Dúvida Memórias para AMD/Intel

Hoje quando liguei estive a ver a ram que o sistema comia sem ter nada haber e eram os tais 1.8 gb.
Uma questão, eu não posso comprar 2 x 8 e usar só um módulo de ram agora, uma vez que a board só suporta 16GB?

Não porque essa board só suporta até 4GB por modulo...(máximo 8GB nos 2 módulos)

Ou vendes essa board, perdes algum dinheiro e compras uma com suporte de mais ram, ou tentas aguentar assim até pensares no novo upgrade visto que disseste que andavas a pensar em i7...
 
contentas-te com pouco, vici.

No meu caso, só de vir aqui à net
56 MB - Reservada ao hardware
1704 MB - Em utilização
141 MB - Modificado
1412 MB - Em espera
4944 MB - Livre
 
Não porque essa board só suporta até 4GB por modulo...(máximo 8GB nos 2 módulos)

Ou vendes essa board, perdes algum dinheiro e compras uma com suporte de mais ram, ou tentas aguentar assim até pensares no novo upgrade visto que disseste que andavas a pensar em i7...
Pensava que os 8Gb era totais e que podia meter só 8Gb num slot.

A situação neste momento está mesmo nesse ponto. Não sei se vale a pena investir numa board melhor, ou se compensa aguentar assim até ter dinheiro para mudar de vez para intel. Até porque não sei se para o uso que vou dar ao pc, vou notar assim uma diferença tão grande entre este X4 e um i7. Vou analisar melhor a situação, e a mudar talvez no final deste ano ou início de 2013.

Depois na altura abro um tópico no sítio certo ,para a malta ajudar na escolha dos componentes.

Obrigado a todos.
 
Se não for para usar mais que 4GB por modulo, podes já comprar 2x4GB para essa board e aguentares mais alguns tempos, caso queiras mais ram (2x8GB), vais ter que trocar de board...
 
Eu tinha mesmo a ideia de ir para os 16gb, porque hoje me dia, qualquer computador para correr jogos actuais tem 8gb, é um bocado estúpido eu sei.
Relativamente á troca da board, é onde está a dor de cabeça da questão, a mudar de board podia usar o mesmo dinheiro para comprar um board intel, faltando o resto do sistema que teria que comprar ( pelo menos cpu e ram's). Isto tudo seria uns 500/600€. Não sei é se me compensaria mudar o sistema para um i7, apesar de trabalhar bastante edição de vídeo.
 
Ainda dá para colocar um Phenom II X6 1100T BE nessa board. Penso que o controlador de memória nos AMD é definido pelo próprio processador, mesmo que tenha chipset nvidia, ou estou enganado?
 
Se requeres bastante Ram não é ser estúpido.

Agora existe de facto diferenças é óbvio http://www.anandtech.com/bench/Product/80?vs=551

Mas só tu precisas ver se realmente queres mais processamento ou não.

Mesmo que compres 2x4GB (8GB) mais tarde podes comprar mais 2x4GB total 16GB para um i7.
Realmente nas tarefas mais pesadas de processamento ainad é uma diferençanotória. Tenho que ver bem, porque tenho mais onde investir, início de carreira é assim mesmo. Mas pelo menos a compra da RAM vai para a frente.

Ainda dá para colocar um Phenom II X6 1100T BE nessa board. Penso que o controlador de memória nos AMD é definido pelo próprio processador, mesmo que tenha chipset nvidia, ou estou enganado?
Eu à uns tempos, tive para comprar um, masna altura cheguei à conclusão que não me ia compensar o dinheiro que ia gastar para tão pouca diferença. Neste momento estou na mesma, a mudar de board ou de cpu, prefiro esperar mais um tempo e mudar para um i7. De referir que cada vez jogo menos, pelo que a mudança era só pelo facto de melhor processamento e productividade.
 
Em vez de mudar de plataforma? Já pensei sim, e ate estava agora a ver se a board suportava :-D
Os SSD's ligam por Sata II ,né?
 
Última edição:
Eu tive no site da Asus a ver e fiquei na mesma. Basicamente o que eles têm lá é :

1 x UltraDMA 133/100/66 for up to 2 PATA devices , navy blue
4 x SATA 3Gb/s port(s), blue
Support Raid 0, 1, 5, 10, JBOD
Penso que isto significa que só suporta Sata II. Os que tinha visto, um Intel e um Samsung são Sata III.
 
O que viste são Sata III mas vais ter mesmo assim boa melhoria de velocidade, e caso mais tarde troques de plataforma, vais tirar todo o partido dos Sata III

Pela tua board apenas suportar Sata II, não significa que não possas usar Sata III.

Aliás existe placa de expansão com Sata III para boards mais antigas.
 
O que viste são Sata III mas vais ter mesmo assim boa melhoria de velocidade, e caso mais tarde troques de plataforma, vais tirar todo o partido dos Sata III

Pela tua board apenas suportar Sata II, não significa que não possas usar Sata III.

Aliás existe placa de expansão com Sata III para boards mais antigas.
Então posso aqui ligar um Sata III? É que pelo que estive a ver, os Sata II são mais caros, por incrível que pareça.

Que placa é essa de que estás a falar?
 
Última edição:
Podes sem qualquer problema, o único "problema" vais ter limitação da velocidade, vai ser o máximo que a board permite.

