1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Memory Leaks!?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por DarkVenger, 19 de Maio de 2007. (Respostas: 16; Visualizações: 1019)

1. DarkVenger

DarkVenger Power Member

Boas,

sou possuidor de um A8js e corro o Feisty.
    A minha questão é se alguém sabe de alguma forma de ver quem é que me estás a encher a ram, dado que ao fim de alguns minutos a trabalhar com o sistema fico apenas com cerca de 50MB do 2GB de ram livres e já tenho algum swap ocupado também, quando o sistema chega a este estado permanece com estes valores de ram até ao infinito (se tivesse legado até lá)...escusado será dizer que a performance leva um pouco de impacto negativo.

Muito obrigado

2. VuDu

VuDu Power Member

Onde tás a ver isso? Tens consciência que a única coisa que interessa é user memory, n tens?

3. DarkVenger

DarkVenger Power Member

Bem eu estava a ver esta informação com o top, mas ao que parece ou o top dá informação errada ou então não está correctamente interpretada por mim....
    O System monitor, que vem com o gnome, dá outra visão da realidade....e diga-se que é uma visão mais agradável do uso dos recursos.

Em qual dos dois me devo fiar? Estava a pensar incorrectamente?

Obrigado

4. Nomearod

Nomearod Power Member

Em Linux penso que é normal acontecer isto. Se tens 2 GB de memória, porque não utiliza-la toda?

A ideia é o sistema usar a memória quase na totalidade sendo que grande parte é usada como cache para arrancares os programas que usas com maior frequência rapidamente.

No entanto, se algum programa precisas de usar mais RAM o sistema liberta a RAM usada como cache e esta passa a ser usada pelo programa.

Faz isto:
    Botão direito do rato sobre a barra do menu
    Adicionar ao painel -> Sistema e Hardware -> Monitor de Sistema

Vai aparecer um quadro no canto superior direito com a utilização do CPU. Vai a essa botão e clica com o botão direito do rato. Escolhe preferência.

Por fim, seleciona a parte em que diz "Memória" e deverá aparecer uma nova caixa ao lado da anterior na barra.

Nessa caixa vais poder ver duas cores. A primeira, verde escuro, é a memória a ser usada por programas. A segunda, verde clara, é a memória usada como cache.

5. [knap]

[knap] Power Member

Qual é o output do comando

Código:
    free -m
    ?

6. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

o free -m tambem lhe deve mostrar a ram toda ocupada... plo menos comigo mostra...

[]

7. DarkVenger

DarkVenger Power Member

Código:
                 total       used       free     shared    buffers     cached
    Mem:          2027       1975         52          0        425        746
    -/+ buffers/cache:        802       1224
    Swap:         1106         33       1072

Igual ao top portanto...

8. DarkVenger

DarkVenger Power Member

@Nomearod

Com o que me indicaste fico a saber que mais de metade da RAM é cache e apenas 30% (tenho um programa em java a comer bem lol) é que está a ser usada pelos programas.

Obrigado.

A lentidão que me parece por vezes e principalmente com os efeitos do beryl, não deve ter nada a ver com RAM portanto...

9. Nomearod

Nomearod Power Member

Beryl ainda esta numa fase bastante embrionário, logo é normal às vezes notares isso.

Mas ainda bem que quanto ao "problema" da RAM ficou tudo esclarecido.

10. DarkVenger

DarkVenger Power Member

Sem dúvida, assim é esperar que o beryl desenvolva :)

11. spastikman

spastikman Banido

o free -m mostra a ram que está efectivamente em uso + a ram que está alocada a servir de cache MAS que a qualquer momento pode ser libertada.

O "top" mostra apenas a memoria total em uso (incluindo a memoria alocada que serve de cache).

12. spastikman

spastikman Banido

na realidade sem os buffers, possuis 1224 MB de RAM disponivel para o sistema.

13. DarkVenger

DarkVenger Power Member

Confere, contudo não percebo bem a ideia de, devido à reserva de memória "cache" o sistema já está a usar algum swap... ou o swap está apenas com processos zombies (o top diz não haver) ou outros quaisquer processos praticamente não utilizados, certo?
    Senão não faz grande sentido dado que ñ se compara a performance da ram com a do swap...

14. VuDu

VuDu Power Member

Usa um swapmeter qualquer (tipo GKrellM) e depois vê se vale a pena sequer pensar que temos swap a funcionar... lol
    Pra mim swap é só para hibernar :)
    Não queimem mais miolos com isto, o "Linux e amigos" têm melhores gestores de memoria/processos do que alguma vez a família Microsoft irá ter.

15. DarkVenger

DarkVenger Power Member

Sim, sem dúvida que a gestão da memória do "Linux e amigos" é excelente.... já vi o swap, o máximo que vi foram 30MB lá, enquanto que ao meu lado tenho colegas em windows a receber uma mensagem de "memória virtual demasiado baixa".

Já ñ tenho problemas de memória...este era uma daqueles problemas que se encontra antes do teclado....:lol:

16. Eu tb tenho o A8js e não tenho tido problema com a mem.
    Tenho instalado o Edgy com o Beryl a func e só utilizo 380MB.
    Colegas meus que tem o A8js que tem o ubuntu 7.04 com o beryl a func tb não têm esses problemas.

O que possa ser é que deve ter sido alguma cena mal instalada na instalaçao.
    Tenta instalar de novo o Ubuntu 7.04 de 32 bits

17. VuDu

VuDu Power Member

oh "amigo"... mas tu leste alguma coisa neste tópico? É que não parece....

Partilhar esta Página