Memórias OEM

G85

Power Member
Este é o meu primeiro tópico e para tal queria deixar a minha enorme satisfação pela existência deste fórum de qualidade.

Tenho uma máquina já com uns meses e com as seguintes caracteristicas:

- P4 2.666 Ghz - Northwood - 478
- FX5200
- P4S800 (versão normal, isto é, deve ter sido a primeira versão dela)
- 1 Slot 512 DDR3200 400 (200mhz)

Ora bem, a minha dúvida está centrada na memória, ela e OEM, logo não é lá grande coisa, mas últimamente tenho visto algumas matérias e artigos sobre memórias mas continuo com uma dúvida, que no CPUZ ou no everest UE, aparece-me o seguinte:

untitled.jpg
untitled.JPG


E eu pergunto o seguinte:
  • Na parte que diz temporização da memória é a velocidade ou latency a que ela está a funcionar?
  • Na parte da SPD (não faço ideia o que é e por isso talvez pergunte) é a capacidade que ela tem para trabalhar?
Essa imagem mostra as propriedades da Ram no Everest UE, mas como voces sabem, no CPUz aparece um separador para Memory e SPD, logo a pergunta e feita da mesma maneira mas com "visualização" diferente...

Se alguém poder dar dicas/responder à minha dúvida ficava agradecido.

Se de facto a memória tem capacidades para dar mais, o que fazer para aumentar a sua capacidade? .. existme programas que alteram essas capacidades certo? devo mudar? ou na bios também posso alterar?

Tenham em conta nesta última pergunta a capacidade da board que isso pode afectar, julgo eu.

Cumps ;)
 
Pelo que mostras a tua ram tem a capacidade de correr com latencias mais baixas. Vai á bios e baixa os timmings. Isto deverá dar-t um aumnto de desempenho.

Tens de ter em conta que 2.5-3-3-8 anunciados são os recomendados para quando a ram está a funcionar a 200Mhz. Por isso se o cpu está em overclock ou vai estar tens de por timmings mais relaxados.


Bem vindo ao forum.
 
Dúvida solvida, humm mas .. tive problemas nas modificações que ia fazer, isto é, não consigo baixar o ultimo valor para T8, isto é, só me aparece T9 T7 T6 e T5, mas T8 não. Tenho hipotese de baixar para 3 os dois valor do meio..

Que faço? mantenho como estava (2.5-4-4-9) ou meto a:
- 2.5-3-3-9 ?
- 2.5-3-3-7 ?

Obrigado pela atenção.
 
Última edição:
Esse timming normalmente é inutil... Mete a 7 na boa, as minhas OEM até faziam 2 ou 0 aí... Não me parece k influencie muito a estabilidade...
 
hummm ok vou fazer testes com o super_pi, acho que também serve para testar memórias certo? e vou também usar o memtest.
 
Back
Topo