Isso é verdade conseguem ser mais caros, isto é como as memorias.
 
Boas 4Gb de ram neste momento ainda são suficientes para praticamente tudo o que faças no pc, á excepção de máquinas virtuais obviamente necessitas de ram.
Encoding em full HD falo por experiencia 4Gb para encoding são sufientes a não ser que estejamos a falar de ficheiros de video enormes.
Um dos problemas que a malta por vezes encontra e não consegue identificar corretamente é o disco rigido, computadores para trabalhar com software como a suite da adobe devem ter 3 HDD para desta forma poder dividir o projecto pelos 3 discos nomeadamente um disco para o software 1 disco para os scratchdisk e outro disco para gravar os ficheiros finais ( senão for isto é muito próximo destas designações)
Desta forma consegues trabalhar de forma bem mais fluente com por exemplo o adobe premiere.

Não sei que software utilizas mas atirar com mais ram ao problema pode não resolver nada porque os 4GB continuam a ser suficientes para praticamente tudo.

Trocar de processador para um x6 nesta altura tambem acho que não vale a pena dares 200€ por um x6 1100T, se arranjares algo mais barato usado ai sim. De notar no entanto que a diferença entre um x6 e um x4 para produtividade é consideravelmente significativa
http://www.anandtech.com/bench/Product/88?vs=203

Diz qual é o software que usas e o tipo de trabalho que desemvolves para te podermos indicar uma direção mais concreta.
 
Estou a ver. E isso não me vai sujeitar o ssd a um desgaste que ele não está "habituado"?

Que placa é essa que falas em cima?

Neste momento, estou a ponderar qual será a melhor opção. Falta aqui um pc em casa, mas tenho que ver quanto seria o gasto de um pc novo para mim ( para trabalho) e este ficava para o resto da malta.
Em tempo de troika têm que e ponderar bem as compras de maior valor. Neste momento já teria de trocar mais 2 peças que aquilo que pensava, de cooler( não trás suportes para skt 1555) e de fonte.
 
Boas 4Gb de ram neste momento ainda são suficientes para praticamente tudo o que faças no pc, á excepção de máquinas virtuais obviamente necessitas de ram.
Encoding em full HD falo por experiencia 4Gb para encoding são sufientes a não ser que estejamos a falar de ficheiros de video enormes.
Um dos problemas que a malta por vezes encontra e não consegue identificar corretamente é o disco rigido, computadores para trabalhar com software como a suite da adobe devem ter 3 HDD para desta forma poder dividir o projecto pelos 3 discos nomeadamente um disco para o software 1 disco para os scratchdisk e outro disco para gravar os ficheiros finais ( senão for isto é muito próximo destas designações)
Desta forma consegues trabalhar de forma bem mais fluente com por exemplo o adobe premiere.

Não sei que software utilizas mas atirar com mais ram ao problema pode não resolver nada porque os 4GB continuam a ser suficientes para praticamente tudo.

Trocar de processador para um x6 nesta altura tambem acho que não vale a pena dares 200€ por um x6 1100T, se arranjares algo mais barato usado ai sim. De notar no entanto que a diferença entre um x6 e um x4 para produtividade é consideravelmente significativa
http://www.anandtech.com/bench/Product/88?vs=203

Diz qual é o software que usas e o tipo de trabalho que desemvolves para te podermos indicar uma direção mais concreta.
Estou a ver o teu ponto e onde queres chegar, e confesso que já pensei em só acrescentar os discos, mas não se se seria suficiente.

Ora eu neste momeno estou a trabalhar para uma pequena produtora cá em Coimbra, a recibos verdes e só recebo por cada trabalho. Ou seja é um trabalho precário, e não queria fazer um grande investimento, claro que se for a única solução não tenho mais por onde escolher.

À 15 dias comprei dois U2312HM, e posso dizer que já notei bastantes diferenças no que diz a produtividade. Consegui fazer o mesmo trabalho em metade do tempo que levava a fazer antes.

O que faço mais neste momento é edição e correcção de cor em vídeos com quase 40/50 minutos, com tudo junto. Os filmes são todos gravados a 1080p, e neste momento estou ainda a editar imagens do ano passado, altura em que a empresa ainda usava uma EX1. Actual já só usam 5D e 7D. Facilmente um projecto chega aos 50 GB's.

A nível de software tenho liberdade de escolha, mas neste momento estou a editar em Edius. No entanto não significa que deixe de usar o Premiere. Em alguns casos poderei usar o After effects.

Trabalho a partir de casa, por isso mesmo é que estou a querer investir no pc, para o ir melhorando.

Faço ainda edição de fotos em RAW, mas este é para uso/trabalho pessoal.
 
Nesse caso mais Ram é algo de necessário, contudo não vai resolver tudo precisavas de uma máquina feita á medida, 1 ssd + 2 HDD, e trocar de plataforma para intel I7 era concerteza uma diferença gigantesca, no entanto se montar uma nova máquina estiver fora de questão mete mais Ram e tenta arranjar pelo menos 1 SSD para teres o software instalado no SSD e o trabalho no Disco mecanico, os discos mecanicos não conseguem ler e escrever ao mesmo tempo e neste tipo de trabalho nota-se bastante.
 
Back
Topo