Memórias para i7. Quais as melhores?

cmrosado

Power Member
Quando sairam os processadores i7 li que estes processadores limitavam as memórias a funcionar a 1066 Mhz. No entanto quase todos os kits são 1333 ou 1600. Tambem sei que dá para aumentar a frequência das memórias via OC dos tais 1066 até 1333 por exemplo.
Uma questão que coloco é se o i7 limita as memórias a 1066 qual a lógica de comprar 1333 ou até 1600? (estas ultimas são por vezes recomendadas no forum de configurações).
Por fim deixo um artigo que conheço sobre o assunto http://www.techspot.com/article/131-intel-corei7-memory-performance/ que conclui por exemplo não haver ganhos entre dual-channel e tri-channel mas que existem alguns em frequências mais altas ou latências mais baixas. Outra questão que coloco é que mesmo onde se notam algumas diferenças são minimas e portanto que sentido faz dar mais 100€ numas memórias (com maior frequência ou menores latências ou ambas) para ganhar 2 ou 3 FPs's num jogo quando esses mesmos 100€ poderiam ser gastos com maior vantagem noutros componentes, por exemplo na gráfica.
Dadas as poucas diferenças de performance não será de seguir a regra quanto mais barato melhor (que são as transcend)?
Aqui pode ler-se mais do assunto: http://www.corsair.com/corei7/faq.aspx
Nomeadamente isto:
How fast is the Core i7 memory bus?

The initial Core i7 processors will launch with a “stock” memory speed of 1066 MHz. We expect to see this “official” memory speed increase to 1333MHz in the first part of 2009
Uma coisa que não percebo é o facto de se os i7 limitam as memórias a funcionar a 1066 (sem OC) porque razão as memórias 1333 e 1600 apresentam desempenhos superiores. Se o processador as nivela não deveriam apresentar todas a mesma performance?
 
Última edição:
Isso do Dual vs Triple já foi explicado inúmeras vezes e volto a repetir. Aconteceu a mesma coisa quando foi do Single vs Dual e a verdade é que, apesar dos testes à largura de banda apresentarem diferenças, a essa simples diferença não é notória ao utilizador, mas sim a acumulação de pequenas diferenças (Channels, Clocks e Timings).

Além disso, é complicado arranjar memórias DDR3 que funcionem abaixo de 1,65V (que é o limite especificado pela Intel) e que não venham em kits Triple Channel.

Agora sobre isso do BUS limitar, só esperando que alguém que tenha montado um sistema ou que saiba, que venha aqui explicar.
 
Back
Topo