Memórias, estou naquela...

possessed

Full Throttle BOINC Roller
Finalmente decidi ir para o extreme overclock ao meu xp-m (dissipadores em tudo qt é lado e L12 mod) e os resultados estão a sair bem

http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=57592

http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=57594

isto com 1.75 vcore (tem dado para 95% dos clocks q tenho feito)


e já lhe consegui dar 2640 com fsb 220 e parece querer dar mais :001: :001: :001:


o problema começou mesmo a partir dos 220 d fsb, é q as memórias é q não estão a conseguir aguentar a velocidade e no memtest86 é q se faz sentir (no prime não dá erros a 230)

agora as hipóteses são estas:
fazer burnin com o memtest86 (são ics UTT,até onde dará para ir?[edit: vou usar esta dica do steelballz para fazer o burnin a ver se dá algum resultado]), a hipótese de longe mais barata :007: (já agora devo de usar a velocidade mais alta antes de dar erros, ou a(s) primeira(s) q começam a dar erros?)

mudar as mems q tenho
e leva-se outro problema, quais? gostaria de continuar a usar corsair, mas estaria disposto a outras alternativas

nas corsair mesmo na europa está um pouco complicado encontrar, mas lá me deparei com estas duas opções

TWINX1024-4400C25 Timings: 2.5-4-4-8 q me ficariam por cerca de 240€
e as q se fizer a troca me parecem uma melhor opção já q era o dobro da memória
TWINX2048-4000PT Timings: 3-4-4-8 q custariam 300€
 
Última edição:
Na minha opinião e olhando para a tua configuração já tendo 1GB de RAM era capaz de trocar mais facilmente a board e o cpu. Entre os 240€ e os 300€ que estás disposto a dar pelas novas mems compras novo uma asus a8n + Venice 3000 que dão quase todos 2.7Ghz. Venice não se encontram novos mas em segunda mão o material que sugiro arranja-se e ainda por sinal mais barato ficará.
Penso que será a melhor solução.
 
Se tens chips UTT como referiste, vais ter mais problemas em termos de cpu que de mems... Essas só precisam é de voltagem :) Não sei k board tens, mas uma Abit AN7 consegue dar 3.25 de vdimm k chega pra maior parte das UTT fazerem entre 240 e 250 (Até mais em maior parte dos casos) portanto parece-me k o teu problema é falta de voltagem não ? Já que andas no xtreme-modding, podes sempre fazer um vdimm mod na board e tens 3.3 de vdimm k para UTT é mais que suficiente ;)
 
pois é uma NF7-S v2.0 (tava na sig) só dá 2.9 vdimm, mas por alguma razão q não percebi ainda muito bem as mem portam-se bem no memtest com cas2-2-2 e vdimm 2.8, se simplesmente aumentar a voltagem dá mais erros, estranho...


tive a pensar melhor, não me parece nada viável gastar o valor nas mems para ganhar pouco mais, vai ser via burnin, já agora, vmods... é q não acho q me falta ferramentas correctas para o efectuar
 
bem, este vmod parece o mais seguro de se fazer, se não forem lá com burnin acho q lá terá de ser

já agora, parece-me tb q a minha enermax está no limite, na bios com um clock mais alto vai o +12V chega a dar-me 11.50, é mesmo mau não é? acho q vou arranjar uma liberty de 500W, q acham?
 
o q quero chegar é um fsb de 233 e usar um multi praí de 11 para dar qq coisa entre os 2500 e os 2600 par uso regular, como está na sig é o q estou a usar de momento, 220 x 11.5, para uso normal, agora é elas deixarem de se queixar (sou mais xato do q elas :D), agora a fonte tb me parece q seria a aposta mais acertada, é q a enermax de 350 está a alimentar o oc, mais a x850, 3 discos, 3 drives cd-rw/dvd/dvd-rw , audigy2zs e alguns dispositivos usb(o pior deles um disco de portátil como "pen" usb q precisa de duas portas) e mesmo com 28A a queixa é certamente falta de W
 
pois é agora k falaste nisso é k me lembrei dessa mamona de power, a X850... Anyway 11.50 não é assim tão mau... e usar multi 12x ? dava um fsb muito baixo ?

