1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Memórias Ram Frequências

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por DevilX, 6 de Março de 2009. (Respostas: 16; Visualizações: 1225)

1. DevilX

DevilX Power Member

Boas pessoal, estou com uma dúvida, comprei uma memória ram da Kingston 1GB PC3200 CL3 184 para a minha já antiga q.b. motherboard ASRock P4i65G, que possuia de ram 512 MB PC3200(200 MHz) DDR.

Agora o que quero saber é se não dá para pôr a memória nova a funcionar a 400 MHz, uma vez que, a memória antiga está a limitá-la aos 200 MHz, penso eu. Ou a solução melhor é tirar a memória velha?

2. oversaturn

oversaturn Power Member

A 200 MHz? Tens a certeza? As memórias PC3200 é suposto funcionarem a 400MHz, salvo limitação da motherboard.
    Tal não é o caso, pois a ASRock P4i65G suporta os 400MHz.
    E os teu dois módulos são PC3200.

Última edição: 6 de Março de 2009
  3. DevilX

DevilX Power Member

Antes de mais obrigado pela resposta, ponho aqui uma imagem que confirma que estão a funcionar a 200 MHz...

[​IMG][​IMG]

Última edição: 6 de Março de 2009
  4. PeaceMaker_2

PeaceMaker_2 Power Member

200mhz são 400mhz...

é a dobrar...

na Bios podes aumentar isso...

5. DevilX

DevilX Power Member

OK, mas então se é assim já não dá para aumentar uma vez que já estão a funcionar a 400 MHz, ou não?

6. PeaceMaker_2

Podes sempre fazer OC, mas para isso já te aconselho a passar na secção do fórum dedicada ao assunto e a ler qualquer coisa sobre isso... (se não tiveres ideia do que é)

As minhas rams de origem são 800mhz, ou seja 400mhz... mas puxei as a 500mhz... só um exemplo...

7. DevilX

DevilX Power Member

Ok, acho que então é melhor ficar como está, pois o pc já é antigo e ainda dá o estouro... :lol:

8. PeaceMaker_2

Já estão muito boas...

eu por exemplo quando tinha o meu pc antigo por causa de ter 2 dimms só conseguia ter 366mhz.. e se pusesse 3 só dava 200mhz ou seja 100mhz...

tive que resolver com overclock... :002:

9. DevilX

DevilX Power Member

PeaceMaker_2 já agora que percebes de hardware, uma vez abri o pc para o limpar e desencaixei o processador e havia para lá uma pasta qualquer, mas pouca ficou acho eu, é importante ter aquela pasta ou nem por isso?

10. oversaturn

oversaturn Power Member

Assim sim! Já percebi o querias dizer com 200MHz.
    2x200MHz = 400MHz, é a velocidade normal.
    Não havia razão para funcionar a velocidade inferior.

Quanto a OC, penso que não valha a pena, o ganho em performance seria marginal.

Essa pasta é muito importante. Chama-se pasta térmica. Permite a transferência e dissipação do calor gerado pela CPU. Se não estiver presente ou estiver mal aplicada, pode levar ao sobreaquecimento do CPU, provocando "crashes" e outros problemas.

Tenta ver a que temperatura está o teu CPU, usando um software como o Speedfan ou o HWMonitor, por exemplo.

Se tiveres problemas com a temperatura, convém dar uma limpeza nisso. Retira a pasta térmica velha da CPU e do dissipador utilizando um pano ou toalhete macio embebido em solvente (mas não deixes que o mesmo entre em contacto com a board, pois pode danificá-la!). Costumo utilizar xileno (tb conhecido como diluente) para retirar a pasta térmica, passando depois com alcool isopropílico para secar. Mas podes usar alcool etílico ou acetona, são mais fáceis de encontrar e também resultam.

Depois de secar, aplica uma boa pasta térmica como a Arctic Silver 5 ou a Arctic Cooling MX-2. Instrucções sobre como colocar a massa térmica, podes encontrar na net, há imensos sites que falam nisso (basta procurares um pouco), como por exemplo este (onde até tens instrucções detalhadas para os diferentes tipos de processador). Dá uma olhadela no tópico sobre Como montar um PC (ainda em construcção) onde também o assunto é abordado.

11. PeaceMaker_2

12. DevilX

DevilX Power Member

Obrigado aos dois pela ajuda, comprei uma pasta térmica barata, não encontrei outra aqui pelas redondezas.
    Quanto à ventoinha do CPU limpei a pasta velha com álcool e saiu tudo, depois pus-me a tirar a da ventoinha da gráfica e só saiu com acetona e até saiu uma espécie de esponja que tinha à volta e tudo. lol
    Vamos ver se o pc não incendeia nos próximos dias...

13. Desumano

Desumano Power Member

Aproveito e esclareço uma dúvidazita pequena. :D

A minha motherboard tem quatro slots de RAM. Duas slots são DDRII 667 MHz e estão ambas ocupadas com os meus dois módulos de 1 GB cada. Tenho, portanto, dois slots DDR400 livres. Se eu comprar duas memórias RAM DDR400 e as instalar nesses slots, de modo a ficar com todos os slots preenchidos, resulta? Quero dizer, posso ficar a funcionar com 4GB? Ou será que a cena de serem frequências diferentes só me permite funcionar com um par de módulos de cada vez?

Obrigado.

14. rustyballzz

rustyballzz Power Member

presumo que tenhas uma asrock com DDR e DDR2..
    nao podes usar os 2 sistemas ao mesmo tempo.
    apenas 1

cumps.

15. Desumano

Desumano Power Member

Era exactamente isso que eu queria saber. Muito obrigado. ;)

16. NpTrFTW

NpTrFTW Suspenso

Também em tempos tive essa dúvida, mas calculei que os 200Mhz fossem a dobrar, visto saber que a motherboard suportava 400Mhz não tinha lógica estarem a 200, agora tive a certeza.

17. oversaturn

oversaturn Power Member

Ainda bem que resolveste o teu problema!

Para não teres surpresas, podes monitorizar a temperatura do teu CPU, usando um software como o Speedfan ou o HWMonitor, por exemplo.

Partilhar esta Página