Memorias ram quais as diferenças?

max enzo

What is folding?
1-Olá pessoal,eu preciso da vossa ajuda,eu quero comprar umas memorias ram ddr2 800mhz,mas queria saber se há muita diferença entre 1 de 667mhz e 1 de 800mhz em termos de performance?

2-Qual a melhor configuraçao de memoria 2gbx2 ou 1gbx4 para a performance das memorias?
 
2- Presumo que queiras dizer 1x 4GB e 2x 2GB.

Depende da board e se tem Dual-Channel. Se tiver, é melhor ter dois módulos do que um só...
 
1. A diferença é mínima, mas se ponderares fazer overclock as memórias mais lentas irão limitar. Caso não o ponderes, as 667 servirão perfeitamente, já que a diferença é mesmo marginal.

2. A performance teoricamente será a mesma, entre 4x1gb ou 2x2gb. No entanto a opção por 2x2gb é normalmente mais barata, permite um upgrade futuro, e tem a vantagem de se revelar normalmente como mais compatível com as várias motherboards.
 
1. A diferença é mínima, mas se ponderares fazer overclock as memórias mais lentas irão limitar. Caso não o ponderes, as 667 servirão perfeitamente, já que a diferença é mesmo marginal.

2. A performance teoricamente será a mesma, entre 4x1gb ou 2x2gb. No entanto a opção por 2x2gb é normalmente mais barata, permite um upgrade futuro, e tem a vantagem de se revelar normalmente como mais compatível com as várias motherboards.
obrigado pela ajuda:x2:
 
1. A diferença é mínima, mas se ponderares fazer overclock as memórias mais lentas irão limitar. Caso não o ponderes, as 667 servirão perfeitamente, já que a diferença é mesmo marginal.

2. A performance teoricamente será a mesma, entre 4x1gb ou 2x2gb. No entanto a opção por 2x2gb é normalmente mais barata, permite um upgrade futuro, e tem a vantagem de se revelar normalmente como mais compatível com as várias motherboards.
Yahh,as tuas memorias são de 1066mhz?
É que eu estou a perguntar porque no site da abit,tanto a minha como a tua diz que só suporta até ás de 800mhz.
 
Yahh,as tuas memorias são de 1066mhz?
É que eu estou a perguntar porque no site da abit,tanto a minha como a tua diz que só suporta até ás de 800mhz.

são 1100mhz, mas com o CPU a stock (266*9) funcionam a 1066, pelo divisor 1:2 das memórias.

A tua motherboard é igual à minha em PCB e BIOS, só muda o heatsink, a porta firewire e duas portas sata. E o ICH9R em vez do ICH9 (a minha permitindo RAID).

Isso de só suportar até 800mhz é apenas "oficialmente", segundo o JEDEC.

Podias por as 1066 que elas funcionavam sem problemas. É uma questão de escolher o divisor adequado.
 
Falando em divisor de memória...

Expliquem-me sff como é que a coisa trabalha ao certo.
Sei que a velocidade da RAM está limitada pela velocidade do FSB. Mas ao que parece ainda há um rácio entre velocidade do bus/velocidade das mems para tal... se me puderem esclarecer isto tudo...
 
Aproveito também para deixar uma questão:

Eu tenho 99% de certeza disto, mas preciso do restante para ficar tranquilo lol.

Um módulo DDR2 a 667Mhz funciona na mesma num portátil que trazia 1Gb DDR2 a 533Mhz certo?

Lembro-me que no meu portátil anterior meti RAM mais rápida e não houve problema..

Cumps.
 
Falando em divisor de memória...

Expliquem-me sff como é que a coisa trabalha ao certo.
Sei que a velocidade da RAM está limitada pela velocidade do FSB. Mas ao que parece ainda há um rácio entre velocidade do bus/velocidade das mems para tal... se me puderem esclarecer isto tudo...

Vou tentar explicar com um exemplo.

O meu CPU é um E6600, que funciona a 2.4ghz (266.5*9). O 266.5 é o bus speed, e nos sistemas Intel este valor é quad-pumped dando o FSB (neste caso 1066).

Um aparte. Porém convém notar-se que de certa forma parece ter-se convencionado chamar FSB ao bus speed quando se fala em overclock.

Voltando ao assunto, o maior rácio possível é 1:2, na forma Bus Speed:Dram.

No meu caso específico, o bus speed é 266.5, e utilizando o divisór/rácio 1:2 obtem-se 266.5:533 -> como as memórias são Double-data Rate (seja ddr1, 2 ou 3), a velocidade efectiva da ram é o dobro do número apresentado, neste caso, 1066.

Se utilizasse, por exemplo, um divisor 1:1.5, com o bus speed a 266.5, obteria uma velocidade efectiva de ~800mhz nas memórias.


Espero ter-me explicado de forma compreensível.



Aproveito também para deixar uma questão:

Eu tenho 99% de certeza disto, mas preciso do restante para ficar tranquilo lol.

Um módulo DDR2 a 667Mhz funciona na mesma num portátil que trazia 1Gb DDR2 a 533Mhz certo?

Lembro-me que no meu portátil anterior meti RAM mais rápida e não houve problema..

Cumps.

Funciona, mas irá trabalhar à velocidade do módulo mais lento.
 
Vou tentar explicar com um exemplo.

O meu CPU é um E6600, que funciona a 2.4ghz (266.5*9). O 266.5 é o bus speed, e nos sistemas Intel este valor é quad-pumped dando o FSB (neste caso 1066).

Um aparte. Porém convém notar-se que de certa forma parece ter-se convencionado chamar FSB ao bus speed quando se fala em overclock.

Voltando ao assunto, o maior rácio possível é 1:2, na forma Bus Speed:Dram.

No meu caso específico, o bus speed é 266.5, e utilizando o divisór/rácio 1:2 obtem-se 266.5:533 -> como as memórias são Double-data Rate (seja ddr1, 2 ou 3), a velocidade efectiva da ram é o dobro do número apresentado, neste caso, 1066.

Se utilizasse, por exemplo, um divisor 1:1.5, com o bus speed a 266.5, obteria uma velocidade efectiva de ~800mhz nas memórias.


Espero ter-me explicado de forma compreensível.





Funciona, mas irá trabalhar à velocidade do módulo mais lento.

Pois... mas no exemplo da MB do meu primo (uma Asus P5KPL), com um E7200 a trabalhar a 266 de bus (quad pumped). As mems são umas Kingston, velocidade 800 Mhz, dual-channel.
No entanto elas só estão a 333 Mhz... Tenho eu de descobrir o rácio e fazer um OC ao bus para compensar? (contas feitas o rácio é de 1.25 +/-)
 
racio 1:2 , mete as Rams em manual na bios, escolhe a velocidade e sobe um pouco a voltagem ( just in case )

cumps.
 
Última edição:
Back
Topo