EDIT: Manda as mems cá pra casa pro burn in... as minhas tiveram uma semana ou duas no memtest agora fazem 250Mhz 2-2-2-5 com 3.1 pro dia a dia...
 
já agora, para evitar de fazer o vdimm mod (e haver a possibilidade de correr mal) um ocz ddr booster seria uma boa hipótese? mesmo a gastar mais uns 37-40€ e sempre tinha o belos 3.3 controláveis
 
possessed, não precisas de fazer esse v-mod...

Se conseguires arranjar um grabber, consegues tirar 3.2v da NF7 sem necessidade de soldanço... ;)

Já agora, que drivers de chipset estas a utilizar?
 
segundo o q vi a nf7 não dá para usar grabber para o vdimm, mas se souberes o contrário diz aí

acho q são os ultimos oficias da nvidia, alguma recomendação de outras versões?

bem, houve um problema q já está parcialmente resolvido as mems a 220 correm bem com 2.8vdimm, depois já tinha testado a 221 com 2.9vdimm e tinha-me dado 2 erros no test #5, por curiosidade pus a 220 com 2.9vdimm e deu-me 8 erros, e eu "WTF?!?!?". Deixei estar o 2.9vdimm e pus a 222, sem erros, 225, sem erros, 227, sem erros, 228 ocasionalmente 2 erros, 229 10-12 erros

a conclusão a q cheguei é q parece q as mems não gostam de ter mais voltagem do q a q precisam

mais duas coisas q verifiquei, cpu interface disabled fica mais instável (crasha no memtest) e se relaxar os timming passa as dezenas de milhar os erros no memtest, não faz mal, fica 2-2-2 :D

com burnin devem chegar pelo menos aos ditos 233 q são "desejados" (é só mais 5 MHz, não me parece q me vão deixar ficar mal)
 
isso é o q me vou prepara par fazer, vai ficar para domingo em principio é o normalmente o dia q deixo o pc mais tempo sem usar, entretanto pode ser q vá ficando uma ou duas horitas por dias para ir "aquecendo"
 
possessed disse:
segundo o q vi a nf7 não dá para usar grabber para o vdimm, mas se souberes o contrário diz aí

acho q são os ultimos oficias da nvidia, alguma recomendação de outras versões?

bem, houve um problema q já está parcialmente resolvido as mems a 220 correm bem com 2.8vdimm, depois já tinha testado a 221 com 2.9vdimm e tinha-me dado 2 erros no test #5, por curiosidade pus a 220 com 2.9vdimm e deu-me 8 erros, e eu "WTF?!?!?". Deixei estar o 2.9vdimm e pus a 222, sem erros, 225, sem erros, 227, sem erros, 228 ocasionalmente 2 erros, 229 10-12 erros

a conclusão a q cheguei é q parece q as mems não gostam de ter mais voltagem do q a q precisam

mais duas coisas q verifiquei, cpu interface disabled fica mais instável (crasha no memtest) e se relaxar os timming passa as dezenas de milhar os erros no memtest, não faz mal, fica 2-2-2 :D

com burnin devem chegar pelo menos aos ditos 233 q são "desejados" (é só mais 5 MHz, não me parece q me vão deixar ficar mal)

Arranjas o grabber? :P

Acerca dos drivers do chipset, eu estou a usar uns muito velhinhos mesmo...Acho que eram os nforce 55.10 (sem certezas...há mais de 1ano que não toco no SO do desktop)
 
5243.jpg

Isto é um grabber :)

http://www.techzonept.com/showpost.php?p=336082&postcount=35

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=32171&page=2&highlight=grabber

Ver se mais logo tiro uma pic ao meu acessório de vdim
 
Back
Topo