é: mais ar a entrar ou mais ar a sair? Isto é, a Arctic à frente ou a trás? Não esquecer que as fontes também têm ventoinhas logo já tenho qualquer coisa a sair lá para trás, no entanto é uma LC Green logo pouco ar manda...



Cumps
 
os its de 2gb e 4gb da team elite (800mhz cl5 1.9vdimm (ou 1.8 n tenho bem a certeza)) são baratas e batem os 500mhz na boa se n tiveres azar com os chips.

na minha opinião acho que deve sair mais ar do que entra, assim cria-se pressão negativa que obriga o ar a entrar e a circular pela caixa, arrefecendo mais os componentes.

cumps
 
36,75€ os kits de 2gb (2*1gb) e 65,90€ os de 4gb (2*2gb) @ www.*****.pt

nota que os sticks de 1gb costumam overclockar mais que os de 2gb, mas que ter 4 stick torna o sistema mais instável do que ter só 2 sticks.

cumps
 
Quão instavel?

E o kit de 4GB farão 500MHz? Acho, mesmo assim, pouco... Em comparação com as minhas actuais..
 
Última edição:
eu disse 500mhz porque foi o que vi com um user que teve azar com os chips, se tiveres sorte até te passam dos 600mhz, se bem que isso é mais provável que sejam os sticks de 1gb. quando pões 4 sticks em vez de 2 podes chegar a ter de aumentar a voltagem em 0.1v, nada que afecte muito as temps porque a voltagem que cada dimm receberá será quase a mesma, o aumento de voltagem é para compensar o aumento da resistência do circuito provocado pela introdução de mais 2 dimms.

cumps
 
Mas por esse preço vou para 2X2GB...

Qual é a probabilidade de eu ter sorte e conseguir uns 550MHz nas 2X2GB a 2.1V?
 
Muito alta, nao conheço ninguem q nao passe dos 500 com essas mems sem ser um user que postou ai a bocado mas o problema dele nao sao as mems.
Tenho as minhas a 1100 5-5-5-15 2.1 ou 2.2
Cumps
 
Muito alta a 2.1V? Nem por isso.

E há que acrescentar que para se ter 550 nas memórias provavelmente ainda é preciso subir o Vchipset.
 
Só uma questãozinha. 2.1v não é um bocado amaricado? Ou essas memórias aquecem muito? As minhas são doutra marca e modelo, mas a 2.15 estão geladinhas ao toque. Isto ao fim de horas e horas no Folding@Home...
 
Mas tu tens o P35 :P

As minhas estão como estão. A 2.1 também estão frias. Eu não vou por aí.

Se aumentar o divisor vejo que deixo de ter boot quando estou a chegar aos 450 nas memórias o que significa que a culpa será delas e não do processador/chipset porque com o divisor mais baixo deixo de ter boot À mesma frequencia de RAM.


A ideia é ter este processador a pelo menos a cima de 3GHz (porque não me dá erros e está com a voltagem mais baixa podendo não ter uma unica ventoinha ligada lá dentro). Mas com as memórias que tenho isto tem ficado com alguns erros de memoria (memtest).
Logo se eu puder ficar com "garantias" que deixo de ter esses erros se as memórias forem até 500MHz a 2.1V já fico a saber que não vou perder performance.
 
Back
Topo