Memórias novas, quais comprar?

omni0ne

Power Member
Tenho um sistema a64 que comprei no início do ano com quatro dimms ddr400 de 512 da TwinMOS que tinha grandes problemas de instabilidade (volta e meia simplesmente reiniciava) e acabei por concluir que ao diminuir a frequência das memórias para 333Mhz os problemas desapareciam.

Visto que a loja não ia trocar as memórias decidi que tinha de as vender e andei a arrastar isso durante o ano todo, até agora.

E daí vem a minha dúvida: que memórias comprar.
Já andei a pesquisar e acabei com estes modelos:

Corsair XMS 2x1024 DDR PC4000 3-4-4-8 (TWINX2048-4000PT) - €230

GEIL DDR PC3200 2x1GB[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif, Arial Black] 3-8-4-4 (GE2G3200BDC) - €237[/FONT]

G.SKILL 2x512MB ZX SERIES PC3200 2.5-3-3-6 (F1-3200PHU2-1GBZX) - €134*2=€268

G.SKILL 2x1GB ZX SERIES PC3200 2-3-3-6 (F1-3200PHU2-2GBZX) - €283

Não queria gastar mais do que os 283€ e mesmo assim isso já é muito puxado :wvsore:
Penso que as geil estão fora de questão, por menos dinheiro compro as corsair que são mais rápidas e têm os mesmo timings e pelo que li as geil também não são muito boas para oc.

Entre as corsair e as g.skill(2x1gb) estou um bocado indeciso, as corsair são mais rápidas, mas as g.skill têm melhores timings e também são muito mais caras.

Outra dúvida que tenho é em comprar 4x512MB ou 2x1GB, segundo o que li em sistemas a64 com 4 dimms têm de correr com uma command rate de 2T, mas que a perda de performance(5-10%) pode ser compensada com a freq visto que as 512 costumam ser melhores para oc.
Em termos de upgrades no futuro, ter 4x512 não é um problema para mim, penso que na altura em que 2gb não forem suficientes já estarei a pensar em comprar um pc novo :)

É de notar que eu não faço oc nem tenho experiência com isso, mas se puder obter mais performance com pouco esforço não me importo de andar a mexer com as freqs.
Eu queria algo que tivesse boa performance com os valores stock ou com algum aumento de freq.

Neste momento estou inclinado para as corsair, especialmente porque as g.skill(2xagb) são bastante caras, mas gostava de ouvir as vossas opiniões :D

PS:Normalmente não iria criar uma thread destes nesta secção, mas o pessoal do overclock costuma estar mais a par das memórias que têm melhor performance e por isso achei que podia criar a thread aqui.:D
 
Eu axo k devias ir pelas corsair porque axo que a diferença de preço paras as g.skill nao compensa muito, e como nao vais fazer oc ficas bem servido com essas de certeza!
 
bem
vamos ver se esclarecemos uma coisa importante

amd 64...controlador de memoria integrado no cpu.......fundamental para a estabilidade das memorias
4 dimms em A64 só com command rate a 2T ou então a 333....não há volta a dar...é uma limitação do cpu......period
e quanto mais antigo for o cpu....por ex um winchester ou clawhhammer..ainda pior

portanto a unica alternativa sensata será 2x1024
se podes gastar mais um bocado tenta arranjar umas OCZ ou teamgroup com chips infineon......mais caros mas com desempenho muito superior
tipo tens ram a 250 3-3-2-5 o k em chips de alta densidade como os de 1024 equivale ou até supera CL2,5 em sticks de 512

posto isto e se nao tiveres tanta guita para gastar podes optar por ram com chips UCCC....mais baratos mas com latencias mais elevadas....tipo os mesmos 250 mas com 3-4-4-8

as ocz EB platinum eram muito boas......caras mas bastante rápidas....

cumps
 
eu so faço uma questão: tens a certeza de que queres gastar mais de 46 contos em 2 dimms de DDR400, mesmo sabendo que qualquer plataforma que venhas a comprar no futuro não vai usar DDRII?
é natural que no futuro venhas a evoluir para um core 2 duo ou superior, e sabes que para teres uma performance aceitavel em c2d, so com DDRII.

não será preferivel aguentares mais algum tempo com essas? ou pensares num kit mais modesto, ou comprares um kit porreiro por 100 ou 120€ em 2ª mão? é que minimizas bastante as perdas.
se gastares 230€ num kit novo, perdes num apice 50% do valor das memorias. se comprares um kit em 2ª mão, além de comprares um kit porreiro por cerca de metade do dinheiro, ainda tens a vantagem de perderes menos dinheiro com desvalorização.

pelo menos, é a minha analise.
 
Última edição:
eu so faço uma questão: tens a certeza de que queres gastar mais de 46 contos em 2 dimms de DDR400, mesmo sabendo que qualquer plataforma que venhas a comprar no futuro não vai usar DDRII?
é natural que no futuro venhas a evoluir para um core 2 duo ou superior, e sabes que para teres uma performance aceitavel em c2d, so com DDRII.

não será preferivel aguentares mais algum tempo com essas? ou pensares num kit mais modesto, ou comprares um kit porreiro por 100 ou 120€ em 2ª mão? é que minimizas bastante as perdas.
se gastares 230€ num kit novo, perdes num apice 50% do valor das memorias. se comprares um kit em 2ª mão, além de comprares um kit porreiro por cerca de metade do dinheiro, ainda tens a vantagem de perderes menos dinheiro com desvalorização.

pelo menos, é a minha analise.

não estou a pensar fazer upgrades pelo menos durante um ou dois anos, este a64 x2 ainda deve durar pelo menos isso, e não tenho interesse em comprometer a performance neste momento.
também não estava muito interessado em comprar um kit em segunda mão.
a desvalorização não me interessa muito porque não costumo vender material, neste caso tenho mesmo de vender as memórias porque não estou em posição de gastar 230€, caso contrário distribuia as twinmos pelos pc's que tenho.

quer dizer então que as corsair parecem ser a melhor opção...
 
As minhas sao mais baratas e fazem isso com CL 2,5.

Mas de qualquer forma sao chip UCCC à mesma logo nao variam muito de marca para marca

cumps
 
Back
Topo